Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Rogers.Silva 23/10/2023

Uma preciosidade...
O dia mais quente de 1933, uma mansão em decadência, uma família decadente e uma nova guerra iminente, esse é o cenário inicial de Reparação.

A jovem Briony é uma criança criativa, solitária e ciente do quão talentosa é em criar histórias e narrativas. Após um momento de frustração acaba presenciando uma cena estranha envolvendo sua irmã mais velha, Cecília, e o filho da arrumadeira da casa, Robbie, provocando nela uma série de conclusões precipitadas. As conclusões de Briony a levarão a cometer um crime ao acusar Robbie de uma violência que ele não cometeu, mudando assim a vida de todos a sua volta.

Anos depois, Briony busca reparar seu erro e de alguma forma consertar o que talvez não tenha mais conserto.

Livraço! Terminei a história tão chocado e melancólico, que ainda sinto que não superei o que acabei de ler. Precisarei de um bom tempo ainda, mas é inegável a capacidade impressionante de Ian McEwan de contar uma boa história com inteligência, sensibilidade e muita poesia nas construções de suas personagens tão complexas.

Gabriela Gonçalves 25/11/2023

Que leitura incrível! Eu não consigo traduzir em palavras o quanto esse livro é maravilhoso. É um trabalho sensacional de domínio sobre a escrita, a narrativa e todos os elementos literários. Uma verdadeira aula de literatura para todos que gostam de ler e escrever. A história é tão bonita e triste ao mesmo tempo. E esse título (fica muito mais poético e emocionante no português do que no inglês, "atonement") é exatamente tudo o que o livro e a literatura significam. Não sei mais o que dizer sem dar spoiler '-' Apenas leiam e vocês não irão se arrepender! Prestem atenção em cada escolha de palavras, como cada coisa é dita, as escolhas narrativas de quem escreve... Deliciem-se com a escrita potente do Ian, que consegue desatar sentimentos emaranhados e colocá-los em ordem com as palavras. LEIAM!!!

Julio.Jose 29/12/2023

Que livro!!!!
Todo mundo fala bem desse livro que também está naquela lista ?1001 livros para se ler antes de morrer? e a minha psicóloga também me indicou?.bem, comecei a ler e não estava entendendo pq era tão cultuado até que após as 80 primeiras páginas +/- ocorre um fato que transforma a obra e o seu desejo incessante de terminá-la.

Já no final da obra e concordando que era uma boa obra, as últimas 2 páginas te deixam tonto e amarram tudo aquilo que você leu. Realmente é uma obra grandiosa e feita para os amantes da boa literatura. Recomendo!

dieipi 08/07/2022

o que eu chamaria de imperdível
mas o que significava a culpa naqueles tempos? era uma coisa barata. todo mundo era culpado, e ninguém era. (...) também as testemunhas eram culpadas. passamos o dia inteiro um testemunhando os crimes do outro. (...) a gente dorme e a coisa passa, briony.

não posso colocar minha citação favorita porque daria spoiler, então vai essa mesmo

Beth 18/09/2022

Livro muito bom, daqueles que quando acaba ainda ficamos um tempo pensando. Como algo, aparentemente bobo como uma "mentirinha de criança" pode determinar o rumo da história de muita gente.

Valério 17/01/2019

História de uma injustiça
Há que se falar da forma como Ian McEwan escreve.
Há que se falar de como seus livros dão bons filmes (Reparação é um deles. No filme, o título é Desejo e Reparação, com Keira Knightley e James McAvoy).
Pode-se falar ainda da crítica social embutida no livro.
Mas tudo isso fica obscurecido frente ao sentimento de injustiça que o livro traz.
Robbie, filho de um dos empregados da rica propriedade e a filha do proprietário, Cecilia se envolvem. Mas a irmã mais nova, em uma fantasia infantil, destroi a vida de ambos, sem ter ideia do alcance de seus atos (como? melhor ler o livro).
Até o fim do livro, engasguei de sede de justiça.
Mas também não contarei se ela vem. Melhor deixar o leitor curioso para melhor aproveitar o livro.
O final é surpreendente. Tanto no livro quanto no filme.
E justifica não apenas o título, como toda a história. Brilhante.

Renata 15/12/2021

Gostei do livro em todos os aspectos: a narrativa, os personagens, a história que muda de rumo e de cenário, o começo, meio e fim.

As técnicas que o autor utiliza para dar tudo ao leitor e depois tirar, colocando-nos numa montanha russa de emoções.

