O Menino que Comeu Uma Biblioteca

O Menino que Comeu Uma Biblioteca Letícia Wierzchowski

Resenhas - O menino que comeu uma biblioteca

Stefani.Maira 21/06/2022

Eva, Jósik
Gente, de verdade só leiam esse livro. Uma das coisas que mais gostei dessa história e a carta de Jósik para a Eva ? acho que sempre gostei de cartas.

Vivi 20/06/2022

???????
Quem disse que a leitura não nos anestesia das dores da vida. Aqui está uma prova em que ficção se misturou com a realidade mais desumana que a história enfrentou .
E que nos é contada de uma forma quase que poética para doer menos em nossa alma e coração.
E quando virei a última página desse livro chorei, e não foi pouco.
Há tempos não lia algo tão delicado, triste e tão carregado de amor, perdas, desesperança, fé e de oportunidades inimagináveis.
A história desses dois foi exatamente assim...

Enquanto um foi conhecendo a história outro foi vivendo a mesma. Quem poderia dizer que em tempos de guerra alguma magia poderia acontecer.
Jamais vou esquecer esse livro ?
" As dores passam e a história fica para ser contada. "

Gio 25/04/2022

bemmmm lento porem bom ;)
bom o livro é poremm é muito muito lento mesmo. mas gostei da mistura entre realidade e ficção tornou o livro interessante:)

Pam 09/03/2022

Ok, Eu levei muito MUITO tempo pra ler um
Livro de 280 páginas, eu sei
Mas
É que ele trata de assuntos que me deixam sensíveis e chegando pro final eu não queria acabar pq me apeguei as jornadas de jósik e eva. Eu simplesmente não queria dar tchau pra eles, infelizmente acabei dando hoje.
Escrita genial da autora
Desenvolvimento também
Primeiro favorito do ano :)

Rafaella.Grenfell 02/08/2021

Sabedoria
Uma menina com o dom de ver o história de seu grande amor. Um menino que sofre com perdas inestimável e que reluta para sobrebiver aos terrores da segunda guerra mundial. Esses dois se encontram em uma terra não tão distante para ela e do outro lado mundo para ele e vivem um amor simples, corriqueiro e cheio cumplicidade.

Lucia | @lucia_esta_lendo 03/05/2021

Um livro muito sensível
A temática da guerra me chamou a atenção para esse livro.
Porém eu o achei até muito poético pela maneira como a guerra e seus horrores se desenrolam na vida de Josik.
Contando a história de um garoto que sobreviveu graças ao seu apreço pela leitura, como os livros foram um meio de sobrevivência tanto monetária quanto psicológica para ele, junto com a presença em espírito de seu avô, conta uma bela jornada.
Confesso que achei que teria mais algum desenvolvimento do romance entre ele e Eva no pós guerra, mas o final deixa livre para a imaginação do leitor.

Carmine.Antes 09/04/2021

Maravilhoso
Os livros da Letícia sempre são gostosos de ler, uma narrativa leve apesar do tema pesado que é uma guerra.
Para quem ama livros, esse livro é perfeito, pois o avô do personagem principal é um leitor nato e admirador de livros, a ponto de tê-los por toda parte da casa.
Não tem como não sofrer diante de tantas perdas que acontecem no livro, tantas covardias no meio de uma guerra. Mas tem também romance, a descoberta do amor, a esperança por dias melhores...

meudiariodepandora 03/03/2021

Amei!
Escrito pela Letícia Wierzchowski, é um livro maravilhoso. Sua escrita me prendeu de um jeito incrível, me deixando ansiosa para saber o que aconteceria depois.
A história é narrada por Eva, uma garota que vive com sua avó e seu irmão no Uruguai. Eva é fascinada com as cartas de tarô de sua avó desde o primeiro dia que as vira. E é a partir das cartas que sua história muda por completo, descobrindo, do outro lado do oceano, um garoto chamado Jósik.
Jósik morava com os pais na Polônia e, sempre que podia, visitava e recebia visitas de seu avô, Michael Wisochy, um amante da literatura. Por influência de Michael, Jósik se apaixonou por livros, se aventurando pela grande biblioteca da casa do avô todos os dias.
Através de visões e sonhos, Eva assiste a vida de Jósik e suas dificuldades perante a Segunda Guerra Mundial. Durante todo o livro, Jósik e Eva passam por provações e superações que os levam em direção a um final incrível.

✨"Pois esta não é uma história sobre a guerra, é uma história sobre o poder da ficção.
E a ficção não passa de uma semente que precisa de um pouco de terra onde brotar e florescer." ~Jósik Tatar

Com citações de Shakespeare, Conrad, Tolstói, entre outros, essa história me encantou, sempre relembrando o poder da literatura em nossas vidas.

