Invente Alguma Coisa

Marriete 26/01/2021

Invente Alguma Coisa ? Resenha Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Leya
ISBN: 9786556430621

Sempre ouvi falar muito desse autor e ainda não tinha lido nada dele, Clube da Luta é um livro bem famoso, tem até filme, e, eu sempre posterguei a leitura do livro, sem nenhum motivo em especial, então, vi esse livro, (Invente Alguma Coisa), em um quiosque e resolvi dar uma chance ao autor.
Invente Alguma Coisa é um livro que reúne contos, alguns deles em forma de parábolas, onde são descritos alguns costumes sociais e que o autor critica fortemente. Em outros contos vemos fatos absurdos que somente uma mente insana poderia conceber. Nada contra as mentes insanas, eu gosto e as admiro bastante. O fato é que o estilo do autor não me agradou, não teve um único conto capaz de me cativar. A cada conto que eu lia ficava na expectativa de ser surpreendida, esperando que ao menos um de seus textos fosse capaz de me ganhar, o que não ocorreu.
Respeito quem gosta e não critico mas para mim não funcionou de forma positiva. Não vou jamais tirar os méritos do autor, porque, se ele tem o prestígio que posso observar junto a tantos leitores é porque algo de bom tem. Gosto é gosto e temos que respeitar. Fica aí minha opinião. É um livro que disponibilizarei para troca.

#InventeAlgumaCoisa#ChuckPalahniuk#Resenha#MarryAquinnah#ResenhandoLiteratura#AutorInternacional#LiteraturaInternacional#Contos#EditoraLeya#AmoLer#Instabooks

Lindenberg 29/12/2020

Vai ficando ruim a cada página lida...
Sou fã do Clube da Luta e por isso quando comecei a ler me empolguei, os primeiros contos que são muito bons. Mas fica por aí, os próximos contos são ruins, confusos ou apenas polêmicos. Parece que o autor tinha 3 contos bons e alguns textos ruins que ninguém publicaria, mas ele resolveu publicar. ?

Ulisses 13/12/2020

Esse livro traz 23 contos onde o autor aponta o que existe de pior na humanidade com histórias bizarras e inusitadas.
Eu resolvi ler esse livro por ser do mesmo autor do livro Clube da Luta que foi uma leitura que gostei muito e recomendo, porém dessa vez não gostei tanto da obra e foi bem difícil e cansativo termina-la.

Johnata 13/09/2020

Alguns contos bons e nada mais.
O livro tem um conto do universo de o Clube da Luta (expedição). Esse era meu único interesse, mas por já ter lido e gostado de outra obra de Chuck Palahniuk (sobrevivente) resolvi conhecer mais sobre a escrita dele. Acho que cometi um erro, pois esse livro em específico é só um aglomerado de histórias ultra violentas e chocantes, dentre as quais 3 ou 4 são interessante e atraentes. Apesar de uma experiência morna em termos gerais, o livro é interessante para perceber nuances do processo criativo do autor, que talvez seja seu maior trunfo. Para quem deseja escrever algo um dia, pode ser uma leitura proveitosa.

Thailinne 09/08/2020

Chuck sendo Chuck
Tudo muito louco como tudo que Chuck escreve. A história que envolve o universo "Clube da Luta" foi meio decepcionante mas, no geral, muito bom.

Duda 03/08/2020

Nojento
Não sei se me arrependo de ter lido, mas acho que talvez não estivesse preparada para enfrentar as crônicas que compõem este livro, até hoje lembro de algumas partes específicas e fico ruminando sobre elas.
A escrita e o desenvolvimento das histórias são impecáveis, e tudo é muito interessante, mas acho que o leitor precisa estar em um ótimo estado mental para levar os choques que a leitura trás.

