Sementes no Gelo

Sementes no Gelo André Vianco

Resenhas - Sementes no Gelo

Jorge 13/09/2013

Quando os fantasmas andam por ai
Sementes no gelo
Começo dizendo que não conhecia a literatura de André Vianco, muitos me indicaram começar a ler pelo “Senhor da chuva”, “Os sete”, “O sétimo”, mas confesso que a idéia de ler um autor nacional que escrevia sobre vampiros não me atraia muito. Eis que me surgiu indicado por um amigo (Rafael Pereira) o livro Sementes no gelo, um romance de detetive, cuja a época eu dava seguimento a um romance do mesmo gênero (ainda em andamento), recomendou pelo fato da temática, mas novamente eu com a mente fechada para autores nacionais o releguei.

Bom vamos falar da trama agora, a historia começa de maneira bem interessante, um pedofilo, estuprador e assassino está preso em uma delegacia da cidade de Osasco, quando em uma noite três crianças entram no local e o policial de plantão pensa ter cometido uma serie de deslizes permitindo que elas adentrassem o ambiente carcerário, decidido a não deixar os pequeninos vagando pela delegacia ele começa uma espécie de perseguição a elas que acaba na cela do pedófilo, que ao ser aberta depois de consecutivas batidas contra a porta de aço reforçado e gritos do criminoso revelam uma cena assustadora com o homem morto e nenhuma criança.

A seguir somos apresentados ao protagonista da história, Tânio Esperança, detetive particular, um sujeito peculiar, preocupado com o aluguel atrasado e por acaso ou destino reencontra uma velha colega por meio de sua profissão, ela tem um serviço para ele, mas não se tratava de uma investigação do ex-marido ou de um namorado, o caso envolvia um fantasma, algo que o detetive já encarou como sendo improvável e após algum tempo investigando ele se provou errado.

Com uma escrita fluida, objetiva e sem ser rebuscada o autor nos conduz a incidentes que se ligam e formam uma conexão. Sem reviravoltas mirabolantes, o escritor faz uso de um cenário bem urbano e conciso, não sou de Osasco, mas imagino bem as ruas e casas por onde o detetive passou para investigar seu caso. Ele ainda usa muitas referencias corriqueiras a nossa cultura, mesmo que a sua versão, como o Jornal Nacional o que dá um ar mais comum a trama e os personagens.

Concluindo, gostei bastante do livro, uma boa dica de leitura rápida, pra quem tem pouco tempo nessa correria do dia-a-dia.
@@@

SpheraGeek 06/09/2013

Frio... Muito frioooooo!!!!
Iremos falar agora do 3º livro que leio do Autor André Vianco, o 5º livro de sua coletânea lançada em 2002: “Sementes no Gelo”.

Agora sim pude acreditar que o André Vianco é um doa “Caras” em relação a suspense e o terror nacional.

Livro coerente e que segue um caminho onde todas as pontas estão relacionadas. O fator surpresa/mistério está presente em todo o livro e o fim, sim! É merecedor ao seu conteúdo.

O ponto de vista colocado no livro não vem só do Tânio, o agente principal do livro, e sim das vítimas e as vezes das crianças mostrando como é bem detalhado esse livro.

Não é o melhor livro da minha vida contudo é uma leitura é rápida e gostosa, principalmente para uma noite chuvosa e temerosa!

Tai 23/08/2013

Ao invés do útero... O gelo.
Bom, Sementes no Gelo (como o nome, a capa e o microtexto de introdução muito sugestivos já dizem) fala sobre bebês que nunca nasceram, que estão congelados em clínicas de fertilização artificial. Como eles ficam lá, congelados, os espíritos ficam impedidos de reencarnar e continuar seu ciclo natural e blá blá blá (coloquei “blá blá blá pra não estragar toda a explicação que o livro dá =B)

O livro é narrado em terceira pessoa, e nos dá relances dos sentimentos e pensamentos de (quase) todos os personagens (o que é legal), mas o principal (eu acho, já que é o que aparece muito) é o detetive Tânio Esperança. O que vira o inimigo número um dos fantasmas! (a capa já disse, eu só acrescentei o nome)

Sobre a estória em si não sei mais o que dizer porque se não vou contar tudo o que vocês ainda não sabem xD Então, indo para um aspecto mais geral do André Vianco que eu não poderia deixar de comentar: a ligação que ele faz entre as estórias!

