O Quarto em Chamas

O Quarto em Chamas Michael Connelly

Resenhas - O Quarto em Chamas

mauricio.sperb 31/05/2021

Um caso de investigação policial do início ao fim, sem cortes, sem grandes espaços de tempos, sem muita emoção.

É literalmente um caso sendo resolvido desde a abertura do processo, vamos acompanhando todas as etapas, entrevistas, interrogatórios, viagens.... Não tem nenhuma cena de tirar o fôlego, e a resolução final foi bem "méh", até mesmo uma das personagens principais fala "pensei que seria diferente, mais emocionante."

Recomendo? Jamais. Mas também não foi um completo desperdício, me diverti em algumas partes.

Maria 01/04/2020

Arrependimento
Ai, que decepção. Na contra capa, a editora chama de ?thriller?, mas pra mim não foi nada além de um romance policial que se arrastou demais, não teve nenhum momento de climax, não me prendeu e teve o PIOR final de livro desse estilo que eu já li. 400 páginas me esforçando pra terminar, e olha que é dos meus estilos de leitura favoritos. #OQuartoEmChamas #MichaelConnelly #books #instabooks #booksofinstagram
Jhones 24/06/2020minha estante
Concordo plenamente contigo!

Mah 17/04/2021minha estante
Tbm concordo. Quando comecei a ler achei que seria um livro otimo, mas cara que decepcao.

Maria 18/04/2021minha estante
Uma tristeza de livro!

Mah 24/06/2022minha estante
Vdd. Ate gosto de histórias assim, mais não consegui me concentrar, como dizem terminei na força do ódio kkkkk

Maria 25/06/2022minha estante
Kkkkkkkk exatamenteeee

Mah 25/06/2022minha estante
Vo tentar ler esse livro de novo, vai ver foi a época que eu li que não estava bem

Mah 25/06/2022minha estante
Achei que iria gostar, pq a capa eu achei tão linda.

Mah 25/06/2022minha estante
Dos meus tbm. Mas não lembro do final, se puder me contar, acho que achei o livro tão ruim que bloqueiei do meu cérebro

Maria 25/06/2022minha estante
Eu não leria novamente? de jeito nenhum ?

Juliana Mendo 19/03/2021

Adorei!
Quando alguém fala thriller a gente espera tiro, porrada e bomba, porem, esse thriller policial é sobre casos de arquivo morto que muitas vezes continuam sem solução, por isso, não esperei muita ação e isso foi ótimo!
Mesmo sabendo que esse era o 17 livro da série, isso não atrapalha.

Bianca 18/07/2021

Investigação em L.A.
A dupla de detetives composta por Bosch e Soro incorpora a discrepância entre os métodos antigos e novos de investigação. Enquanto o primeiro é da ?velha guarda?, a segunda, com quase metade de sua idade, já é bem mais familiarizada com as novas tecnologias.

E é usando dessa interface de conhecimentos que eles se debruçam na tentativa de desvendar um crime de mais de 10 anos atrás?

Achei bem legal e envolvente!

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 06/03/2020

Um honesto mistério de investigação
Michael Connelly se consagrou como um dos grandes escritores de mistério investigativo na
era atual. Trouxe ao mundo Hieronymus ?Harry? Bosch, um veterano do Vietnã que construiu
uma grande carreira como detetive. Em O Quarto em Chamas vemos a experiencia deste
detetive já término, mas não longe de seu auge.
Bosch trabalha no passado acima de tudo, cuidando da área de arquivos arquivados ele
procura os culpados de crimes de décadas que achavam que estavam livres da lei. Junto com
Soto, uma detetive novata que tem dividas com o passado, eles seguem um tiro acidental que,
dez anos depois, levou um homem a morte e, junto a isso, desenterram a infância da detetive
na esperança de um final para seus pesadelos.
Foi a minha primeira experiencia com o autor, devo dizer que o gênero de mistério
investigativo se tornou muito raro no meu cotidiano. Connelly tem modo operante muito
diferente da maioria dos escritores de thriller, por ser um ex-policial, sua escrita tem um tom
de verossimilhança muito grande. A história é crível, não segue modelos taxados de grandes
descobertas, reviravoltas chocantes e finais absurdos com tiroteios e mortes. Aqui são os
pequenos detalhes que contam, o trabalho honesto de muitos órgãos policiais, tudo
apresentados com calma e detalhismo, em um tom respeitoso. A história se torna parada em
certo ponto, fato que pode levar alguns a desistirem , mas fluiu muito bem e simplesmente foi
difícil não ir além da minha própria meta diária.
No início, o fato de este ser o 17º livro com o personagem Bosch me incomodou bastante. Não
ter certeza se a veia principal podia ser atingida sem ter lido as obras anteriores é uma grande
preocupação. Mas a história é muito independente. Somos apresentados a um detetive
experiente, a beira da aposentadoria, suas experiencias anteriores, seus relacionamentos, sua
família, tudo é passado de maneira simples e encaixa sem necessitar de muitos detalhes na
história. Claro que ficamos animados para novas experiencias com o personagem e com o
autor, mas esse é um dos intuitos por trás da escolha da TAG.
Algo muito interessante é o fundo político-social que a obra ganha. Tendo o cenário de uma
Los Angeles atual, questões sobre diferenças sociais e étnicas são muito abordados. Isso da
peso a leitura, e mostra um caminho contrario a maioria do gênero, pois a LA dos thrillers é
das celebridades, dos ricos, de Hollywood. Mas aqui o autor nos dá detalhes dos subúrbios, do
dia a dia de pessoas comuns que fazem o possível para sobreviver.
Talvez somente o final não me agradou muito. Existe a fidedignidade a realidade, mas é muito aceitável um pouco de drama em cenas finais para, digamos,"fechar com chave de ouro". Mas é apenas um detalhe nesta obra fantástica do Thriller policial

