Volta ao Lar

Volta ao Lar John Bradshaw

Resenhas - Volta ao Lar

Fargone 05/09/2020

Minha história perdida num livro
Não sei por onde começar a escrever, pois é como se o autor me conhecesse mesmo sendo de outro país. Chorei do início ao fim após ganhar a consciência da criança ferida que há em mim e como isso moldou toda minha vida em decorrência de disfunções familiares de minha criação, não há espaço suficiente pra relatar a dor, só leia e resgate a sua história também ou pelo menos pra compreender outros pessoas que ficaram perdidas no passado e hoje são pessoas que sofrem as mais diversas consequências. É um livro urgente para todos os pais e para os filhos já em idade adulta, chega das famílias perpetuarem crianças emocionalmente feridas, resgatá-las depois (por experiência própria) é dos desafios mais difíceis da minha vida, mas que preciso enfrentar pra viver.

Vinha 13/11/2021

Uma leitura transformadora
Demorei pra terminar esse livro, mas não porque ele seja ruim ou difícil de ler... Muito pelo contrário! Cada capítulo abría um mundo diferente dentro de mim e precisei de tempo pra digerir tudo com calma. A mente humana é fascinante, e a psicologia é uma ferramenta linda pra nos ajudar a entendê-la.
rafaelmirandash 11/02/2023minha estante
Tem interesse em vender esse livro?

Fabiana.Marino 11/02/2021

Maravilhoso!
Eu acredito que existem livros que você precisa estar preparada para ler eles. Esse é um exemplo disso. O título sempre me chamou a atenção e eu sempre quis comprar esse livro, mas nunca consegui nem físico nem digital. Quando certo dia estava navegando na internet e me deu aquele estalo de procurar novamente, e não é que encontrei uma versão pdf dele?
Esse livro me tocou demais e veio com certeza no momento certo para eu lê-lo.

Nara 24/07/2020

Uma volta ao lar. John Bradshaw nós guia através de perguntas, exercícios e meditações um reencontro com nossa criança. Por esse caminho nos leva a um resgate da nossa essência que ficou abafada por traumas e experiências ruins. Talvez você precise pausar nas leituras pra fazer as meditações e os exercícios. Vale a pena mergulho nesse encontro consigo.

