Freud

Freud Peter Gay

Resenhas - Freud

Rodrigo 30/12/2020

Sem palavras
Que livro extraordinário. Que vida interessante a de Freud. O livro é muito grande, denso, mas não tem como não se encantar com a mente desse homem.
Leitura mais do que recomendada.
Tiago.Dias 17/01/2023minha estante
A melhor biografia que já li. Imprescindível para todo psicanalista ou qualquer pessoa que se proponha a estudar a vida e a obra de Freud.

08/12/2012

Fascinante
Conhecer a biografia de Freud é indispensável para os interessados na história do pensamento humano, com o perdão da redundância.
O livro atende e supera esta expectativa. Para os voyeurs da alma então, e Freud foi o maior deles, o livro é um prato cheio. Sensacional o autor psicanalisando Freud.
As revelações das "análises selvagens", sobre os psicanalistas rebeldes que afrontaram os dogmas freudianos, excitam nossa pior porção mexeriqueira.
O autor, crítico na dose exata, destrincha uma personalidade complexa sem deixar de mostrar suas contradições e os limites de sua humanidade.
Fora eu o editor de Peter Gay, quem me dera, tentaria convencê-lo a reduzir pela metade o texto e recomendaria modestamente a leitura de Vidas Secas do Velho Graça. A economia do texto foi vítima da prolixidade, mas o saldo final é largamente positivo.
08/12/2012minha estante
Adendo:
Porisso que esse tal de Freude nasceu em Bagé, o bagual era muito bom de briga!

Jaque 31/12/2020

Foi difícil terminar a leitura, mas valeu a pena. Interessante para quem tem curiosidade sobre a vida do famoso Freud e para quem deseja saber mais sobre a psicanálise.

Mauricio186 30/06/2020

O Mais Corajoso dos Materialistas
Li essa biografia quando ainda era um jovem militante político, ultra-materialista e, ao mesmo tempo, cheio de certezas morais. Freud foi o primeiro autor a me fazer começar a desconfiar que minhas convicções talvez não fossem tão completas como eu julgava. Todo o profundo idealismo dos jovens dos anos 80 não casava bem com nossas certezas materialistas, mas as doutrinas vigentes nos impediam de enxergar esse descompasso evidente.

Freud foi, de longe, o mais corajoso e franco materialista de sua geração, e explicou claramente a ligação lógica e óbvia entre uma antropologia materialista e uma moral hedonista. Qualquer projeto de uma "solidariedade social", por mais sofisticada que fosse, não passava de embromação e auto-engano. O problema eram as consequências finais dessa descoberta, e nem o próprio Freud teve coragem de seguir até elas, terminando a vida falando sobre um vago "mal estar da civilização", fruto de uma ruptura insuperável entre nossos desejos naturais autênticos e nossas obrigações como seres civilizados, e seu último livro foi sobre Moisés. No fim, sua psicanálise nos sugeria uma "solução" difícil demais para ser aceita: nos tornarmos tão saldáveis e resolvidos como um gorila - ou como um psicopata, completamente curado de quaisquer traços de culpa.
Assim, foi graças à leitura das obras de Freud que me convenci que a própria antropologia materialista, tão festejada pela modernidade da direita e da esquerda, não dava conta do que realmente somos: seres morais. Freud se enganou, mas foi graças a sua corajosa pesquisa que hoje podemos ver os limites da teoria materialista do ser humano.
Mauricio186 22/11/2022minha estante
Acabo de reler essa biografia, uns 25 anos depois da primeira leitura. A obra ainda me emociona, e minha admiração pela pessoa do Freud permanece grande. O livro, ainda por cima, é uma das melhores introduções sobre aquele período histórico dramático.

Maitê 08/12/2020

Passei mais de um ano lendo por que senti que era algo para ser feito sem pressa, aos poucos, elaborando e pesquisando aquilo que ia descobrindo.
E é o que Peter Gay faz também, sem pressa ele vai passando pelos eventos na vida de Freud, nas suas produções e aquilo que acontecia no mundo.

