A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

Patricia Lima 16/06/2020

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
O livro prometia ser uma história sombria sobre a pequena sereia e eu acho que se a autora tivesse focado só nisso teria sido um ótimo livro.

O problema é que o livro foi prometido também como uma história feminista. Porém, apesar dele ter um mundo machista, a mensagem que a autora traz vai contra os princípios feministas.

Ela traz a mensagem errada, porque nesse livro as mulheres vão atrás de vingança, vão atrás de sangue e fazer os homens pagarem pelo horror que eles são, como se resolvendo isso elas então ganhassem sua voz e importância.

Mas se você conhece o movimento feminista você sabe que isso não existe, o feminismo é a luta pelos direitos de igualdade de gênero, e não vingança contra os homens.

O livro segue várias cenas bem semelhantes à história da pequena sereia, mas não temos como ignorar esse final, a história desandou muito no fim e eu acabei não gostando da leitura.
Al Ferreira 01/07/2020minha estante
Concordo com sua análise. Por exemplo, o que ela acha que vai acontecer com as irmãs dela? Vão mudar de alguma forma por um único evento ou irão sair por aí pregando pro reino o poder das mulheres, depois de 20 minutos de violência contra quem te maltrata e uma vida inteira de violência, lavagem cerebral e o mundo todo contra? Ficou bem distante de uma obra que pretende ser uma releitura feminista, se o Foco fosse a Ceto e ela fazer algo além de recolher os escombros e viver feliz em liberdade sendo quem era, talvez estaria mais próximo.

Limão 26/07/2020minha estante
Realmente, apesar de ter gostado da leitura, o final não foi bom e claramente a personagem não aprendeu nada com a experiência vivida

JulianaPeres0 03/09/2020minha estante
O que eu gostei do final foi que teve mais ação e algumas coisas foram finalmente explicadas. Mas concordo que a mensagem foi errada. Eu fiquei o livro todo esperando um feminismo que não teve, a única personagem que poderia ser considerada feminista - Ceto - só aparece em momentos bem pontuais. A premissa do livro era boa, mas a narrativa se perdeu e os personagens foram mal desenvolvidos :(

Quel Spell 13/09/2020minha estante
De maneira geral eu achei o livro legal. Tem sim um viés feminista apesar do final problemático, mas uma coisa que eu fiquei curiosa em saber era o que estava acontecendo nas profundezas enquanto a Gaia desperdiçava tempo na superfície e como raios no final ela acessou tão facilmente os poderes? A Ceto teve a vida toda pra pratricá-los abertamente, a Murieann praticava em segredo aparentemente, mas a Gaia foi só ter uma conversa e pronto! Muito conveniente isso acontecer no momento em que ela precisava. Não gosto desse tipo de facilidade nas histórias. A autora poderia ter ido além.

F.junior 16/10/2020minha estante
Até que em fim uma critica justa.

Letthy 03/01/2021minha estante
Mano, ela aprendeu como o mundo verdadeiramente é, ela sempre acho q se fizesse tudo oq o pai dela manda ela seria feliz, e quando fugiu acho q se fizesse um homem aleatório ama-la ela seria feliz e de novo ela aprendeu que não é bem assim...
As Salkas até buscam vingança isso é verdade, mas a Gaia vai buscar além disso, ela que lutra por um mundo melhor do que o que ela viveu, quer lutar para que as próximas sereias n tenham que se casar com quem elas n amem e n tenham seus poderes reprimidos que nem ela e as irmãs tiveram, fora a ceto q ficou com o papel de "LIBERTADORA" fugindo de seu irmão e lutando por mulheres que ela nem conheciam mas que se n fosse pelos poderes de Ceto, poderiam estar mortas, Ceto deu a Gaia a opição de lutar e formar um mundo melhor, agora se os homens mudarem de postura Gaia n irá matar ninguém. E o livro n se trata só do feminismo, mas tbm da relação entre raças diferentes fora os trechos q fica nítido a homossexualidade de Nia q tem q fingir querer casar com um homen...

gabiberries 24/01/2021minha estante
Entendo seu ponto, faz sentido. É como se a autora tivesse tentado colocar a parte do ?sombrio? com a agressividade dela, o que acaba se misturando com a questão feminista e passando a mensagem errada. Mas em geral gostei.

