Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos

Selma Lagerlöf
Marina Avila

Resenhas - Os melhores contos de fadas Nórdicos

MatthewsVianna 17/05/2023

Felizmente, consegui me conectar mais com as narrativas dessa coletânea. Ainda assim, sinto que os temas abordados pelas narrativas não me chamam tanto a atenção como no livros dos contos originais ou os orientais.

Sei, entrementes, que essa é uma ótima oportunidade de aguçar o olhar ao outro, por isso considero a curadoria da Wish extremamente relevante e necessária. E que venham os contos brasileiros!

Bruna | @bmartinssss 06/08/2021

Adorei conhecer esses contos. Uma boa maneira de conhecer outras culturas e crenças. Recomendo para quem gosta!

Rosita Lima 03/02/2020

Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos
Eu adorei a maior parte das histórias e a edição é simplesmente linda!
Comentei um pouco sobre cada conto (sem spoilers) no vlog #3 no canal. Espero que gostem!

site: https://youtu.be/bMNBz0ZTpaI

Shanahan (Me Acabei de Ler) 27/03/2021

Um bom livro!
Um bom livro de contos! Super rico, ainda mais com a edição impecável da Wish!

Achei alguns contos repetitivos, e outros simplesmente não empolgavam!

Li com grande expectativa depois de ler Contos de Fadas em Suas Versões Originais, mas acabou ficando aquém para mim!

Jey Canavezes 18/02/2020

Contos Nórdicos
Um livro para viajar e se apaixonar.

Livros de contos são diferentes de livros de uma única história. Eles têm um ritmo lento e provocam uma sensação de ninar você. É como se ele te fizesse desacelerar e mergulhar na história.

Àqueles que tiverem interesse em ler livros assim, sugiro uma leitura que você faça com tempo e tranquilidade. Esses contos podem te transportar para um outro lugar.

Uma boa xícara de café (ou o que quiser) e uma boa leitura a todos.

Lara 26/10/2020

Sem duvidas uma edição muito linda
No geral é muito bom, bem tranquilo de ler, apesar de alguns contos serem repetitivos a gente entende que esse era o jeito de serem contados, tem pelo menos 1 ilustração pra cada conto, outros mais.
Sobre os contos populares
?A Leste do sol e oeste da lua? e ?Rei Valemon, o urso branco? são o mesmo conto, mas contado de jeitos diferentes e ?Peer Gynt? e ?O gato em Dovrefjell? também são os mesmos contos, mas contados em perspectivas diferentes o que eu achei que poderia ter dado espaço a uma nova história.
Os que mais que gostei foram ?A criança trocada? e ?poderoso Mikko? e o que menos gostei foi ?Kari capa dura? Por conta do final.

Sobre os contos raros, gostei de todos, principalmente de ?A flor da Islândia? e ?o Anel?.

Isabela | @sentencaliteraria 24/08/2020

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
📝 Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos | @editorawish

🧚🏻‍♀️ Nas montanhas gélidas dos países nórdicos, contadores de histórias fantasiaram aventuras envolvendo trolls, princesas e anéis encantados. Nessa curadoria exclusiva de 25 contos da Editora Wish, foram escolhidas tanto histórias tradicionais quanto as mais raras. Além disso temos mais de 40 ilustrações que permeiam esses contos e vieram diretamente de livros antigos, tornando essa uma edição de colecionador.

🧝🏽‍♀️ Dentre as histórias há versões nórdicas tanto da Cinderela (Kari Capa Dura) quanto de Aladdin (Lasse, meu vassalo), além narrativas tradicionais que focam no folclore das crianças trocadas por trolls e em viajantes corajosos que enfrentam criaturas estranhas.

➸ Não consigo comentar sobre todos os contos aqui, mas vou falar sobre meus favoritos. Primeiramente gostaria de dizer que essa edição se tornou uma das mais bonitas de toda a minha estante, e dá pra ver que foi feita com muito carinho. Eu amo contos de fadas, e para quem também ama vale a pena ler por elas!