✨“Se vocês lessem bons livros, iriam saber que a ficção invade a vida real para nossa grande benesse e alegria!” ~ Michael Wisochy

site: https://www.instagram.com/diario_de_pandora_/?hl=pt-br

Danny.Leal 16/02/2021

O poder da leitura na superação de uma guerra
Com um título intrigante e recheado de duplos sentidos, Leticia Wierzchowski traz uma história fascinante sobre o poder da leitura, que leva à superação de uma grande guerra.

?Sempre haverá pequenas cidades e grandes injustiças. Sempre haverá sonho, esperança e fome. Paixões juvenis e toque de recolher e violência e vidros de geleia de morango. Mude o que mudar o mundo, sempre haverá os livros, os leitores, as mães amorosas e os ditadores sanguinários.?

Passar alguns dias ao lado de Michael Wisochy e Jósik Tatar nos permite conhecer alguns dos grandes clássicos da literatura e seus autores... nos mostra as crueldades vivenciadas pelo povo polonês durante a Segunda Guerra Mundial e as atrocidades cometidas por um ditador sem precedentes... mas, acima de tudo, nos permite ver como os livros podem salvar as pessoas e essencialmente a humanidade.

Com certeza, ao longo desses dias me alimentei de cada página, de cada citação, de cada passagem histórica que encontrei neste livro, assim como suspirei, lágrimas caíram e a esperança ressurgia confortante em meu coração quando lia a narração de Eva. Afinal...

?... tudo pode ser contado de um outro modo, de forma que as histórias hão de brotar delas mesmas para todo o sempre... Porque tudo nesta vida são histórias - Jósik, vocês e eu somos histórias que, um dia, se tivermos sorte, serão contadas por aí [Eva].?

Se você assim como eu ama os livros e é apaixonado por romances ambientados historicamente, não pode deixar de ler esta surpreendente história do menino que comeu uma biblioteca.

Christiane.Sérgio 10/01/2021

... Era uma vez um menino que comeu uma biblioteca inteira.
Nunca gostei de livros escritos por brasileiros em que a história contada se passa em outro país,que não fosse o Brasil. Tenho que abrir uma exceção a este livro, me curvar em um cumprimento respeitoso e aplaudir por uns bons minutos.

Este livro me pegou pelo título... e não é que foi um imenso deleite de dois dias incríveis?

A história fala sobre amores , perdas, esperança, desesperança, morte e, principalmente, VIDA.

Duas vidas se entrelaçam através de visões em um tarô. Duas vidas difíceis, em níveis muito diferentes. Uma vive na América do Sul e a outra na Europa em plena 2a Guerra Mundial. Essas vidas se unem após 30 anos. Uma vida conhece a história e a outra vive a história.

Terei que parar por aqui, não posso contar esta história. Você terá que ser mais uma vida.?

Ah! Posso dizer só mais um coisinha: É espetacular!
?????

01/10/2020

Uma obra envolvente, emocionante e inspiradora!

Sou suspeita pra falar, porque adoro narrativas que envolvam guerra, mas, dessa vez, envolveu fantasia e amor à literatura! Um combo que não teria como dar errado!

Recomendo a leitura!

Ericks 14/04/2020

O menino que comeu uma biblioteca
O menino que comeu um biblioteca é o último romance publicado pela escritora gaúcha Leticia Wierzchowski, mundialmente reconhecida pelos livros que inspiraram a série A casa das sete mulheres.

O livro conta a história de um garoto chamado Jósik Tatar que herda do avô, Michael Wisochy, o amor pelos livros. Contudo, os sonhos de infância do jovem menino são precocemente abortados pela maldade dos homens. Ao tornar-se órfão em meio à invasão da Polônia pelos nazistas, Jósik encontra na biblioteca do avô um refúgio e um meio de sobrevivência.

"Muitos morrerão, mas você sobreviverá, Jósik... E os livros seguirão com você"

Ao mesmo tempo, do outro lado do mundo, no Uruguai, uma menina chamada Eva, através de seu baralho de tarô, vislumbra e acompanha a história do jovem Jósik.

Eu tive o prazer de participar do lançamento do livro na cidade onde moro e de ter o meu exemplar autografado pela Leticia Wierzchowski. Como ela escreveu na minha dedicatória, esta história é uma fábula de amor aos livros.

Chatissima 05/04/2020

Josik
Não consigo mais ler/ouvir Josik e não lembrar desse livro.

Renata 12/02/2020

Adoro livros que falam de outros livros!
A história oscila entre dois cenários bem diferentes durante a Segunda Guerra Mundial: a Polônia e o Uruguai.
Uma abordagem diferente, não mais uma história sobre a Segunda Guerra...
Só não avaliei melhor devido ao estilo de escrita que não me agradou: a narradora conta o desfecho primeiro para depois explicar o que aconteceu. Para quem não suporta spoiler, melhor nem se aventurar.