Os prazeres da noite

Os prazeres da noite Margareth Rago

Resenhas - Os Prazeres da Noite

Emanuel Xampy Fontinhas 30/07/2015

Um raio-x da prostituição e da sexualidade feminina na virada do século
A autora faz um estudo minucioso das características da prostituição feminina no final do século XIX e início do século XX na cidade de São Paulo. Descreve com detalhes a organização das casas, pensões e cabarés de luxo, a relação das mulheres com seus clientes, com a sociedade da época e umas com as outras, além de analisar obras de cunho misógino que estudavam a prostituição e as intervenções públicas que eram geralmente higienistas e atingiam duramente o baixo meretrício, que era visto de forma ainda pior pela sociedade em geral. Romances, publicações jornalísticas, documentos oficiais e depoimento foram analisados, nós dando um perspectiva de como a prostituição era vista pela sociedade da época e, mais ainda, como a própria mulher e sua sexualidade era reconhecida como um todo e levando em consideração as diferenças sociais, econômicas e raciais. Uma análise essencial sobre a relação da mulher, especialmente a mulher prostituta, com a sociedade em que vivia.