➸ “A Noiva da Floresta” foi um dos contos populares que eu mais gostei. Vai contar sobre um pai que manda seus três filhos à floresta em busca de pretendentes, e lá eles devem cortar árvores e seguir na direção que elas caírem até encontrar noivas para si. O caçula no começo acha que foi azarado quando a sua aponta para a floresta, mas ao seguir seu caminho conhece uma ratinha que em pouco tempo se prova à altura de ser uma noiva. O final é a melhor parte, e sem dúvidas ensina como é importante amarmos alguém por seu interior.

➸ Já “Flor da Islândia” foi o que mais gostei dentre os contos raros. Nele conhecemos mais sobre as belezas da Islândia, um país famoso por suas paisagens gélidas. Vemos uma “flor” que lá se destaca: a bela Helga, uma jovem que deseja conhecer vários lugares do mundo e por isso se casa com o Rei das Fadas. É uma história bem fantasiosa e fala sobre sonhos e promessas.

❅ Os meus outros favoritos foram: Por que o Mar é Salgado; A Criança Trocada; Poderoso Mikko; Rei Valemon, o Urso Branco; Lasse, meu Vassalo!; A Saga do Alce Skutt e da Princesa Tuvstarr.

site: https://www.instagram.com/p/CEARgCzD9Y0/

Lay 22/09/2022

Muito rico
O homem de neve;
Meus contos favoritos:
A criança trocada;
A ratinha que era uma princesa;
A flor da Islandia;
Por que o mar é salgado

Sil | @silestalendo 18/06/2020

Já faz um tempo que venho tentando aprender um pouco mais da mitologia nórdica e quando surgiu uma oportunidade de leitura desse livro, não pensei duas vezes.

Apesar de se tratar de um livro com contos de fadas, acho que a experiência totalmente valeu a pena por poder encontrar histórias que eram contadas a muitos anos atrás, inclusive fazer uma comparação com o que nós crescemos ouvindo e vendo.

Essa coletânea conta com 25 contos, sendo 12 populares e 13 raros. De todos, o conto que mais gostei foi o da Princesa Tuvstarr, que apesar de ter um final bem triste, ganhou meu coração. Além desse, A Leste do Sol e Oeste da Lua também teve um destaque muito grande por ser uma história que eu já conhecia e amava. E, no geral, os outros foram quase todos muito bons, especialmente os raros.

Também não posso deixar de citar o quão encantada fiquei com essa edição primorosa da Editora Wish. A diagramação é linda e perfeita, as ilustrações incríveis e muito bem cuidadas, a tradução impecável e tudo feito com muito carinho! Esse foi um presente de aniversário que me dei no final do ano passado e que valeu cada centavo.

Mialle @mialleverso 29/01/2022

O livro é muito bonito. A diagramação é muito linda, as ilustrações são belíssimas, tudo muito bem organizado e muito bem feito mesmo. É claro que a editora teve um capricho enorme com essa coleção.

O livro terminou e eu não pensei que foi um desperdício o valor alto que paguei nele, então já foi melhor que algumas outras experiências que tive com outras obras da editora.

Os contos de fadas estão divididos entre populares e raros. A parte com os contos raros é mais interessante, mas como ficou no final, eu já estava exausta.

Na parte dos contos populares teve um tanto de repetição, alguns contos são outras versões da mesma história com mudanças muito pequenas então não vi motivo para estarem lá se são exatamente a mesma coisa.

Não sou grandes historiadora etc, então também não entendi o motivo pra ter tanta coisa cristã, não sei de que período os contos foram retirados exatamente, mas eu esperava algo mais ligado a princesas mágicas, mas isso é realmente uma opinião bem pessoal baseada nas vozes da minha cabeça.

