Dracul Dacre Stoker...

Resenhas - Dracul

1 | 2 | 3 | 4

bobbie 04/12/2021

Um risco que funcionou.
Fiquei surpreso quando comecei a ler este livro, baseado em anotações deixadas pelo escritor Bram Stoker (Dracula), e percebi, logo na primeira página, que o personagem principal desse enredo, que conta a origem do famoso Conde vampiresco, era ninguém menos do que o próprio Bram Stoker. Como assim, misturar ficção com a vida do autor?, pensei. A leitura me fez investigar mais sobre a vida de Stoker, e pouco a pouco fui descobrindo que as personagens deste novo livro são, sim, reais: todos parte da família de Stoker, incluindo a babá. Acontece, portanto, que os novos autores (incluindo um descendente direto do canônico escritor gótico) escreveram agora uma história que mistura o autor com o Conde que o consagrou, tecendo a história de maneira que é como se o maior vampiro da imaginário mundial tivesse feito parte da vida real do escritor. Jogada de marketing muito bem amarrada, inclusive, com imagens de excertos de manuscritos deixados por Stoker, que morreu há 100 anos. Quase nos faz acreditar que o malfadado Conde realmente existiu, ou pelo menos ficar com aquela pulguinha atrás da orelha. O romance é construído seguindo os moldes do romance epistolar (baseado em cartas) original: dessa vez, entram cartas e diários dos personagens principais. A falta da quinta estrela na minha resenha é justificada pela cadência irregular desta nova empreitada de Drácula no século XXI: o romance começa com um excelente ritmo, que prende o leitor e deixa sua curiosidade alerta. Contudo, ao longo das páginas, fica a impressão de que ele se arrasta um pouco, talvez com a boa intenção de desenvolver bem os personagens. Destaque para passagens bem sombrias e mórbidas: não falta espaço para violação de túmulos neste romance, além de incursões de insetos nojentos onde jamais deveriam estar. No todo, vale a pena ler.

Andre.S 30/11/2021

Os mortos viajam rapido?
Esse livro é simplesmente demais! Começa meio devagar, mas adquire corpo e ritmo assustadores, de um modo que fazia tempo eu não lia nada. Baseado num suposto diário secreto de Bram Stoker, este livro mergulha num horror clássico e épico, narrado em forma de diário das personagens, como em Dracula. Genial!

Danilo.Santos 15/07/2021

Parece as revistinhas de terror da minha infância
Peguei esse livro pela nota mas me decepcionei: Até começa interessante mas vai ficando cada vez mais bobo e clichê à medida que avança. Me lembrou muito os gibis de Drácula e Lobisomem, que eu lia quando era criança. Talvez agrade o público pré-adolescente.

Igor14 13/07/2021

Dracul
O livro é perfeito do início ao fim. A leitura fica melhor ainda após ler drácula, o fato de conhecer a história publicada ajuda no entendimento do livro.

