Prisioneiros da Mente Augusto Cury

Resenhas - Prisioneiros da Mente

Danielle270 09/06/2022

Como todo livro do Augusto Cury, os temas e o modo de tratar nos leva a pensar mais sobre nossos atos, e nesse caso, sobre nossos cárceres mentais.
Theo Fester é um magnata bilhonario com 3 filhos. Quando ele conhece Marco Polo, ao mesmo tempo que fica intrigado com seu método, uma parte de si sabia que ele não era feliz. Assim, ele pede ajuda para o tratamento com seus filhos.
Esperava um livro com mais definições do que seria esses cárceres, como cuidar da nossa mente. A história no geral foi muito aproveitosa, e em diversos momentos senti vontade de acabar com os filhos do Theo Fester de uma vez.

Letioli 07/03/2024

Pior do que morrer é estar morto enquanto se vive.
"Prisioneiros da Mente" é uma obra incrível que ganhei de presente da minha mãe aos 13 anos e decidi reler agora, aos 16, com uma mente mais evoluída. Mesmo sendo mais antigo, o livro aborda temas atuais, como a crescente influência das inteligências artificiais, algo que, aos 13, não percebia tanto, mas agora, aos 16, compreendo melhor. A trama destaca a condição humana, revelando como podemos nos tornar prisioneiros de nossas próprias mentes, refletindo sobre riqueza intelectual versus material. A história, ambientada nos Estados Unidos, também possui referências ao Brasil, já que é escrita por um autor brasileiro. A trama envolve um pai desafiando seus filhos a superarem barreiras mentais para alcançarem a verdadeira felicidade, mostrando uma evolução emocionante.

Nando 07/06/2021

Algo que te faz refletir bastante. Essa seria uma das melhores definições para esta obra, mas será que é o suficiente?
Depois de já ter desistido dele uma vez, finalmente posso dizer que concluí a leitura do mesmo. Começando primeiramente com uma pergunta a mim mesmo…
Valeu a pena dar uma segunda chance a este livro?
Sim e não.
Vamos dividir essa resenha em 2 partes, justificativa do sim, justificativa do não. Vou tentar não me estender muito.

Justificativa do sim:
Eu adorei bastante as reflexões que pude ter durante a leitura deste livro. A cada página ele te propõe a pensar e refletir sobre as diferentes faces do seu eu, dos nossos carceres mentais, e sobre como a humanidade está doente. Ele definitivamente é um livro para quem gosta de parar para pensar e refletir sobre algo. E isso é o que ele sabe fazer de melhor.

Justificativa do não:
Apesar das reflexões que ele te leva a ter, apenas isso não sustenta uma história. Incontáveis vezes tive vontade de abandonar a leitura, e ir reler alguns dos livros da minha prateleira. Todas a vezes que ele conseguia me engajar em sua leitura, ele fazia questão de me tirar dela com alguma fala forçada, ou com o agir de algum personagem de maneira igualmente forçada. Em alguns momentos ele parece se esforçar para fazer você não se engajar e mergulhar de vez na leitura.
Eu simplesmente não consegui comprar nem um dos personagens, eu só engoli eles. Principalmente as crianças, que em alguns momentos demonstram uma sabedoria enorme sobre a vida, e em outros voltam a agir como crianças de 14 anos. Não consigo enxergar eles como humanos, em alguns momentos beiram a caricatura, e isso me tirava completamente da história.
Há uma falta de cuidado, ou tato na construção da narrativa. Arcos que poderiam durar mais tempo, e serem mais aprofundados, são trabalhados bem rapidamente, mas pelo menos não chegam a flertar com o raso, mas deixam a sensação de que tinham potencial, e foram desperdiçados.
A conclusão para mim, foi a parte mais difícil de ler. Foi o momento onde o tato foi mais esquecido, e as ações, e falas forçadas mais apareceram, e me fizeram querer abandonar de vez o livro, mesmo faltando apenas algumas páginas para ler. Tive que dar uma forçada para terminar, quase desisti na última página. As crianças foram uma das coisas mais difíceis de engolir, e o plot twist final fez a nota deste livro cair consideravelmente, deixando de ser um livro nota 3 mesmo com muitos problemas, para tornar-se uma obra de no máximo nota 2.
No final de tudo, ele é um livro que indicaria apenas para algumas pessoas específicas e com algumas ressalvas.
João Victor 14/08/2021minha estante
Nossa, falou tudo que eu queria dizer.

