Wolverine - saudade

Wolverine - saudade Jean-David Mrovan...

Resenhas - Wolverine - saudade

Ladis 24/06/2020

Nem sei o que dizer...
Esse foi um rolê aleatório, com fim um borocoxô. Ao meu ver, achei essa história bem xoxa. Eu pensei: "Pô, Wolverine no Nordeste. Brasil. O negócio vai ser bom!", aí chego no fim da história e uma decepção dessas...? Apesar de eu não ter gostado muito, eu recomendo a leitura pra que possam tirar suas conclusões.

Thiago Hagito 01/06/2013

Saudade?
Infelizmente, essa é uma história muito da ruim.

Os personagens não se parecem com os brasileiros e nem a cultura ali apresentada tem a ver com a nossa.
A história foi feita pra agradar ao público brasileiro mas, por falta de pesquisa, desagradou.
Os traços do desenhista é péssimo, a história sem sal.
Não recomendo a ninguém, pois é o tipo de história que deveria ser deletada da história das hqs.

Saudade? Duvido que o autor tenha entendido o conceito.
Sinto saudades apenas do tempo que perdi lendo isso.
Taylyny 05/06/2013minha estante
Vishe, tá demais isso. Vou passar longe.

z..... 20/05/2016

Ô tosqueira! Uma visão pejorativa do Brasil, como é fomentada no estrangeiro, em um cenário de inspiração caribenha de trocentos anos atrás. A história mostra violência, deliquência infantil, miséria, anarquia, trabalho escravo e ideologia religiosa manipuladora. Coisas que existem, mas a HQ resume o país a isso em um nível ultra estereotipado. Em linhas gerais, o Logan chega a essas terras em férias e logo é incubido pelo Xavier de encontrar um adolescente mutante que está envolvido com a criminalidade, também procurado por um esquadrão da morte e explorado por um feiticeiro. Um caldeirão de bizarrices. Mais trah impossível! O ápice do preconceito expressa-se no final quando o Logan faz refrência ao garoto dizendo que só não teve a sorte de nascer no lugar certo.
Todas as HQs tem seus exageros e essa, em suma, é para agradar estrangeiros.com a visão fatalista do país.
Além do roteiro ruim, que tem a disposição de uma crítica social (muito mal feita), a arte não fica atrás com uma estética muito caricata no visual do Wolverine, especialmente na concepção esdrúxula das garras curvas para fora como facas de talher de mesa.
Ô saudade de uma HQ legal do Wolverine...

Tifa.Cukies 30/10/2019

Esta resenha contem spoilers.

Essa HQ é bem polemica aqui pelas bandas. Todo mundo se irrita com a versão do Brasil apresentada nela (mas brasileiros sempre reclamam de coisas assim), no entanto aqui não estão tão errados. Wolverine está de férias em uma vila que é descrita como periférica; gente pobre, criminalização alta, favelas. Eu particularmente não vejo problema nisso. Essa representação é referente a vila e não ao Brasil todo. No entanto os roteiristas em outro momento desenham a população como pessoas do campo, vestidas como personagens saídos dos filmes da década de sessenta. Simplesmente não casa essa ideia de "periferia conhece o campo" e isso demonstra falta de pesquisa. Mas se demorar nessa pauta de preconceito com a gente é muito pedante, pois vai da perspectiva de cada um. Mas não julgo, não é como se os estadunidenses vivessem expondo seus lados negativos, muito pelo contrario, as cidades americanas retratadas em suas histórias vendidas para o povão é sempre limpa, cheia de pessoas cultas e bonitas (mendigos, pobreza e crime nunca é predominante), logo não custava esperar uma representação mais positiva de uma cidade brasileira.

Mas o que me chateou nessa HQ nem foi a representação do Brasil, como já disse, não generalizaram o Brasil. Mas a história em si é bem filha da mãe.

Em Wolverine Saudade, Logan está de férias, mas logo é incomodado pelo Xavier; ele pressentiu um mutante perigoso nas redondezas. Esse mutante em questão é um cara que cura doenças em troca de dinheiro. Ao mesmo tempo ele conhece Xexeu, um mutante que usa seus poderes para manter seus amigos a salvo dos bandidos que tem pela redondeza - motivo usado para recusar o convite do Wolverine para se juntar a ele na mansão dos X-Men. No entanto ao final dessa história, Xexeu acaba sendo lobotomizado pelo vilão da HQ, se tornando indefeso e sendo levado de qualquer forma por Wolverine....Dai você pensa; será que com o tanto de mutantes com poderes psíquicos existentes na mansão do Xavier eles vão tentar restaurar a mente de Xexeu? Bem, se eles tentaram não foi mostrado. Xexeu vai para a mansão, para se tornar o zelador. A clássica história do latino americano que vai pro USA a procura de uma vida melhor e acaba limpando o chão. E para quê? Para tentar explicar a palavra saudade? Descrita pelo Logan como algo que sentimos falta, mas nunca vivemos. (parece até a citação do Neymar).

Xexeu reapareceu anos depois nas HQ's da Geração X, continua como um zelador.