Edu_H_ 02/07/2021

Dracul – A Origem de Um Monstro
Até os sete anos de idade, Bram Stoker era uma criança frágil que sofria de uma doença desconhecida que o mantinha acamado por maior parte do tempo. Era entretido pelas histórias assustadoras de sua babá, Ellen Crone, e submetido a constantes tratamentos por seu tio médico, incluindo a infame prática da sangria com sanguessugas, comum na era vitoriana. Aparentemente, de maneira súbita, ele curou-se e veio inclusive a se tornar um talentoso atleta em sua juventude. Buscando uma resposta para esse evento real, nasce Dracul, A Origem de um Monstro. E se Drácula fosse real, como afirmava o prefácio original cortado da edição final da obra? E se houvesse uma explicação sobrenatural para a cura miraculosa de Bram?
Numa colaboração entre Dacre Stoker – sobrinho bisneto do autor de Drácula e administrador do seu espólio – e o escritor J.D. Barker, o livro mistura folclore vampírico irlandês, anotações do manuscrito original de Drácula e a biografia de seu autor para criar uma história original que insere Bram Stoker e seus irmãos, Matilda e Thornley, no centro de uma trama de horror, utilizando-se de diários, cartas e telegramas para narrar como eventos da infância, envolvendo a misteriosa babá , Ellen Crone, voltam para assombrá-los na vida adulta.
Organizar a narrativa tal qual o romance seminal de 1897 parece uma escolha óbvia para esta forma de homenagem e prólogo a que Dracul se propõe. Entretanto, se no primeiro esse artifício epistolar aumentava a sensação de realidade dos eventos narrados e eram bem orquestrados de modo a serem fidedignos ao documento que representavam (seja carta, telegrama, diário de bordo, etc.), em Dracul, a escolha de reprisar esse formato soa arbitrária e torna os “documentos” inverossímeis.
Por exemplo, inicialmente, temos o protagonista, encurralado num aposento, utilizando-se de vários artifícios para tentar impedir que a criatura sobrenatural invada o local. Ele então começa a escrever num diário os eventos sobrenaturais da sua infância, de modo a registrar como chegou a esta situação atual. Os capítulos passam a alternar entre os segmentos “Agora”, narrado em terceira pessoa, e “O diário de Bram Stoker”, em primeira pessoa. Esse enquadramento narrativo contradiz o prefácio que apresenta o livro como uma coletânea de papéis cuja sequência se tornaria clara ao longo da leitura. Além disso, torna inverossímil a ideia de que alguém aterrorizado pela ameaça iminente de uma criatura sobrenatural se predisponha a começar a escrever um diário com dezenas de páginas rememorando a linha de eventos desde a infância.
Não obstante a inconsistência apontada acima, há de se reconhecer o entretenimento proporcionado pelo conteúdo. A leitura é fluída, e nos mantém engajados para descobrir os mistérios por detrás da história da babá Ellen e – caso você tenha lido o romance original – qual a conexão entre o que lemos aqui e o que seria publicado por Bram em 1897. Utilizando-se do conhecimento privilegiado de Dacre Stoker, J.D Barker é habilidoso ao mesclar fato e ficção, reimaginando passagens da família Stoker com a inclusão de elementos vampíricos, como a explicação para a cura de Bram e o relacionamento de Thornley com a esposa, o que funciona narrativamente e como um presente para fãs familiarizados com a criação de Drácula e a vida do seu autor.
A dupla consegue, também, construir uma atmosfera sombria de maneira eficaz – sem se estender demais em passagens descritivas que poderiam dissipar o suspense das cenas – usando o choque do gore em cenas pontuais, sem banalizar a sanguinolência das passagens retratadas. Há uma série de momentos em que a leitura se torna imersiva a ponto de parecer que estamos assistindo a um filme. A cena envolvendo sinos num necrotério e a "Sombra viva" invadindo o aposento de Bram são alguns dos melhores momentos de suspense e terror criados em Dracul, A Origem de um Monstro. Em suma, trata-se de um livro de horror com qualidades notáveis, mas que tem seu potencial para ser ainda melhor limitado pela ânsia de homenagear o clássico forçando uma estrutura documental para contar uma história que funcionaria melhor se tivesse mais liberdade para existir por si mesma.

Teka.Mello 26/06/2021

O conde uma criatura fria e calculista querendo fazer novas vítimas em Londres, chama o seu procurador para visitar sua residência solitária a fim de finalizar os negócios. E lá Jonathan descobre a verdade sobre o que é e o que seu cliente realmente deseja. A partir daí ele e seus companheiros começam a caçar esse mostro. Será que esse jovem conseguirá salvar seu país?

Juliane.Sturm 15/04/2021

Será que não era tudo verdade???
"Algumas vezes, nossos medos mais profundos são aqueles que mantemos perto do coração " (Dracul).

Dracul é um romance muito gostoso de ler e com uma fluidez incrível! Não podemos achar que será a história de Drácula como conhecemos,  mas sim, na minha opinião, uma releitura ou simbolismo da vida de Bram Stoker numa versão clássica dos vampiros. Vai por mim, este livro não desrespeita de forma nenhuma a obra originária, é apenas uma proposta e visão diferente da que conhecemos.

A história é contada através de cartas, que por um lado, é possível analisar as diferentes versões sobre um mesmo acontecimento, mas por outro, não inclui o leitor completamente à história. Porém isso não me tirou a vontade de saber o que iria acontecer na próxima página e a leitura não me cansou em nenhum momento.

Achei muito interessante a forma que descrevem a infância de Bram Stoker com sua babá e como muitos aspectos da vida real e sombria de Bram Stoker foram colocados nesta narrativa.  Bram foi uma criança muito doente,  incapaz de andar, muito perto da morte até os 7 anos que milagrosamente foi curado e por coincidência ou não, pediu para ser cremado imediatamente após sua morte.

