A cor da ternura

A cor da ternura Geni Guimarães

Resenhas -

Luiz Gustavo 09/12/2022

Um livro com representatividade, mostrando o lado labutante da família que vive no interior.
A autobiografia da autora,que sofre com diversos tabus,é q com o tempo vai se descobrindo e amadurecendo.

ma.ri_ 24/10/2023

Li esse livro há alguns anos por conta da escola.
O tema dele é simples incrível, necessário e na minha opinião, uma UTILIDADE PÚBLICA de extrema relevância!

Bianca.com.surtos 06/12/2021

Nem bom nem ruim podia não ser narrado por uma criança pq tem muita descrição e acaba deixando o livro chato

Maria 30/11/2022

A cor da ternura
Nesse livro acompanhamos a vida da menina Geni, na vida dela o racismo se fez presente na maioria das vezes e claro teve que conviver e enfrentar isso. O racismo começou pelos seus "amigos" do balanço isso afetou muito a Geni ela já se via cansada de todos os ataques racistas, essa é uma história bem real.

Ju Gomes 01/11/2020

Estranho
Livro meio ?desconexo, infantil e um pouco perdido?. Parece contar uma história sem contar uma história...
Lari 18/11/2020minha estante
Pra mim n conta nada mesmo kkkkkk n gostei e n indico de maneira nenhuma, sinceramente ....esse livro é um NADA

Bianca.com.surtos 09/03/2021minha estante
Mano to com medo tenho que ler pra escola

Ju Gomes 09/03/2021minha estante
Pode ler, meus alunos também tiveram!rs Ele não é ruim, só achei um pouco sem nexo!rsrs Depois conte o que achou...

Moon 15/11/2022minha estante
concordo com você mas o livro é narrado por uma criança então acho que faz sentido ser um pouco infantil

Eduardo Ogalves 10/02/2021

Simplesmente Perfeito
Conheci esse livro por causa de uma matéria na faculdade onde a professora solicitou a leitura em uma das aulas.
Não tenho palavras para descrever tamanho aprendizado absorvido nessa história.
É para criança, é para o adulto, é para vida.
Não nascemos preconceituosos, aprendemos na convivência em sociedade.

sem apelido 25/03/2023

É uma leitura mto boa, e um ótimo objeto de discussão em sala de aula (é por isso que li aliás).
A gente acompanha de longe, alguns acontecimentos e questões na vida de Geni. Desde a época em que ela ainda mamava, até o dia que ela se tornou professora. E é basicamente isso, não tenho muito o que falar.?

Patty Lima 27/01/2023

Existem livros que lemos aos poucos, mesmo tendo poucas páginas,  vamos devagarinho... dia após dia. Outros lemos de uma sentada só.  Foi o que fiz com esse da Geni. Pensei que ia ler uns dois capítulos,  depois mais dois... porém li de um fôlego só... Quanto sentimento, quantas memórias afetivas me despertou! Além da vontade de sentar com a Geni qualquer dia desses e conversar. Ouvir suas vozes internas e falar das minhas.
Rebeca 28/01/2023minha estante
preciso reler kkkkk

Patty Lima 29/01/2023minha estante
Vale a pena

Julia Barrow 20/02/2021

Ternura
Esse livro nacional me marcou muito. Traz à tona a realidade de muita gente de uma forma que nos faz acabar com o livro rapidinho. Dá um enfoque especial a "cor da ternura", ou seja, aos negros. Muito bem estruturado e marcante, recomendo muito!

vickvigarista 22/02/2021

A Cor da Ternura
Não tenho nem palavras suficientes para descrever o quanto esse livro me tocou. É puro e doce, com uma simplicidade persistente. A escrita de Geni é esplêndida (poética e delicada). Lembrou-me um pouco de "O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos, onde a pureza e a inocência são exploradas pelo ponto de vista de crianças com corações tão generosos. Apaixonei-me por Geni assim como Zezé: seu jeito doce e alma bondosa. Sua história de luta desde a infância até a fase adulta, apesar de curta entre as páginas, tem uma força admirável, quando considera-se que passou por muita coisa. Um livro lindo que qualquer um deveria ler, pois aborda temas importantes como racismo, preconceito e desigualdade social.

Elbia.Valle 03/04/2024

Livro daqueles que ninguém quer ler...
Duro e real... lindo e triste!
Retrato de uma realidade que todo mundo se compadece, mas ninguém quer dar partido de verdade.
Gostoso e fácil... real!
Muito bom!
Como preta me vi e revi ali....
Como professora assumo a verdade, minha gente não está para o mundo nem para aceitação.. infelizmente!

Maritelle 04/02/2023

Oque falar?
Por mais que seja um livro de leitura da minha escola no qual a maioria são chatos eu gostei muito, porém eu me perdi um pouco na passagem de tempo.

Ana Alice | @soprodepaz_aa 29/10/2022

Amei
Nesse livro conhecemos Geni, uma menina negra do interior de São Paulo. Com o avançar dos capítulos, avançam também os anos e podemos acompanhar o crescimento da personagem principal. São apresentadas nessas páginas, através da perspectiva sutil de uma criança em desenvolvimento, questões acerca do preconceito racial.
   A naturalidade com que algumas situações são mostradas denunciam o racismo estrutural com o qual lutamos até hoje. Isso principalmente, quando descobrimos se tratar de uma obra com inspiração na vida da autora - Geni Guimarães. O sentimento que ela colocou em suas palavras ultrapassa o papel, faz doer e sorrir o coração.
  Por ser uma obra infanto-juvenil, a leitura é propositalmente fluída. Capítulos curtos, diálogos instigantes e uma diagramação feita com capricho a compõe. Acredito no impacto de livros escritos para crianças e adolescentes na vida dos adultos. O simples, depois de um tempo, passa despercebido e é necessário revisita-lo sempre.
   Em particular, me identifiquei com a menina e a mulher Geni. Chorei, ri e fiquei agoniada. Tenho escolhido mais pragmaticamente as minhas leituras e garanto que essa vai acrescentar muito à vida do ser humano que a ler. Indico a todos.