A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein

A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein Kiersten White




Resenhas - A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein


114 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Cinara... 02/08/2022

Reconto digno de ser o original!
"Então deve seguir o mundo, sendo mau para os bons e bom para os maus."

Escrever um reconto de um clássico não é nada fácil, e na maioria das vezes acaba em uma fanfic, eu não esperava nada e acabei completamente apaixonada!!!! Tinha como Frankestein ficar perfeito? Tinha!!! Com um protagonista feminina incrível! A autora fez tão bem feito que parece realmente ter sido escrito em meados 1800.
Muito mais sombrio e doentio do que a obra original, por mais que o dia esteja ensolarado lá fora, a sensação é que está completamente escuro e chuvoso.
comentários(0)comente



Bart 23/02/2021

A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein
*Kiersten White*
Editora Plataforma21 / Vergara & Riba
352 pág, 2018.
.
Sabe quando você lê um livro e fica maravilhado?! Então vem a continuação se mostrando ainda melhor que o original ?! ??Pois isso acontece nesse livro!! ??
A escritora Kiersten White pensou em Frankenstein de Mary Shelley, e preencheu vaaaaárias lacunas, que no original só imaginamos como certas passagens acontecem, mas nesse livro é como se estivéssemos com uma câmera presa à Elizabeth Lavenza (você não lembra dela? P/ler esse livro, é preciso reler Frankenstein) é através dela que passamos a ver toda sordidez de Victor Frankenstein  e até mesmo do pai de Victor (como eu disse na resenha anterior, o filho só vai ser monstro se os pais assim o ensinarem ).
.
O livro é espetacular, muito bem escrito, e por conta disso, ela descreve todo um relacionamento abusivo à quem Elizabeth Lavenza (futura Sra  Frankenstein) está presa, seja à Victor ou à família Frankenstein!! Mesmo assim não contei nada do livro, à medida que eu avançava na leitura, era um tapão que eu levava, então procurei Giuliane Vidigal (foi quem me indicou ?????) várias vezes p/dizer que eu não estava acreditando naquilo kkkkkkkkkk.
Que livro espetacular, ele causa reações emocionais dignas de palavrões!!
Numa época em que mulher não valia nada a não ser o "dote" dela!! O pior é que, hoje em dia muitas mulheres ainda estao presas em relacionamentos desse tipo... por favor, leia, e a gnt conversa!!
Excelente livro ?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ??
.
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
comentários(0)comente



ANDER CELES 28/11/2021

Poderia ter sido tão, mas tão melhor...
Todo mundo conhece o básico da premissa da história clássica de Frankenstein, certo? Mesmo nunca tenho lido a obra original, como eu, todo mundo sabe sobre o que é, pelo menos o básico. Aqui temos uma recriação dessa história, a partir de uma nova premissa. Não é um reconto, mas uma nova história, isso deve ficar claro. Então, não se espera a mesma história ou os mesmos elementos do clássico.

Pois bem. Dito isto, infelizmente o novo que foi apresentado não foi muito bom. Uma protagonista muito sem sal, e ainda por cima, ela é a narradora... Então, né?

A história é muito arrastada. A escrita é tranquila de acompanhar (ainda bem, senão seria uma tortura), mas não acontece nada demais em 85% do livro. E tinha tanta coisa que poderia acontecer.

Por exemplo, o livro usa o recurso de flashback, o que é bem legal. Vai dando umas pistas pra gente de uns acontecimentos do passado pra gente entender o presente. Só que além dessas pistas serem muito previsíveis, esse recurso é usado para coisas que agregam mesmo na história.

Falando em previsibilidade, tem um personagem da história que está sumido durante grande parte do livro. Mas desde o momento que vc sabe do básico sobre o que é Frankenstein e das pistas dadas no livro, vc já sabe o que aconteceu com ele. Não existe muito elemento surpresa nessa história, tirando uma coisa lá na terceira parte.

Aliás, a terceira parte é a melhor do livro, de longe. Mais coisas acontecem, o Frankstein acontece. E ele praticamente não aparece no livro inteiro. E quando aparece, é por muito pouco tempo.