E mesmo depois do que a princípio assimilamos, nos pegamos a pensar se o autor não pregou alguma peça que passou batido? afinal, o escritor é um deus onisciente e onipotente, capaz de realizar qualquer coisa.

Denise.Marreiros 03/04/2023

É um livro curto, mas não é uma leitura rápida. Não tem uma escrita fluida, embora seja muito bem escrito.
Nem sempre uma leitura arrastada significa um livro ruim, as vezes é preciso tempo para assimilar a complexidade da história.
Não gostei de ninguém, odiei especialmente a Briony, mas gostei da história e me sinto feliz por tê-la conhecido. Mas, não houve "reparação" em momento algum.

erbook 20/10/2020

Os perigos de julgamentos precipitados!
"O romancista moderno não podia mais criar personagens e enredos, tal como o compositor moderno não podia fazer uma sinfonia de Mozart. O que a interessava era o pensamento, a percepção, as sensações, a mente consciente como um rio atravessando o tempo, e o objetivo era representar o movimento da consciência, bem como todos os afluentes que a engrossavam e os obstáculos que a desviavam de seu curso”.

Com essa passagem, Ian McEwan traz importante reflexão sobre o poder e os limites da boa literatura. O autor mostra que o escritor define os contornos e as condições da realidade que pretende enfatizar, podendo dar mais importância ao enredo ou aos pensamentos e as sensações percebidas pelos personagens.

Na obra, a adolescente Briony faz pré-julgamento equivocado acerca de uma situação de estupro de sua prima Lola e condena o inocente Robbie à prisão. Com isso, altera dramaticamente o destino de Robbie e de sua irmã Cecília, por quem Robbie é apaixonado e acabara de se declarar.

A escrita é elegante, apresenta as diferentes perspectivas dos principais personagens e deixa lacunas na narrativa, as quais devem ser colmatadas pelos leitores.

De forma sutil, o autor apresenta as diferenças entre as classes sociais inglesas antes, durante e após a II Guerra Mundial, mas, a meu sentir, em alguns pontos a leitura é meio cansativa, com capítulos longos e enredo propositalmente singelo.

Entretanto, no final há reviravolta narrativa que faz o leitor compreender melhor o significado da obra (reparação), com o desfecho arrebatador que torna a experiência literária mais instigante.

Ana 02/08/2023

O que é um escritor senão Deus?
Poderia ser apenas mais uma história sobre a Segunda Guerra Mundial, mas McEwan não é um escritor comum. Eu já conhecia o poder envolvente de sua narrativa pouco convencional por causa do maravilhoso "O Enclausurado", mas nem mesmo assistir de antemão à adaptação "Desejo e Reparação" me preparou para este encontro literário com os personagens por quem tanto me afeiçoei no filme. Fiquei completamente seduzida pela narrativa e a alternância de fluxos de consciência permite ao leitor vivenciar uma experiência imersiva totalmente diferente.
É difícil colocar em palavras o efeito que "Reparação" teve sobre mim sem entregar aspectos reveladores da história. O que posso dizer é que este é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros que já li na vida e Ian McEwan é o escritor mais genial e inteligente de seu tempo. Ele não só domina a escrita, como também possui uma técnica e uma compreensão de sua habilidade que poucos escritores conseguem alcançar.

Mari Pereira 04/01/2021

Um livro emocionante, que te prende da primeira à última página. Muito bem escrito, com narrativa bastante fluida. Uma linda história sobre amor, família, guerra, escrita. E sobre como nossas decisões afetam várias vidas sem que nos demos conta.

Dessa 30/05/2021

Surpreendente!
No início, o autor te manipula com maestria. Ele muda a narrativa de um personagem pro outro, e assim vamos tendo uma visão do todo. Depois, já acostumada com a narrativa do autor, vemos os personagens já adultos iniciando suas vidas. Torcemos muito. A história se desenrola. Senti falta de um pouco de desenvolvimento de alguns personagens. Na verdade, salto muito grande no tempo me incomoda demais. Sempre fui assim. Tenho a tendência de não gostar do livro quando isso acontece. Massss.... O final! Tive que ler duas vezes para ver se realmente não perdi nada... Nossa... na verdade, deu vontade de voltar e começar o livro todo de novo! E a reparação? Vc precisa ler para descobrir! ? pode ser que ele te tire da zona de conforto como fez comigo, entretanto posso dizer que vale muito a pena!