Um Estudo em Charlotte

Um Estudo em Charlotte Brittany Cavallaro

Resenhas - Um Estudo em Charlotte

Bruna | @bmartinssss 27/09/2020

Que livro bem gostoso de ler. Leitura fluiu muito rápido. Já quero ler mais livros.

Silas Jr 29/04/2020

Resenha publicada no @silasresenha
Quando um livro não me agrada é sempre uma luta falar dele e tentar extrair algo que tenha sido relevante. Mas, antecipo que Um Estudo em Charlotte poderia ter terminado no segundo capítulo.

Charlotte Holmes é uma jovem detetive promissora que aos dez anos já mostrava o valor do seu nome e o peso que ele tem. No ensino médio, em uma escola dos EUA ela se encontra com o herdeiro do maior aliado de Holmes, James Watson. Juntos vão cair em uma grande emboscada e terão de lidar um com o outro para solucionar os mistérios que os cercam.

Lidar com um Holmes e Watson é sempre uma grande peça. Instintos diversos, ambos se complementam e juntos é a melhor fórmula. No entanto, Charlotte e James não funciona e disputam para saber quem é o mais desagradável, sem apresentar momentos de grande impacto.

Charlotte é detestável enquanto James, abominável. Ambos personagens foram construídos na noção que a autora tem de jovens adolescentes, mas, acredito que não tenha percebido e os colocou como crianças adolescentes conhecendo o sentimento amor.

A história é uma reconstrução de casos já conhecidos de Sherlock Holmes e por ser uma trilogia, Brittany, escolheu a pior forma de tentar convencer o leitor da necessidade dos seus protagonistas. Com um início promissor, um meio que apresenta sinais de desgaste e um final assombroso; a única coisa que retiro de útil em Um Estudo em Charlotte é sempre manter distância dos parentes de Sherlock Holmes e John Watson. Se quiser, leia!
Lua 29/04/2020minha estante
Resenha maravilhosa ??

Silas Jr 30/04/2020minha estante
Obrigado ?

Avertanio 03/05/2020minha estante
Kkkkkkkk tabém estou tendo essa percepção

Silas Jr 03/05/2020minha estante
Esse livro é uma grande decepção kkkkk

Duda 12/06/2020minha estante
Amei essa resenha, como fã do personagem e do Sir Arthur, decidi não comprar o livro kk

Silas Jr 12/06/2020minha estante
Obrigadoooo! Esse livro é um desrespeito com o legado de Holmes

Uvaverde 13/06/2020minha estante
Bom, saber! Amo a obra do Doyle. Obg!

Isadora 05/05/2023

It's amazing!!
Primeiro livro dessa saga finalizado!! Amei muito, o plot foi de milhões e a pessoa que cometeu o crime eu cheguei a desconfiar, mas depois retirei a suspeita ?

A história conta sobre o tataraneto do Dr.Watson (James) e a tataraneta de Sherlock Holmes (Charlotte). James sempre obcecado pela Charlotte e seu sonho quando mais jovem era conhecê-la, mas nunca aconteceu. Porém, quando ele vai para a faculdade acaba por ironia do destino (Ou será que não?) conhecendo a Charlotte.
Jamie entra em uma confusão pois não gostou do que falaram da Charlotte e ela também se intromete. Após o ocorrido, eles "desejam" a morte do cara que ambos brigaram. E olha só, 8 dias depois ele aparece morto!!!
Adivinhem quem são os principais suspeitos?? JAMES E CHARLOTTE.
A história se passa com eles desvendando o crime para tirarem as suspeitas de cima de si próprios, pois não mataram ninguém.
O mais interessante, foi a Charlotte e James descobrirem que o crime principal foi recriado do conto mais aterrorizante de Sherlock e Watson. Temos várias adaptações dos crimes que esses detetives descobriram!! Eles percebendo esse fato foi ótimo! Essa história foi narrada pelo James e o epílogo uma consideração final da Charlotte.