Débora 07/02/2021minha estante
Eu estou lendo, mas lendo pra não deixar o livro encalhado, pois estou tendo a mesma análise que você, o livro prometia uma coisa e percebo que vem algo praticamente contrário.

Anabeeatriz009 11/06/2021minha estante
Estou tentando ler mais n sei onde aperta

Géci 28/06/2021minha estante
Eu não acho que a mensagem tenha sido essa. Talvez a autora quisesse, propositalmente, nos causar essa revolta de achar a vingança errada... Assim como homens que leram esse livro devem se sentir incomodados com a maneira que as mulheres eram e são tratadas até hoje, nós também devemos perceber que dar o troco não é a saída, e julgar todos os homens pelo erro de alguns não é justo. Fora que ele trata de muitas outras questões, raciais, sexuais... Podemos encontrar várias questões a se pensar e questionar.

Camis 18/01/2022minha estante
Não concordo, se houvesse um interesse real de vingança ela teria matado o Oliver. O que ela fez com o pai não está relacionado a vingança e sim da dor de ter sido calada, enganada e menosprezado por tanto tempo.

Carol.Silva 11/08/2022minha estante
Concordo!

Andre350 21/08/2022minha estante
Queria muito que esse livro fosse mais conhecido.

Eduarda653 19/02/2023minha estante
Eu tentei ler esse livro em 2021, acabei abandonando

Henryx 23/02/2023minha estante
Não vou mentir, foi uma leitura que eu gostei muito, talvez por eu ser apaixonado pelo conto original da Pequena Sereia. A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões é um livro doloroso e em certos momentos extremamente desconfortável. É uma leitura rápida, submersiva, mas que apesar de todos os elogios feitos, o final do livro não me agradou muito.

Laura1788 30/07/2023minha estante
Concordo.Eu amei muito o livro,li ele faz muito tempo só que ele foi um dos meus favoritos na época,o único problema foi ele ter prometido abordar uma coisa mais sombria e feminista e ter mostrado no próprio livro como se o feminismo fosse algo que só se importasse com vingança e ser superior,paia.

pri.soratto 31/01/2024minha estante
Criei uma expectativa enorme, e tô me arrastando pra terminar o livro... Achei ruim demais ?

AmyLivros 18/11/2023

@AmyLivros Booktok | Bookgram
Tão ruim que chega a doer fisicamente.
Um dos livros mais bonitos da minha estante e que estive ansiosa por muito tempo pra ler, um dos poucos livros que conseguiu me decepcionar em todos os aspectos possíveis e imagináveis. Eu entendo o porquê ele é vendido como "um reconto feminista da Pequena Sereia", se não fosse pelo fato de estar extremamente longe de um discurso feminista e não ter nenhuma das partes boas da história da Pequena Sereia. Várias cenas e situações mal escritas que soam forçadas e dão aquela cosquinha de vergonha alheia no cantinho da cabeça.
A ambientação e cenários são escritos de forma pobre e rasa, os personagens tem pouquíssima personalidade ou motivações realmente interessantes, o livro fica metade do tempo sem qualquer acontecimento relevante, tem uma leitura densa e enfadonha. No final que eu imaginei que ficaria um pouco mais interessante, revela um plot ÓBVIO e uma protagonista fraquíssima. Realmente na minha opinião, uma bomba.
Marina 18/11/2023minha estante
Um dos piores livros que li.

