O Segredo Entre Nós

O Segredo Entre Nós Thrity Umrigar

Resenhas - O Segredo Entre Nós

Christianne.Cintra 01/06/2021

Continuação demorou
Adoro os livros da autora, principalmente ?As Doçuras do Mundo?. Não são livros que eu consiga ler em qualquer momento da vida. Ela retrata a vida na Índia e eh muito triste. As amizades, o amor estão presentes, mas a vida deles é bem difícil. A continuação demorou a sair, mas a história de Bhima é tão impactante que vamos lembrando de tudo o que aconteceu no primeiro livro. Indico a leitura.

Marcia 12/03/2023

Minhas impressões sobre o livro
Índia!! Quão instigante é você!?
Ahh que imersão cultural maravilhosa foi essa viagem a Índia através do livro "A segredo entre nós ". Esse livro foi uma experiência incrível, cheia de aprendizado, de muita emoção e cultura. O livro é  continuação do "A distância entre nós" mas pode ler independente dele, porem ter lido antes a vivência é muito melhor e mais proveitosa.
"Uma história de força, amizade e renovação diante das dificuldades da vida"
Esse livro vai nos contar a história emocionante de 2 mulheres indianas, já senhoras, que vivem sem privilégios, suas lutas e conquistas. No trajeto vamos conhecer muito da cultura, das crenças, comidas e o dia a dia do cidadão comum indiano. Andar pelas ruas de Mumbai, "ver" , "interagir" com alguns moradores e adentrar algumas casas
foi incrível.  Com as duas protagonistas conheceremos outros personagens e suas histórias.
Livro lindo e muito emocionante, daqueles que ao terminar nos sentimos diferentes, cheio de empatia e amizade pelos personagens.  Ja estou com saudades.
Recomendo muito esse livro e se puder acompanhado de uma xícara de chai.
Valeu!!

@bibliotecadedramas 10/11/2022

Segundo livro de Thrity Umrigar que leio, esse é uma continuação de “A Distância Entre Nós” que li recentemente e como a primeira história ainda está fresca na minha mente acabei escolhendo ele. Acho que já posso dizer que Thrity Umrigar é a Kristin Hannah indiana porque seus livros são densos, sofridos, belos e com muito, muito drama. Eu adoro.

"(…) Passa a noite sentada de pernas cruzadas no chão, levantando algumas vezes a urna que contém as cinzas, impressionada a cada vez com a incrível leveza do corpo humano. É difícil aceitar que o corpo físico se resuma àquilo. Mas e quanto a raiva de uma pessoa? E a sua voz? Sua risada? Sua arrogância? Sua irreverência? Seu humor, seu ego, sua honra, seu caráter? Essas impressões digitais de uma vida única simplesmente se evaporam e desaparecem com o ultimo suspiro? E, se for assim, de que vale toda a luta, os sofrimentos e os conflitos? Qual a diferença entre uma mulher viver ou não? Se foi amada ou mal-amada, educada ou analfabeta, deseja ou malquista pelos pais, se sofreu mágoas e traições, ou se ainda foi capaz de manter sua humanidade e nobreza? No final, pensa Bhima, não importa. É tudo pó e cinzas. É isso que significa ser humana, ela pensa: grãos de poeira organizados na forma humana – alguns escuros, outros claros, alguns altos, outros baixos, alguns machos, outros fêmeas, E, no final, a mesma rajada de vento desfaz todos eles."

A história de Bhima continua após ser demitida por sua patroa – Serabai depois um grande segredo que caiu como uma bomba em suas vidas e que Serabai recusou-se a revela-lo. Bhima é uma senhora indiana extremamente pobre que luta diariamente para sobreviver na super populosa Mumbai – uma cidade que está em crescimento, mas que tem uma pobreza ainda muito maior. Bhima fará de tudo para garantir que Maya – sua neta, tenha uma vida que ela não teve através dos estudos, e durante essa luta de muito trabalho, muitas perdas ao longo da vida e muita pobreza, ela conhece Parvati (que inclusive é citada no primeiro livro), uma senhora também muito pobre que está todos os dias na feira vendendo suas seis couve-flores e que tem um passado bem triste e comovente.

