The Binding

The Binding Bridget Collins

Resenhas -

alinenotalien 14/02/2021

Atenção: sinopses podem te enganar (e não de um jeito bom)
The Binding, de Bridget Collins, foi um livro que caiu de paraquedas na minha vida. Eu simplesmente olhei pra capa e falei: que livro lindo. E quando eu parei pra ler a sinopse, meu único pensamento foi: preciso ler esse livro desesperadamente ou irei enlouquecer de curiosidade. Porém, existe aquele velho ditado, muito sábio por sinal, de que não se deve ir com muita sede ao pote.

Na Inglaterra do século XIX, os livros são perigosos. São proibidos. Se você possui uma memória que quer esquecer, porque te causa dor e sofrimento, você precisa apenas encontrar um Binding. Os bindings amarram essas memórias dentro de livros e guardam em cofres, em segurança para que essas memórias não caiam em mãos erradas. E é com essa premissa que Bridget Collins nos leva a conhecer o mundo dos binding e o romance de Emmett Farmer e Lucian Darnay.

O livro é dividido em três partes, duas sendo narradas por Emmett e a última, por Lucian. Na primeira parte, temos uma história muito lenta e com muita descrição, tornando a leitura bem cansativa (quase abandonei o livro por ali mesmo, vamos ser sinceros aqui). Por outro lado, a segunda parte é interessante e finalmente dá aquele up que a história realmente estava precisando.

The Binding entrega mais uma história de romance entre Emmett e Lucian do que uma história mais focada na mitologia binding pela Collins ? que era o mais esperado, depois da sinopse sensacional do livro. O romance entre os personagens é contado durante a segunda parte do livro, narrado por Emmett Farmer, e é muito fofinha. Entendam, o romance entre os personagens não é um incomodo e nem algo ruim na história. Na realidade, é uma das melhores coisas que acontece em The Binding, mas o ponto negativo é justamente uma sinopse que promete uma coisa, mas a autora entrega algo totalmente diferente durante todo o livro.

A maneira como Darnay e Farmer e conhecem e o desenvolvimento do relacionamento entre os dois é algo maravilhoso, ao ponto de dar aquele quentinho no coração. Até o momento em que precisam ?esquecer? um do outro, tornando o livro extremamente doloroso de se ler e eu posso (ou não) ter derramado algumas lágrimas por esses dois, que formam um casal lindo demais.

A terceira parte de The Binding é narrado por Lucian Darnay e, infelizmente, volta a ser lenta e arrastada. E, outro ponto negativo, é que torna-se impossível identificar a voz entre Emmett e Lucian, ou seja, você não sabe quem está contando a história. Se eu não tivesse prestado atenção aos nomes e em detalhes pequenos que diferenciam os dois, eu não saberia identificar que era Lucian narrando a última parte. Isso foi algo que me incomodou muito, pois gosto quando os personagens são facilmente diferenciáveis um do outro, apesar de serem perfeitos um para o outro.

Quanto a questão binding da história, foi uma decepção pra mim. A mitologia criada pela Bridget Collins era simplesmente sensacional, e foi facilmente colocada apenas como um pano de fundo no romance entre Emmett e Lucian. Sabemos o que os binding são, o modo como trabalham e são tratados e vistos pela sociedade, mas tudo é tratado com uma superficialidade que me deixou chocada. Como você pôde, Bridget, deixar uma trama tão original ser ofuscada dessa forma?

