Exu Não é Diabo

Exu Não é Diabo Alexandre Cumino

Resenhas - Exu Não é Diabo

Cíntia 17/08/2020

O livro é muito esclarecedor, tira suas dúvidas e arranca a máscara do preconceito. Muito boa leitura
Lua 29/01/2022minha estante
Não é diabo não,é só um anjo disfarçado?

Drê 24/04/2022minha estante
Onde ler ele online? Tô perdida aqui.....

Drê 25/04/2022minha estante
Aparece pra mim como se vc tivesse comentado na minha publicação, mas n aparece o q vc escreveu Cintia. ?

Cíntia 25/04/2022minha estante
Estranho eu disse q li físico e não online

Makelaine 12/07/2022minha estante
Como faço pra ler não sei mexer aqui

Carla 05/01/2023minha estante
Como lê nesse app

Thabata.soto 03/09/2023minha estante
Gente como é que entra pra ler ?

xxplosiv 10/03/2023

Perfeito pra desmistificar a figura de exu para leigos.
Fácil de ler, interessante e didático, apresenta o conceito de exu e também do diabo, com a escrita maravilhosa do Alexandre. É um dos meus livros favoritos, li quando comecei a estudar sobre a umbanda.

Tauana Mariana 09/01/2021

“Sem Exu não se faz nada”
Livro é muito esclarecedor, a cada capítulo eu tomava um tapa na cara. Isso porque tinha uma visão distorcida de quem é Exu, apesar de ter a companhia dos meus.

O título já mostra qual o viés de raciocínio de Alexandre Cumino. Para pontuar, de uma vez por todas, que Exu não é Diabo, o autor explicou quem é de fato o dito cujo. Deste modo, a primeira parte do livro se dedica a explicar quem é o Diabo e suas múltiplas facetas. A história da criação do demônio é extremamente interessante e o autor explica qual a origem de diversos nomes atribuídos a ele, tal como Satã, Belzebu e Lúcifer. Também mostra por que o diabo é relacionado a figura do bode.

Duas coisas, ao menos, são muito claras:

1) O Diabo é uma invenção do catolicismo. Afinal, não se pode vender um remédio (um lugarzinho no céu) sem um mal a combater (o lugar ruim e seu rei). Nós judeus, inclusive, não acreditamos na ideia de diabo, nem na de inferno.

2) A ignorância é um grande mal da sociedade, é isso também se reflete na distorção contínua dos escritos religiosos. Ocorreram ao longo dos anos diversas traduções mal feitas ou tendenciosas, que foram mudando gradativamente o sentido do que foi escrito. O legítimo “telefone sem fio”.

A segunda parte do livro fala sobre o Orixá Exu e foi escrito no estilo psicográfico, como se o próprio estivesse contando sua história. Assim ele fala:

Eu sou Orixá Exu. Dizem que faço bem e faço mal; no entanto, aqueles que assim afirmam não sabem realmente a diferença entre bem e mal, entre certo e errado. O bem e o mal são concepções exclusivamente humanas. Faço, sim, do certo o errado, e do errado o certo. De uma forma muito simples retira o véu que cobre seus olhos (p. 95).

Na terceira parte há uma explanação sobre quem é o Exu na Umbanda. Aqui descobrimos, inclusive, que pesquisadores umbandistas foram algumas das pessoas que compartilharam essa relação entre Exu e Diabo.É importante pontuar que Exu é Orixá e Guardião (p. 113). Segundo Cumino (2019, p. 115), “na Umbanda, Exu é um espírito guardião, protetor, um sentinela, um guarda, a polícia do astral; é nosso guia assim como Caboclo e Preto-Velho”. Exu e Pombagira “são espelhos de nós mesmos” (p. 128).

Ainda que a gente tente entender quem é Exu, ele transcende ao nosso conhecimento, pois “Exu é algo que nosso racional procura entender, mas que com certeza não pode dar conta em sua totalidade. Exu é anterior à razão” (p. 107).

E pra quem tem medo de Exu, fica mais um esclarecimento:
“Umbanda é religião, portanto só pode praticar única e exclusivamente o bem. Não se engane nem se deixe enganar, o contrário do bem não é Umbanda” (p. 131).

Referência:
CUMINO, Alexandre. Exu não é Diabo. São Paulo: Madras, 2019.

liicca 09/09/2020

Um sopro de conhecimento
Exu não é diabo, chama atenção percebi andando por aí com meu livro que todos ao meu redor ficam intrigados pelo título, grande sacada de Pai Alexandre Cumino, que nos mostra tudo e mais um pouco sobre a entidade Exu mas também nos explica um pouco de Orixá Exu, entendemos o diabo sua criação e principalmente o medo. Sem palavras livro magnífico!