O que eu amo ler nesses livros de escritores indianos como a Thrity Umrigar é a imersão na cultura dos costumes, comidas e crenças, mas também a dura realidade de milhares de pessoas principalmente em um país como a Índia, aonde as mulheres ainda são tratadas com inferioridade, sobretudo quando são marginalizadas por suas castas. Essa é mais daquelas histórias lindas, comoventes, mas terrivelmente tristes também, tirando as ultimas páginas que me incomodaram um pouquinho porque achei o final, beem no final, um pouquinho forçado, mas isso não tirou de nenhuma forma a grandeza que foi esse livro, eu já quero ler todos os outros de Thrity Umrigar.

site: https://shejulis.com/livro-o-segredo-entre-nos/

Douglas 24/01/2023

A beleza da saudade entre nós.
Tem escritores que tem uma escrita única, intrigante e que sempre busca colocar algo novo em cada lançamento.

Esse é um livro que mergulha na alma dos personagens, abre cada porta da dor, humilhação, desespero, fome, falta de dinheiro e da desigualdade social. Também abre portas do riso, da companhia, laços familiares, amizade, solidariedade e da união.

A narrativa é poética porém pé no chão, tem charme e um toque especial, tempero e que destaca em todas as passagens do livro. Não tem nenhuma parte que tiraria, tudo que está escrito é importante e essencial para a trama acontecer.

Conhecer cada personagem é uma viagem confortável, outras vezes sentimos a dor, tristeza como se fosse a sua dor ou de alguém próximo. Muitas vezes a beleza machuca porém leva a novos caminhos de aprendizagem, a novas pessoas e ao crescimento profissional, psicológica e/espiritual.

Cada dia lendo ficava pensando na Parvati e Bhima, sinto que conheci cada um tomando chá com biscoitos. Ri, chorei e não quero esquecer tão cedo essas personagens encantadores e que são únicas. Favoritado.?

Stefany.Cristina 04/05/2024

Leitura sensacional
A continuação da história de Bhima, e sua neta Maya, e a disparidade entre as famílias ricas e pobres de Mumbai é magnífico. O enredo conseguiu ser ainda mais interessante e cativante. Com muitos altos e baixos, momentos alegres e tristes, a narrativa nos imerge na realidade indiana, proporcionando uma experiência quase que real, com descrições muito detalhistas. Esta continuação brilhante culmina em um final espetacular, deixando uma marca duradoura no leitor.

Gabriela - @livrosdegab 27/09/2022

Esse livro é a continuação de “A Distância entre Nós” (lançado em 2006 e que eu li em janeiro de 2018). Descobri ele através de um instagram literário no mês passado e na mesma hora peguei pra mim! Acredito que ele tenha sido lançado depois que acabei o primeiro (o ano também foi 2018) e assim essa informação demorou pra chegar na minha vida kkkkkkkkkk
Como já fazia dois anos e meio que li o primeiro, recorri a algumas resenhas pra refrescar a memória pois lembrava só de alguns fatos principais. Lembro que esse livro me tocou por ser uma história triste e injusta, mas me acrescentou muito por se passar na Índia e incluir diversos costumes, comidas, expressões que eu não tinha conhecimento.
Achei “O Segredo entre Nós” mais emocionante, com personagens mais cativantes, menos sofrido (mas ainda assim bem triste) e com reflexões profundas demais. Relacionamentos, arrependimentos, luta pela sobrevivência, enfrentamento do passado... É um livro que diz muito e de uma forma muito bonita.
Assim como no primeiro, nele podemos perceber que independente de castas, condições sociais, oportunidades da vida, nós, mulheres, carregamos distâncias e segredos em comum apenas pelo fato de sermos mulheres! (e por tudo que vem junto com isso, nessa sociedade tão patriarcal)

Viviane @resenhasdaviviane 10/09/2022

Mais emocionante que o primeiro livro
Esse livro é uma continuação direta do romance "A Distância entre Nós" que eu amei e favoritei no primeiro semestre de 2022, a história é emocionante e eu recomendo muito. Eu estava muito curiosa para saber o que aconteceria com a Bhima, sua neta Maya e seus antigo patrões os Dubash, o primeiro livro teve um encerramento muito triste para todos.

Esse livro começa do ponto onde o anterior parou, como Bhima perdeu o emprego na casa dos Dubash começou a procurar outras casas para limpar e trabalhos extras pra fazer, com a finalidade de conseguir se sustentar e manter Maya na faculdade. Além da Bhima e Maya, a vida trágida da Parvati que apareceu pouquissimo no primeiro livro, apenas para deixar uma característica que a destoaria dos demais, um enorme tumor em seu pescoço que parece uma bola de golf.