“- Tânio, a gente já viu muita coisa nessa vida, não é mesmo? E nesta cidade aqui não falta acontecer mais nada. Neve caindo do nada, gente que vê vampiros. Osasco sempre foi recheada de histórias sem pé nem cabeça, mas vou te dizer, isso aqui tá me cheirando que entraremos na pior delas, camarada.”

(Leia a resenha inteira no link abaixo)

site: http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-sementes-no-gelo.html

Eduardo 31/07/2013

Médio
O livro começou bem, com muita ação e mistério. Mas no final deixa a desejar, parece que o autor "corre" para terminar, num desfecho meio sem pé nem cabeça.

Só Sobre Livros 24/05/2013

André Vianco e o sobrenatural
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/06/andre-vianco-e-o-sobrenatural-carla.html

Angel's Roses 02/05/2013

Shooooooooooooooooooow
Meu primeiro livro do Vianco

Eu fique tão feliz por ter comprado dois livros desse incrível escritor sem ao menos perceber, esse rapaz provou que o Brasil e o seu jeito brasileiro de ser também pode existir nos livros de ficção.

Não há nada que me assusta mais do que esses contos que envolvem crianças, é estranho mas elas me assustam a beça, talvez por serem tão frágeis e ao mesmo tempo rápidas e misteriosas. Nas primeiras dez páginas eu estava morrendo de medo pois tinha decidido ler um pouco antes de ir dormir e o que realmente me salvou foi o jeito-engraçado-e-louco que o autor coloca em suas palavras, sem mencionar os sotaques que você até faz careta e biquinho quando começa a lê-los hahahahah. Esse kit me fez relaxar e dormir tranquila

O que me impressionou muito no livro foi os detalhes que ele colocou, eu digo isso porque muitas pessoas adoram incluir coisas da França, USA, Egito e na-na-na em seus livros só para vender mais ou para dizer que é algo sério. Entretanto, ele soube fazer a diferença.

é um livro maravilhoso e apesar da história ter sido um pouco curta, eu achei legal, objetiva e completa. Eu gostei dele do começo ao fim e não posso esperar para ler o livro "Os Sete", sim, o outro livro que veio junto para a "minha alegria", mas não pretendo lê-lo agora porque não funciona e perde até o brilho quando você ler dois livros seguidos da mesma pessoa.

Para aqueles que ama nossa literatura nacional, você deveria ter pelo menos um dos livros dele na sua prateleira (ou a coleção toda, se quiser rs). Eu espero ler e gostar muito dos próximos livros que pretendo comprar agradeço desde já por termos um maravilhoso escritor.

Clisthenes Pimentel 07/03/2013

Incrível
Incrível a facilidade que André Vianco tem de contar o sobrenatural e o fantástico sendo de um pais como o nosso onde essa literatura é pouco ou mal apreciada. Ainda mais difícil é ambienta-la nas ruas brasileiras mas o autor consegue isso com perfeição!

Heder Duarte 02/03/2013

É bom, mas poderia ser bem melhor.
André Vianco mostrou-se criativo ao reunir elementos como fertilização "in vitro" e fantasmas numa trama policial onde vários criminosos são atacados por crianças fantasmas. A narrativa é simples e fluída, bem fácil de ler com descrições simples prezando pela objetividade. O livro tem uma certa dose de humor negro através do protagonista Tânio Esperança que é o detetive no qual o livro se foca e ele até que cativa a história apesar de estar longe de ser um personagem de grande impacto literário.

A cada capítulo o autor estimula a curiosidade e prende o leitor, mas seria muito melhor se os personagens ficassem ainda mais cativantes e a narrativa fosse mais sedutora esse livro, mas essa é minha opinião e a escrita do André Vianco é boa mesmo e faz parte do estilo dele, talvez eu só precise me acostumar com isso.

A velocidade nesse livro é uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo que prende o leitor numa redoma de mistério ela poupa detalhes e deixa de cativar ainda mais. O final do conto é um tanto previsível e não causa grande impacto, mas o livro vale a leitura sim.