Giu 09/04/2019

Por favor, interpretem a mensagem do livro!!
Primeiramente, quero começar a resenha dizendo que estou pasma com a quantidade de resenhas negativas que este livro teve. Pra mim, a mensagem que ele tentou passar foi bem clara.
Minha nota foi 4,5 estrelas, pois fiquei realmente chateada com tanto personagem fdp que teve no livro (e ponto para a autora! Certeza que ela quis fazer com que a gente ficasse agoniado). Fora isso, ele é incrível e retrata bem a sociedade machista de hoje em dia, e vi em Gaia e nas outras sereias a postura indefesa e submissa de mulheres que sofrem compartilhando a vida com um macho escroto. É o que vemos nos dias de hoje, existem mulheres fortes que conseguem sair dessa vida abusiva (ex: Bruxa do mar), e tem outras, como a Gaia, que demoram para abrir os olhos e conseguir dar a volta por cima.
Posso estar enganada, mas senti um cheirinho de continuação no final do livro. E, se tiver, mal posso esperar para lê-lo!
Littlrabbitt 09/04/2019minha estante
Achei que era só eu que senti o gosto da continuação! E idem, mana, achei bizarro o tanto de resenha negativa com o livro que ri de nervoso.

Giu 09/04/2019minha estante
Não é???? Foi incrível!! Realmente me deixou pasma essa galera que não sabe interpretar texto. Eu super quero uma parte 2, ia ser maravilhoso!!!

Jé Barros 11/04/2019minha estante
Estou como vocês: Chocada!
Acho que as pessoas vão muito pela opinião alheia e não dão uma chance para o livro. Achei tão maravilhoso, e quero muito uma continuação, vai ser muito foda.

lipso01 26/02/2020minha estante
Estou lendo atualmente, tem coisas realmente bem fortes que são retratadas nas páginas desse livro. As vezes fico bem angustiado pois isso realmente acontece na vida real, essas questões machistas. Mas o livro me prende de uma forma tão especial que não tenho vontade de largar. Eu estou amando!

Maracujinaa 16/06/2020minha estante
Também me assustei muito, sinceramente acho que as pessoas foram muito na onda e teve algumas que nem leram. O livro não era pra ser uma enciclopédia do feminismo ou um realmente de estudo, ele só ia abordar a idéia na história, teve esse lance de personagens masculinos ruins mas não chega de jeito nenhum a queimar o livro. Eu realmente gostei da leitura e até me emocionei lendo, uma parte dois seria bem vinda.

Giu 16/06/2020minha estante
Com certeza! Tem seus pontos negativos, mas não deixa de ser uma história e tanto. Vamos torcer pra uma parte dois, a história tem muito potencial!

Nirvs 20/08/2020minha estante
Acredito que as resenhas negativas (como a minha) seja porque o livro aborda sim tudo isso que você comentou e cria um mundo machista muito bem feito, mas o final prioriza o ataque aos homens, quase um massacre. Além de todos os personagens masculinos serem deploráveis, o que já se torna inverossímil. Como ser um livro feminista se induz ao ataque, ao ódio? Feminismo não prega isso.

Géci 30/06/2021minha estante
Exatamente !!! Pra mim a historia ainda não acabou e a Gaia tem muito a evoluir e aprender. Esse final foi só o começo de uma etapa. Eu amei !

ladyprifujoshi 25/03/2019minha estante
:O

Jaque @blogmalucadoslivros 25/03/2019minha estante
Aaa to esperando o meu chegar, mas já estou ficando triste e decepcionada desde já com as críticas! Uma pena, já que a premissa é bem interessante

Zed Nerd Book 25/03/2019minha estante
É complicado as vezes quando pego livros assim me pergunto: Será que não possui revisão?

Gabriela Gonçalves 25/03/2019minha estante
poxa! vc tava tão animada com esse livro, ainda mais porque vc gosta bastante desses temas relacionados ao mar e sereias. é tão ruim quando não atendem as nossas expectativas :(

Gabi 25/03/2019minha estante
Poxa, estava tão ansiosa por esse livro. Fiquei chateada!