Acho que se a narradora não tivesse sido a própria Elizabeth, o livro seria muito melhor.
comentários(0)comente



DaniBooks 03/05/2020

Surpreendente
Esse reconto do clássico Frankenstein me surpreendeu. Achei o livro maravilhoso.

Aqui, nossa narradora é Elizabeth. Os eventos são, basicamente, os mesmos do clássico de Mary Shelley. Porém, sob outro ponto de vista, é uma outra história.

Temos uma voz feminina, que precisa sobreviver em um mundo feito por e para homens. E ela faz qualquer coisa para garantir sua sobrevivência.

Os personagens são os mesmos do original, porém são melhor desenvolvidos em termos psicológicos. Frankenstein nos traz questões filosóficas, muitas metáforas e tem um objetivo diferente. Em A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein, a autora aproveita traços de personalidade mais patentes em Frankenstein e desenvolve os personagens de forma profunda e brilhante.

Temos aqui - além da questão de quem são os verdadeiros monstros, da vaidade, da ética no estudo científico - o papel feminino na sociedade do século XIX, amizade, psicopatia, egoísmo, relações obsessivas e baseadas em interesses outros... Isso tudo em um ritmo frenético, com uma narrativa que é difícil de largar.

É um livro delicioso, com um final surpreendente e personagens redondos. Há referências ao original e a comparação é uma das riquezas dessa experiência literária. Aconselho a ler o original antes, para não perder nada dessa leitura.

Enfim, adorei o livro e a edição com a costura exposta tem tudo a ver com a história. É um pacote completo e indico muito a leitura dos dois livros: Frankenstein e A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein.
comentários(0)comente



Julyð 13/10/2023

Incrível, amei a ambientação gótica, me deu muita vontade de conhecer a obra original.
Livro bem desenvolvido e ainda tem um plotzinho lindo no final q quase me fez morrer do coração.
Leitura fluída que mantém um suspense, uma tensão enorme o livro todo, impecável estou apaixonada.
comentários(0)comente



Elisangela 31/03/2021

Magnífico
Livro excelente. Uma perspectiva diferente a história por trás da história, lindamente escrito. Me apaixonei pela escrita, pela história e pelos personagens, principalmente por Elizabeth. Simplesmente encantada.
comentários(0)comente



Queria Estar Lendo 19/12/2018

Resenha: A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein
A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein é o novo título da autora Kiersten White a chegar aqui no Brasil pela Plataforma21. Criadora da grandiosa série Filha das Trevas, dessa vez Kiersten se aventura em uma releitura para lá de tensa e sombria, contando a história de Frankenstein pelos olhos de Elizabeth.

A premissa ainda é a mesma, mas a visão da história é outra. Acompanhamos todos os acontecimentos da obra de Mary Shelley com foco na irmã adotiva de Victor Frankenstein. Elizabeth, tida como um anjo calado e doce acolhido pela família é, na verdade, uma jovem manipuladora e centrada ciente da voz e do poder que tem por causa da sua posição como "resgatada".

"Eu vi a beleza na destruição da árvore, mas Victor viu poder."

Elizabeth sabe que, no mundo lá fora, ela não tem chance - mas, se conseguir ficar ao lado de Victor, pode sobreviver. Sua história é marcada por emoções turbulentas e caminhos inesperados; definitivamente uma releitura muito bem-vinda para um clássico tão grandioso.

O que seria de Frankenstein pelos olhos de uma jovem maltratada e abandonada que reencontrou um lar em meio a uma família turbulenta? O que seria da jornada de Victor sem a companhia e sua musa inspiradora ao seu lado? O que seria de Elizabeth caso os Frankenstein não a tivessem acolhido? Através da narrativa elegante, mas ainda assim mais simples de acompanhar, Kiersten desenvolve a trama conhecida com artifícios pra lá de interessantes, colocando pontos de interrogação onde a maioria não os encontrava antes.

"Palavras e histórias eram ferramentas para suscitar as reações desejadas nas pessoas, e eu era uma artesã experiente."