Fernanda.Avila 13/10/2021

Investigação policial de primeira
A melhor (é possivelmente a única) forma de realizar todo o ímpeto de investigadora que existe em mim. Só recomendo para aqueles que gostam de quebra-cabeças de muitas peças. Daqueles bem difíceis. É um romance policial, mas vale muito mais pelo contexto do que pela história em si. A construção e o desejo que os dois protagonistas têm de descobrir a verdade me deixaram motivada ao ponto de terminar de ler quase cinco da manhã, pois simplesmente sentia como se eu estivesse com eles o tempo todo. Eu adorei, mas só recomendo para pessoas realmente muito curiosas.

Laura 19/06/2023

Gostei mas não é thriller
Eu acho que a grande questão com livro com chamá-lo de thriller, eu até entendo que ele possa entrar na categoria mas acaba gerando uma expectativa de uma leitura emocionante com um enredo que te amarre e surpreenda de uma forma mais direta. Eu gostei da leitura, gostei dos personagens, do enredo e me envolvi com a história como boa fã de séries policiais. Porém, a pegada do livro é um trabalho policial mais próximo do real, sem reviravoltas malucas ou emoções a todo instante e sim um desenrolar que por vezes pode ser mais enfadonho do que se espera. Se você ler sem a pretenção de ser surpreendido com um grande plot a cada página eu acho uma ótima história policial com personagens reais e cativantes.
Waroshi 19/06/2023minha estante
Não é à toa que Bosch é sucesso, pois leva a história ao ponto mais real sobre uma história policial.

Lavínia 27/08/2020

Por que dois casos se nenhum deles tem ação?
O livro é legal, tem uma escrita ótima. Os personagens são relativamente envolventes - foi meu primeiro livro com o Bosch -, entretanto, são apresentados dois casos.
Tem muita descrição sobre ruas, divisões polícias e jurídicas, o que torna cansativo e chato pra quem não tem conhecimento nessas áreas. Porque não adianta o autor descrever tanto, se o leitor não tem contato com essas coisas e não sabe do que se trata. É incômodo estar em um país e não ter ideia sobre as ruas do livro, e vê o escritor descrevendo tanto, sem fazer ideia.
Outro ponto negativo, é que são apresentados 2 casos e eles não possuem ligação entre eles, o que pode atrapalhar um pouco. E os dois casos tem uma resolução fraca.
O livro não é um thriller policial, pois não possui um plot twist, é tudo entregado e nada surpreende. Também não espere ação, nem tiros, nada do tipo, pois irá se decepcionar. Mas pela escrita do autor, pelos personagens e por não ser um livro maçante, é bom.

zabela 03/09/2018

Bom livro, mas não tão boa escolha da TAG
'O Quarto em Chamas' é o 17º livro que conta a história de Hieronymus "Harry" Bosch, detetive da LAPD. É o décimo sétimo livro de uma mitologia de (no momento em que escrevo essa resenha) vinte e um livros, e como parte de uma mitologia, é apenas um pedaço do que o personagem realmente transmite e significa para o contexto inteiro.