Muito neste livro se mistura de ficção (será?) com realidade e não saberemos nunca o que realmente Bram Stoker vivenciou. Dracul foi retirado dos manuscritos e de partes que foram removidas do Drácula original, dando um ar mais sombrio, gótico e nos deixando ainda mais intrigados. Precisamos lembrar que todas as lendas têm um começo,  e por trás de toda história escrita, há uma verdade. Agora esta verdade nunca saberemos. "Há mistérios que os homens só podem adivinhar, e que desvendam em parte com a passagem do tempo " (Bram Stoker).
Bom, em suma, recomendo muito este livro. Fiquei impressionada positivamente e não desista nas primeiras páginas.. Vai valer a pena!

Dacre Stoker é o sobrinho-neto, atual responsável pela obra de Bram Stoker e autor de Drácula: the Un-dead.

Rinaldo 30/03/2021

Dracul
Uma história de vampiro onde o principal personagem é Bran Stoker...e Dracul... simplesmente magnífico.

Hong Zhuang 19/03/2021minha estante
Interesting

Driikka 25/02/2021

Demorei mais acabei
Sinceramente não sei pq demorei tanto pra terminar de ler e agora que terminei estou completamente apaixonada e já quero procurar outros para ler.

Marcos 09/02/2021

Envolvente e misterioso do início ao fim
Esse livro me prendeu desde a página vinte em diante eu lia e quase não queria parar para dormir porque está muito imerso na história e nos mistérios dela eu super recomendo esse livro a todos achei a escrita bem fácil de ler sem muitas palavras difíceis e bem gráfica eu conseguia visualizar muito bem o que estava se passando e sua ambientações já tem mais de um mês que li e a história ainda vivíssima em minha cabeça tanto que logo que terminei procurei ler o Drácula de Bram Stoker

Malucas Por Romances 22/12/2020

Resenha no instagram @porromances
Drácula é um livro que marca gerações desde sempre e que também marcou a minha vida, sem dúvidas Drácula foi e ainda é a inspiração para muitos livros e filmes do gênero.

Como seria se Bram Stoker tivesse encontrado Drácula? Imagina se tudo aquilo que você leu e conhece não fosse mera ficção.

Dracul vai contar a história de Bram Stoker, um garoto que desde o nascimento nasceu com muitas doenças e risco de morte, essas doenças dele eram frequentes e sempre levavam ele ao extremo, a única pessoa que era capaz de curá-lo era sua babá Ellen Crone.

O livro é escrito em forma de cartas e diários, e além de contar a história do Bram também teremos o ponto de vista de Matilda Stoker e Thornley Stoker.

Em Dracul a história vai está entrelaçada com a vida dos três por causa da Ellen Crone, já que ela entrou na vida deles quando eram ainda crianças e deixou rastros até agora que são adultos.

Agora adultos acontecimentos começam acontecer e mudar a vida deles, questionamentos surgem do que realmente é real e não é, e durante isso outros personagens surgem para ajudar (ou não) a desvendar o que está por trás de todos esses acontecimentos.

Dracul sem dúvidas foi uma das minhas melhores leituras do ano, o livro me fez relembrar da época que li Drácula a mesmo tempo que me deixou com saudades e vontade de reler.

Em Dracul eu só senti falta de mais no final, com tudo o que tivemos no enredo senti que o final foi corrido, além de querer mais da Matilda também, afinal ela é uma das personagens que mais amei nesse livro.

Nesse livro os autores J.D. Barker e Dacre Stoker encaixaram trechos do manuscrito original de Bram Stoker, trechos esses que foram retirados na época por ser "sombrio e assustador demais" para os leitores da época, o que deu um toque ainda mais gótico a Dracul.

O livro ainda conta com uma edição linda, com uma capa que nos leva ao enredo e com as folhas pintadas de vermelho, a edição só torna o livro ainda melhor.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2020/11/resenha-dracul-origem-de-um-monstro-jd.html#axzz6hNkMS6LP

Joao Vencigueri 14/12/2020

DRACUL"A"
Um livro extremamente empolgante do começo ao fim. Conta a história empolgante da infância e parte da vida adulta de Bram, incluindo membros de sua família, assim como personagens enigmáticos como a babá Ellen e o famoso Dracul (homem de preto), com um desfecho que oscila entre o esperado e a frustrante ideia de tudo dar errado...Para quem gosta do gênero é um livro para saborear, rs.

Taty está lendo 07/10/2020

PQ NÃO LI ESSE LIVRO ANTES?
Dacre Stoker é sobrinho de Bram Stoker, e esse livro foi tirado dos manuscritos de DRÁCULA.
uma narrativa de tirar o fôlego do leitor, daqueles que você, literalmente, esquece de respirar.

Barbara. Sena 14/05/2020

A história no começo achei chato por não entender um pouco, mas depois que os pontos vão interligando fica muito bom

1 | 2 | 3 | 4