There Will Come a Darkness

There Will Come a Darkness Katy Rose Pool

Resenhas - There Will Come a Darkness

Bruna.Schleder 02/10/2020

Eu estava pronta pra falar mal do livro, mas gostei do final.

Acho que se ele fosse uma fantasia adulta a história seria muito melhor explorada, já que ele tem bastante coisas previsíveis e ele sempre fala que o mundo é ruim e as pessoas são ruins, mas ele não mostra isso acontecendo.

Achei os capítulos curtos e corridos, uma reorganização deles seria bom também.

Por causa dos capítulos curtos não me apeguei aos personagens, até o final e nem foram todos eles.

isabella 27/05/2020

Uma mistura, original, de outras fantasias
Uma estória tecida a partir do ponto de vista de cinco personagens, There Will Come a Darkness é um livro de fantasia, situado em um mundo com profetas, poderes, e problemas.

A humanidade, nesse universo, de inspiração greco-romana, é guiada pelos ideais dos Sete Profetas, entidades religiosas que, após deixarem uma profecia final, desaparecem. O legado deixado foram versos previsores do nascimento de um Último Profeta, que impediria, ou levaria, à ruína do mundo. Junto a essa ameaça, existe, ainda, uma aos dotados de poderes, que passam a ser perseguidos por um líder messiânico e seus seguidores, sob a justificativa de que aqueles com a Graça (habilidades sobrenaturais) são seres corruptos. Nesse cenário tenso, a vida de cinco personagens, completamente diferentes, são interconectadas, tornando-os protagonistas no que poderá ser a destruição da humanidade.
Esses personagens, de uma assassina à um princípe, não apenas narram os acontecimentos a partir de suas próprias vivências, como também cruzam caminhos de maneiras inusitadas. Eles são figuras curiosas, quase tipificadas, com passados conturbados e moralmente questionáveis. Como são muitos (e muito diferentes), os personagens acabam, em minha opinião, não adquirindo maior profundidade. Isso dificultou o meu envolvimento na leitura, pois eles pareciam, às vezes, um punhado de características, sem uma personalidade que as ligasse. Porém, uma das qualidades desse exemplar é a representatividade (bem sutil, mas existente), com seus personagens negros, árabes, e da comunidade LGBTQ+. Além disso, Jude e Anton, o protetor do profeta e um jogador de azar, se destacaram na obra ao meu olhar, pois denotaram maior profundidade, em suas motivações e sentimentos.
Quanto à narrativa, ela é detalhada, e é notável a criatividade da autora, que cria um cenário bem diferente dos demais livros de fantasia Young Adult. Em certas ocasiões, no entanto, o detalhamento deixou a leitura densa. Muitas informações, como os nomes difíceis e diferenças entre os narradores, especialmente no começo, eram introduzidas rapidamente, sem que houvesse muito espaço para digeri-las. Contudo, se ultrapassado esse empecilho, a história se mostra interessante, sendo dinâmica e única.
À todos que são apaixonados por fantasia e mundos que diferem completamente do nosso, recomendo There Will Come a Darkness. Pessoalmente, não foi minha obra de fantasia preferida, mas a sua originalidade me cativou até o fim. Se você gosta de contos detalhados e de passada rápida, com muitos acontecimentos e uma pitada de ação, você será imerso nessa leitura.

duartesamanda 17/05/2022

Comprei esse livro em 2020 numa promoção da amazon e não sabia muito bem sobre o que era, mas dei um voto de confiança. Demorei bastante para terminar a leitura porque ele me enganou na dimensão da história que iria retratar.

A história vai focar em 5 pessoas e seus papéis no futuro nefasto que se aproxima do mundo e nenhuma delas tem noção de como mudar isso. Todo o livro é contado pelo ponto de vista desses 5 personagens que em algum momento acabam se encontrando ou desencontrando.

Eu gostei bastante do livro, toda a criação de mundo e magia que a autora criou é realmente acreditável, mas terminei a leitura com a sensação de que faltava alguma coisa, talvez um pouco mais de desenvolvimento dos personagens e da história em si que desde antes de chegar na metade do livro você já entende tudo que vai acontecer.

Deixa um final aberto para a continuação mas não ao ponto de realmente me deixar ansiosa para continuar a leitura da trilogia.

Clara / Adhara 05/10/2020

4/5

Cinco personagens de backgrounds diferentes e uma profecia... There Will Come a Darkness parece ser mais do mesmo que encontramos nas fantasias YA por aí mas me surpreendi com o desenrolar da história.

A maioria dos plot twists é previsível e nem todos os personagens me cativaram mas ainda assim, me diverti bastante durante a leitura. Anton e Beru conquistaram meu coração, Ephyra e Jude são interessantes mas Hassan... Socorro, que garoto insuportável. O enredo mais focado nele foi basicamente o motivo de eu tirar uma estrela da classificação. Simplesmente não engoli ele mas espero que isso mude ao longo da série.

Yasmin675 15/01/2021

Interessante.
Esse livro me surpreendeu.
Confesso que os blurbs não me ajudaram muito, eu sou fã de Six Of Crows e assim que vi que era recomendado para fãs de Leigh Bardugo o meu cérebro começou a fazer associações indesejadas em relação aos personagens e algumas tramas do livro. Felizmente, isso não foi o suficiente para me desanimar e continuei com a leitura.

De fato, o livro pode não ter a proposta mais original do universo, tenho certeza que você já deve ter lido isso antes... cinco jovens, uma profecia, era da escuridão, blá blá blá. Acredito que é aí que entra a individualidade da coisa, Katy Rose Pool pega essa ideia e a leva para um outro nível. Gostei do worldbuilding, a autora trás um sistema religioso bastante consistente e que guia todos os caminhos da narrativa de modo que os destinos dos personagens (indo além da profecia) também são influenciados por crenças e religiões dos seus lugares de origem.

Os personagens são... complicados. Apesar de terem sua individualidade, meu cérebro conectou alguns deles com os personagens de Six Of Crows e talvez por isso eles não tenham brilhado tanto para mim. Porém, devo fazer uma menção de honra ao guardião Jude e ao apostador Anton, que não somente me cativaram individualmente como me cativaram nos momentos em que estavam juntos. Eles tem uma dinâmica MUITO boa, imagino que a autora esteja caminhando para uma inclinação romântica entre os dois e confesso que estou curiosa para ver isso acontecendo.

A trama é um tanto previsível. Fiz a leitura com um amigo e durante as discussões, já conseguimos descobrir bastante sobre o plot e algumas revelações que deveriam ser bombásticas em 40% do livro. Mas não faz mal, acho que no geral é uma narrativa consistente e que mesmo com algumas conveniências (que já eram esperadas) There Will Come a Darkness é um livro divertido e que merece uma chance. O final é intrigante e pretendo ler as sequências.

pullenda 23/02/2022

sem expectativas esse livro foi uma ótima surpresa
Tinha lido algumas resenhas negativas dizendo que faltava profundidade nos personagens, mas honestamente adorei conhecer todos. Cada um dos protagonistas tem suas próprias questões, inseguranças e propósitos e achei que tudo funcionou muito bem. Se eu puder reclamar de alguma coisa seria que eu esperava que as interações e os diálogos entre eles fossem um pouco mais dinâmicos, que com exceção de alguns pares, não tem tanto brilho e fica um pouco engessado.
O plot é muito interessante, misturando religião e política, e apesar de não ser super complexo me prendeu do começo ao fim.
De comentário final eu preciso deixar um beijo pro Anton, meu personagem preferido e que precisa ser protegido a todos os custos.