E é por isso que eu fiquei tão decepcionada ao fim do livro. Por ser uma pequena parte de algo tão maior, o autor já está conformado em os leitores conhecerem o personagem principal e, por isso, Harry não é aprofundado. Não há exploração da relação familiar dele, nem do possível romance com a jornalista, nem do antigo romance com a médica legista, nada, nada... Parece que Harry tá ali como personagem só para resolver os dois crimes e pronto. Quem tem destaque é a nova (e aleatória) parceira dele, por ser vítima do Bonnie Brae. E, ainda assim, a Lucky Lucie não consegue transmitir carisma algum. O leitor (eu, pelo menos), especialmente o de primeira viagem nessa saga, fica esperando saber mais do Bosch, que, afinal de contas, é o personagem principal.

E por falar em crimes, ah, os crimes... o livro decepciona um pouco pela forma como os dois casos foram resolvidos (o Bonnie Brae e o Mariachi). O desfecho é insatisfatório por não ser possível capturar os verdadeiros culpados, mas é compreensível lidar com essas coisas em "Cold Cases" (saudades da série, inclusive). Os desenvolvimentos, contudo, são realmente bons.

O livro termina em aberto, como é de praxe em uma saga, e me deixou pensando o que pode vir a acontecer com os personagens a partir de agora. Não achei que foi uma boa escolha da TAG Inéditos publicar ele, por justamente ser (um pouco, mas não muito) necessário ter um conhecimento prévio da história do Hieronymus para acompanhar o que está acontecendo, ou ao menos entender porque ele é do jeito que é e compreender também as referências aos outros departamentos da LAPD. Quem sabe, pelo menos com essa edição da Tag, eu vá atrás das outras histórias do Bosch... Tem até filme por aí.

Dudu 01/12/2021

O foco da história é a investigação policial em si.
Tanto que o início do livro a descrição do caso parece bem técnica.
Aparenta ser mais um livro descrevendo o trabalho de um caso do que uma obra de ficção.

O início pode ser considerado mais arrastado e pouco envolvente, justamente por essa pegada mais objetiva e descritiva, o que permite pouco envolvimento emocional com a história.

No entanto, conforme a investigação fica mais robusta e vai ganhando novos elementos, me senti completamente preso à trama e instigado por conhecer o desenvolvimento da história.

É uma pena que esse clímax e tensão, não permanecem até o final da história.
A história é encerrada de forma meio morna, sem muita emoção e fica tudo por isso mesmo.

Muito bom para quem curte livros policiais e histórias investigativas, mas sem surpresas.

Gui 06/11/2020

Para ler compulsivamente
A história se apresenta como sendo a investigação da morte de um imigrante em decorrência de um tiro que ele levou uma década antes da morte.
Enquanto a história avança somos apresentados aos detetives Bosch e Soto e a investigação. Em determinado ponto, por motivações pessoais, eles começam a investigar mais dois outros casos, que eles viriam a descobrir que tinha relação entre si.

Eu gosto do fato de eles estarem investigando dois casos simultaneamente. Em alguns momentos eu me senti perdido achando que todos os três casos eram a mesma coisa. Eu também fiquei com a impressão de que algumas coisas aconteciam muito fácil e que algumas deixas para o caso simplesmente apareciam para eles, mas talvez tenha sido a dedicação das personagens.

Michael Connelly entrega personagens muito bem construídos e interessantes e uma narrativa igualmente interessante. Apenas uma ressalva para o final, eu achei um pouco apressado, em um capítulo temos a descoberta no outro já se passaram duas semanas.

O final surpreende. Mas quem já está acostumado com romance policial, talvez desconfie do desfecho na metade.

Vinny Britto 03/11/2019

Certamente não é dos melhores da série mas não é ruim assim como muitos afirmaram. Acontece que nesse caso a TAG fez um desserviço e errou ao publicar o 17° livro de uma série onde tenho certeza que a maioria absoluta dos assinantes não conheciam.

Seria um acerto em cheio se fosse publicado o primeiro livro da série que também é inédito no Brasil e se encaixaria perfeitamente na proposta do clube, fora que agradaria aos fãs do detetive Bosch e possivelmente conquistaria novos.

Não recomendo para quem nunca leu ao menos uns 2 livros da série.

Lucas1881 12/05/2024

Só deixo aqui minha indignação pelo final merda do livro. O livro teria tudo pra ser muito bom na minha visão, te prende do início ao fim, você fica imerso no caso pra simplesmente darem esse final. Não me agradou nenhum um pouco. Por isso não foi 5 estrelas.

Andreia.Kohut 21/11/2020

Dois detetives trabalhando em casos antigos não resolvidos. Histórias que se entrelaçam e não empolgam muito, mas vale a leitura!