Henrii 15/06/2021

Uma lenda
Essa biografia é um pouco resumida, mas mostra de maneira bem abrupta todas as ideias e filosofias de um gênio, suas teorias, suas fórmulas, um livro complicado mas também uma leitura diferente, vale a leitura.

Alice 02/03/2022

Excelente
Sem dúvidas a melhor e mais completa biografia sobre Freud! De longe a mais vasta e rica! Imprescindível a todos que desejam conhecer o mundo de S. Freud.

Filino 10/01/2024

Simplesmente incontornável
Esse texto de Peter Gay é, sem sombra de dúvidas, uma obra de referência - tanto no gênero biográfico como na história da psicanálise. Descrever a importância de tal empreendimento é tarefa ingrata: porque nas centenas e centenas de páginas o leitor vai se deparar com um Freud vivo, quase palpável, em seus aspectos mais grandiosos e cotidianos. Sim, aqui acompanhamos a vida de Freud, em detalhes tão esmiuçados que só as páginas de referências vão no número das dezenas. E ao final, um ensaio bibliográfico em que o autor confronta, capítulo por capítulo, diversas obras e autores, dialogando com eles - e explicando por que assumiu tal ou tal decisão, ao escrever o seu próprio texto. Ou seja, um verdadeiro banquete para qualquer um que estuda a fundo o pensamento e a história de Freud e da psicanálise.

Isso não quer dizer, contudo, que essa obra esteja ao alcance apenas dos "iniciados". Longe disso! Mesmo quem nunca percorreu uma linha do texto freudiano pode aproveitar e muito essa obra. Peter Gay é um mestre da narrativa. Desenrolam-se os relacionamentos de Freud com Breuer, Fliess, Jung, Rank, Ferenczi e outros. Os episódios de rompimentos são narrados com riqueza de detalhes. As alegrias e agruras desse personagem ímpar do século XX são descritas de um modo que captura o leitor, que avança sem sentir peso algum (apenas o das próprias dimensões do livro, que é volumoso).

No decorrer da biografia, o leitor é brindado com uma descrição ímpar da Áustria nos períodos antes/durante a Primeira Guerra/depois da Guerra, além da ascensão do nazismo. A vida em Viena, a rotina universitária de Freud... isso tudo e mais um pouco cercam o relato da vida do personagem dessa biografia.

E o leitor não especializado em Freud também tem contato, de modo bastante didático, com suas ideias. Sim, Peter Gay discorre didaticamente sobre vários escritos freudianos, desde os mais clássicos aos não tão conhecidos (mas igualmente importantes para a compreensão do seu pensamento). E essa exposição não é, de modo algum, cansativa: está intrincada com o relato da própria vida de Freud, complementando-o.

Um marco literário. Recomendadíssimo.

Katia 23/02/2012

A melhor das biografias de Sigmund Freud. O autor oferece detalhes muito interessantes da vida de Freud que facilitam compreender melhor a busca desse grande estudioso para compreender e explicar a dinâmica da psique humana.
Guaranádoamazonasémassa 12/04/2018minha estante
Olá, é uma leitura difícil?

Katia 13/04/2018minha estante
Oi, não. É uma leitura fácil como se estivéssemos acompanhando a vida desse grande cientista ao lado dele. Leia, vás gostar.

Reginaldo.Andrade 02/10/2023

Freud, um gênio
Uma vida ímpar, dedicada à ciência e a exploração do inconsciente humano. Freud revolucionou nosso entendimento do desenvolvimento da mente, da formação do ser e dos mistérios da infância. Original, contestador e iconoclasta, os estudos de Freud moldaram o mundo contemporâneo como o conhecemos.

Bcoralli 28/10/2023

Esse livro consegue ser gigantesco e mesmo assim resumido frente a vida de Freud.
Não sei nem o que escrever referente ao autor e sua escrita, apenas recomendo aos curiosos ou colegas da área.