Bhima e Parvati fazem uma parceria na feira, com a primeira entrando com os produtos e a segundo alugando o melhor ponto da feira e ainda vendendo seus seis couve-flores velhos para os mesmos clientes de sempre. A amizade entre as duas cresce no decorrer da história, assim como a amizade de Maya e as novas empregadoras da avó são apresentadas com uma riqueza de detalhes e emoções.

Esse livro conseguiu ser ainda mais emocionante do que o primeiro, apresentando todas as realidades de Bombain e as diferentes caracteristicas do seu povo, nem todos são bons ou ruins, são pessoas centradas em costumes antigos que não conseguem mais separar das suas vidas. A escrita da autora continua muito fluída e envolvente, consigui me importar com a vida de cada personagem coadjuvante ou protagonistas, todos são escritas com uma personalidade cativante e como os capítulos são curtos a leitura fica ainda mais fácil.
Sander.Garcia 10/09/2022minha estante
Ah.. até que enfim, encontrei alguém que tenha lido Thirty Umrigar ???

Sander.Garcia 10/09/2022minha estante
Além desses eu já li "O filho de todos" (achei bom, mas nem tanto) e "A hora da história"(que achei maravilhoso) e vc? Quais dela já leu?

Viviane @resenhasdaviviane 10/09/2022minha estante
Que legal! Eu só li dois da autora "A distância entre nós" e " O segredo entre nós". Vou procurar esses que você falou.

Sander.Garcia 10/09/2022minha estante
Eu pretendo ler mais dela..

Alcione13 14/01/2019

Seis couves-flores murchas
Creio que nunca esquecerei esse trecho.
Se,no primeiro livro Umrigar quebrou meu coração;nesse,pisou até moer os cacos.
O interessante é que em A distância entre nós,temos o foco em Bhima.
Parvati e Rajeev são coadjuvantes.
Já nesse, Umrigar traz uma Parvati ácida, sarcástica,mordaz e sofrida além da aparência.
(Aquela velhinha agachada na calçada com suas couves-flores feias jamais me sairá da memória.)
Nos brinda com brigas e desentendimentos que escondem dois corações de ouro. Que culminaram na mais bela amizade que já vi.
Rajeev e seu sorriso otimista,sua doçura. Seu estômago sempre pronto a aceitar comida,sua gentileza com o próximo.
A autora nos traz o retrato de uma Índia sofrida ao mesmo tempo que mostra um povo batalhador e forte.
Gostei bastante como ela trabalha o preconceito,os costumes e crenças arraigados de um povo.
A delicadeza e sensibilidade da escrita de Umrigar faz com que desejamos que mesmo os personagens secundários tenham suas histórias contadas.
Quem sabe ela novamente nos surpreenda?
Visto que Parvati e Rajeev mostraram a que veio!!
Enfim,amei a maneira como Bhima cresceu,aprendeu e ergueu a si e seus companheiros.Sem perder sua doçura, coragem e forma de ser.
Uma salva de palmas a Umrigar.
Poesia em forma de escrita.
O corretor me atacou:. =/
COUVES-FLORES!!!!

Márcia Almeida 14/01/2019minha estante
Vou embarcar nesses dois livros, logo logo!!

Vale muito a pena.
Palavras foram insuficientes pra expressar toda a beleza e grandiosidade desse livro.
Falar mais seria spoiler.
Já na releitura rsrs
Ambos.

Alcione13 14/01/2019minha estante
No primeiro livro esses dois personagens do mercado destruíram meu coração. E agora ter um livro só deles.. é show demais!!!! Palmas.

Raphaele Campos Amorim 13/05/2020

Tocante
O Segredo entre Nós chegou para mim sem que eu pedisse ou buscasse. Foi uma surpresa . Ao finalizar a leitura entendi que mais do que uma surpresa, foi um presente. Tive a oportunidade me aproximar da realidade de vida das mulheres na Índia, da desigualdade social latente e desumana, das convenções questionáveis, do preconceito, da falta de voz de quem vive à margem.

Esse livro me mostrou a força do ser humano quando não há a opção de desistir.

A personagem Bhima carrega consigo os mais nobres sentimentos humanos e os pratica apesar de ... Apesar de sofrer com injustiças, apesar de sentir a ingratidão , apesar da vida miserável que leva, apesar de ser muitas vezes invisível em um meio que enxerga apenas que tem, jamais quem é.

Bhima acredita no amor; Bhima faz brotar amor do solo vazio e seco, distribui amor para corações áridos. Bhima ama apesar de tudo.