Esse livro foi maravilhoso!! Demorou para eu conseguir juntas as pistas, mas quando aconteceu foi maravilhoso. As cenas de romance (eu como fã) foram fofíssimas e quero que falem mais sobre nos próximos livros! Recomendo super essa leitura que fluii muito! ???? Tô virando muitooo fã de Suspense!!

Lu.cidw 26/06/2021

Adorei
Tinha boas expectativas nesse livro, porém todas elas foram superadas, foi uma leitura muito fácil, a escrita da autora é leve e gostosa. Estou apaixonada por James Watson e todo seu desenvolvimento junto a Charlotte Holmes, eis a mulher poderosa e seu doce porém corajoso companheiro (Ver James admirado pela Charlotte no começo e começando a se apaixonar por ela no desenvolver da história foi muito fofo).
O mistério me deixou intrigada do começo ao fim não parei enquanto não soube tudo.
A autora demonstra tão bem o sentimento dos personagens que me imaginei dentro da história. Confesso que não entendi e fiquei confusa em algumas partes porém gostei muito.(Lembrando é um livro que possuí alguns gatilhos e é +14) é importante pesquisar antes de ler .
Lu.cidw 26/06/2021minha estante
Eis a mulher poderosa*

rafa 26/07/2023

Elementar, meu caro Watson
James Watson e Charlotte Holmes são descendentes de John e Sherlock, respectivamente. James é um calouro no internato de Sherringford, em Connecticut, e sempre sonhou em viver aventuras com a mais nova dos Holmes, apesar das famílias terem se afastado com os anos. Charlotte já estudava lá há mais tempo, mas eles não haviam se esbarrado até terem um encontro um tanto quanto estranho no corredor da escola. Os dois acabam se juntando de vez quando Dobson, um estudante que ambos tinham motivos para matar, é assassinado em seu quarto e as suspeitas caem em cima dos dois. Eles logo percebem que há alguém tentando chamar a atenção deles já que a cena do crime estava montada com detalhes que remetiam a uma das aventuras de Sherlock. Começavam então uma investigação em busca do assassino.

"?...Dobson tá morto e nós somos tranquilamente os principais suspeitos, e estamos rindo."

James é o narrador do livro e é um garoto mais reservado, sensível e irônico que usa do humor quando está nervoso e participa do time de rúgbi para amenizar seus problemas de raiva. Charlotte é uma garota de raciocínio rápido, ativa e misteriosa. Os dois não poderiam ser mais diferentes e é isso que é o mais legal, além de fazerem referências às personalidades de seus ancestrais.

Por James ter uma certa idolatria por Charlotte e a ela por sua vez ser mais fechada, achei que seria um impedimento para a amizade deles, porém, eu estava enganada. A trama se desenvolve rapidamente e vemos a relação deles crescendo e se tornando uma linda amizade. Suas interações são ótimas e é muito fofo o senso de proteção que eles desenvolvem sobre o outro, além de que, apesar de brotarem sentimentos românticos e ainda estarem receosos de contar certas coisas um para o outro, eles conversam e discutem ao invés de guardarem seus pensamentos, o que é um belo ponto positivo.

A autora soube muito bem se utilizar do fato de que o livro é um young adult, mesclando humor com o tom misterioso da história. O desenrolar do enredo é frenético e divertido e os personagens brilham, além de ter uma ótima química.

Também gostei bastante dos secundários e foi bem legal ter visto um pouco da família de cada um. Cada personagem tem sua característica marcante ao invés de serem apenas um elenco de apoio indiferente.

