O Preço da Desonra

O Preço da Desonra Hiroshi Hirata

Resenhas - L'argent Du Déshonneur

Gustavo Rodrigues 29/03/2023

Excelente! Eu tive uma certa dificuldade pra diferenciar alguns personagens, mas prestando um pouco mais de atenção, consegui sem maiores problemas. Tirando isso, não tenho mais o que criticar. Altíssima qualidade!

Comprei sem saber muito da sinopse é só descobri que eram contos quando já tava lendo ?. Porém, todos os contos tem um personagem em comum e versam sobre o mesmo tema: promissórias de vida. Até acho que ficou melhor em contos do que se fosse uma única história, já que no formato adotado deu pra criar diversas situações dentro do mesmo tema.

Muito massa!! ?

Murilo sibim 17/09/2021

Mangá muito bem escrito e ilustrado, os traços das ilustrações são marcantes, as histórias são profundas, mostrando com muita riqueza de detalhes os costumes da época dos samurais no Japão!

Para quem gosta de histórias de samurais, é um prato cheio!

Bastos 18/10/2021

Espetacular
Mais um mangá sensacional do Hiroshi Hirata, dessa vez acompanhamos Hanshiro que é um tomador de promissórias, a cada capítulo temos um caso diferente e com finais inesperados.

A arte continua maravilhosa só que teve momentos em que os personagens estavam muito parecidos e ficou difícil saber quem era quem.

Espero que lancem logo mais obras do autor aqui no Brasil, pra quem gosta da temática vale muito a pena os mangás dele.

Jon 15/05/2023

Bruto.. leitura boa e.
O mangá é muito bom. A arte é excepcional e a leitura é fácil, nos envolve muito rápido. Os contos são crus, dramáticos, maduros, não tem frescurinha, vale a pena. A minha experiência foi excelente. O conto mais impactante pra mim foi "Sob a lua cheia de uma noite de outono", foi uma porrada violenta no estômago. Além de tudo, ainda tem o bônus de aprendermos um pouco sobre a cultura samurai, que é muito peculiar e interessante. Leia e pronto, é tiro certo.

Luisa Jordana 09/09/2020

O Preço da Desonra
Neste livro de contos, conhecemos a trajetória do kubidai Hanshiro, um tomador de promissórias de vida extremamente habilidoso em sua ocupação. Aproximadamente no século XVII, o Japão estava tomado por batalhas entre clãs, tendo como líderes os honoráveis bushis, guerreiros e líderes que colocavam sua honra acima de tudo, até da própria vida. Porém, o medo da morte muitas vezes fala mais alto e é nesse momento que uma promissória de vida é assinada.
As promissórias de vida são documentos assinados com sangue no momento da batalha. Quando guerreiros estão prestes a perder suas vidas, muitos cedem ao desespero e aceitam pagar valores exorbitantes em troca de suas cabeças. Esses valores são firmados em promissórias, que poderão ser cobradas em qualquer momento, podendo ser daqui a um ano ou vinte. Os kubidai são aqueles especialmente incumbidos de cobrar as dívidas das promissórias. Neste compilado de contos, acompanhamos Hanshiro, um tomador de promissórias, em diversas situações de cobrança. Apesar de exercer um ofício considerado desonroso, há aqui uma inversão de valores, visto que Hanshiro age com muita dignidade diante de tanta hipocrisia e soberba. Enquanto os devedores que retornaram da guerra como heróis tripudiam do kubidai e ameaçam sua vida, este se porta sempre de forma respeitosa, requerendo apenas o que lhe é devido e agindo com sabedoria diante das injustiças e malfeitos.
Definitivamente não foi uma leitura leve. Comecei detestando o protagonista dos contos, mas terminei a leitura o admirando profundamente e consternada com o quanto a vida é desprezada ante o dinheiro e a honra mascarada. Porque pensando bem, as coisas não estão exatamente tão diferentes séculos depois.

Saulo Maia costa 20/05/2021

um cobrador de promissórias
após um epilogo conturbado e confuso, adentrei finalmente nas historias incríveis pela qual nosso protagonista aparece, Kubidai Hanshiro um cobrador de promissórias de guerra, que são contratos feitos em batalhas para que alguém não lhe mate em troca de dinheiro, com essa premissa em um Japão medieval o mangá chamou minha atenção e fui fantasticamente agraciado, são contos bastante interessantes que nos coloca numa imersão direta a cultura japonesa naquela época contempladas pelos desenhos incríveis do autor, pra quem gosta de premissa de samurais necessita ler esse mangá.