Muito bonito, muito bacana, mas esperava um pouco mais já que todos falam que esse é o melhor dos três volumes publicados (e fico nervosa de ler os outros dois agora).

Ruan.Oliveira 07/05/2021

Vale a curiosidade, mas é um pouco cansativo
Diferente dos contos de fadas originais, aqui encontramos muitos contos que acabam se repetindo ou que se encerram sem muito significado, o que acaba tornando a leitura muito previsível e cansativa. Pra ser sincero, foram poucos os contos em que eu realmente senti gosto em ler e que se tornaram memoráveis.

O grande marco aqui é sobre conhecer mais da cultura nórdica em relação aos contos de fadas, nesse quesito, a leitura é super válida. Recomendo que leiam aos poucos, uns dois a três contos por dia para que o ritmo não se perca quando se depararem com os que são mais arrastados ou repetitivos, no geral, essa tática funcionou bem pra mim.

Maria14598 25/03/2020

Quando pensamos na "cultura nórdica", é impossível não lembrar de vikings, viagens épicas e muita bebida. Mas o que não costumamos lembrar são princesas, fadas e incontáveis belezas naturais dos países denominados como "Nórdicos", que são a Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Esse livro acabou, então, mostrando essa parte mais esquecida de uma cultura tão popular. Eu realmente esperava muitos contos sobre bravos heróis em terras distantes, mas o que encontrei também foram camponeses descobrindo magias e misterioso na própria terra. Cada conto tinha a essência de um povo antigo, muito apaixonado pela própria casa e muito rico em tradição e em mitos. Os melhores, na minha opinião foram "A Noiva da Floresta", "Poderoso Mikko" "Rei Valemon, o Urso Branco", "A Flor da Islândia" e "Pernacurta e os Trolls".

Bella 11/08/2021

Gostei
Assim como o outro volume dessa coleção, Contos de Fadas Em Suas Versões Originais, é um livro que demonstra o amor da editora em fazê-lo. Ele é bonito, o conteúdo dele é bom, as ilustrações são complementares e permitem uma experiência de leitura muito melhor, então é tudo muito incrível. Eu amei conhecer mais da cultura nórdica, os contos são muito interessantes e bem escolhidos, e nos levam a vivenciar uma cultura diferente, o que é muito especial. Particularmente, livros que contam histórias sobre outros países, culturas, são os meus favoritos, porque eu sempre aprendo bastante e me faz viajar sem sair do lugar. Lendo esse livro, tudo o que eu pensava era “como eu queria ser uma princesinha da Islândia”. Alguns textos também mostram e interligação entre as culturas, pois em um famoso conto chamado Kari Capa Dura vemos que é muito parecido com Cinderela, então talvez tenha sido usado como referência para essa história tão famosa no ocidente. Ou seja, o livro é perfeito e eu não tenho muitas reclamações, apenas em alguns momentos encontrei falhas na tradução, algumas palavras sem plural, por exemplo, mas nada que afetasse muito a leitura. Creio que eu posso afirmar que as minhas expectativas foram atendidas diante dessa obra e eu estou muito satisfeita.

sherloking 08/05/2021

É o seguinte:
Os contos são do século 19, numa época que a Escandinávia já tinha sido bastante influenciada pelo cristianismo e, consequentemente, tais contos também são. Pra mim, isso foi meio ruim, porque esperava algo mais mítico, ligado aos antigos deuses e tudo mais.
E não que não seja fantasioso, afinal, estamos falando de contos de FADAS, mas é perceptível a presença do pensamento cristão frente a criaturas mágicas.
Mas enfim, os contos são realmente bem diferentes do padrão Disney, com situações bem malucas MESMO hahaha, e achei interessante ter esse outro ponto de vista.

Camila 09/06/2020

Impecável
Todos que têm curiosidade de ler e conhecer mais da cultura nórdica, devem ler este livro. Ótima experiência e curadoria de contos. Meu preferido foi, com certeza, ?A flor da Islândia?.