O fim do ciúme e outros contos

O fim do ciúme e outros contos Marcel Proust

Resenhas -

Tangerina 13/08/2022

Marquei o livro inteiro. Uma das escritas mais linda que já tive o prazer de conhecer.
Estou ansiosa para ler mais.

Proust, estou apaixonada!

biancaaguiarrl 12/04/2021

meu primeiro contato com Proust
Eu adorei os contos/novelas reunidas nesse livro, e os temas retratados por elas. Diante disso, falarei sobre o conto principal desse livro: o fim do ciúme. É uma das primeiras novelas escritas por Proust, e retrata muito bem temas como a traição, o amor, até mesmo a morte, e o ciúme. Gostei bastante da abordagem dele, que através de um caso vivido por Honoré e Françoise, conseguiu demonstrar a perturbação vivida pelo protagonista depois que descobre a traição por parte da amada.
Super indico a leitura, que além de ótima, é bem fluída e de fácil linguagem!

Luan 30/07/2021

O ciúmes proustiano
Esta resenha contém spoilers, pois meu alvo é as pessoas que, assim como eu, já leram Em Busca do Tempo Perdido.

Imagino que Proust, assim como Freud, tenha sido muito ciumento e, talvez, tenha sofrido com a "autoanálise" de si. Afinal, quem não sofre?
Parece-me que o ciúmes, aqui, está ligado ao amor. Depois que o ciúmes o envenena, amar torna-se atroz. Os poucos momentos de paz que podem ter, é perto de sua amada:
"A pessoa amada é sucessivamente o mal e o remédio, que suspende ou agrava o mal."
É como se, ao beberem as mentiras que os consolam nos braços de suas amadas, tentam ficarar mais resistente ao seu veneno; mas frustram-se em suas vãs tentativas, que só os deixam mais suscetíveis assim que ficam sozinhos, longe do objeto de seu amor.
O sofrimento, que o ciúmes traz, amplifica o amor, tornando-o cada vez mais intenso e desesperador. Antes, prometiam amor eterno, sabendo que, no fundo, era mentira; agora, imersos em sua aflição, imploram que o seu sofrimento acabe, que deixem de amar, acreditando que esse amor, que essa angústia, nunca terá fim.
"Só amamos através da dor"?
Interessante, também, notar a projeção que o ciumento faz em sua amada.
"O que não faz parte de nós, não nos insteressa"?
Sem falar no complexo de Édipo...
(Imagino que Proust seja um deleite para psicanalistas.)
É um livro incrível, aqui ele aborda os mesmos temas de um outro prisma, uma forma mais resumida, mais "explícita".
Ler Proust é um convite para uma imersão em seus "eus", um convite para conhecer a si mesmo; que, imaginou eu, seja primeiro passo à algum tipo de "sabedoria".

LLana396 15/01/2022

Primeiro contato
Versão de bolso q comprei p me acompanhar numa longa tarde no cabeleireiro... Foi meu primeiro contato com Proust e foi uma ótima companhia!

Bianca Manhães 06/02/2024

Cumpriu seu papel
No decorrer de todos os contos os personagens tiveram motivações baixa - todos deixavam-se levar por motivos chulos, como prazeres sexuais, vaidade e etc. - e isto me incomodou muito. Porém, acho que este era o intuito do autor - mostrar como as almas estavam pequenas e suas motivações estavam rastejando por migalhas de afagos e sensações; Só que sou defensora dos personagens inspiradores - que buscam coisas elevadas, a vida eterna - e senti muita falta de ter pelo menos unzinho para contrapor os maus exemplos no livro inteiro.

GG 16/05/2023

Crítica à sociedade, ciúmes, amor infantil, amadurecimento, crescimento. Em poucas páginas, Proust tratou disso tudo e desmitificou a imagem que eu tinha de escrita e linguagem difíceis

Wagner.Dias 21/03/2021

O fim do ciúme - Marcel Proust
Um excelente livro, de leitura rápida e fluida. Quatro contos para quem deseja se inteirar dos temas mais discutidos por Proust e que estarão presentes em sua grande obra « Em busca do tempo perdido ».

Daniel 25/01/2022

Neste livro todos os quatro contos contidos nele falam sobre o amor, com excessão do último que é o fim do ciúme que retrata uma obsessão. É um livro bem tranquilo de ler com uma linguagem rebuscada mas que flui muito tranquilo e o autor escreve muito bem, me fez até ter interesse em ler "Em busca do tempo perdido" que tem umas 2k400 pág, em geral é muito bom e recomendo bastante e até gastei vários post it nesse livrinho pq a cada 1 ou 2 página era uma passagem maravilhosa ou uma frase mto boa.

aillia 23/05/2023

OS Contos do Fim
Tudo uma hora chega ao fim, a vida é invadida pela monotonia e tudo o que era paixão uma hora perde a sua excentricidade. OS contos de Proust são curtos, mas profundamente doloridos e detalhados. Me fez refletir sobre as paixões e dilemas da vida, afinal, a felicidade é um momento.

Bia* 14/03/2024

Proust sempre traz uma crítica grande a alta sociedade da época, nesses contos aborda o ciúme ?do prazer? após saber da reputação de moça fácil de sua amada.

fepopi 26/03/2023

Lindo
Um lindo livro de contos. Excelente para quem quer começar a conhecer Proust. Muitas das ideias aqui estão apresentadas e melhores desenvolvidas em Em busca do tempo perdido. Vale super a pena.

Luiz Lélis 01/02/2024

Curtinho e certeiro. Uma excelente amostra do início da vida e da obra de Proust. Mesmo nesses tempos primeiros, essa pequena coletânea já abriga parte (uma pequena parte, de fato) dos grandes temas do autor, com ênfase no ciúme, sobretudo sua origem e, não menos importante, seu fim.