Epifanias

Epifanias James Joyce

Resenhas -

Lau 04/01/2022

São quarenta relatos curtos que o Joyce chama de epifanias, é um livro cuidadoso e reflexivo. As epifanias nada mais são que manifestações aleatórias ou pontuais da alma e do pensamento do autor.

fev 02/02/2022

Edição para estudiosos de Joyce
Esse é um livro que não funciona sem fortuna crítica e notas. Ele não é totalmente incompreensível, mas é constituído por pequenos textos sem contextos determinantes que dificultam a interpretação. Esses pequenos trechos foram denominados ?epifanias? e acabaram gerando, e ainda geram, debates relevantes por estudiosos das obras de Joyce. Para além disso, fica claro que as epifanias, de alguma forma, estão inseridas e refletidas em outras obras do autor. Mas só é possível chegar a esse entendimento lendo os textos de apoio. É justamente por isso que o aparato crítico possui importância significativa aqui.

Por sinal, esse volume de Epifanias é bilíngue e é recheado com belas fotografias. Foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e apesar de ter achado interessante e intrigante, acredito que a obra será melhor aproveitada por pessoas que estudam James Joyce ou que possuem interesse em conhecer mais sobre sua escrita e processo criativo.

Thassia.Camille 31/05/2020

Confesso que me perdi um pouco na leitura. O posfácio me ajudou a entender toda a temática do livro, mas acho que deveria estar na introdução. Teria aproveitado melhor o livro em si.

Sabrina 07/10/2020

Esse livro da @autenticaeditora e? uma edic?a?o bili?ngue, o que foi essencial pra na?o perder a caracteri?stica do ritmo e som da li?ngua inglesa em Joyce, ele possui 40 epifanias e a relac?a?o das notas e pontuac?o?es acercas delas fica apenas ao final, indico ao leitor que se deixe levar mesmo pelo mal entendido, a na?o compreensa?o, aquilo que na?o e? logo de ini?cio dado, porque assim e? possi?vel um mergulho ao processo de Joyce com a escrita, com o olhar a um fato cotidiano colocando-o nesse outro lugar passi?vel de vir fazer parte da sua ficc?a?o.

As epifanias podem conter certos temas de determinado momento da vida do escritor, como as que o seu irma?o indica terem sidos escritas apo?s ou durante a doenc?a da ma?e e morte de um outro irma?o. No entanto, e? fundamental dizer que as epifanias na?o sa?o escritos ou memo?rias autobiogra?ficas. Joyce inclusive utiliza algumas delas em seus textos a posteriori, coloca o tema da morte, da sexualidade, do inferno, etc, como questa?o ou parte desse mergulho profundo a partir de um fragmento do cotidiano, de um momento tido como simples ou corriqueiro.

As epifanias esta?o presentes em diversos textos do Joyce, talvez Finnegans Wake seja o mais conhecido, pelo pro?prio processo de um texto na?o finalizado e que segue ?uma lo?gica outra? na sua construc?a?o ao longo dos dezessete anos de escrita. Em Ulysses elas tambe?m se apresentam por diversas vezes durante a jornada e em Stephen Hero onde inclusive a definic?a?o acerca do conceito se faz presente no texto. No entanto, na?o e? um conceito simples e muito menos como parte do texto joyceano. O texto complementar da Ilaria Natali nesse livro e? muito bem referenciado para quem se interessa me navegar mais nos escritos joyceanos.

Instagram @de_literatura

Carlos Henrique 30/06/2021

Um primeiro contato
Aproveitando o catalogo de um certo site e de um certo serviço de assinatura encontrei esse livro curto de James Joyce disponivel. Já havia visto algumas recomendações e análises falando da importância do autor então resolvi ler este para ter um primeiro contato. O livro é basicamente uma coletânea de momentos e impressões do autor no seu cotidiano, o que apesar de desconexos devido a certa ausência de contexto, já demonstram claramente a qualidade da escrita de James Joyce. E enriquecendo ainda mais a leitura, o livro traz um pósfacio com textos explicando o contexto e importância das epifanias. Saber que o autor utilizou estes exercicios de escrita posteriormente em sua obra aumenta ainda mais a curiosidade para ler seus livros de maior fôlego.

Maryelen 24/11/2021

Epifanias
O livro narra uma série de acontecimentos, geralmente curtos ao qual o autor chamou de epifanias. Em certo ponto a leitura se torna um pouco menos fluída, mas ainda ainda se trata de uma obra interessante, reflexiva.

Vivian Nakashima 03/01/2022

Sou uma amante de epifanias, totalmente suspeita pra falar de algo tão escapista quanto. Mas senti falta de uma maior profundidade nas epifanias nesse livro em especial. É como estar lendo a um caderno de anotações com requinte imenso de palavras, mas sem muito a dizer, algo tão íntimo e pessoal para o autor que sem uma explicação, se limita às entrelinhas.

As notas finais são bem esclarecedoras quanto ao sentido dessas epifanias, mesmo assim, a sensação foi a de estar lendo um caderno de anotações. Não é ruim, mas com certeza não é a melhor das leituras.

Nazrat 28/12/2023

Fragmentos
Gostei da experiência de ler tais "epifanias". Parece algo fragmentado, mas assim com uma consistência na escrita... Depois de ver o possível sentido dos escritos no posfácio ainda paira a dúvida sobre tudo o que foi juntado aqui e parece que é bom que seja assim.