Elizabeth é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores protagonistas que já li. Ela usa sua aparência e a ideia angelical que rondam sua presença para se esconder em meio a pensamentos manipuladores, orquestrando caminhos e decisões que vão lhe dar o melhor resultado. Ela não é fria e mesquinha, longe disso; tem muita empatia e um coração de ouro. Mas, pelo medo do abandono, carrega uma aura egoísta que nem ao menos consegue perceber.

Eu gostei muito das nuances que a Kiersten deu para a personagem. Como afastou Elizabeth daquele traço de musa intocável que Victor deu a entender sobre ela em seus relatos no clássico, mantendo-os visíveis ao leitor ao mesmo tempo em que apresentava o que estava por trás deles. É o tipo de releitura que respeita, em muito, o original.

"Eu morava com a família Frankenstein. Não fazia parte dela. Nunca me esqueci disso."

Elizabeth é humana. Tem medo e hesitações, é destemida e arisca. É uma jovem determinada a conquistar seu próprio futuro, disposta a usar tudo a seu dispor para garantir que ele esteja sob seu total controle.

E por falar em respeitar o original, as decisões que a autora tomou para alguns momentos do livro não poderiam ter sido mais surpreendentes e maravilhosamente bem encaixadas. É crível, é bem apresentado e se desenvolve nos momentos certos. Não arruina o original e nem o desmerece, só acrescenta à história que ganhou tantas gerações.

"- Depois de vagar pelo inferno, eu lhe entregarei o céu. Pode aceitá-lo?"

O olhar de Elizabeth sobre Victor foi uma das coisas mais bem trabalhadas e interessantes da trama; ela sabe sobre as sombras que rondam o personagem, mas também sabe que ele é a única coisa impedindo-a de naufragar. O medo de Elizabeth é forte o bastante para que ela aquiesça e feche os olhos para os traços monstruosos de Victor, os detalhes que a obra original usa para dialogar sobre a criação de um monstro, a obsessão pela perfeição e pelo poder.

O clima sombrio e tenebroso que a obra original construiu tão bem é mantido aqui. A narrativa nos leva através de ruelas abandonadas à penumbra, cemitérios e necrotérios marcados pelo nascimento de um trabalho aterrorizante.

Sua relação com as personagens femininas - Justine e Mary - também foi excepcional. Com Justine existe uma irmandade silenciosa, o ideal de protegê-la como foi protegida, de garantir que ela tenha um teto e um futuro quando tudo que conheceu foi crueldade. Com Mary é mais um embate, porque Mary é sagaz e pode estar se colocando em seu caminho, ao mesmo tempo em que pode representar uma poderosa aliada.

"Que dias mais sombrios e sinistros, aqueles em que minhas esperanças dependiam da existência de um monstro."

Eu li esse livro na versão Kindle e passei por pouquíssimos erros de revisão - a edição está muito bonitinha e arrumada; mas, meu Deus, como eu PRECISO da versão física. O trabalho que a Plataforma21 fez nesse livro foi primoroso.

"Eu ansiava pela liberdade que tanto esperara. Ser livre do monstro. Ser livre dos segredos. Ser livre do medo de não ter nada."

A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein honra suas origens e acrescenta grandiosidade em pontos já gloriosos. É um livro perfeito do início ao fim, com uma narrativa que fisga e instiga e mantém seu olhar vidrado sobre as páginas até o seu surpreendente encerramento.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/12/resenha-sombria-queda-de-elizabeth.html
comentários(0)comente



heloisa.nas 09/10/2021

Para mim, foi perfeito.
Elizabeth foi adotada pela família Frankenstein com o propósito de fazer companhia a Victor, até então filho único da família. A menina aprende então a agir e como se portar diante do mesmo, tendo em mente que quando Victor não precisasse mais dela, seria jogada de imediato na rua.

?Salvaram-me da pobreza e, com o mesmo golpe, condenaram-me à absoluta dependência.?

Com a construção de uma personalidade própria para ser adorada e desejada por Victor, Elizabeth acaba se perdendo em si mesma.

?Quem eu realmente era continuava sendo um mistério para mim.?

Um dia Victor some e para de lhe enviar cartas. Elizabeth então começa uma jornada para ir atrás do menino prodígio que sem ela saber, estaria em uma criação maluca desafiando a vida.