Nathália 25/03/2019minha estante
nossa, o meu nem chegou ainda e já estou começando a me arrepender de tê-lo comprado

Mariana.Vilela 25/03/2019minha estante
No Goodreads a nota desse livro é baixa. Lá fora teve muita gente que não gostou. Nem entendi porque a Darkside resolveu lançar.

Thalissa 25/03/2019minha estante
Ja quero video de voce falando mal dele

Sidi - @do_sidi 25/03/2019minha estante
Essa capa é maravilhosa

Shy 25/03/2019minha estante
Puts to muito chateada. Eu estava ansiosa pra ler esse livro. Pela sinopse pensei "pode ser algo muito bom ou muito ruim daí". E pelo que você disse, o lado ruim se concretizou. Existe uma dificuldade enorme das pessoas entenderem o que é o movimento feminista...

Le Sanches 25/03/2019minha estante
Ahhhhhh que Pena!!!!!! Pqp! Ainda bem que não comprei pq fico completamente estarrecida quando falam que é algo sobre feminismo e o enredo em si deturpa completamente a essência do que é esse movimento! Mas tá!

Mirella | @readingmirella 25/03/2019minha estante
Um monte de gente detonou esse livro na gringa, não entendi a escolha da Darkside, as vezes eu tenho a sensação de que eles só escolhem uns livros com a capa bonita pq sabem que q galera vai querer comprar.

Marielli 25/03/2019minha estante
Poxa vida, o livro é tão lindo! Agora to receosa em comprar pois confio muito na sua opinião hahaha

Pammy 25/03/2019minha estante
Sério, tão ruim assim? Estava querendo ler

mar 25/03/2019minha estante
poxa, eu tava tão ansiosa pra comprar esse livro! uma pena que não aborde o assunto necessário da melhor forma :(

Andy.Vieira 25/03/2019minha estante
agora perdi a vontade de ler rs, amo sua sinceridade

Mia Fernandes 26/03/2019minha estante
Gente eu ia comprar... nossa só to vendo crítica negativa

Thaís Cunha 28/03/2019minha estante
Eu fiquei desesperada quando vi esse livro, mas não pude comprar. Fico feliz pq eu teria me frustrado MUITO

Ingrid.Lira 03/04/2019minha estante
Entendo sua decepção. Já me deparei com leituras assim, principalmente de mangás famosos. Capa fofa, sinopse boa e interessante mas o conteúdo não cumpre o que promete.

resenhaounao.eisaquestao 25/09/2019minha estante
Mana, sim!! Eu escrevi isso na minha resenha no insta. Literalmente o livro tem muitas quotes sobre empoderamento, mas a protagonista não tem essa atitude. Sem contar que o final é só sobre vingança. Não tem moral da história, nem ensinamentos, muito menos reflexões. Isso não seria um problema se a sinopse não prometesse justamente uma história numa ótica feminista :/

BCris 30/04/2020minha estante
Eu acho que o livro mostra sororidade com ela e as irmãs no final e a mensagem geral de que as mulheres não são dependentes de homens e que amor não é conto de fadas já achei válido sabe. Mas de resto concordo com você, o livro é extremamente superficial e acho que aborda uns temas muito pesados para ser superficial assim