Paiva 28/06/2020

De todos os contos do livro salvam-se no máximo 3 bons, infelizmente foi uma decepção

@Felipe.fguimaraes 01/06/2020

O interesse por essa obra veio, pelo fato de ser um fã de clube da luta (tanto do livro como sua adaptação para o cinema), e ao saber que no conto "Expedição", que se passa no universo de Clube da Luta. Entretanto, o conteúdo dos outros contos são muito bons, repletos de criticas, humor e sarcasmo com situações sureais.

Pam 04/05/2020

Defino esse livro como uma corrida entre o cômico, surreal, perturbador e passando diversas vezes pelo grotesco, mas que no final faz você refletir: ?A vida é realmente isso?.

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - INVENTE ALGUMA COISA
Se você precisa de mais uma boa dose de Chuck Palahniuk, esse é o livro certo. Depois de se mostrar genial em "Clube da Luta", o autor nos supreende com Invente Alguma Coisa, essa antologia brutal e niilista.

Esse foi o terceiro livro de Chuck Palahniuk que eu leio e confesso ter adquirido a obra somente pelo conto "Expansão", que se passa no universo de Clube da Luta (resenha aqui). Contudo, surpreendi-me com o conteúdo dos outros contos: são 23 histórias cheias de brutalismo e humor (muitas vezes um humor negro). Os acontecimentos de alguns deles são extremamente impactantes e te deixam de boca aberta, pensando:

"O que foi essa coisa que eu acabei de ler?!"

Conhecer essas histórias com a escrita única de Chuck é ainda mais perturbador, pois é uma linguagem muito direta e muitas vezes em segunda pessoa, aproximando o leitor dos personagens, como se eles falassem diretamente com você.

Logo no primeiro conto, é provável que você saia da leitura traumatizado. Depois, as histórias vão oscilando entre enredos mais leves e mais pesados. Ainda assim, todos te fazem refletir sobre o que foi que você leu, porque o autor escreveu isso e o que quis dizer... É IMPOSSÍVEL não se envolver dessa forma (e não achar que o autor é louco/perturbado/genial).

Outra característica que achei interessante é o fato de que em alguns contos os personagens são animais falantes, algo que indica ser uma fábula (e não um conto), porém, uma fábula normalmente não costuma ser perturbadora, mas as de Chuck... com certeza, sim! Além disso, elas também trazem uma moral no final da história, atendendo ao gênero textual.

Se você busca ler mais Palahniuk, esse é o livro perfeito. O autor não é bom somente pelo Clube da Luta, ele é bom porque escreve de um jeito diferente e te provoca de modo único. Vale muito a pena entrar em contato com essas histórias loucas de Invente alguma coisa.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/06/resenha-invente-alguma-coisa.html

Airton 08/04/2020

Primeiro livro de contos que leio do autor... Adoro o jeito escrachado dele e a maneira pontual de botar o dedo em nossas loucuras e feridas. Alguns contos com pontos melhores que outros. Mas não deixa nada cair a peteca.

Taki 09/03/2020

Diga alguma coisa
Às vezes perturbador, às vezes um incômodo ou até reconfortador; o livro é um belo tapa em nossa cara, um tapa que é muitas vezes merecido.

Giulendo 29/02/2020

Chuck Palahniuk
Posso dizer que esse livro é tão bom quanto Clube da Luta, apesar da tradução não ser muito boa. Apaixonada pela escrita do Chuck Palahniuk, definitivamente um dos melhores autores que já tive a honra de ler.

Danielle 29/02/2020

Sem propósito e sem necessidade
A impressão que dá é que o Chuck Palahniuk resolveu pegar tudo de mais podre que apareceu na cabeça dele depois de passar um tempo no 4chan e na deep web e, tá ali, nasceu esse livro. Tem alguns contos decentes? Tem, tem sim. Mas a grande maioria nada mais era do que um plot vazio e cheio de elementos pra chocar, dar nojo, enfim. Ô leitura arrastada, viu.

Sandro 03/02/2020

null
Definitivamente o livro mais arrastado do Chuck. Com excessões de alguns bons contos, foi difícil terminar a leitura.

1 | 2 | 3 | 4