Alessandro 10/07/2022

Manga raiz
O preço da Desonra é daquelas obras que desromantizam o samurai. Homens cheios inveja, luxúria, sentimento de vingança e algum senso de justiça. Com belos desenhos orientais, Hirata discorre sobre o cobrador de promissória atestada com sangue, apresentando um protagonista forte, habilidoso e leal ao seu ofício, que mata os devedores, amputando suas cabeças qd não pagam o que devem. Algumas histórias são extremamente boas, outras nem tanto... mas que satisfazem os admiradores do japonês samurai... contudo, quem idealiza esses homens pode sair desiludido, pois afinal, são como todos os homens, cheios de defeitos...

Rodrigo Digão 09/02/2021

Ótima história ou melhor, ótimas aventuras, onde o livro é composto por várias histórias , vc vai se surpreender com cada uma, mostrando a honra e éticas seguidas pela classe que amo muito " OS SAMURAIS ". Vale muito a pena ler, e ressaltando o otimo trabalho e qualidade da editora.

Ogaiht 27/04/2021

O Outro Lado das Histórias de Samurai
Hirata, o lendário mangaká de estórias samurais, nos presenteia com essa estória fantástica que mostra um lado pouco comum das narrativas de samurais. O protagonista é um cobrador de promissórias assinadas em guerras pelos samurais que não queriam morrer. O mangá possui traços belíssimos e minuciosos. O penúltimo capítulo é sem dúvida de partir o coração. Só acho uma pena a falta de desenvolvimento do protagonista. Começamos e terminamos a narrativa sem saber absolutamente nada sobre ele. Mas de qualquer forma é uma leitura muito prazerosa e um deleite para os fãs de estórias sobre samurais.

Mateus 19/09/2021

Excelente
Simplesmente excelente, primeiro mangá que li do Hiroshi Hirata e acredito que ja comecei em grande estilos, o tomador de promissórias é um personagem bastante intrigante e interessante. O livro é dividido em vários contos com personagens e histórias totalmente diferentes mas todas ligadas por esse fio que é o tomador de promissórias, discute bastante sobre honra e moral enquanto conta um pouco da história do Japão.

Bruno 20/11/2022

Clássico incontestável
A primeira coisa q vem na minha cabeça qnd vejo o título dessa obra e vendo q ela e sobre samurais, automaticamente minha mente já imagina q vai ser uma história sobre honra, determinação e disciplina, porém logo na primeira página o Hiroshi Hirata acaba totalmente com esse pensamento a história já começa com um Samurais prestes a ser morto em batalha qnd no desespero simplesmente pergunta se a morte dele poderia ser evitada por dinheiro, e a partir daí nós acompanhamos a história do nosso protagonista sem rosto Hanshiro o tomador de promissórias de vida assinadas no campo de batalha, mas lendo esse compilado de histórias e interessante ver que esse manga vai muiito além disso, ele não e só sobre samurais e honra, mas sim qual e o preço da honra e mais importante se a sua honra vale a sua vida? Ele fala sobre corrupção, sobre como o homem e corrompido pela necessidade e mais importante como nada nem nenhum discurso sobre honra ou nobreza vale de algo diante da morte certa, foi uma ótima leitura, e a edição da pipoca e nanquim está lindíssima e esse e o tipo de obra q me faz pensar se realmente vale a pena vc dar a sua vida por algo, principalmente por uma coisa tão ideológica como a honra.

Yan Pereira 25/06/2022

Kubidai Hanshiro
Ambientado no século 17, Hanshiro é um Kubidai, cobrador de notas promissórias de vida (samurais negociavam a vida por dinheiro para não morrerem). Em sete capítulos, o autor mostra alguns episódios de cobranças que o personagem realizou no Japão feudal. Capítulos realistas cheio de brutalidade, corrupção, justiça, compaixão, medo, pobreza e outras coisas.
Para um Bushi, a morte pela espada é uma honra diante da morte. Entretanto, um sistema de promissórias de vida foi popularizado para burlar a morte pela espada. O dinheiro se tornou essencial para a garantia do direito a vida, mas este sistema também atraiu charlatões, trapaceiros e todo tipo de coisa. Negociar a vida é uma desonra para um bushi e esta desonra tem um preço.

Hiroshi nos mostra através de sua crítica que essa realidade não está distante dos nossos dias.

