A casa da floresta

A casa da floresta Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A casa da floresta

Aline 03/12/2020

Origens
A Casa da Floresta foi o segundo título a ser publicado pela escritora Marion. Ele conta os primeiros anos do Império Romano nos territórios da Britânia, os druidas e sua religião seguem duramente massacrados e perseguidos pelas legiões de César. Após a destruição da Casa das Mulheres na sagrada ilha de Mona, as sacerdotisas, que juraram proteger os ritos ancestrais de sabedoria, cura e magia consagrados à Deusa, buscam refúgio em um novo santuário: a Casa da Floresta. Mas o amor não obedece as leis dos homens, e Eilan, futura grã-sacerdotisa, se apaixona por um oficial do exército romano. E no coração desse romance proibido, entre o chamado e a paixão, entre a delicadeza do cisne e a força da águia, está a história da formação da lendária ilha de Avalon. Tão bom quanto as Brumas de Avalon, a escrita da autora é perfeita. Ao ler seus livros você entra no universo da história não querendo largar o livro. As personagens femininas continuam fortes e determinadas. Maravilhosaaaas

Lythande 24/11/2020

O "início" de uma história épica!
Sou apaixonado pelas brumas de Avalon, e esse livro não é diferente. Amei! a autora Marion zimmer Bradley conseguiu novamente trazer uma ficção para a minha realidade. Eu amo as emoções desse livro, a delicadeza, o sentimento e a magia que é descobrir o início de tudo. O início de Avalon.

Suzanne 26/06/2020

A história se repete..
Eilan é tudo aquilo que a casa das mulheres precisa, é tudo aquilo que nos lembra a força da natureza que era Morgana.

Neferet 26/05/2020

Bom mas não como o primeiro
Nem de longe podemos comparar esse com o primeiro , fico em dúvida se a escolha da ordem foi uma boa ideia , pois depois de ler um calhamaço DELÍCIA de 968 pg , sem nenhum esforço , me senti sonolenta em alguns momentos nesse livro com a metade das páginas , não sei se ele fosse o primeiro também , despertaria interesse de todos pra ler as brumas de Avalon como o segundo ... e acabaria perdendo tamanha fama talvez ( só achismo meu mesmo) .
Diferente do primeiro que tivemos páginas o suficiente pra conhecer cada personagem aos poucos , mesmo os mais irrelevantes, esse daqui despejou na nossa cara , uma caralhada de gente que eu nem conseguia pronunciar mentalmente metade dos nomes kkk logo de cara já me estressei com isso e por milagre divino ainda decorei alguns nomes , mas pelo mesmo motivo pouco me prender as fases de guerra com tantos imperadores senadores e qualquer outra coisa parecida kkk .
Não preciso dizer o ranço que foi ter que aguentar o cristianismo chegando já no final do livro kkk porra não dão paz
No mais foi um pouco difícil saber de quando começaram a falar de avalon já que eu não lembrava das referências que estavam dando ali, mas mesmo assim foi muito legal ver como aconteceu

Huelen 12/04/2020

Não é a continuação de As Brumas de Avalon!!!
A casa na floresta é apresentada como o segundo livro do ciclo de Avalon, mas é necessário frisar que a história não continua do final do primeiro livro.
São histórias independentes.
Dito isso são novos personagens e um enredo diferente (?)(estou incerta sobre isto).
A trama é elaborada e o texto bem redigido. Leitura prazerosa.

Vivi 16/10/2019

Muitos e muitos anos antes de Avalon , Bretanha foi invadida pelos romanos e começou a luta dos druidas pela paz.
E nesse tempo Gaius que era filho de um romano e uma bretã fica preso em poço onde havia uma armadilha para animais até que é salvo por uma moça chamada Eilan.
Ele é cuidado por ela e seus familiares mas quando se dá conta que está entre oa druidas não revela ser romano. Coisas acontecem, os dias passam e eles se apaixonam.
Mas Eilan é prometida para a deusa e seu destino é ser uma grande sacerdotisa. Apesar de conhecermos a história de amor impossível desses jovens, dos encontros e desencontros o ponto principal do livro seria a luta entre druidas e romanos e um pouco ( bem pouco) a ascensão do cristianismo. E toda a parte mitológica de Avalon a partir de Eilan e Caillean ( uma sacerdotisa importante na vida da moça).
Vamos conhecer personagens duros, crueis assim como outros que são impossíveis de não se apegar. E o final, realmente me surpreendeu e me deixou arrasada ao mesmo tempo. Mas creio eu que tudo que ocorreu seja um preparo para a chegada do Rei Arthur e Merlim .
A escrita de Marion aqui não difere das Brumas do tempo de Morgana continua incrível e maravilhosa. Vou sentir muita falta com certeza.

fernandaugusta 16/07/2019

O início de Avalon
A tomada da Britânia pelo Império Romano gerou muitas revoltas entre as tribos, que nunca foram totalmente mitigadas. A Sabedoria Ancestral e os druidas, após a destruição da ilha de Mona, se reestabelecem em Vernemeton, onde as sacerdotisas da Deusa vivem na Casa da Floresta. O arquidruida Ardanos e a grã-Sacerdotisa Lhiannon tentam a todo custo manter a paz, recém assentada.
Em meio a este contexto, o jovem Gaius, filho de Macellius (o prefeito do acampamento romano em Deva) cai em uma armadilha durante uma caçada. Ele é encontrado pelas jovens Eilan e Dieda, duas jovens bretãs. Eilan é filha do druida Bendeigid e Dieda e filha de Ardanos, o arquidruida. Enquanto é curado de seus ferimentos, Gaius resolve não revelar sua identidade romana, por medo da ira de Bendeigid e Cynric, seu filho de criação.
Antes de ir embora, porém, Gaius é levado ao festival de Beltane, e se descobre apaixonado por Eilan. Ele pede a mão dela em casamento, mas os pais de ambos os lados proíbem a relação.
Em uma noite, saqueadores invadem a casa de Bendeigid, queimam tudo e matam a mãe e a irmã mais nova de Eilan. Eilan estava auxiiando o parto de sua irmã mais velha fora de casa, conhecendo a sacerdotisa Caillean, da casa da floresta. Sem lar, os homens partem atrás de vingança e Eilan resolve se refugiar na Casa da Floresta, já que não pode se casar.
Após 3 anos, ela e Dieda são ordenadas sacerdotisas. EIlan se encontra novamente com Gaius no festival de Beltane e eles ficam juntos, porém se separam logo depois.
Com o descobrimento da gravidez de Eilan e a morte da grã-sacerdotisa Lhiannon, começa a farsa que encobrirá o romance de Eilan e Gaius, o nascimento de Gawen, sendo que Eilan é escolhida a nova grã-sacerdotisa.
A partir daí, com Gaius atuando pelo lado romano, e Eilan, Caillean e Ardanos pelo lado bretão, tem início uma série de manobras que tentam manter a pax romana, apesar da crescente rebelião das tribos.

Com um desfecho memorável, onde se revela o surgimento da famosa Avalon, a Casa da Floresta prende, ensina e cativa. Particularmente gosto muito da escrita de Marion Zimmer Bradley, pois as descrições são ricas, mas ao mesmo tempo sucintas. Todos os personagens são bem retratados e é fácil chegar ao final, mesmo de uma leitura bastante complexa historicamente.

Recomendo a leitura.