Angústia

Resenhas - Angústia

1 | 2 | 3 | 4

Ingrid_mayara 08/08/2022

Livro angustiante
O livro "Angústia", de Graciliano Ramos, conta a história de Luís da Silva, um homem deprimido e bastante pessimista. Como narrador em primeira pessoa, ele relata que se apaixona por Marina e tem ciúme quando ela se aproxima de Julião Tavares, seu colega de trabalho. No decorrer da narrativa, Luís conta como se sente diante dos acontecimentos de sua vida.

Trata-se de um livro angustiante, pois o narrador utiliza o fluxo de consciência e relata presente e passado de forma não linear.

Sinceramente, eu não leria esse livro novamente, por causa da lentidão com que conhecemos a vida do narrador.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt

trizisreading 12/03/2024

Uma leitura angustiante
'Angústia' de Graciliano Ramos nos transporta para as profundezas da mente de Luís da Silva, um homem inicialmente imerso em uma rotina solitária. A trama, centrada em sua paixão por Marina, desafia as expectativas sociais da época, revelando uma angústia existencial. O embate entre desejo e aversão, realidade e imaginação, oferece uma leitura imersiva e provocativa, uma jornada literária que transcende as fronteiras da mera leitura.

Leia a resenha completa no meu instagram literário: @trizisreading

isapoirot 11/11/2020

delírio?
um único parágrafo ocupando doze páginas. esse foi o último capítulo do livro, sem contar os anteriores que foram tão sufocantes quanto.
essa leitura com certeza vai ser arrastada. não tem um intervalo, um espaço pra respirar, muito menos uma ordem lógica ou cronológica. o narrador se perde em devaneios, memórias, lapsos de raiva, realidade e imaginação.
o início é um pouco difícil de pegar ritmo, mas extremamente importante em termos de contextualização pra que você não se perca depois. já no final, a narrativa se torna cada vez menos fluida, uma verdadeira angústia para o próprio leitor.
bom, isso não me faria dar poucas estrelas em situações normais, pois o autor teria atingido seu objetivo de retratar os sentimentos da personagem de forma vívida.
no entanto, a história em si não é cativante. o próprio narrador é uma fonte um tanto quanto duvidosa, nunca tem certeza de suas convicções e suas relações são extremamente instáveis. também não consegui concluir se Julião Tavares é uma personificação da loucura do narrador ou se é uma pessoa real.
enfim, vale a pena ler caso a paciência esteja sobrando! kkkkkk

Chelly @leiodetudo 21/10/2023

Difícil
Alternei entre achar chato e achar impossível de largar. Foi bem fora da minha zona de conforto mas gostei do fluxo de consciência.

Isa 11/04/2021

Bom.
A história é sobre o Luís, um cara louco que é apaixonado e obcecado pela Marina, tipo a série do stalker "You" da Netflix. E ai tem um outro cara ai, o Julião Tavares que a Marina fica com ele, ai ja sabe né...o Luís surta.
A história é narrada por ele e as vezes fica confuso, pq a gente ta tipo na cabeça dele e "ouvindo" os pensamentos dele, e é tudo muito rápido, e como ele é paranoico, a mente dele é estranha.
Em suma, o livro é bom...assim, é um clássico brasileiro então né.. as vezes a leitura é cansativa mas a história é realmente boa e te deixa com raiva desse Luís, cara chato kkkkk

clichesliterarios 07/07/2020

me surpreendi!
Esse livro é com certeza um daqueles que de início você acaba não colocando muita fé e no fim acaba se surpreendendo.
Em relação a narração, no início eu tive muita dificuldade de entender e me situar do que estava acontecendo. Então já aviso que ele viaja em memórias e relembra acontecimentos do nada e depois volta a narrar o presente. Parece uma bagunça mas acho possível dizer que é um dos charmes do livro. Isso por quê, com a narração em primeira pessoa, o livro se passa inteiramente nos pensamentos do Luís. Então não é uma simples narração, são os pensamentos puros da personagem: uma hora está pensando em alguém e no segundo seguinte já foi fazer outra coisa na cozinha e já lembra da infância e nem se lembra de onde começou.
Outro ponto que eu admirei profundamente nesse livro foi sua capacidade de passar os sentimentos da personagem. Por quê é diferente de você se deparar com um clímax e ficar tenso com a situação por quê você não sabe o que vem em seguida. Nesse livro, você se torna o próprio Luís e compartilha toda a angústia da personagem em sua trajetória de amor. É surreal!
Por fim, agradeço a Fuvest por ter colocado esse livro na lista (eu falo isso mas quando for prestar o vestibular certeza que vou xingar demais a Fuvest) que se não fosse por isso, acho que não teria lido essa obra sensacional da literatura brasileira.

Carol.Hamano 16/09/2021

Começo melhor que o fim. Precisa tentar não internalizar muito as revoltas bizarras da personagem principal, pra não passar tanta raiva.

Maapaes 29/10/2020

No começo, além de não me entreter muito com o livro, também achava muito confuso. O autor mistura seus pensamentos e suas memórias com o que está acontecendo/o que está narrando. Demora algumas páginas pra se acostumar, mas não muito.
A história tem diversas críticas ao meio em que se passa a história (ditadura Varguista).