Dhiego Morais 12/07/2020

Motivos para ler
Falar de quadrinhos aqui no blog já está ficando bastante comum, não é mesmo? E se for da editora Pipoca & Nanquim, então? Pois muito que bem! Isso é fantástico!
Como já deve ter dado pra notar, a dica da vez consiste em uma das melhores leituras do ano, sem sombra de dúvidas: O Preço da Desonra: Kubidai Hikiukenin, de um dos mangaka mais respeitados de todos os tempos, Hiroshi Hirata.
1. HISTÓRIA DE SAMURAI DE QUALIDADE INIGUALÁVEL
Lembro até hoje como eu vim parar nesse mar imensurável que é o das histórias em quadrinhos: a união entre ter visto um vídeo no Youtube a respeito de Lobo Solitário e a vontade inesperada de querer ler mangá. Em pouquíssimo tempo eu já estava mergulhando nas histórias desse mangá e de outros do gênero, como o incrível Vagabond, de Inoue.
Quando a editora Pipoca & Nanquim anunciou O Preço da Desonra, eu não pude resistir e reservei a compra do que eu não seria capaz de prever: um dos melhores mangá que já li na vida – não é brincadeira, não, e nem estou supervalorizando a obra. Tudo o que o autor, Hiroshi Hirata se propõe a fazer nesse calhamaço em volume único é realizado com maestria. Uma leitura que não te permite imergir delicadamente, mas que te engole por inteiro. P-E-T-A-R-D-O. Só digo isso.
2. SOBRE O CONTEÚDO
O Preço da Desonra ou Kubidai Hikiukenin é um mangá ambientado na época do xogunato, quando a honra dos samurais no campo de batalha passou a ser definida pelo valor de uma bolsa de dinheiro. Até então, morrer a serviço da espada era a maior honra conhecida, uma prova do respeito ao bushidô – o código seguido pelos guerreiros espadachins. Para manter a cabeça bastava assinar uma promissória com o próprio sangue, já que ninguém em sã consciência iria para a batalha ostentando tanto peso em ouro. A promissória era a garantia que o derrotado dava ao oponente de que se comprometia a literalmente pagar por sua vida.
Em pouco tempo soldados passaram a ver nessa situação uma grande oportunidade de enriquecer às custas da desgraça do inimigo (e o outro, bem, a chance de realmente continuar vivinho e saltitante pelos campos do Japão). Séculos no passado... já deu pra assimilar o problema dessa artimanha samurai? Como garantir que a promissória seria paga?
De modo a suprir essa demanda surgiram os Tomadores de Promissórias, guerreiros no caminho do bushidô que se especializaram em coletar as dívidas daqueles que a firmaram no furor da batalha. Kubidai Hikiukenin contará sete histórias que mesclam o momento político do Japão ao ápice dos profissionais Tomadores.
3. ARTE, PURA ARTE
A arte de Hiroshi Hirata é de encher os olhos. Concebido nos primeiros anos da década de 1970, porém, o mangá não passa ares de datado, muito pelo contrário. Como se não bastasse a habilidade nata em roteirizar suas histórias, o autor desenha primorosamente bem, versando dos tons de branco e preto como poucos conseguem fazer.
4. SUCESSO EDITORIAL
Não poderia ser por menos. Hirata é um fenômeno editorial do jidaigeki – gênero referente aos dramas históricos – no Japão, considerado inclusive uma lenda viva. Além de tudo isso, é dito como um dos maiores calígrafos do país asiático, responsável pela criação da caligrafia do título de Akira, de Katsuhiro Otomo.
No Brasil, Hirata faz sua estreia na Pipoca & Nanquim de maneira meteórica: atualmente, O Preço da Desonra lidera a lista de maiores pré-vendas da editora, com quase três mil unidades vendidas antes de seu lançamento, fato que garante novas publicações do autor em terras brasileiras.
Se ainda não leu este mangá, sugiro correr! É favorito na certa!

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/motivos-para-ler-o-preco-da-desonra-kubidai-hikiukenin-de-hiroshi-hirata/

Lucas1894 13/01/2023

Hiroshi hirata é um gênio
Acompanhamos o cobrador de promissórias ao longo de 6 contos indo atrás de samurais que selaram promissórias em troca de terem suas vidas poupadas em campos de batalha, principalmente na batalha de sekigahara de 1600. De longe o meu conto favorito é o terceiro, cheio de reviravoltas e vemos o quanto o cobrador pode ser argiloso e até malandro para conseguir aquilo que quer mas nunca abandonando a honra e o respeito pelo inimigo.
Não vejo a hora de ler satsuma gishiden.

Rodrigo Fernandes 07/05/2021

Ótima leitura
Alguns contos mais interessantes e emocionantes que outros, mas no geral superou minhas expectativas. Recomendo.