A Ascensão de Kyoshi

A Ascensão de Kyoshi F.C. Yee

Resenhas - AVATAR: THE RISE OF KYOSHI

Gabriela Teixeira 25/05/2024

Kyoshi quer o mundo? eu te dou
Algo espetacular acontece nesse livro.

como uma grande fã do universo avatar, cheguei com grandes expectativas sobre esse livro, afinal estamos falando de kyoshi, um dos avatares mais queridos e fodas que a gente conhece desse universo.

eu sei que uma experiência de leitura é boa quando eu fico obcecada no livro e leio em menos de uma semana. e foi o que aconteceu com a ascensão de kyoshi.

assim em termos de escrita mesmo, alguns pontos me incomodaram, por exemplo, momentos em que autor evidencia muito algumas coisas, não deixando que a gente como leitor ligue os pontos (como se ele tivesse medo de que nós não conseguíssemos concluir algo por conta própria). MAS não considero pontos que tenham estragado a minha experiência, muito pelo contrário.

e da pra ver que o autor é fã do universo (o epílogo do segundo livro ele fala sobre isso, e amei demais). o fato de ser alguém que gosta desse universo, dando voz pra uma personagem que a gente tem tanta expectativa em cima.

eu amei ver a kyoshi antes de ela ser a imagem que a gente tem: um avatar extremamente respeitado, que partia pra cima sem pensar duas vezes, resolvia as coisas na mão, bate primeiro e pergunta depois? no começo era só uma garota insegura e que de repente se vê em um papel tão importante para o mundo.

acho que é uma leitura ideal para qualquer fã de avatar ??

Inácio 18/12/2022

Enquanto Protagonista...
Este livro deveria ser o manual de como fazer conteúdo para um universo expandido: respeitando a obra original, explorando pontos interessantes da história, e o fazendo com maestria.

A Ascenção de Kyoshi não é só uma obra no universo de avatar, é uma obra que explora uma das figuras mais icônicas, mais querida pelos fãs do universo.

Os coadjuvantes são interessantes, a leitura é fluida e o roteiro é (note que não digo ótimo) bom.

O ponto mais alto é, sem dúvida, a protagonista. Kyoshi é forte, independente e decidida. Sua personalidade move o livro inteiro, e quando ele termina, ela é uma pessoa muito diferente do início, o que acontece com naturalidade.

Kyoshi é uma força da natureza, movendo-se com constância para frente, dando cada passo como a dominadora de terra que é: com firmeza, como se reclamasse para si um espaço no imaginário do leitor.

No entanto, devo dizer, nem tudo são flores. As cenas, muitas vezes, não são bem descritas. Pontos da história são perdidos, e tive que reler alguns parágrafos para ter o entendimento completo dos acontecimentos.

Muitos dos personagens coadjuvantes são descartáveis e bidimensionais, ainda que sejam divertidos de acompanhar.

Os dois possíveis interesses românticos são trabalhados de forma meia-boca.

No final, houve um plot-twist que de fato me surpreendeu, e isso subiu uma estrela do livro, no meu conceito.

Por fim, A Ascenção de Kyoshi é uma leitura divertida, leve, e feita com carinho. A protagonista é maravilhosa, e, apesar de ter seus problemas, vale a pena conferir.

Ana.B.C 03/03/2023

Uma Ascenção brilhante
A Ascenção de Kyoshi surpreende em enredo, personagens, plots e escrita, todos os quesitos são lineares e igualmente bons, Kyoshi tem uma história fascinante que nos mostra um pouco do pq vemos ela como a impassível avatar da terra em A Lenda de Aang mas vai além, com um enredo que segue acontecimentos bem pontuados é fácil lembrar a ordem de cada um dos fatos que leva nossos heróis a jornada final, Kyoshi é uma personagem cativante cheia de camadas e os personagens ao seu redor não ficam atrás, a história promete e entrega momentos emocionantes, batalhas épicas, cenas de arrepiar totalmente e momentos em que o meu coração parecia bater mais forte, para finalizar eu te amo Kyoshi e Rangi, minhas mães