Não gostei tanto da revelação do culpado e da cena que mostra esse desenrolar, mas valeu a pena chegar até lá. Houve momentos tensos e deu para desconfiar de todo mundo. Adorei também o epílogo do ponto de vista de Charlotte, com ela adicionando alguns pontos na história de maneira divertida.

bia 06/05/2021

Um Estudo em Charlotte
Muito bom e gostosinho de ler
- Eu acho interessante pois eles criaram uma personalidade para os personagens, mas usando uma pontada da personalidade de seus tataravos (dr. Watson e Sherlock Holmes)
- No início eu achei estranho o livro ser tratado do ponto de vista de Jamie Watson, ao inves de ser do da Charlotte, pois o nome dela esta no título. Mas depois eu vi que seria sem graça se fosse na vista dela, pois é bom ver a evolução da confiança dela no Jamie, e que com o tempo ela deixa de ser tao reservada e misteriosa, contando aos poucos seu passado que, ela querendo ou não, tem ligação com a investigação
- A história é muito bem desenvolvida, e te prende desde o início. Você pode se indentificar facilmente com os personagens e o mistério é muito envolvente, tudo que acontece tem alguma ligação e um pequeno fato que parece inútil pode fazer toda a diferença
- O plot é muito bom, e eu não sabia até eles desvendarem
- Só não dou 5.0 estrelinhas pois em um momento o meu interesse baixou, porque a investigação parou e não voltou a andar, mas foi em um breve momento apenas
- Outro ponto é que os capítulos são enormes, esse livro tem 384 páginas e é dividido em 12 capítulos e epílogo
- As letras são grandes e espaçadas, é bem rapido e fácil de ler. Ele tem romance mas é muito pouco, é bem mais focado no desenvolvimento do mistério e da amizade e confiança dos protagonistas
- Tem outros 3 livros, mas apenas 1 além desse saiu em português: O Desgosto de August. Eu vou ler, mas não é necessário se você não quiser, a história se completa nesse livro.

" 'Jogue sua última cartada' ela me disse, mas o que poderia significar? Meus olhos estavam abertos por pura força de vontade, e eu mal conseguia ficar de pé, quem dirá dar uma de ninja...
Ah"

4.5?

Mirian.Lima 15/03/2021

Acabou?
Como livro capaz de acabar sem acabar?
Chato, demorado, repetitivo, nada do que você espera que tenha, realmente tem, uma menina que quer atenção e que não é nada do que deveria ser, um menino chato metido a bobo, não gostei não indico.

Lauraa Machado 16/02/2019

Legal, mas nada impressionante
Nota verdadeira: 3,5

Normalmente, quando estou lendo um livro, já tenho uma boa ideia do que ele prometeu e não cumpriu, do que me surpreendeu, de qual nota quero dar no final. Mesmo que os acontecimentos durante o livro possam mudar muito a minha opinião, eu quase nunca fico em dúvida se o acho bom ou não. A Study in Charlotte é um livro que eu ainda não sei se gostei muito ou se foi só okay.

Em algumas resenhas que eu tinha lido antes sobre ele, vi bastante gente falando que a Charlotte era parecida demais com o Sherlock. E ela tem muitos aspectos parecidos, sim, como alguns hobbies e alguns vícios, mas ainda achei que todos eles foram bem explicados e ainda senti algumas coisas nela que são bastante diferentes do Sherlock. Ela é tão complexa quanto espera-se que seja e, apesar de alguns leitores acharem que ela é péssima pessoa, não a achei tão péssima assim. Na verdade, eu gostei bastante dela como personagem, mas ainda senti que deixou algo a desejar, já que ela não foi tão incrível quanto poderia ser.

Sobre o caso que ela e o Watson investigam, achei que foi bem construído, as peças todas pareciam não encaixar até ele ser solucionado. Meu único problema é que muitas questões dele não estavam ao alcance do leitor, e esse é um jeito um pouco fácil de ninguém descobrir o culpado (em vez de, por exemplo, esconder pela narrativa como a autora fez com outros detalhes). O final da história, faltando umas sessenta páginas mais ou menos, é a melhor parte. Eu realmente fiquei animada e queria saber como terminaria. Mas, até ali, eu estava um pouco desligada demais de tudo.

Não me leve a mal, não tem nada de muito errado com o livro, só não consegui me importar com nada. Na verdade, no começo eu tinha a impressão de que nem a autora tinha decidido os detalhes sobre os personagens - principalmente o protagonista, Watson. É uma impressão muito esquisita, me faz não levar quase nada a sério do que ele fala. Ou seja, eu não estava convencida de como ele já tinha pensado na Charlotte antes de conhecê-la, nem de como a via. Até quase o final, eu ainda não tinha muita certeza da relação dos dois, o que é um absurdo, já que essa é a base toda do livro.

