Aventuras na História Nº 09 (Maio de 2004)

Aventuras na História Nº 09 (Maio de 2004) Editora Abril

Resenhas - Aventuras na História - nº 09

z..... 09/09/2018

Maio de 2004
A primeira capa de 'Aventuras na História' com um brasileiro. Bela escolha! O contexto era de 10 anos da morte do Senna. A reportagem apresenta biografia em termos gerais, mostrando principalmente sua determinação, com imagens históricas e estatísticas diversas na F1 (o aspecto que pareceu-me mais atrativo).
Vale o registro de uma frase do Senna, que sintetiza sua objetividade e é inspiradora: 'Eu corro para vencer. Só a vitória justifica os riscos de um esporte tão perigoso'. Olha! Foco em bons objetivos é ensino bíblico. Deixo a sugestão de leitura em 1 Coríntios 9:24 e Hebreus 12:1 e 2. Edifiquemos a vida nessa mensagem e ação.
Poderiam ter separado alguns de seus feitos memoráveis, que o tornaram lendário no automobilismo, contando com mais detalhes, quem sabe até com infográfico. Em um ou dois deles, essa valorização seria sensacional na reportagem.

'O Haiti é aqui' é a reportagem que mais gostei. Aborda a história do país, que há cerca de 200 anos estava entre as colônias mais ricas das Américas, ressaltando-se que fornecia acima de 70% do açúcar no mercado mundial. Mas a economia era assentada em grandes latifúndios com mão de obra escrava, que não soube se adaptar aos novos tempos de mudanças em ideais de liberdade e igualdade. O país foi citado como a primeira nação negra livre, fruto da única revolta de escravos que deu certo, seguindo-se desentendimentos e guerras diversas que arruinaram a nação, além de bloqueio encabeçado pelos EUA, no receio de que as insurgências inspirassem outras nações e abalassem seus interesses.
Acredito também numa questão espiritual nessa nação...

Opa! A seção 'Personagem' trouxe mais uma biografia em quadrinhos: Robert Falcon Scott. Em linhas gerais, o britânico liderou uma expedição para conquistar o Polo Sul no início do século 20. Alcançou o intento, mais cerca de um mês depois de outro expedicionário, norueguês, com sua equipe. Pior que a frustração de não ter sido pioneiro na conquista, foi a morte dele e de toda sua equipe, os que ainda sobreviviam, no regresso.

Nas diversas notas históricas, o que mais me instigou foi o infográfico com os túneis vietnamitas na Guerra do Vietnã.

A edição teve mudança na qualidade de impressão da revista. Ainda bem, pois o papel das anteriores era de menor qualidade (fotossensíveis demais, que nem extrato de caixa eletrônico) e tinha percebido que algumas páginas estavam ilegíveis ou muito amareladas na minha coleção. Na nova caracterização, estão inalteradas e vibrantes como se a revista tivesse sido comprada no presente.