Carla.Parreira 19/10/2023

Volta ao lar
...como resgatar e defender sua criança interior (John Bradshaw)
Melhores trechos: "...Durante o seminário, descrevo as exigências normais de dependência da infância. Se não forem satisfeitas, chegamos à idade adulta com uma criança interior muito ferida. Se fossem satisfeitas, não seríamos 'adultos crianças'... Você pode ser o progenitor cuidadoso que você nunca teve na infância. Quando você aprende a ser progenitor de si mesmo, não vai mais tentar completar o passado escolhendo outras pessoas como seus pais... Quando o ambiente familiar é de violência (química, emocional, física ou sexual), a criança passa a focalizar apenas o exterior. Com o tempo, ela perde a capacidade de gerar a autoestima que vem do seu interior. Sem uma vida interior saudável, a pessoa, exilada de si mesma, procura satisfação no exterior. Isto é a codependência, um sintoma da criança interior ferida. O comportamento codependente indica que as carências da infância não foram atendidas, e que a criança não sabe quem é... A criança impotente e ferida transforma-se no adulto agressor. Para compreender isso, precisamos saber que muitas formas de maus-tratos contra crianças fazem delas um agressor... Em alguns casos, os indivíduos foram 'mimados' pelos pais com indulgência e submissão exageradas, e aprenderam a se considerar superiores aos outros. Essas crianças mimadas acreditam que merecem um tratamento especial de todos e que não podem errar. Perdem toda a noção de responsabilidade, certas de que seus problemas são sempre culpa de outras pessoas... Precisamos saber que somos importantes, que cada parte de nós é digna de ser amada e aceita. Precisamos também saber que os que tomam conta de nós nos amam e que podemos confiar neles. Essas são as carências narcísicas saudáveis de toda criança. Se somos privados delas, nossa noção de EU SOU é prejudicada. criança interior privada dessa necessidade narcísica contamina o adulto com uma sede insaciável de amor, atenção e afeição. As exigências da criança manifestam-se como sabotagem aos relacionamentos dos adultos, porque, por mais que sejam amados, nunca estão satisfeitos. O adulto criança, privado desse narcisismo, não pode ter suas carências atendidas porque, na verdade, são carências de uma criança. E as crianças precisam dos pais o tempo todo. São carentes por natureza, não por escolha. As carências da criança são de dependência, isto é, carências que dependem de outra pessoa para serem atendidas. Só a lamentação da perda realiza a cura. Enquanto isso não for feito, a criança insaciável procura vorazmente o amor e a estima que não teve na infância. As carências dos adultos crianças, privados das suas necessidades narcísicas, tomam várias formas:
1. São desapontados em um relacionamento depois de outro.
2. Estão sempre procurando o amante perfeito que vai satisfazer todas as suas carências.
3. Tornam-se viciados. (Os vícios são a tentativa de preencher um vazio psíquico. Os exemplos principais são o vício do sexo e do amor.)
4. Procuram a autoestima nas coisas materiais e no dinheiro.
5. Tornam-se atores ou atletas porque precisam da adulação e da admiração constante de uma audiência.
6. Usam os próprios filhos para satisfazer suas necessidades narcísicas. (Na sua fantasia, jamais serão abandonados pelos filhos e serão sempre respeitados e admirados por eles.) Tentam obter dos filhos o amor e a admiração especial que não tiveram dos próprios pais...
Quando não podem confiar nas pessoas responsáveis por elas, as crianças desenvolvem um profundo sentimento de desconfiança. O mundo parece um lugar perigoso, hostil e imprevisível. Dessa maneira, precisam estar constantemente em guarda e no controle... Se podemos confiar no mundo, podemos aprender a confiar em nós mesmos. Confiar em si mesmo significa confiar nos próprios poderes, percepções, interpretações, sentimentos e desejos... Quando não podemos lamentar, não terminamos com o passado. Toda a energia emocional relativa à nossa tristeza ou trauma se congela. Não resolvida e não expressa, essa energia continuamente procura se resolver. Uma vez que não pode ser expressa num lamento normal e saudável, expressa-se por meio do comportamento anormal. Isso se chama 'repetição externa'...
Essa repetição é um dos meios mais devastadores da sabotagem praticada pela criança interior em nossas vidas... Nós nos punimos como nos puniam na infância... Para a criança é natural pensar magicamente. Mas se a criança é magoada por falta de atendimento das suas exigências de dependência, ela jamais cresce. Será um adulto ainda contaminado pelo pensamento mágico de uma criança. Crenças mágicas contaminadoras são: 1. Se eu tiver dinheiro, estarei bem. 2. Se meu amado/a me abandonar, morrerei ou nunca mais farei nada na vida. 3. Um pedaço de papel (um diploma) me fará inteligente. 4. Se eu 'tentar arduamente', o mundo me recompensará. 5. 'Esperar' terá resultados maravilhosos... Para as mulheres, a mágica consiste em esperar pelo homem certo. Para os homens, consiste na procura incansável da mulher certa. Evidentemente, os contos de fadas operam em um nível simbólico e mítico... Porém, quando a criança interior é ferida, ela continua a interpretar literalmente os contos de fadas. Como adultos crianças, esperamos magicamente e/ou procuramos o final perfeito, onde viveremos felizes para sempre... Muitos adultos crianças movem-se constantemente entre o medo do abandono e o medo de serem completamente dominados. Alguns isolam-se, temendo serem absorvidos por outras pessoas. Outros, recusam terminar relacionamentos destrutivos, temendo o abandono. A maioria deles flutua entre os dois extremos...
