Fuga Para Xangai

Fuga Para Xangai Kathy Kacer

Resenhas -

ritita 07/12/2022

Que resenha mixuruca do Skoob para um livro tão bom.
Partindo da resenha não daria nada pelo livro, mas como aprendi com ele.
A história é baseada em fatos vividos pela família de Lily, judeus que fugiram da Europa durante a segunda guerra e após muitas andanças se instalaram num dos poucos lugares que os recebiam aos lotes - Xangai (China), ainda não comunista na época.
Eu não conhecia o fato que a China foi um dos poucos países que abrigaram judeus sem distinção.
Eu não sabia que após o ataque dos japoneses a Pearl Harbor, a China estava na mira dos japas.
Eu não sabia que, mesmo na China, os japoneses criaram guetos para os chineses pobres e os judeus.
A família de Lily - ela, papai e mamãe, não escolhem onde ganhar o pão de cada dia, muito menos onde morar, seja num apartamento fétido e caindo aos pedaços, seja num corredor de escola, o intuito é sempre manterem-se unidos.
Lily com seus 8 anos esconde-se atrás das cortinas para ouvir as conversas da família sobre o desenvolvimento da guerra na Europa, China e Japão, e assusta-se com a possibilidade de perder seus queridos, com a notícia que os aliados estão vencendo na Europa fica mais aliviada, até que bombas destes mesmos aliados caem sobre Xangai.
O que Lily não sabe é que numa guerra é preciso matar para vencer.
A narrativa é entremeada de fotos da família em diversas situações, e no posfácio a autora conta o retorno de Lily e família ao ocidente - Canadá.
Bom demais da conta, principalmente pelo otimismo e força da família da menina. Em nenhum momento a autora apelou para emoções desnecessárias. Se o leitor emocionou-se, que bom. Se não, que bom também.

LetAcia 09/05/2023

Fuga para Xangai resenha
Gostei muitooo, amo livros sobre esse tema, li no app da árvore p a escola e achei essencial, fiquei triste em certas partes mas vale a pena.
É uma família judaica que tem que sair da cidade de Viena por conta dos nazistas e vão para Xangai, mas logo depois de um tempo os nazistas mandaram os judeus irem para tipo uma parte mais pobre da cidade isolada, la era muito difícil, e a família de lily fala que ficaram muitos meses sem comer proteína, vale muitoo a pena?