Ana 14/01/2022minha estante
Abandonei a leitura pois achei muito repetitiva, seu post me fez desistir de retomar hahaha

Anny50 16/09/2022

Gostei.
É uma leitura boa, porém muito exagerada. Mas deu pra entender o que ele quis passar. Mas é um livro que você devora :)

Beatriz1324 24/02/2023

Simplesmente Augusto Cury
Esse livro me fez sentir fortes emoções, literalmente, desde as primeiras páginas. Foi uma experiência incrível que me trouxe várias reflexões e ensinamentos, que espero poder levar comigo durante a minha vida.
Se você decidiu ler esse livro, prepare-se para conhecer os seus próprios cárceres mentais!!

Helô 09/10/2021

Prisioneiros da Mente é um bom livro, mas é só isso.
Achei raso pelo que promete através de seu título e resumo, além de ser muito utópico.
Um bom passatempo, nos garante algumas reflexões, mas nada muito impactante.

ina 06/04/2020

Theo Fester é um milionário judeu, que na sua infância sofreu bullying e jurou para si mesmo que empregaria cada um dos seus agressores, usou todas as humilhações que sofreu como combustível para atingir seus objetivos, se tornou o aluno diferenciado, acima da média. Anos mais tarde, abriu 5 negócios que faliram, mas nunca desistiu, aprendeu com cada erro, à perseverança foi seu carro chefe. Após os fracassos montou uma empresa de sucesso, e assim conseguiu seu objetivo, de empregar cada um que um dia o humilhou, Marc Douglas foi o primeiro e hoje é seu secretário. Apesar do seu sucesso como empresário Theo Fester se questiona se é um rico, ou um mendigo emocional, por muitos admirado e temido, mais por dentro perdido em seu próprio mundo de frustrações pessoais

artvgogh 28/07/2020

Augusto Cury sempre impecável. O livro te emociona e te assusta ao mesmo tempo. Incrivel, leiam.

Instagram: @leitor_eduardo 12/12/2022

Prisioneiros da mente
Título: #PrisioneirosDaMente

Autor: #AugustoCury

Ano: 2018

Nota: ????

Por que os seres humanos são tão complicados, se têm uma existência tão breve?

O autor é moderadamente prolífico e já li alguns livros dele há muito tempo. Esta foi uma leitura dinâmica pelo jeito fácil de escrever e também pela previsibilidade do assunto.

Vivemos em uma sociedade completamente encarcerada, presas em esteriótipos, em status e poder. Pessoas milionárias podem sem miseráveis emocionalmente. Só seria possível alterar esse cenário mudando o comportamento humano. Há vários predadores de si mesmos à solta.

Como o próprio autor descreve, o ser humano consegue passar do céu ao inferno em questões de segundos, e ele passa essa experiência nesse livro, trazendo passagens que você reflete e se emociona ao lê-las e logo em seguida passar raiva.

É uma história entre pai e filhos que nos ensina o quanto devemos dar limites e amor a nossos filhos, para não crescerem e serem prisioneiros das próprias emoções.

Para aqueles que buscam uma forma de aprender mais sobre o corpo, o valor da família e do dinheiro e, mais precisamente, a mente humana, este livro é um achado!

Uma história maravilhosa em torno de um magnata, seus filhos e uma IA; esse livro ensina muito o valor e os princípios de uma boa família, independente da cor, raça, etnia, classe social, etc.

Valeu à pena cada tempo, post-its, marcações, e, principalmente, o aprendizado.

Vivi 07/03/2021

Prisioneiros da Mente
Augusto Cury apresenta nesta obra a história de Theo Fester, um poderoso magnata, muito rico e ao mesmo tempo extremamente pobre, esse é um dos paradoxos que desenvolvem a história.

Repleta de psicologia, psicanálise, filosofia e etc, a história começa quando o magnata começa a questionar o futuro da humanidade, o que será de pessoas que possuem valores inestimáveis mas são pobres de alma, mais que isso, ele está ciente que contribuiu para isso e criou uma família que só pensa em dinheiro e pouco se importa com ele. Ao assistir uma entrevista de um famoso psiquiatra, ele embarca em uma jornada única onde vai entender o planeta mente e como se libertar dos cárceres mentais que segundo o doutor, todos possuem.

Em alguns momentos achei o enredo fraco, mas a forma como Augusto apresenta os pensamentos e ideologias de Theo é realmente magnífica, me fez refletir, e entrar na jornada do magnata.

Janaina 06/06/2020

Prisioneiros da Mente
Eu esperava mais do livro, achei a história um pouco fraca. A ideia geral sobre os cárceres mentais que escravizam o ser humano é boa, mas a história não me prendeu.

Dailany 27/12/2020

Marco Polo presente novamente.
Como muitos outros livros do Cury, esse também nos faz pensar em assuntos importantes da vida. Amo ler as obras dele!