Renata 08/03/2022

O SEGREDO ENTRE NÓS

O romance de Thrity Umrigar é a continuação de A distância entre nós. Com toda a peculiaridade da autora, que gosta de ambientar suas histórias na Índia, O segredo entre nós apresenta os mesmos dramas já levantados por ela em outros livros.

Bhima continua sua vida, com dificuldade, após sair da casa de Sera. Enquanto luta para manter a neta na faculdade e conseguir pagar suas contas, o destino bate à sua porta, literalmente. Abordada por uma vizinha que acaba de ficar viúva, ela se vê compungida a ajudar a pobre mulher e uma oportunidade surge de forma inesperada.

Bhima começa a conviver com Parvati, uma senhora feirante, que divide o espaço com ela, embora relutante. Na lida do dia a dia, as duas se aproximam e, apesar de Parvati ser amarga e rabugenta, nasce uma amizade entre elas.

A narrativa alterna-se entre o presente da vida das duas mulheres e as lembranças de Bhima bem como o passado de Parvati, que a assombra de forma assustadora.

Dona de uma vida realmente infeliz, Parvati não teve sorte, mas aprendeu a ler e a escrever, coisa rara para pessoa de sua classe. Diferente de Bhima, uma senhora analfabeta, que conseguiu trabalhar e ser honrada mesmo diante das provações. As amigas conseguem superar suas diferenças e seus passados sombrios e passam a vencer os obstáculos na grande e contrastante Mumbai, a maior cidade indiana.

O livro mostra, como nas demais obras de Thrity, a cultura da Índia, tão diferente da nossa, com seus conceitos e valores, suas crenças e seus hábitos, um choque de realismo, diante de uma sociedade com tantos problemas, preconceitos e muita desigualdade.

Faço aqui uma ponderação, pois embora o livro retrate muito bem a realidade crua e opressora de uma sociedade em suas misérias, a narrativa faz apelos extremamente românticos ao tratar a amizade entre senhoras e empregadas, num país profundamente preconceituoso, em relação às diferenças entre as castas. Acho bonito que tenha sido retratado, pois é uma forma de trazer a reflexão, mas quem conhece a realidade da Índia sabe o quanto isso é difícil, quase irreal. Por outro lado, acho bacana a obra mostrar o quanto o acesso à educação pode de fato fazer as pessoas olharem para o horizonte com perspectivas e esperança.

O final dá margem a uma nova continuação…

Recomendo!

Renata Saraiva @falo.leio.escrevo

haylla.with.an.h 04/12/2023

Foi o melhor livro do ano
Eu sinceramente não tenho palavras o suficiente para descrever o quanto eu amei esse livro e o tanto que ele me tocou. Fazia muito tempo que eu não sentia isso.

Essa história é continuação de "A distância entre nós". Não sei o porquê a autora escreveu um segundo volume e o motivo de ter demorado tanto (cerca de 12 anos).

Mas eu fico muito feliz por essa história existir. Acho que todo mundo deveria ler. É muito importante que a gente tome consciência de realidades diferentes das nossas.

E a autora sabe fazer isso muito bem. A escrita dela é sensível, poética, brutal e imersiva. Ela constrói uma atmosfera muito realista e cria personagens complexos.

Parece que eles existem fora das páginas, como se fossem pessoas reais. E de certa forma são. Porque infelizmente muitos vivem de uma forma parecida com essa.

Não quero entrar em detalhes, mas esse livro é extraordinário e especial. Recomendo que você leia o seu anterior primeiro, a imersão será ainda maior.

Maria14000 21/01/2024

"Zindagi ek hai suhana/Yahan kal kya ho kisne jaana" ?
"O segredo entre nós" foi uma linda surpresa e presente para mim depois de um longo tempo me programando para ler a continuação de "A distância entre nós"; estava com receio de me decepcionar, pois o primeiro livro me cativou muito e estava colocando uma grande expectativa neste.
E que bom que não me decepcionou! Aqui continuamos acompanhando a difícil jornada de Bhima e sua neta Maya, mas agora com um adicional de sofrimento: Parvati - que mulheres, que guerreiras! Muito bom saber que tiveram suas lutas recompensadas; elas nos ensinam a importância das conexões, da solidariedade, de manter a esperança e os sonhos sempre vivos no coração, pois uma hora o "destino" sorri para nós de maneira grande ou pequena, mas sorri, porque "A vida é uma linda jornada/Quem sabe o que acontecerá amanhã?" (p.291) ?