?Nem meus pensamentos nem Deus poderiam conceber tamanha perversão da humanidade.?

Começa então uma rede de manipulações e artimanhas entre todos os personagens com reviravoltas que me deixaram maluquinha durante a leitura, querendo saber como todos poderiam ser tão insanos em seus modos de agir e pensar. Passei o livro todo xingando todo mundo, porque é um mais doido que o outro, ao mesmo tempo em que eu os amei demais por conta da narrativa espetacular que me prendeu a cada frase.

? - Ninguém nesta família quer o bem de ninguém, a não ser o próprio.?

O livro que de início achei ser uma fantasia misturada com romance se provou totalmente o contrário, me trazendo um suspense pra lá de interessante em um cenário vitoriano com descrições impecáveis da época. O livro aos poucos foi ficando cada vez mais sombrio e toda hora tinha um plot twist pra me deixar mais chocada que o anterior. Fui pega desprevenida em diversos momentos e cheguei a achar que a doida era eu.
É um livro muito muito envolvente pois eu não queria parar de ler, tanto que foi um dos meus livros preferidos do ano passado ficando apenas atrás de IT: a coisa.
Este livro é um reconto da obra original de Frankenstein escrito por Mary Shelley em celebração aos seus 200 anos de publicação. Não li a obra original ainda mas esse livro já me deixou com um enorme gostinho de quero mais.
Fiquei ensandecida pelo reconto e como foi espetacularmente bem escrito.
Todos os temas abordados desde a personagem forte que é Elizabeth se descobrindo com olhar feminista, á discussão sobre vida e morte e quão insano poderia ser atrapalhar essa simples questão da natureza, foram muito bem colocados na história sendo *impossível* largar o livro.

?Os homens sempre desejam o que não podem alcançar. O que é maior do que eles mesmos. O que é divino.?

Este livro é uma loucura e me fez ter tantas emoções juntas que foi impossível não favoritar. Fiquei principalmente chocada com os plot twits que a maioria, eu não imaginava. Para mim ele é perfeito e não vejo a hora de relê-lo. Mal sei direito expressar o tanto que eu o amei. Vou levar esse livro no coração pra toda a vida é indicar pra todo mundo, acho que ele serve bem pra qualquer um. Apenas leiam!!!!!!!!

?Eu derrotarei a morte.?
comentários(0)comente



girlatbook 05/03/2022

perdidos em tortuosos labirintos
que livro incrível, genial, fantástico. falta elogios pra descrever o que eu senti durante a leitura, praticamente engolindo todas as páginas ao mesmo tempo que não queria chegar no final ainda. loucura, paixão, amor, obsessão, uma atmosfera mórbida e antiga que só causou sensação de conforto, por mais macabra que a história seja.
comentários(0)comente



Anne - @literatura.estrangeira 11/12/2021

A escrita é simples, o enredo não tem nada de revolucionário mas achei tô gostosinho de ler rs. A autora escreve muito bem apesar de ser muito simples. Me envolveu bastante do começo ao fim.
Eu não dava nadinha pra essa história e deve ser por isso que fui tão surpreendida.
comentários(0)comente



julia 19/10/2021

Resenha: A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein
Eu estava guardando A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein para uma temporada assustadora e não decepcionou! Estou muito super familiarizada com Frankenstein, já que foi metade do assunto do meu TCC, então eu estava super curiosa para entrar nesta história e obter a perspectiva de Elizabeth sobre tudo o que aconteceu. Não foi aonde eu esperava, mas não de uma maneira ruim!

Eu realmente gostei da direção que White tomou com o personagem de Elizabeth. Ela era astuta e sabia exatamente o que queria, bem como o que precisava fazer para que isso acontecesse. Foi uma mudança bem-vinda para mim e me diverti muito revisitando essa história com Elizabeth como foco, ainda mais quando se tratou de algumas das decisões que ela fez ao longo do caminho que preencheram algumas lacunas da história original.