Gostei de "Sementes no Gelo", mas esse está longe de ser um dos meus 100 livros favoritos. Vou ler outros livros de André Vianco, ouvi falar muito bem das outras obras dele.

aline.salton 14/01/2013

Serve para uma tarde chuvosa.
O enredo prende a atenção assim como um filminho qualquer que passe na TV. A história é bem tramada e não cansa o leitor com minuciosos detalhes desnecessários. Já o dialogo das personagens parecem vindos de uma estória do Chico Bento, no meu ponto de vista, um tanto quanto "chato" (não achei palavra certa pra descrever) você ler como se fala e a quantidade de palavrões também é bem considerável, tornando os mesmos pobres. Mas fora isso é bom pra passar o tempo. Boa leitura.

Isabella Felix 18/12/2012

Chato demais
Este livro tem um background bem original e diferente. Mas a forma como é construído o torna cansativo. O enredo é pobre demais. A construção e o desenvolvimento das falas é simples demais e cansativo demais. Tudo é chato demais neste livro. Poderia ter sido um ótimo livro, poderia ter sido melhor explorado. Mas eu terminei de ler porque era pequeno. Se fosse um livro longo, eu teria dado uma nota pior ainda.

No geral, o livro é bom pra passar o tempo na falta de algo rápido para ler. Uma leitura rápida de bolso ou algo assim.

Espero que os outros livros do autor sejam superiores a este.

Thawana Rosa 08/12/2012

Surpresa com a literatura nacional
Com uma história totalmente diferente de qualquer outra coisa que eu já tenha lido antes, "Sementes no gelo" é suspense do princípio ao fim. É o tipo de livro que não dá para ler e parar, é o tipo de história que se devora com gosto, que dá vontade de ler e ler e ler.
Original, com pitadas de mistério, e uma história envolvedora, totalmente viciante. Indico muito esse livro!

site: http://www.triboletras.blogspot.com

Samy Rabelo 02/11/2012

Sementes no Gelo
O detetive Tânio lembra de suas amigas da época do colégio, e justamente no dia que estava prestes a ligar para sua amiga Lisete, quando sem esperar, ela aparece em sua porta dizendo que estava ficando louca, que via uma criança, que a chamava de mamãe e com nome de Pedro. Sendo Tânio um detetive, Lisete pede seu auxílio para provar que ela não está louca.
Imediatamente Tânio crê que sua amiga está perturbada pela perda do filho quando pequeno.
Essa crença se dá até o momento em que começam a acontecer vários assassinatos na cidade de Osasco em São Paulo, e relatos de pessoas que viram assombrações de crianças. Principalmente quando o ex- marido de Lisete, Rogério, também relata que vê um menino o chamando de papai, com o nome de Pedro e que fica nervoso por Rogério não o chamar de filho, chegando até o ferir de algum jeito.
Tânio se encarrega de ajudar o ex-casal a resolver o caso. Quer descobrir o motivo de várias assombrações de crianças aparecem para matar as pessoas.
Lisete e Rogério relatam um acontecimento para Tânio de como eles conseguiram ter o filho falecido Bruno. Fato que faz o mistério ser revelado pelo detetive.

A narrativa desse livro é surpreedente. André Vianco soube colocar as palavras com total organização, fazendo com que ficasse bem claro o propósito da história.
Um livro que tive muito medo, pois é uma história com assombrações de crianças. E eu, MORROOOOO de medo de assombração de crianças! Uahuahuahu
Com certeza dou 5 estrelas pro livro e entra sim na minha listinha de favoritos!
Fiquei impressionada com o André Vianco, só tinha lido o livro O CAMINHO DO POÇO DAS LÁGRIMAS dele, que também gostei bastante. Já virei fã e vou comprar todos os seus livrinhos ;)
Bora ler SEMENTES NO GELO pessoal! MEGA recomendado!!!

Conheçam: http://www.livroscomresenhas.blogspot.com.br/

Hugo 28/09/2012

Opnião...
um ótimo livro daria um bom filme de terror e suspense gostei dos fatos serem baseados na cidade de são paulo isso ajuda um pouco na imaginação.

Estela 30/08/2012

Mais um livro muito bem escrito do André Vianco.
Me prendeu da primeira até a última página.

Um grande mistério que despertou a curiosidade para seu desfecho.
E um final digno de ser aplaudido de pé.