Muitos casais codependentes praticam o sexo intensamente objetivado e viciado. É o único modo que a criança que vive no adulto conhece para se manter próxima de outra pessoa... A criança superdisciplinada é rígida, obsessiva, exageradamente controlada e obediente, gosta de agradar os outros e é dominada pelo sentimento de culpa e de vergonha. Entretanto, o comportamento da maioria dos adultos que possui uma criança ferida oscila entre a indisciplina e a superdisciplina... No âmago da maioria dos vícios, independente dos fatores genéticos, está sempre a criança ferida, em estado de carência constante e de insaciável privação... As crianças pensam em função do absoluto. Essa característica do pensamento infantil manifesta-se numa polaridade de 'tudo ou nada'... As crianças precisam de modelos saudáveis para aprender a separar o pensamento das emoções ? para pensar sobre os sentimentos e sentir sobre o pensamento... A depressão é causada pelo fato da criança ter de adaptar um eu falso, abandonando seu verdadeiro eu. Esse abandono do verdadeiro eu cria um espaço interior vazio. Chamo a isso de fenômeno do 'buraco na alma'... Crianças que ouvem que é vergonhoso chorar são profundamente prejudicadas no seu desenvolvimento. Na maioria das famílias, o choro das crianças desperta a tristeza não resolvida da criança ferida que existe nos pais. A seu choro reprimido. Através dos tempos, os pais têm sistematicamente reprimido o choro dos seus filhos, certos de que isso contribuirá para fortalecer o espírito da criança. Esse conceito é falso... Embora a criança seja imatura, ela possui um senso orgânico de unidade, de EU SOU. Em outras palavras, sente-se ligada e unificada dentro de si mesma. O sentimento de integração unificada e completa é o verdadeiro significado da perfeição e, nesse sentido, toda criança é perfeita... A falta do amor incondicional é para a criança a mais profunda privação... A frustração do desejo da criança de ser amada como uma pessoa e ter seu amor aceito é um dos maiores traumas que ela pode sofrer... No caso de abuso sexual, a criança é usada, para satisfazer o prazer sexual de um adulto. Com isso, ela aprende que o único meio de ser importante é fazer sexo com um adulto. A consequência dessa violentação é que a criança cresce pensando que precisa ser perfeita no desempenho sexual ou ser sexualmente atraente para merecer o amor verdadeiro de alguém... Tradicionalmente, sempre que um filho ou uma. filha é mais importante para o pai ou para a mãe do que o esposo ou a esposa, existe o potencial para abuso sexual emocional. Isso constitui abuso porque o pai ou a mãe está usando o filho ou a filha para suprir suas próprias necessidades. Esse comportamento inverte a ordem da natureza. Os pais devem dar aos filhos tempo, atenção e orientação, não usá-los para satisfazer as próprias carências. Uso é abuso... Uma pessoa violentada sexualmente sente que não pode ser amada do modo que ela é e sua reação pode ser a de rejeitar completamente o sexo ou tornarse supersexuada para sentir que é digna de ser notada e amada... As crianças que assistem à violência são vítimas da violência...
Todas as famílias que funcionam baseadas na vergonha usam o perfeccionismo, o controle e a culpa como instrumentos manipuladores... No caso da culpa, fizemos alguma coisa errada, mas podemos reparar o erro ? é possível fazer alguma coisa a respeito. No caso da vergonha tóxica, há algo de errado com você e não pode fazer nada para corrigir, você é inadequado e defeituoso. Esse sentimento de vergonha tóxica é o centro principal da criança ferida... O trabalho com a dor original consiste em reexperimentar esses traumas e em expressar as emoções reprimidas. Uma vez realizado isso, a pessoa não precisa mais repetir nos outros nem em si mesma as emoções reprimidas... Quanto mais cedo as emoções forem inibidas, mais profundo é o dano causado... O importante é sentir os sentimentos. Você não pode curar o que não pode sentir! Quando você experimenta o antigo sentimento e fica ao lado da sua criança interior, o trabalho de cura ocorre naturalmente. É importante manter-se em segurança enquanto realiza esse trabalho... Muitos adultos crianças aprenderam a ser importantes transformando-se em responsáveis por outras pessoas. Desse modo são viciados em 'consertar as coisas' e em ajudar... Quando as pessoas têm uma crise emocional estão prisioneiras de um estado de espírito interior. Estão revivendo os antigos sentimentos acumulados em um reservatório e são apanhadas pela energia do passado. Precisamos ajudá-las a voltar para o presente. As perguntas as ajudarão a voltar ao aqui e agora... O adulto criança procura para casar uma projeção dos próprios pais ? alguém que tenha os aspectos positivos e negativos dos seus pais e que complemente os