De forma alguma The Binding foi uma leitura ruim, mas também não foi aquilo que eu esperei ao ler a sinopse. No fim das contas, foi apenas mais um livro focado no romance de seus personagens, enquanto jogava-se fora uma trama incrível, que poderia, inclusive, ser expandida futuramente.
felps 14/02/2021minha estante
eu quero mto ler esse livro mas já vou com as expectativas baixas kkkkkk ?

alinenotalien 14/02/2021minha estante
Melhor coisa é ir sem expectativas mesmo e não se deixar levar pela sinopse também

Mari 14/04/2021minha estante
Resenha sensacional! Descreveu tudo perfeitamente. Concordo sem tirar nem pôr rs
Fiquei um pouco decepcionada também porque o que me chamou atenção foi justamente a mitologia, mas como não resisto a um romance, posso afirmar que não foi um tempo perdido haha

Laad. 04/04/2023minha estante
voou ler por conta da sua resenha, obg

kote 04/03/2021

hmm
a mitologia é bem interessante mas a autora não quis se aprofundar nela e isso me fez diminuir um pouco a nota, mas tirando esse ponto em específico, foi um livro muito bom e rápido de ler
queria que ela tivesse feito um epílogo em 3° pessoa sei la contando o desfecho dos outros personagens, que ficam meio à "deus dará" mas ok

Aline 23/01/2021

...
..........................................................................

Amanda.Ribeiro 15/06/2021

Podia ser melhor
Sabe aquele livro que promete muito e na hora da leitura acaba não sendo tudo isso?⁣

Foi assim com The Binding. Comecei essa leitura com tudo, ansiosa por descobrir mais desse universo onde os livros são proibidos e com o poder de guardar memórias.

Infelizmente a narrativa não me conquistou e nem contou mais sobre o que eu queria saber.
Dividido em três partes, o livro é narrado por Emmet Farmer, o aprendiz de encadernador, e Lucian Darnay, um personagem que se mostra importante no decorrer da história.

Meu maior problema com o livro foi que ele se apresenta como uma história de fantasia, mas na verdade é uma história de amor com a fantasia de pano de fundo. Senti falta de conhecer melhor o universo dessa história, de entender como os encadernadores podem capturar as memórias e o porquê de serem tão estigmatizados na sociedade, já que era algo comum procurar esse serviço.

Tirando os dois personagens principais, Emmet e Lucian, os demais são construídos de forma bem rasa e a sensação que tive na leitura é de que a história não “pegou no tranco”.

No fim das contas, The Binding não foi uma leitura ruim, mas diferente do que eu esperava.⁣

André 24/02/2023

Simplesmente amei esse livro, desde a premissa que achei muito original e envolvente até a história de amor do casal protagonista que foi uma das mais lindas que já vi. Não conseguia largar o livro, e leria tranquilamente uma sequência se houvesse
Perfeito do início ao fim ?

Maria14238 05/08/2023

Suas memórias são livros e livros são proibidos
A genialidade e perspicácia do universo de The binding surpreende qualquer um que se proponha a dar uma chance à história. Com uma trama cheia de potencial, revela que é possível trancafiar memórias ruins em livros e apagá-las da mente daqueles que desejam esquecer. Para realizar esse trabalho, existem os "Binders", justamente os responsáveis por transformar as memórias das pessoas em livros, que ficam altamente protegidos de tudo e todos (ou deveria ser assim).

Então, a brilhante Bridget Collins nos apresenta em seu livro, dois personagens incríveis, cada um com suas peculiaridades: Emmett e Lucian. Os dois vão ser os protagonistas desse universo, mostrando o desenrolar das possibilidades existentes dentro do trabalho de um Binder, além de seus próprios passados problemáticos. E conforme avançamos, ficamos cada vez mais encantados com o conteúdo que nos é apresentado.

Foi um dos livros mais surpreendentes e cativantes que tive a alegria de conhecer esse ano. Comecei a história por começar, atraída pela capa interessante, mas foi a melhor escolha que eu podia ter feito! E absolutamente daria tudo para ler de novo como se fosse a primeira vez. ?

Bruna Oliveira 03/01/2024

Perf
O começo é meio devagar, mas depois fica mt bom, achei o final vago, tinha que ter no mínimo mas uns 5 capítulos.?

Ceci.Martins 12/02/2024

Magnífico
Eu achei um livro lindo, a história bem estruturada, a ideia incrível dos encadernadores e um romance lindo e trágico
Eu achei que não ia gostar tanto e que eu não ia entender mt bem por estar lendo pela primeira vez em inglês, mas sinceramente eu amei!!