Por falar na relação do Watson com a Holmes, esse talvez tenha sido meu maior problema durante a leitura. Eu sabia que o livro ia puxar para um lado romântico, mas não funcionou. Não é nem problema de eles não terem química, é mais de eles não terem a química certa. O romance não só é um pano de fundo, como ele mal aparece e poderia muito bem não ter existido. Não sei se a autora estava cautelosa demais para escrever um romance pelo ponto de vista de um garoto ou o que, só sei que ficou muito qualquer coisa e eu não shippei os dois em nenhum momento. Pelo contrário, cheguei a torcer para ter entendido errado e não ter nem sombra de romance entre os dois.

Não que isso estrague o livro. Como eu disse, não tem nada de tragicamente errado com ele. Durante vários momentos, eu fiquei realmente surpresa com os acontecimentos, gostei das personalidades dos principais e do caso que eles resolveram juntos. Acho que os próximos livros da série podem ser mais profundos em relação à construção dos personagens - sozinhos e entre si, - mas não posso dizer que o livro é surpreendente e incrível. É uma leitura fácil e divertida, mas nada que vá mudar a sua vida (como tenho certeza de que o Sherlock fez para muitas pessoas).

Flavia_Lo 16/07/2023

Mistério diretamente do KU
Assinei o Kindle Unlimited e comecei a procurar algum livro legal para ler e achei esse, foi assim que eu encontrei esse livro.

Eu não sou uma pessoa que acompanha Sherlock Holmes, nunca nem li um livro dele, então não entendi a maior parte das referências, mas isso não alterou muito o entendimento dos fatos.

A história não é lenta, os acontecimentos são rápidos, então nunca fica entediante, o que pra mim já é algo muito bom vindo de um livro de investigação adolecente, como era o caso do livro Cordialmente Cruel (que foi muito lento e o acontecimento que norteava a história acontecia em 75% do livro).

Os personagens são bem desenvolvidos e o romance é bem Slow Burn, então quando você pensa que vai rolar alguma coisa, não rola nada.

Enfim, a leitura é bem delicinha, se você está buscando uma leitura leve, bem escrita, com personagens cativantes e um suspense interessante, com referência às histórias mais famosas Sherlock e Watson.

Duda Carciano 13/09/2022

Um estudo em Charlotte
O livro trás uma trama em que Sherlock Holmes e Watson estão bem diferentes, agora a história se passa no colégio Sherringford onde os tataranetos da dupla estudam. Charlotte Holmes e Jamie Watson formam uma dupla inusitada quando um de seus colegas é morto sob condições suspeitas. O crime se trata de uma releitura de um dos casos mais famosos de Sherlock Holmes. Para conseguirem limpar seus nomes os dois começam a investigar tudo e todos ao seu redor, podendo confiar apenas um no outro.
Achei a história fascinante, a leitura é bem rica em detalhes. A personalidade de Jamie Watson é muito parecida com a do dr. Watson, já Charlotte Holmes tem sua própria personalidade que difere de Sherlock, mas as manias esquisitas são as mesmas. Ótimo livro, recomendo.

jess 29/11/2021

Uma releitura PERFEITA de sherlock
apesar da premissa ja ser obvia, o livro é mt divertido, prende do início ao fim e os dois personagens principais assim como os secundários sao mt bem construídos.
amei demais essa versao de sherlock mulher e preciso de mais histórias deles

anacandido 16/05/2020

Bem melhor do que eu esperava.
Eu comecei a ler com as expectativas um tanto altas para um autor que eu desconheço e uma história que se trata de uma "releitura" de personagens pré-existentes. Depois de um tempo, percebi do que se tratava verdadeiramente e me custou uns bons dias para realmente prender a atenção e continuar com a leitura, acho que o início foi meio lento, porém depois se desenrola muito bem, deixando um suspense sobre o que realmente aconteceu como os bons e velhos romances policiais.
O livro tem uma leitura leve e gostosa, a tradução bem feita e a escrita igualmente. Surpreendi bastante com o final, julguei todos os personagens, menos quem eu realmente deveria (insira risos aqui).
A relação dos personagens é bem Holmes e Watson, do jeitinho que a gente espera, mas com aquele ar adolescente que a idade dos dois pede. E é legal, achei interessante, porque eu normalmente não consigo ler histórias "100% adolescentes" e essa realmente não é, afinal os personagens são peculiares a sua forma.
Recomendo leitura nessa quarentena :)

