Clarice A Última Araújo

Clarice A Última Araújo Paulo Souza

Resenhas - Clarice A Última Araújo

fev 02/02/2022

Realismo mágico de primeira
Eu fico apaixonado sempre que leio algo bem escrito e possui realismo mágico no desenvolvimento. Paulo Souza narra nessa novela a vida de Clarice. Uma jovem que sai da sua cidadezinha do interior do Nordeste para conhecer a chuva. É uma trama que fala sobre amor, tráfico sexual de menores e as magias da vida. Com humor e uma escrita super leve o autor narra sobre situações tristes e pesadas, além de fazer críticas ao contexto político brasileiro. É um texto magnífico. Super vale a pena a leitura. Recomendadíssimo.

Geovanabdc 20/01/2021

Incrível
Uma leitura gostosa e rápida
Um ótimo livro pra se ler em um dia e relaxar
Li sem esperar muito e me surpreendi o quanto o livro é incrível e passa suas críticas de forma sutil e sem ficar chato
Clarice é um livro que com certeza irei reler

-Lá- 21/04/2021

Uma história curta, com idéias interessantes, título e capa chamativas, com um potencial poético, mas cuja escrita não creditou.

Raquel 04/02/2022

Um mundo mágico e cru ao mesmo tempo
A família Araújo é bastante conhecida em Novo Oriente, no Ceará. Não é à toa. Depois de umas estripulias de uma Araújo com um querubim, a chuva resolveu amaldiçoar a família não passando mais por ali, o que afetou a todos da cidade. E, por terem sangue de querubim, as Araújo também são temidas. Dizem que quem se deita com uma delas, acaba por perder a cabeça...

Clarice é a última Araújo. Mas ao contrário de suas ascendentes, resolve sair de Novo Oriente e ver a chuva caindo em outros lugares. É assim que acaba na casa da luz vermelha de Joana Critério, uma cafetina inescrupulosa traficante de meninas e mulheres. Mas Clarice, apesar de menina do interior, não é nada boba e nem ingênua.

Este livro foi uma agradável surpresa. Paulo Souza tem uma escrita muito bonita, quase lírica. A história nos envolve do começo ao fim, com toques de uma realidade ácida e crua alternadas com a magia de um realismo fantástico. Minha única ressalva é que a história ficou um pouquinho corrida ao final. No último capítulo, há grandes pulos de narrativa, o que por si não é um demérito, é só um artifício de narração. A questão é que os personagens e o mundo criado são bons demais para uma história tão curtinha, a vontade era de que Paulo tivesse escrito mais páginas contando os acontecimentos em detalhes. Ah, eu leria mais umas 100 páginas fácil...

UPanda 08/12/2018

Fantástico do começo ao fim
Acompanhar a história de Clarice, a última Araújo a carregar o sangue angelical que se mesclou ao de sua família, além do peso consequente dessa descendência, foi uma experiência inigualável. Com personagens cativantes, que vão desde a protagonista até os secundários, e uma trama escrita de forma tão fluída que te prende da primeira a última página, o autor conseguiu abordar temas sérios e evocar a reflexão sobre os mesmos sem trazer o desconforto que quebra o fluxo de leitura.
Parte disso vem do realismo fantástico, presente na obra, e da escolha certa e precisa de dialetos, que fazem com que o/a leitor/a sinta como se a história fosse contada a ele/ela por um conhecido.
Paulo Souza criou uma obra incrível que é capaz de despertar emoções indescritíveis e só podem ser compartilhadas por aqueles que leram "Clarice, a última Araújo", sendo esse um dos motivos que tornaram o livro um dos meus favoritos e também motivam para que eu recomende fortemente a leitura da obra.

Jéssica 01/11/2020

Escrita de qualidade
Pensa o seguinte: uma família de mulheres com uma beleza dos anjos. Essa história pertence a Clarice, a última da sua família, que está cercada por histórias contadas para crianças dormir e todos da cidade fofocam que a família Araújo foi renegada pelos céus por cometer um dos maiores pecados ao dormir com um querubim. Essa cidade, chamada Novo Oriente, sofre com a maldição da seca e a população não tem a oportunidade de sentir uma gota de chuva há vários anos e culpam uma antepassada de Clarice por cometer o pecado de se deitar com o querubim prejudicando a todos. Mas esse relacionamento celestial ainda deixou outra herança além da seca e da beleza das Araújo: a loucura. Depois do ato entre a tataravó de Clarice e o querubim qualquer homem que dorme com uma Araújo fica louco.

Clarice cresceu sabendo da maldição de sua família e seu maior desejo é poder conhecer a chuva e em busca desse sonho a jovem inocente acaba sendo enganada por Joana Critério, cafetina popular na cidade cearense, ao levá-la para morar no bordel da capital. Clarice é uma jovem inexperiente e pura que vai descobrir novos caminhos e conhecimentos sobre o mundo, coisa que nenhuma Araújo tentou antes.

A crítica social está presente no livro de forma sútil, então temos denúncias sobre prostituição infantil, corrupção e tráfico sexual, mas apresentado de forma leve através do realismo fantástico. A escrita do Paulo é fluída e rápida, com um toque poético e eu estava sentindo falta de ler algo assim.

Assim que saiu a divulgação da capa de Clarice fiquei intrigada com o significado dela, então quando comecei a ler e entender o contexto foi como uma flor se desabrochando. Ela combina perfeitamente com a história e traz um significado importante para a mesma. A diagramação é ótima com páginas amarelas e fonte confortável para leitura e sem erros ortográficos.

Eu gostei como o autor abordou diversos temas em sua narrativa, mas não deixou desalinhar em nenhum momento e todos os pontos foram bem explicados, mesmo com poucas páginas o leitor termina a leitura satisfeito com o fechamento da história, mas fica o desejo por mais páginas e mais Clarice.

Clarice é uma personagem tão singular e pura, que ao longo da narrativa eu queria protegê-la de todo mal. Não é uma história clichê, apesar de eu amar um bom clichê, mas é uma trama sobre como as nossas decisões podem afetar várias pessoas e como você é capaz de realizar seus sonhos. Nem sempre ao longo da vida colhemos algo bom, mas sempre é um aprendizado tudo que enfrentamos para seguirmos em frente e nos tornarmos uma pessoa melhor.

É muito bom encontrar uma escrita de qualidade que faz você embarcar na leitura e torcer desesperadamente pelos personagens. Clarice é uma obra prima e Paulo Souza tem um futuro brilhante na literatura, com certeza merece uma chance e, assim que você conhecer a escrita dele, não terá volta e vai desejar mais. Muito mais.