biathomas 08/01/2023

Preservem sua sanidade mental e não leiam esse livro
Primeiramente, pais de crianças pequenas, não comprem esse livro pra seus filhos achando que é um conto fofo sobre a Ariel/Pequena Sereia.
Talvez eu esteja fazendo um leve drama falando que você vai perder a sanidade mental lendo o livro, mas como eu to mais acostumada a livros levinhos, foi mais pesado pra mim.
Pesado ou não, o livro não deixa de ser ruim. A protagonista é insuportável e hipócrita, fica dando uma de feminista enquanto fica atrás do cara igual um cachorrinho. O que ela sente por ele não é amor, é algo doentio. Tudo que ela largou e fez só pra ir atrás de uma pessoa que ela só tinha visto o rosto por 5 segundos. E, mesmo depois de descobrir que ele era extremamente metido e egoísta, continuou atrás dele.
Eu vi algumas pessoas falando sobre o gatilho da pedofilia (outra coisa nojenta nesse livro), mas não vi ninguém falando sobre o gatilho de estupro (mesmo que ?só? tenha acontecido uma tentativa, ainda é pesado) e de abuso.
A história tem uns furos bem irritantes, como o fato de ela sentir gosto das coisas sem ter a língua.
Outra coisa que me irritou foi a autora ter criado personagens muito mais interessantes e profundos que a protagonista e não ter se aprofundado neles. A mãe do Oliver, o Oliver em si, a Nia, a mãe dela e muitos outros. Grande parte dos personagens são mais profundos e interessantes que a protagonista, já que ela é muito sem sal.
É isso, não leiam, não recomendo.
giuz 08/01/2023minha estante
já vi pessoas dizendo o mesmo que você, que medo!!

kazma ð¤ 08/01/2023minha estante
Eu achei que o propósito era exatamente esse, afinal, o nome do livro já diz "o Reino das ilusões", se iludir achando que aquilo é o melhor para ela e o certo a se fazer, nós vendo de uma perspectiva ampla podemos achar ela burra, hipócrita e ingênua, mas colocando na perspectiva dela, ela achava q era seu propósito, como muitas mulheres por aí. Não foi um livro escrito para ser fofo, e sim para trazer uma verdade que acontece no cotidiano.

ilauurinha 08/01/2023minha estante
eeita

kazma ð¤ 08/01/2023minha estante
acho que o real problema que esse livro trouxe foi abordar o feminismo de maneira errada, trazendo uma imagem ruim para o movimento

Bianca787 08/01/2023minha estante
Eu li começo da sua opinião e já pensei "mas é um livro da darkside, esperava oq?". Mas aí eu continuei lendo e pensei "nem eu esperava que fosse ser pesado assim" kkkkk
(Obs.: Eu não li o livro e nunca tive vontade de ler, tô falando com base na sua opinião)

biathomas 08/01/2023minha estante
@MaxSteel simmmmmm, eu acho que o feminismo foi tratado de uma maneira muito forçada

biathomas 08/01/2023minha estante
@Bianca eu nn tô mto acostumada com livro pesado, acho que pra alguém q já tá acostumado é até bem d boa, não sei

Tania_Lamara 21/01/2022

Fofo quase nada!
De fofinho, só tem a capa. É uma história de fantasia meio macabra. Pra quem não gosta do gênero, não se engane! Mas é ótimo pra quem curte, como eu!!!!!
Juliana 21/01/2022minha estante
Não comprei justamente por achar que era uma história fofa

Ellen Neri 21/01/2022minha estante
Já coloquei na minha lista!

Sarah 28/02/2021

O livro é uma releitura do conto da pequena sereia por uma perspectiva feminista.

Eu confesso que comprei o livro pela capa e com relação ao conteúdo não tinha tantas expectativas, então não fiquei frustrada, no geral é um bom livro.

No início, eu tava achando muito interessante, as descrições do reino no fundo do mar, seus costumes e etc. Porém, quando a sereia vai para o mundo humano acaba sendo um pouco chato.

O final foi até surpreendente e muito legal, só queria que a Gaia tivesse essa atitude desde o começo do livro e não foi o que aconteceu...

Ricardo 29/06/2020

Esse livro tem um cunho feminista e só acredita que seja um "aumento" quem nunca conviveu com homens assim, ou presenciou. A vida das mulheres já foram assim, e ainda é a realidade de muitas (infelizmente). Não foi só questão de vingança, seria controvérsia elas perdoa seus abusadores, torturadores. Não é essa a proposta do livro. Elas foram em busca de uma revolução no reino delas, afinal uma revolução não vai começar pegando nas mãos desses homens. O feminismo não buscar igualdade, ele buscar equidade.