O enredo era obviamente familiar, embora White tenha tomado algumas liberdades e feito algumas mudanças ao longo do caminho. Eu gostei dos pequenos vislumbres da infância de Elizabeth e Victor na forma de flashbacks, mas isso tornou difícil para mim seguir o ritmo da história, uma vez que eles quebraram o fluxo dela várias vezes. Eu entendo que este teria sido um livro muito longo se a narrativa fosse linear kkkk

Eu fiquei um pouco incomodada com algumas das reviravoltas no final? Eles não funcionaram exatamente para mim e deram algumas explicações que eu não achei que fossem necessárias. Eu amei muito que White respondeu à pergunta de quem era o verdadeiro monstro, e como isso aconteceu. Eu também poderia ter passado sem o epílogo. Mas, no geral, foi uma leitura divertida!
comentários(0)comente



Leitora de Narnia 25/07/2023

Melhor que o original
Achei a releitura incrivel, estava meio desconfiada quando notei algumas inconsistências com o livro original, mas a ideia do diário escrito por Victor foi genial. Tava com medo de ler pois o livro original foi bem chato pra mim, mas me surpreendeu, amei ver a história pelos olhos da Elizabeth.
comentários(0)comente



Andressa Kunzler 05/02/2022

Impressionante e fantástico!
?Elisabeth era uma garotinha que sofria muito nas mãos de sua guardiã, até o dia em que foi vendida à família Victor Frankenstein
.
?Agora com direito a uma cama quentinha, comida a vontade, roupas lindas e sem sofrer violência alguma, tinha apenas uma tarefa?. Ser amiga de Victor Frankenstein, o primogênito da família, que possui uma personalidade única e que comumente afasta e até mesmo assusta as pessoas a seu redor.
.
?Com o passar do tempo ela cria um profundo laço de amizade, ou interesse necessário a sua sobrevivência, com Victor, e mantém sob controle tanto a personalidade dele quanto sua fixação por derrotar a morte.
.
?Porém um dia é chegada a hora de Victor ir para a universidade e com isso Elizabeth tem dúvida se continuará sendo necessária à família Frankenstein
.
Um livro incrível e capaz de acender a imaginação brilhantemente? um reconto que me instigou a querer ler o clássico, antes por mim deixado de lado.
.
Trazendo uma protagonista feminina e construindo um lado diferente de uma história já aclamada, o livro consegue prender o foco, inflar a imaginação e a guiar com tamanha perfeição que me surpreendeu.
.
Não desconfiei de nada que já não tivesse esse propósito (apesar de que costumo ser bem ingênua nesse quesito)? as informações foram sendo entregues como cascatas perfeitamente construídas, o que fez com que me entregasse completamente à história, fiel à época a qual retrata.
.
Por fim, vale lembrar que o livro em si é lindo e com uma lombada que por si só já surpreende. Recomendo fortemente sua leitura e assim que ler o clássico volto para compará-los.
.
Se você já o leu, conta aqui nos comentários o que achou? vou adorar conversar ?
comentários(0)comente



Simone de Cássia 05/06/2020

Achei o começo meio lento, cheguei a pensar: "uai, o livro vai ser só isso, essa menina andando atrás desse menino??" Aí a história começa a se mostrar como deveria ser, uma mistura de suspense bem contada, com personagens bem delineados e um cenário instigante. Esse novo enfoque sobre Frankenstein ficou tão bom que nem mesmo parece um "reconto". Linda homenagem da autora no bicentenário da obra original. Adorei!
comentários(0)comente



Luce.Clara 10/04/2023

Assim como o título foi uma queda, mas prazerosa.
Eu definitivamente amei esse livro. Eu gosto do tema de uma dependência multa entre esses personagens moralmentes cinzas. A Elizabeth é uma personagem inteligente, calculista que usa as armas que possui. E o Victor é alguém que faz tudo que quer pq sabe que pode.

Dito isso, o livro foi decaindo a partir dos 60%. A tão inteligente Elizabeth começou a fazer coisas extremamente burras e mal pensadas. O cuidadoso Victor fazia coisas com zero destreza. Mas eu entendo que aconteceu isso devido ao desespero que acontecia ao redor dos personagens. Só não gostei mesmo. Esse finalzinho roubou a estrela a mais que eu certamente daria pra esse livro.

Mas enfim, recomendo.
comentários(0)comente



114 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR