História da vida privada no Brasil (Vol. 1)

História da vida privada no Brasil (Vol. 1) Laura de Mello e Souza (Org.)...

Resenhas -

Giulia299 19/10/2021

Livro muito didático e interessante
Absolutamente amei! Didático, bem pesquisado e surpreendente são adjetivos pequenos, pude entender - mesmo que mais um pouco - a lógica de pensamento das pessoas que viviam no Brasil entre 1500-1808.
Único problema - que não é culpa dos incríveis pesquisadores - é de não termos tanto conhecimento do ponto de vista das pessoas escravizadas e indígenas.

Gustavo.Henrique 31/01/2023

História da vida privada no Brasil Vol I tenta transpor para pindorama, o que historiadores europeus tentaram fazer na sua historiografia,e refiro aqui a famosa coletânea organizada por Veyne e Duby e, não falharam. Claro que transportar uma história da vida privada para os trópicos necessariamente passaria por uma remodelagem, a forma como dividiram os aspectos do cotidiano, vida privada/pública, demonstra uns esforço lúcido de uma tarefa que não era fácil, mas conseguiram. Ficamos sabendo sobre pequenos rituais para aprisionar a pessoa amada, passando pelos hábitos de comer, dormir, abrigar, viajar, pela reserva religiosa e pela extrapolação de ideais revolucionários. As pesquisas mostram assim um brasil brasileiro, a constituição de nos enquanto povo, um estudo indispensável e uma leitura obrigatória.

Áquila 10/01/2022

Clássico reeditado
A coleção é central nos estudos de história do Brasil, e é muito bom ter nessa versão de bolso, que deixa mais acessível.