Nogueira 16/07/2022

Mais empolgante a cada página
No começo eu achei que esse livro apenas contaria a história da Ariel (vulgo Pequena Sereia) de uma forma diferente, mas nunca imaginei que ele iria ultrapassar tanto as minhas expectativas. Eu ouvi gente falando que ele era tediante e que esperavam mais, mas sinceramente eu não sei como alguém pode achar essa perfeição ruim, ou achar que ela não é uma obra de arte. Me faltam palavras pra descrever a magnitude da importância dessa "releitura", a forma como tudo é descrito e o desenvolvimento da história é incrível. Com certeza esse é um dos meus livros favoritos.
.giovana 16/07/2022minha estante
ahh, eu acho o desenvolvimento da história em si mto boa, devorei esse livro, mas o final me decepcionou bastante e n acho q passou a mensagem q prometia passar
mas amo o enredo

Gi Erba 31/07/2021

Real
O livro, já começa nos mostrando o mundo dos mares com o estereótipo como temos aqui em cima, as meninas tem que ser belas, bonitas, quietinhas, graciosas, obedecer os homens e se casar com dezesseis anos. O que mais magoa, é que boa parte dessas coisas, a sociedade machista e tóxica apoia. Gaia, a protagonista, quer conhecer o mundo lá em cima, é considerada a preferida do papai por sua bela voz, e por sua aparência.

O mistério de o que aconteceu a sua mãe paira sobre sua mente, e o desgosto pelo seu futuro ordenado por seu pai. A bruxa do mar (Ceto), achei ela demais, ela não é uma bruxa, ela é uma mulher empoderada que não liga para o que acham dela, tem seu poder e seu corpo do jeito que ela se sente bem.

Gaia, assim que tem o que quer, percebe que os homens humanos não são quem ela achava que eram, por que o mundo é assim, homens abusivos, insensíveis (obviamente existem homens bons também), e quando ela realmente achou um cara bom, não era mais de seu destino.

A descoberta que ela teve no fim do livro, e o final, fez Gaia abrir os olhos sobre tudo. Por outro lado, a narrativa em si não foi cativante ao pondo de devorar o livro, mas dei minhas 5 estrelas pela mensagem que o livro transmite, gostei bastante, mulheres e garotas deveriam ler, para ver realmente como nossa sociedade precisa mudar, e está mudando.
"Quero que vocês se lembrem do quanto são poderosas. Jamais permitam que alguém tire isso de vocês, ou tente fazer vocês se sentirem pequenas."

Dherick 09/02/2022

Feminista, rainha do tanque, tanque de guerra, antidominante
O livro é repleto de referencias ao conto clássico da pequena sereia, principalmente no meio sombrio e repulsivo da historia. Adorei a mensagem feminista da historia, ele é muito empoderador.
A personagem da bruxa do mar é muito bem desenvolvida, reiterando que o vilão realmente são os homens. A Ceto se mostra muito forte e empoderada o que eu gostei muito.
Porém tsve partes que deixaram a desejar, como por exemplo a rivalidade sem sentido da Viola com a Gaia, sinto que a Gaia foi muito infantil nesse sentido, não gostei do Oliver também, ele é futil.
A construção de mundo foi muito boa, adorei como o reino do mar reflete como as mulheres são tratadas hoje em dia. A personagem da Eleanor só prova a questão do livro.
No geral é um livro muito bom, a capa é simplesmemte espetacular, as personagrns femininas tem caractreristicas bem fortes, principalmente a Ceto.
É isso, amei o livro.

juliteraria 09/12/2020

O livro é uma releitura do clássico A Pequena Sereia, porém com uma vibe mais dark, que acabou combinando muito com a história. O livro fala bastante sobre amor próprio, autoaceitação e empoderamento feminino. Ele é um livro muito bom, mas acho que pecou um pouco na representação do feminismo. Nesse livro parece que as mulheres querem ser melhores que os homens, ou até mesmo destruí-los, quando na verdade a luta feminista busca os direitos femininos sem invalidar os masculinos.