Ananda 27/05/2022

Muito bom para compreender um pouco sobre como funciona a religião. Fui criada no catolicismo, então é interessante ver esse ponto de vista. O mundo é realmente muito vasto para nos limitarmos somente à bolha que nascemos.

Tatiana221 06/08/2020

Muito bem explicado todo o arquétipo de Exu e seus simbolismos

Carine Rocha 03/03/2024

"A igreja cria o problema Lúcifer para literalmente vender a solução por meio de batismo e conversão, acreditam na mesma lenda e revivem geração após geração os mesmos medos [...] Comecemos por limpar a casa, abrir as janelas e deixar o ar do saber e do respeito adentrar nosso universo [...] Pessoas livres descobrem que o divino e o sagrado habitam dentro delas e não nas paredes do templo"

Ivy 28/10/2021

Puro aprendizado, que desfaz preconceitos
Acho que nos dias de hoje essa leitura devia ser obrigatória para as pessoas não só entenderem e repeitarem toda e qualquer religião, como também entender como a nossa sociedade foi formada, a custo de quantas vidas e quantas culturas e o mínimo que podemos fazer hoje é respeitar.

Joao 02/03/2020

Um livro que me atraiu pelo titulo, mas que me ganhou pelo conteudo. Comecei a ler esse livro querendo aprender mais sobre o orixa Exú, e no fim fui agraciado com muito mais conhecimento do que imaginava tanto sobre o proprio quanto sobre a historia religiosa e como varios nomes e significados se perderem pela simples falta de conhecimento das pessoas. Ao terminar esse livro eu respeito muito mais os Orixás e passo de uma pessoa curiosa para uma que admira o Exú e tudo que ele significa como ser!

Bia Ponti 18/05/2022

Exu é vida!
Que livro demais. A escrita de Alexandre Cumino é ótima! Recomendo para quem quer estudar um pouco mais sobre o assunto.

Larissa368 05/02/2024

Exu não é o Diabo
Livro incrível!? Indico a leitura para todos que gostaria de aprender/entender majs sobre a religião, e sobre falsas crenças que levamos como verdade absoluta

Louise Mariane 17/01/2024

É um bom livro para quem gosta do tema ou quer iniciar a vida na umbanda.
É um livro de estudos. Recomendo!

Weronica 02/02/2024

Laroyê Exu, Exu é Mojubá!
Em "Exu não é diabo" é importante entender que, antes de explicar o que é Exu, deve-se compreender de onde vem a ideia de diabo. A primeira parte da leitura discorre sobre a etimologia, sobre como a figura do diabo foi criada e os reais interesses por trás dessa criação: domínio e manipulação através do medo. Toda parte histórica, cultural, social dessa criação proposital, está muito bem elencada nesse estudo de idôneas referências.
Diabo não existe na Umbanda, mas em algumas igrejas ele vai todo dia.
?Se Exu não é diabo, então quem ou o que é Exu?
Exu está além da compreensão humana, ele já existia antes das definições de luz e sombra, da separação maniqueísta do bem e do mal.
Exu é Mistério.
E é o mistério mais próximo da vida humana.
A igreja quis diabolizar Exu, enquanto tantos colocam a culpa em diabo, Exu nos faz encarar nossa verdadeira face, olhar e admitir as sombras que tentamos terceirizar e nos faz nos responsabilizar por elas.
?"Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje"
Não tem como enganar Exu; ele nos conhece, não julga com olhos humanos, ele percorre todos os caminhos, todos os contextos, todas as intenções, ele abre ou fecha os caminhos como bem entender. Faz o certo virar errado e o errado virar certo.
Ele é controverso, irônico, provocador.
Exu é desejo, realização, vitalidade, é conquista.
Ele é nosso melhor amigo, conhece nosso melhor e pior lado.
Exu não age pelo tempo humano, Exu existe antes do tempo. Acredito que este livro se torna base de estudo importantíssimo para os Umbandistas.
Ainda há aqueles que tomados pelo medo coletivo inconsciente ainda acreditam em diabo, ou pior, associam Exu à figura de diabo, estimulando ainda mais o preconceito e mistificação.
Sabemos que a Espiritualidade Maior utiliza da linguagem e condições de entendimento humanos, ainda em sua infância evolutiva, para fazer-se valer da importância da Lei de Causa e Efeito, mas quanto mais um espírito evolui, de menos alegorias ele necessita.
Que Exu guarde e proteja os caminhos de quem com bom caráter escolhe os caminhos que deseja trilhar.
Laroyê Exu, Exu é Mojubá. ???