+ é uma história circular. Então quando terminar o livro e ficar sem entender nada novamente (que nem eu) volte e leia o primeiro capítulo que tudo se encaixa

Alice 10/01/2024

O livro narra a história de Luís da Silva, um trabalhador público com uma vida miserável que mora em Maceió.
Senti agonia do início ao fim da leitura por o livro ser contado em estado de delírio e não sabemos ao certo se o que foi narrado de fato aconteceu. Graciliano foi GIGANTE ao escrever isso aqui.
O livro contém diversas críticas ao nosso sistema patriarcal que mesmo tendo sido escrito em 1936 ainda são bastante atuais.

Irina.Alfonso 19/04/2021

Angústia - Resenha
ABSURDO DE BOM! Um livro estonteante, avassalador, profundo, confuso, acelerado até demais! Acompanhar dentro da cabeça de uma pessoa, com todas as ruminações, obsessões, culpa, medo, me deixou sem palavras! EU tenho CERTEZA que o Luis da Silva tem TOC, certeza!
Reniel 19/04/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!

Irina.Alfonso 19/04/2021minha estante
Ele é espetacular! Você entra na cabeça do personagem, acompanha todas as confusões mentais. É uma viagem!

Fernanda Quinderé 17/07/2021

Angústia: o título perfeito para definir este livro.
Angústia não foi fácil de ler. E não é só por se tratar de uma estória realmente angustiante, mas também pelo seu fluxo narrativo. Narrado em 1a. pessoa e com fluxo de consciência, por vezes o personagem principal/narrador rememora a infância ou acontecimentos, deixando a leitura confusa. Também fica difícil de saber se podemos confiar no narrador, já que toda a história se passa pela sua perspectiva, que é, muitas vezes, delirante.
E por falar em delírio, não tem como não comparar Luís com Raskolnikov, de Crime e Castigo. Os personagens vivem em um estado febril, nos passando uma sensação de paranóia e sufocamento. Eu, sinceramente, li o mais rápido que pude porque realmente queria me livrar logo do livro. Embora seja genial pela maneira que foi escrito, pelo regionalismo retratado, a crueza de um povo esquecido e sem esperanças, não foi uma leitura agradável. É um livro que requer digestão lenta e um certo fôlego.

Mariliza.Baptista 21/01/2024

Uma obra-prima da literatura brasileira
O enredo gira em torno das várias angústias enfrentadas por Luís, seja no âmbito profissional, emocional ou social. Ele está preso em um emprego burocrático e detesta sua rotina monótona. Além disso, Luís se envolve em relacionamentos frustrantes e conturbados, se sentindo sempre alienado e incompreendido.

Graciliano, de forma muito sábia e perspicaz, utiliza uma linguagem precisa e seca para descrever as angústias e tormentos de Luís, mostrando como a solidão e a falta de propósito podem afetar profundamente um indivíduo, além de aprofundar em um universo introspectivo, descrevendo os pensamentos e sentimentos de Luiz de forma angustiante. Assim como em todas as suas obras, o autor também aborda questões sociais, retratando os contrastes e as injustiças presentes na sociedade da época.

Em suma, "Angústia" é uma obra-prima da literatura brasileira, que retrata de forma brilhante as angústias e tormentos internos de seu protagonista. Com uma narrativa intensa e reflexiva, Graciliano Ramos nos leva a questionar nossas próprias angústias e a refletir sobre o sentido da vida. Um livro que certamente deixará uma marca duradoura em quem o ler.
Alê | @alexandrejjr 08/02/2024minha estante
Belo texto, Mariliza!

Mariliza.Baptista 08/02/2024minha estante
Obrigada, Alê! Essa obra é maravilhosa.

Antônio Alberto 27/08/2023

Pensamentos frenéticos de um coração angustiado

A narrativa de “Angústia” segue num fluxo de pensamentos de Luís da Silva. Onde entre memórias misturadas ao presente, acompanhamos a saga do seu amor por Marina que, não correspondido, logo se transforma em obsessão.

A ambientação em uma cidade do nordeste usa palavras que eu, enquanto pernambucano, sempre ouvi, mas aqui as vi escritas pela primeira vez e isso foi meu primeiro combustível nessa leitura.

No começo demorei um pouco para me situar e perceber as as conexões entre suas memórias e o que estava acontecendo naquele momento, que muitas vezes acabam se entrelaçando, e o próprio narrador evidencia isso quando diz “[…] Tenho me esforçado por tornar-me criança - e em consequência misturo coisas atuais a coisas antigas”.

Ao terminar a leitura, voltei para o primeiro capítulo e recomendo que todos façam isso, pois tudo fez sentido. Senti uma vontade enorme de reler e poderia facilmente ter continuado.

Este foi meu primeiro contato com a obra de Graciliano Ramos e considero mais que suficiente para me fazer querer ler mais obras dele.

Zicatti 16/03/2023

O começo é extremamente bom... O meio é bem morno e desconexo... E o final é muito bom.

Não consegui aproveitar tanto a leitura, pois estou em uma ressaca extremamente complicada. Mas foi uma boa leitura!

1 | 2 | 3 | 4