Ana Karina 03/10/2022

A pequena sereia e o reino das ilusões
Não entendi o propóstio dessa história, pois dizem que era pra ser um livro feminista, porém ao ler, não encontrei nada disso aqui. A Gaia é o oposto disso, viu e viveu várias situações onde poderia ter feito ou dito algo para sei lá mostrar a sua evolução na história, porém nada disso aconteceu, ela acabou abdicando de tantas coisas para conhecer o personagem masculino, ela acabou vendo quem ele realmente era e mesmo assim queria ficar com ele, acabou não sendo muito coerente com o que a editora vendeu.

Não rolou pra mim, achei a história bem rasa e sem graça, pode ser que para outras pessoas funcione, mas não foi o meu caso, o livro só tem capa bonita.
Ana Elisa 03/10/2022minha estante
Vi vários comentários reclamando sobre a mesma coisa, não cheguei a ler, mas desanimei bastante

Ana Karina 03/10/2022minha estante
Esse é um livro que não vou recomendar, pra mim foi uma perda de tempo.

Duda 04/10/2022minha estante
É uma releitura do conto original, já li e achei bem fiel... o problema foi ter falado q era feminista pq n tem nd disso

rlc.blurryface 23/01/2022

Não entra na minha lista de recomendações
Em resumo, eu gostei do livro, mas acredito que poderia ser muito melhor trabalhada. A autora escancara o machismo e a estrutura patriarcal da história original que é mascarada como uma simples historinha de amor inocente e esse ponto é bom. Ela aponta onde e como todo esse sistema influência no desenvolvimento dessas meninas, a ponto de elas perderem toda (ou quase toda) a sua força interior, quando desistem de lutar por seu lugar no mundo, pela sua liberdade e identidade, que nunca vem no padrão desejado pela sociedade. Tudo isso pra agradar um pai (e sistema) poderoso e extremamente opressor.
Obviamente não é intencional, infelizmente isso é empurrado para todas as mulheres goela abaixo desde muito novas, e aí já é fácil perceber a semelhança com a vida real. Além disso, a autora promete mostrar uma história com uma reviravolta que traga de volta essa força feminina, com princípios talvez feministas que derrotem esse machismo do qual ninguém teve coragem de enfrentar até então, mas apesar de eu entender que cada ponto do conto se completa, também acho que deixou a desejar nessa promessa aí.. é um livro curto, de leitura rápida, mas ao meu ver poderia ter sido bem mais elaborado pq a ideia eu até curti.
Não entra na minha lista de recomendações, mas se quiser ler, é interessante que se mantenha em mente que a história não traz tão firme esse conceito feminista do jeito que ele deveria ser apresentado, principalmente sabendo que esse livro atrai um público mais jovem que talvez não compreenda o feminismo no seu conceito principal. Não só por isso, mas também porque a escrita é meio fraca, como livros infantis.. achei alguns personagens bobos e os diálogos também, a ponto de eu não gostar de nenhum.
Também penso que a autora deve estar abordando alguma das vertentes especificamente, como o feminismo radical, pela forma como as personagens mulheres se rebelam contra os homens da história. Mas mesmo assim.. acredito de verdade que poderia ser melhorada, mesmo que isso tomasse mais páginas.
O final pareceu prometer uma continuidade, embora não sei onde levaria, mas confesso que se tiver eu leio.
Rafael Kerr 23/01/2022minha estante

Cirlei oliveira 26/06/2022

O amor que não aconteceu no final
Leitura finalizada, confesso que quando comecei a ler, achei que não iria gostar do livro, amei o livro.

O machismo é bem presente na vida das mulheres que vive sobre o domínio do rei dos mares. Com um final foi surpreendente, ela descobre através de sua tia o que aconteceu com sua mãe e confronta o seu pai e a partir dali, a sereia decide lutar pela desigualdade.