Nana 18/03/2023

As pessoas acham q mestres são velhos bondosos e altruístas
Depois da morte do avatar Kuruk, seus amigos Kelsang e Jianzhu buscavam o novo avatar para cuidar e treinar ele, assim como haviam prometido para seu amigo. Porém depois de 16 anos de busca com métodos de diferentes nações eles chegam no escolhido, Yun
Já Kyoshi teve a sorte de ser acolhida pela mansão onde treinavam o avatar, a órfã não passava de uma funcionária do local para todos, ou quase... Kelsang a tratava como filha, Yun e Ranji a tratavam como amiga. Todos se devam relativamente bem, mas Kyoshi não era a maior fã dos treinamentos e das missões diplomáticas que davam ao avatar
Depois de Kyoshi ir para uma missão diplomática a convite de Yun, Jianzhu começa a questionar a legitimidade do avatar e acaba por optando por um método 100% porém questionável
Apartar daí se inicia a trajetória da Avatar, Kyoshi volta às suas raízes e encontra pessoas que logo se tornam suas amigas e membros do time avatar, mas toda essa sua jornada gira em torno de duas coisas: justiça e vingança
Eu simplesmente amei o livro, para quem não conhece nada do universo ele tem um plot inicial muito bom, e mesmo quem conhece.... Os plots de desenvolvimento e o plot final mds, o livro acaba no maior cliffhanger que eu ja li. Fui basicamente obrigada a começar o outro logo depois
A ambientação e questões políticas tratadas no livro são incríveis, além da conexão que ela deixa com Avatar a lenda de Aang e a lenda de Korra. Simplesmente amo esse universo todo, a construção dele é incrível e muito bem feita

Gabriel 02/03/2023

Eu adorei a história da Kyoshi!! Ela é maravilhosa! Muito difícil parar de ler. Mal posso esperar pra ler o próximo.

Gab Bohrer 12/03/2023

A Maior Avatar da História
A Ascenção de Kyoshi é um prato cheio para os fãs de Universo de Avatar. Me incluindo nisso, sou sujeito a vangloriar este livro que, independente, executou personagens e uma narrativa de modo envolvente e fiel. É incrível conhecer as origens de Kyoshi, o Avatar (depois de Aang) mais famoso na série original. As reviravoltas, frases poéticas e morais, os "fan-services" e toda a história carregam muito bem o leitor até o final que, contudo, me pareceu meio corrido e um pouco confuso.
Ansioso para ler a segunda parte!

Matheus 28/02/2023

Uma obra perfeita
Esse livro é sensacional, uma leitura definitivamente indispensável pra qualquer fã do mundo de avatar e principalmente fã da kyoshi, que delícia de livro

Bruna 11/08/2019

Resenha: The Rise of Kyoshi
Oi gente tudo bem com vocês? Eu sei que estou meio sumida, mas resolvi compensar trazendo um conteúdo super legal pra vocês. No vídeo de hoje, eu fiz a resenha do livro The Rise of Kyoshi, que vai contar um pouco mais sobre a vida da Avatar Kyoshi. Eu não sei vocês, mas eu sou muito fã de Avatar: A Lenda de Aang, então poder descobrir sobre o passado da Kyoshi, de sua infância, juventude e treinamento para se tornar o Avatar é sensacional. Então, eu espero que vocês gostem do vídeo!

"F. C. Yee’s The Rise of Kyoshi delves into the story of Kyoshi, the Earth Kingdom–born Avatar. The longest-living Avatar in this beloved world’s history, Kyoshi established the brave and respected Kyoshi Warriors, but also founded the secretive Dai Li, which led to the corruption, decline, and fall of her own nation. The first of two novels based on Kyoshi, The Rise of Kyoshi maps her journey from a girl of humble origins to the merciless pursuer of justice who is still feared and admired centuries after she became the Avatar."

Link da resenha completa: https://youtu.be/xLy-AZ3GAYI

site: https://youtu.be/xLy-AZ3GAYI

Carol @solemgemeos15 11/07/2022

Em a história da Avatar Kyoshi, a Avatar com a vida mais longa, nascida no Reino da Terra e que estabeleceu as Guerreiras Kyoshi. A história da Avatar, enquanto ela não é conhecida como tal, quando era apenas uma garota órfã que foi abençoada pela mentoria de um nômade do Ar e que acaba servindo ao Avatar... Até descobrirem que ela é a Avatar. E as consequências dessa reviravolta exigem a vontade de se vingar.
O mundo Avatar já é conhecido pela série, assim como alguns fatos anteriores a Aang. Mesmo assim, os elementos fantásticos são trazidos com a nostalgia necessária e uma versão do que foi apresentado do Reino da Terra. Creio que o mais interessante, da história em relação a ambientação, é que o Reino da Terra parece muito similar ao que já conhecemos, no que diz respeito a valores, dinâmica de poder e interações entre os personagens.
É estranho ficar surpreendido com uma prequel, mas como estavam em busca do próximo Avatar e questionaram até se o ciclo foi quebrado e não haveria mais outro – só para colocar o título de Avatar em status de ilegitimidade é fascinante.
A trama política por trás, os conflitos pessoais de Kyoshi em querer cumprir os deveres de Avatar e vingar-se a qualquer custo e a trupe de dobradores que passaram a ensinar Kyoshi enriquecem a história de formas pouco esperadas. As conversas envolvendo espiritualidade são profundas o suficiente para serem marcantes, mas vagas o suficiente para não marcar uma religião específica.
Fora isso, o relacionamento entre Kyoshi e Rangi foi um casal muito fácil de torcer para. Elas cuidam uma da outra, ao mesmo tempo que mantém uma a outra na linha. Por mais que sejam diferentes, elas são muito compatíveis e trazem o melhor de cada uma.
Além disso, o livro resolve as principais questões, mas deixa algumas abertas para o livro seguinte.