Nilson 19/07/2019

Sobrevivente
A passagem angustiante por duas guerras mundiais. A primeira com os filhos, sobrinhos, amigos no front, sem saber se voltariam vivos. Na segunda, ele proprio e sua família correndo serio risco de vida na Austria, primeira aderir ao nazismo com o inicio da execução em massa de judeus. Seus estudos de psicanálise muitos dos quais baseados em sua propria conduta se sucederam desde experiencia com estudo da cocaina , ascentuando-se em experiencias sexuais, e posteriormente chegando a parte analítica propriamente dita ao ouvir pacientemente desabafos e angustias de seus pacientes para depois ajuda-los. No meu entendimento, era bissexual, pois o autor deixa claro sua primeira grande paixão por um amigo na epoca da adolescência, porteriormente com um colega de profissão por longos anos. Dotado de rara inteligência e apaixonado pelo estudo do comportamento humano, acabou tornando-se o "pai da psicanálise ". Como tenho preferência por leitura de biografias, nao poderia deixar de ler ésta .
Nilson 21/07/2019minha estante
Deixei de contextualizar dos fatos importantes ; suas experiencias incluiram tambem a hipnóse em seus pacientes, posteriormente abandonada. E sua luta contra um câncer na boca(um de seus maiores prazeres era fumar charutos) nos últimos 15 anos de bida.

Lu 17/04/2020

o autor desenhou seu texto: o ator dentro de seu contexto
Em uma aula de segunda-feira a noite, um professor fala diante da turma: é preciso conhecer o contexto para compreender a força política que alguns conceitos, atos e pronunciamentos possuem. Com quem o autor do texto dialoga? Que críticas implícitas o texto traz em seus meandros? Em que época se passa o texto?
O ator não está sozinho no ato em cima do palco - atua em conjunto com outros atores, elementos e objetos. Atuando, em cada cena, um ângulo da história possível. Entretanto como reunir tantos quadros de um ator desde o seu nascimento até sua morte?
Essa foi a tarefa que Peter Gay, historiador com formação psicanalítica, se propôs ao escrever o livro "Freud, uma vida para o nosso tempo".
Um livro extremamente detalhado sobre cada parte da vida de Freud: suas cartas, as relações com familiares e companheiros da Sociedade das quartas-feiras, sua formação e os profissionais com quem trabalhou, os casos clínicos, a vida marcada por seu espírito investigativo e o contexto social e histórico em que ela foi vivida.
Creio que para quem faz estudos dos textos de Freud, que se interessa pela psicanálise, ler sua biografia pode constar na lista de leitura.
Para mim, algo importante que esse livro traz, foi entender algumas mudanças na própria teoria psicanalítica e como foi ocorrendo, bem como conhecer melhor esses interlocutores tão importantes na obra de Freud. Parece justamente que ao conhecer os processos, humaniza a construção do conhecimento como um todo: cai uma imagem de Freud como um gênio só em seu castelo para vê-lo debater com outros tão fundamentais também como interlocutores; avançar e voltar em conceitos, equivocar-se e refazer teorias, encantar-se e ter inspiração.
Uma leitura longa, bem escrita e organizada de maneira que passei pelo livro sem muitas dificuldades.

Wilson 17/02/2024

Um bom livro
Um bom livro, bem completo, mas um tanto parcial quando fala de Jung. Por exemplo: no episódio sobre a suposto caso de Freud com sua cunhada Minna, Peter Gay diz que é um boato de Jung. No entanto, a biografia mais atualizada de Freud (Freud: the making of an illusion, de Frederick Crews), apresenta dados de que esse relacionamento aconteceu. Não que isso diminua a importância da teoria de Freud, mas apenas para mostrar que Peter Gay, assim como Ernest Jones, escrevem de certa forma blindando Freud. Em diversos aspectos do livro Peter Gay tem uma atitude depreciativa para com Carl Gustav Jung. No entanto, vale a pena a leitura.

Ly gia 27/02/2024

Que vida!
Biografia indispensável a todos que se dedicam ao estudo da psicanálise. A vida e personalidade do criador da psicanálise é envolvente e não poderia ser diferente. Viva Freud.