"Não são as palavras que falamos que nos tornam quem somos. Nem os nossos atos. São os segredos enterrados em nossos corações." (p.235)

Livia Barini 14/02/2019

Belíssimo
Não resisti a curiosidade de saber o que aconteceu com a Bhirma e comecei a ler este livro.
É sem dúvida nenhuma um livro belíssimo.
Foi extremamente gratificante ver uma mulher analfabeta (que não foi digna sequer de ser alfabelizada pelo marido, pela filha ou pela neta - pessoas que a amavam) deixar de acreditar que estava destinada a sempre cuidar da casa dos outros e lutar por um futuro menos miserável.
Foi muito bom vê-la prosperar e levar consigo outras pessoas. Tudo isso sem perder seu coração bondoso.
Adorei vê-la questionar sua educação, a cultura na qual estava inserida, valores nos quais acreditava... e construir uma nova visão de vida, sem preconceitos, com muito mais amor, respeito e dignidade.
Amei Parvarti. Personagem maltratada rudemente pelo destino, mas de uma inteligência ímpar. Fascinante.
Só o final muito me desagradou. Novamente questões não respondidas. Creio que a autora quis deixar um gancho para contar a história de Amit e Gopal.

Simone de Cássia 08/05/2019

Ah, meu Deus... não dá nem pra falar direito sobre o livro... Sabe quando a gente é tão tocado por alguma coisa, ou por alguém , ou por um fato, que não consegue juntar as palavras pra falar sobre? A autora tem uma doçura na escrita, e ao mesmo tempo uma força com as palavras; é uma dualidade de sentimentos todo o tempo. O título faz uma alusão a um dos mais belos trechos...é quando Bhima se surpreende ao constatar que todo mundo tem segredos, todo mundo tem quartos escuros, todos nós trazemos fatos escondidos em nosso coração... e que são eles que definem quem somos de verdade. O crescimento da personagem, motivado por uma adversidade que parecia catastrófica, é uma lição de vida... Ahhh não tem como citar todas as belezas desse livro...é preciso ler pra entender. E então, sentir. Simplesmente lindo!
Nana 08/05/2019minha estante
Fiquei curiosa! Tem que ler "A distância entre nós " antes desse né?

Simone de Cássia 08/05/2019minha estante
Tem sim, Nana. Eu li há muito tempo e tinha esquecido uns detalhes importantes. Aí reli pra só então começar esse aí. São lindos, vc vai amar!

Riva 11/05/2019minha estante
Você ficar sem palavras para descrever um livro é algo inédito!!!!!

fev 13/01/2021

A sequência de A Distância Entre Nós ganhou um estrela a mais.

Esse livro aqueceu o meu coração um tanto mais que o primeiro. Enquanto o primeiro livro é sobre dor, violência e também sobre a estrutura de uma sociedade classista que machuca os outros, O Segredo Entre Nós é sobre amor, amizade verdadeira, luta, crescimento e boas relações.

Aqui eu me apeguei bem mais a história de Bhima e o início e concretização da sua amizade com Parvati. Bhima e Maya. Bhima e Chitra. O fato de Bhima ter que lidar com conflitos como a mudança da Mumbai que ela conhece, as relações de classe, pessoas que não acreditam nas mesmas coisas que ela e também não agem como ela é mesmo assim a trata melhor que a sua antiga patroa, faz com que o livro cresça muito. É gostoso de acompanhar e torcer pelos personagens.

No livro existe uma cidade pobre que maltrata seus personagens e também o machismo e a violência. No entanto, a força para viver, sonhar e crescer estão cada vez mais fortes e guiam as diferentes personagens femininas desse livro.

Com tantos pontos positivos acredito que a autora deixa a desejar quando não pune certo personagem do primeiro livro, mas entendo porque há uma verossimilhança pois existem criminosos que não pagam pelos seus crimes devido a honra ou qualquer outra desculpa esfarrapada que escora no machismo estrutural.

Eu amei o final do livro. Era o que estava esperando que acontecesse no primeiro. Porque gosto do amor vencendo e de história de famílias se reencontrando. Mas tenho que ponderar pois não acredito que amor seja a arma correta para lutar contra tradições que oprimem e o machismo estrutural. Mas o final feliz de uma história sempre ganha o meu coração.

Recomendo a duologia no inteiro. É uma boa história para aquecer o coração em tempos ruins. Escrita simples, mas de grande valor.