K4U3 23/05/2021

"Esse é meu mundo, e eu sou o Avatar"
Avatar fez parte da minha infância, sem dúvidas é um dos meus desenhos favoritos. Mas confesso que fiquei com saudades desde de que a última série (A Lenda de Korra) acabou em 2014. Desde aquela época os fãs vem pedindo uma terceira série de Avatar. Eu mesmo só um desses.

E sinto que esse livro serviu bastante como uma terceira série pra mim. A história, o cenário e os persongens, funcionam muito bem aqui. Mesmo que eles nunca tiveram a ideia de escrever esse livro, a história se conecta muito bem com as duas séries lançadas. É tudo muito bem amarrado, sem deixar a peteca cair.

Toda construção da protagonista é muito bem desenvolvida. A gente consegue ver bem como ela se tornou essa personagem forte e destemida que nós vemos na série.

Também tem as cenas de ação que são empolgantese e espetaculares. E uma coisa que esse livro tem que as séries animadas não tem, é a violencia. Aqui temos cenas de sangue explícito. O que por mais que seja um pouco agonizante, não estraga a essência de Avatar em si.

O enredo em si, é muito bem construído na minha opinião. Não perde o ritmo em momento algum, e vai aos poucos nos intrigando pra ver como tudo isso vai acabar.

Enfim, A Ascensão de Kyoshi é um ótimo livro. Recomendo bastante. Mas caso você nunca tenha visto nada sobre Avatar, recomendo que assista a série primeiro. Avatar: A Lenda de Aang. Tá disponível na Netflix.

Mesmo sendo uma duologia, achei o final desse livro redondinho, mas com algumas pontas soltas, e um gancho pra sua continuação, (A Escuridão de Kyoshi) que tô bem ansioso pra ler.

bea 13/09/2022

PERFEITO
Te amo muito Kyoshi, se tornou minha Avatar favorita! Esse livro me prendeu pra caramba, difícil era parar de ler. Pena que já acabou ??? Já estou com saudades.

gepetinho 31/12/2023

Avatar não tem uma obra ruim
Esse livro tinha um grande peso pois contava a história da melhor Avatar. Eu sempre me interessei MUITO pela Kyoshi e esse livro me permite começar a entender aquela pessoa forte que sempre buscou a justiça. Para chegar a ser essa Avatar que mais viveu entre todos os seus antepassados, Kyoshi passou por grandes traumas e dificuldades, beirando a ser uma péssima Avatar. O livro é extremamente eficaz em expandir ainda mais esse universo, nos mostrando um pouco mais da política e corrupção do Reino da Terra, além de mostrar ainda mais os efeitos da falta de um Avatar e as consequências de um Avatar irresponsável (Kuruk). E para ser mais completo ainda, o livro ainda nos deixa sedentos para saber mais da Avatar Yangchen, tão citada aqui como sábia e versada na política.

Gabriel.Apolonio 08/02/2023minha estante
Spoiler

Nessa questão do chá, o Jianzhu estaria fora das suspeitas por ele mesmo ter tomado o chá e encenado ali na frente das pessoas, fazendo com que, pelo olhar dos outros, acreditassem que poderia ter sido algum funcionário ou sei lá quem.

teagu 11/12/2023

Surpreendente
Simplesmente incrível... Fui surpreendido ao ler esse livro, talvez porque não tinha muitas expectativas. É muito difícil criar uma história que antecede uma que já conhecida e tão querida pelos fãs, mas Yee e Michael conseguiram fazer muito bem, sem entrar em contradições nenhuma vez, de modo que é muito fácil entendê-lo como canon no avatarverso. É o tipo de livro que você devora, e quanto mais eu lia, mais eu queria ler. Tem reviravolta, tem plot twist, tem suspense, tem ação, tem choro, tem dúvidas... Simplesmente incrível, estou fascinado.