A casa da floresta

A casa da floresta Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A casa da floresta

Mari Fourquet 05/05/2023

Um bom livro, com um final apressado
A capa diz que esse é o segundo livro do ciclo da Avalon, porém ele se passa muitos séculos antes, mostrando como era a vida das sacerdotisas antes da criação da ilha de Avalon, os romanos ainda dominavam a Bretanha e o cristianismo ainda engatinhava.

É uma obra com um início lento, um meio muito bom e um final apressado. É um bom livro, mas acho que faltou cadência na escrita.

Como todas as obras da Marion Zimmer Bradley, não é uma história com final feliz, mas traz muitas reflexões sobre o cristianismo e o papel da mulher na sociedade, em como ele mudou muito pouco daquela época para os dias de hoje.

Vivi 25/06/2022

A casa da floresta
Gostei bastante do livro, mas em alguns momentos achei meio arrastado e o final me pareceu meio rápido demais. A narrativa é muito boa, cheia de detalhes que enriquecem a história. Para quem gostou das brumas de Avalon, o segundo livro do ciclo também é uma leitura maravilhosa

Diva 07/09/2021

Não foi para mim
Eu fui com muita sede ao pote, para minha infelicidade esse livro não chega aos pés das brumas de avalon. As explicações de como surgiu são muito poucas e se perdem no romance que "guia" a história.

As primeiras 80 páginas do livro foram extremamente arrastadas com um desenvolvimento inexistente do romance que foi jogado no final desse primeiro ato. Esse que era para ser a motivação dos personagens acabou por ser fraca.

O meio do livro foi por muitas vezes maravilhoso e por outras enfadonho. As partes que descreviam a vida das mulheres na casa da floresta eram sensacionais, definitivamente o ponto forte da autora é a criação desses ambientes femininos. Entretanto, as partes narradas pelo protagonista masculino foram terríveis, ele é chato e sem carisma, se deixando levar internamente pelo ambiente a sua volta, este que não é bem desenvolvido. Tirando ainda a cena de s&x0 no meio do livro, que podia ter evitado todos os problemas.

O final foi o mais decepcionante. Todos os acontecimentos são apressados nas últimas 50 páginas, o que pesa quando temos um livro todo lento e focado na construção de mundo.

O protagonista masculino ficam tão toxico no final, ele culpabiliza a mulher que ele está por algo que foi consequência dos atos dele. Se apaixona por uma menina que tinha idade para ser filha dele (se você sabe a história da autora essas partes viram mil vezes mais problemáticas).

Ainda nas últimas 20 páginas, os personagens definem algo e mudam isso em um espaço de 3 páginas, decisões que ocorrem sem nenhuma construção prévia. E no final tentam dar uma de romeo e Julieta que não cola, pois é impossível acreditar no amor dos protagonistas.

Ainda sim, não vou diminuir tanto a nota pois a construção de mundo é impecável e as sacerdotisas me fascinaram.

Nota final: 2.5/5

Suzanne 26/06/2020

A história se repete..
Eilan é tudo aquilo que a casa das mulheres precisa, é tudo aquilo que nos lembra a força da natureza que era Morgana.

Huelen 12/04/2020

Não é a continuação de As Brumas de Avalon!!!
A casa na floresta é apresentada como o segundo livro do ciclo de Avalon, mas é necessário frisar que a história não continua do final do primeiro livro.
São histórias independentes.
Dito isso são novos personagens e um enredo diferente (?)(estou incerta sobre isto).
A trama é elaborada e o texto bem redigido. Leitura prazerosa.

Vivi 16/10/2019

Muitos e muitos anos antes de Avalon , Bretanha foi invadida pelos romanos e começou a luta dos druidas pela paz.
E nesse tempo Gaius que era filho de um romano e uma bretã fica preso em poço onde havia uma armadilha para animais até que é salvo por uma moça chamada Eilan.
Ele é cuidado por ela e seus familiares mas quando se dá conta que está entre oa druidas não revela ser romano. Coisas acontecem, os dias passam e eles se apaixonam.
Mas Eilan é prometida para a deusa e seu destino é ser uma grande sacerdotisa. Apesar de conhecermos a história de amor impossível desses jovens, dos encontros e desencontros o ponto principal do livro seria a luta entre druidas e romanos e um pouco ( bem pouco) a ascensão do cristianismo. E toda a parte mitológica de Avalon a partir de Eilan e Caillean ( uma sacerdotisa importante na vida da moça).
Vamos conhecer personagens duros, crueis assim como outros que são impossíveis de não se apegar. E o final, realmente me surpreendeu e me deixou arrasada ao mesmo tempo. Mas creio eu que tudo que ocorreu seja um preparo para a chegada do Rei Arthur e Merlim .
A escrita de Marion aqui não difere das Brumas do tempo de Morgana continua incrível e maravilhosa. Vou sentir muita falta com certeza.