Vic 27/07/2021

Um estudo em Charlotte (+14)
(Tw: assassinato, drogas, bebidas)

Charlotte é parte da família Holmes, ela tem problemas com drogas e por isso os pais dela a encaminharam para uma escola, lá ela conheceu James, esse dois se metem em cada um... ?
Um assassinato ocorre na escola, e James é o principal suspeito, e então eles começam a investigar juntos, muitas coisas acontecem, mais uma tentativa de assassinato, perseguição na floresta, e etc..
o final tem um plot twist que eu fiquei MEIA HORA com o queixo caído! Esse livro virou meu queridinho e eu recomendo muito!!!! ?

Editora: Rocco
Páginas: ???

É isso??

Michele.GaviAo 08/04/2021

Demorei engatar nesta leitura mais depois que consegui, devorei e gostei muito do jeito que eles retrataram as história de Sherlock

Fabi | @ps.leitura 11/05/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Um Estudo em Charlotte, publicado pela Editora Rocco, vai contar a história da jovem Charlotte e como ela passou da maior solucionadora de problemas para a maior suspeita de um assassinato.

Charlotte sempre foi apaixonada por séries investigativas...
E desenvolveu uma grande capacidade analítica. Quando tinha 10 anos, ela ajudará a polícia a recuperar diamantes que valiam três milhões de libras.

Agora, no ensino médio, ela terá que desvendar um mistério que está assombrando a escola que frequenta: um estudante apareceu morto, sob circunstâncias intrigantes. Aparentemente, o culpado se inspirou em uma história do Sherlock Holmes para cometer o crime.

O problema que no meio dessa investigação, Charlotte Holmes e Jamie Watson serão os principais suspeitos. Apesar de se conhecerem um pouco antes do crime, juntos terão que provar que são inocentes.

Um Estudo em Charlotte é uma obra inspirada no primeiro livro sobre Sherlock Holmes e trás inúmeras referências sobre as tramas do famoso detetive.

Apesar de gostar de temas investigativos, principalmente em séries, até o momento não assisti nenhuma baseada na história desse detetive. E vendo como ele é um fenômeno para os apaixonados pelo gênero, é algo que quero mudar em minha rotina.

Mas, voltando a falar sobre a obra, li Um Estudo em Charlotte para a maratona Young Adult do @clubepsteratura e foi uma leitura que demorou para fluir, principalmente por apresentar capítulos grandes e muitas teorias.

Esse foi meu primeiro contato com uma obra investigativa e baseada em um clássico, – afinal, estamos falando de um detetive famoso de 1930 – eu senti muita dificuldade de me apegar aos personagens, de entender seus dilemas e até mesmo acompanhar suas trajetórias. Não sei dizer se foi a forma como a autora Brittany Cavallaro seguiu com a história ou os acontecimentos não instigavam a realmente desvendar todo o mistério.

Mas, em determinado ponto da leitura, quase chegando ao final, foi quando começou a ficar interessante: começamos a entender o que realmente aconteceu para que Charlotte e Jamie fossem os principais suspeitos e, com isso, deixou um suspense para o segundo livro dessa série – O Desgosto de August (são obras que podem ser lidas separadamente).

Apesar da leitura não ter me cativado, Um Estudo em Charlotte é um livro com mistério, aventura, uma montanha-russa de altos e baixos e que pode agradar os apaixonados pelas histórias de Sherlock Holmes.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/04/resenha-um-estudo-em-charlotte-de.html