papéis do seu sistema familiar... Nas famílias disfuncionais, ninguém chega a saber quem é. Todos são postos a serviço das necessidades do sistema. A consequência mais comum dessa disfunção é a fixação rígida dos papéis representados por cada membro da família. Como no script de uma peça, esses papéis determinam o comportamento de cada pessoa e o que ela pode ou não pode sentir... Nas famílias disfuncionais a criança não pode desenvolver uma consciência saudável nem uma noção saudável de culpa. A falta de individualidade a proíbe de sentir que tem direito a uma vida própria e desenvolve o sentimento de culpa, tóxica. A culpa tóxica é um meio de ter o poder numa situação de impotência. Ela nos diz que somos responsáveis pelos sentimentos e comportamentos de outras pessoas, pode até mesmo dizer que nosso comportamento faz outra pessoa ficar doente... As escolas recompensam o conformismo e a memorização, em vez de recompensar a criatividade e a característica de ser único... Em alguns casos, os próprios colegas de classe são os agressores. A criança em idade escolar pode ser muito cruel... É importante compreender que o substituto do cônjuge e os papéis de pais dos pais não se limitam ao sexo oposto. A menina pode ser A Substituta do Marido para a Mamãe, o menino pode ser o Substituto da Esposa para o Papai. Em todos os casos, a criança está tomando conta dos pais. Isto é uma inversão da ordem natural das coisas... Lembranças associadas ocorrem quando estamos realmente experimentando a antiga lembrança. As dissociadas ocorrem quando estamos observando as antigas lembranças. Na experiência associada interior a intensidade da sensação é geralmente muito maior...
Note que eu não imagino a resposta do meu pai. Quando refazemos uma cena como essa, devemos nos concentrar no nosso comportamento e no nosso estado de espírito. Não se pode mudar outra pessoa. A criança interior ferida quer que seus pais verdadeiros a amem incondicionalmente. Para ela, a coisa lógica é encontrar adultos que tenham os traços positivos e os traços negativos dos pais que a abandonaram. É claro que isso leva a um grande desapontamento. A criança projeta no adulto escolhido por ela um apreço quase divino que não pode ser correspondido. Como um ser humano limitado, o substituto adulto não pode corresponder às expectativas da fantasia da criança, e ela se sente, então, desapontada e abandonada. Sua criança ferida precisa saber que a infância acabou e que você jamais pode voltar a ter realmente novos pais. Você tem de lamentar a perda da sua infância verdadeira e dos seus pais verdadeiros. Sua criança interior tem de saber que você, como adulto, pode fazer as vezes dos pais que ela perdeu. Entretanto, o adulto em você pode encontrar pessoas para alimentar e estimular seu crescimento... Diga constantemente à sua criança interior que ela não tem certas aptidões porque ninguém as ensinou. Com você como seu defensor, ela pode aprendê-las agora...
A boa disciplina implica regras que permitem à pessoa ser quem ela é. Essas regras enriquecem nosso ser e protegem o nosso EU SOU. Aqui está um conjunto de regras construtivas para ensinar à sua criança maravilhosa interior.
1. É certo sentir o que você sente. Sentimentos não são certos nem errados. Apenas são. Ninguém pode dizer o que você deve sentir. É bom e necessário falar sobre os próprios sentimentos.
2. É certo querer o que você quer. Não existe nada que você deva querer ou não querer. Se você está em contato com sua energia vital, certamente quer se expandir e crescer. É certo e é necessário atender a suas necessidades. É bom pedir o que você quer.
3. É certo ver e ouvir o que você vê e ouve. Tudo que você viu e ouviu é o que você vê e ouve.
4. É certo e necessário divertir-se e brincar. É certo gostar de brincadeiras sexuais.
5. É essencial dizer a verdade sempre. Isso reduzirá as dores da vida. A mentira distorce a realidade. Todas as formas de distorção do pensamento devem ser corrigidas.
6. É importante conhecer os seus limites e adiar a gratificação, às vezes. Isso reduzirá as dores da vida. 7. É essencial desenvolver uma noção equilibrada de responsabilidade. Isso significa aceitar as consequências dos seus atos e recusar a responsabilidade pelos atos dos outros.
8. É certo cometer erros. Os erros são nossos professores ? nos ajudam a aprender.
9. Os sentimentos, necessidades e desejos das outras pessoas devem ser respeitados. Violar as outras pessoas leva à culpa e a aceitar as consequências.
10. É certo ter problemas. Eles precisam ser resolvidos. É certo ter conflitos. Precisam ser resolvidos..."

Sandrow 23/02/2024

Instrutivo e prático
Leitura fácil, em certos momentos se estende de mais na teoria. Mas, é um bom livro. Explica várias fases da infância com os bloqueios e traumas que podem gerar nestas fases. E oferece vários exercícios práticos para se libertar destes bloqueios. Vale a leitura e releitura deste livro.

Tiago372 11/02/2023

Voltando ao nosso reino
Simplesmente fantástico a forma que somos conduzidos para nossas memórias .
Reflexões sobre atitudes do presente que poderiam serem resolvidas lá atrás com um pouco mais de atenção.
rafaelmirandash 11/02/2023minha estante
Amigo, tem interesse em vender esse livro?