Hiperespaço

Hiperespaço Michio Kaku

Resenhas - Hiperespaço

Cris Lasaitis 27/12/2010

O melhor livro de divulgação científica ever!

Aqui Michio Kaku (o físico e cosmólogo vivo mais pop depois de Stephen Hawking) conta a evolução da física na compreensão da natureza do espaço-tempo rumo à teoria de todas as coisas.
Em síntese, nos dois últimos séculos a física tem encontrado as equações de campo para as forças da natureza: Maxwell as descreveu para o eletromagnetismo, Einstein para a gravidade, Yang-Mills para força nuclear fraca e forte. A “teoria de tudo” da física prevê a unificação de todas essas equações em um único corpo, capaz de unir teorias tão estranhas entre si como a relatividade e a mecânica quântica – um “Santo Graal” da física que Einstein morreu procurando e que os físicos da atualidade talvez estejam perto de descobrir.
A história é contada a partir da matemática de Riemman, passa por Einstein e a escola de Copenhagen (os físicos quânticos), pelos cálculos geniais de Srinivasa Ramanujan, e segue descrevendo o modelo de unificação de Kaluza Klein, chegando à superssimetria, gravidade quântica e à teoria das supercordas.
A teoria das supercordas descreve um universo com 10 ou 26 dimensões e é baseada em uma matemática que, segundo Michio Kaku, parece coisa do século XXI descoberta por acidente no século XX. É difícil compreender forças como a gravidade através da nossa visão tridimensional, mas ao acrescentarmos novas dimensões, as forças tornam-se consequências da geometria do hiperespaço – que é onde as forças se unificam e se explicam matematicamente. O que faz a teoria das supercordas tão atraente é que ela é uma peça chave que parece se encaixar com praticamente todas as descobertas pregressas da física.
É um assunto complexo, destrinchado em detalhes pela didática milagrosa do autor. Em termos de divulgação científica para leigos, Michio Kaku é muito mais aprofundado do que Stephen Hawking jamais ousou, e qualquer leigo de boa vontade é capaz de entender perfeitamente os conceitos abordados no livro.
É um livro que pretendo eventualmente reler. Leitura obrigatória para as pessoas que têm um desejo sincero de entender o universo, de onde ele veio, para onde ele vai, numa área em que a ciência e a filosofia são tão próximas que poderíamos chamá-las de uma-só teoria.
Adriel Alves 21/02/2020minha estante
Concordo! Michio faz milagre em sua didática. Abandonei Uma Breve História do Tempo do Hawking porque no meio do livro fiquei perdido em sua complexidade. Foi uma leitura prazerosa.

MikelangeloST 22/12/2012

HIPERESPAÇO - Capa de Orelha e Índice
O que aconteceu antes do Big Bang ? É possivel viajar no tempo ? Podemos mudar o passado ? Há passagens para universos paralelos ? Essas questões, que já foram consideradas especulações extravagantes, constituem o núcleo da mais intensa atividade cientifica da atualidade. Em HIPERESPAÇO, o respeitado fisico teórico MICHIO KAKU oferece um extenso panorama desse empolgante trabalho da fisica moderna, que inclui pesquisa na décima dimensão, empenamentos do tempo, buracos negros e multiplos universos.
A teoria do hiperespaço (ou do espaço multidimensional) - e seu mais novo desdobramento, a teoria das supercordas - está no centro dessa revolução, com adeptos nos principais laboratórios de pesquisa importantes, inclusive vários ganhadores do prêmio Nobel. Como o autor assinala, por mais de meio século os cientistas se esforçaram para entender porque as forças básicas do cosmo - gravidade, eletromagnetismo e as forças nucleares forte e fraca - exigem descrições matemáticas tão discrepantes. Mas se essas forças forem consideradas vibrações num hiperespaço, suas equações se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Esta pode ser, portanto, a principal candidata a "teoria de tudo".
Hiperespaço, de Michio Kaku, é o livro de divulgação cientifica que mais provocou discussões desde o lançamento de Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking. Ao refletir sobre oss futuros possiveis e o destino final do universo, Michio Kaku conduz o leitor para a arena das discussões que sacodem o establishment dafisica.

ÍNDICE

PARTE 1
O ingresso na quinta dimensão
1 - Mundos além do espaço-tempo... 21

7 - Supercordas... 170
8 - Sinais da décima dimensão...199
9 - Antes da criação... 213

PARTE 3
Buracos de Minhoca : Passagens para outra dimensão ?
10 - Buracos negros e universos paralelos... 239

15 - Conclusão... 337
Notas... 361

Tiekon 23/05/2015

Superestimado
O livro Hiperespaço é uma expectativa que não será atingida mesmo após o seu término. Ele se dispõe a discutir idéias e teorias sobre o Hiperespaço, mas o que foi encontrado são apenas referências à outros cientistas e outras teorias passadas, como se fosse um livro de história da ciência, onde é apresentada muitos autores mas nenhum aprofundamento e explicação ao público. São explicadas apenas partes já facilmente deduzíveis de uma teoria sobre multidimensões, sem grandes surpresas ou vitórias. Infelizmente, embora Michio Kaku seja o grande mentor da teoria do Hiperespaço, ele não conseguiu passar sua mensagem nesse livro e deixou muito a desejar e a explicar.
Donaldo 25/12/2015minha estante
É um livro de divulgação científica, não um paper de física.

Brunov 10/05/2022

Nerd raiz
Livro bastante denso e uma apologia da Kaluza-Klein. Sabe o que é isso? Vai aprender bem com esse livro, mas pra não ficar no escuro é uma teoria especial e madura que permite unificar várias teorias modernas e complexas sobre a realidade do universo na perspectiva da física teórica e experimental.

Michio Kaku tem uma didática muito boa e usa várias analogias para facilitar o entendimento, mesmo assim, apesar de ser voltado preferencialmente para leigos, recomendo ao menos um pouquinho de esclarecimento ou ensino médio de qualidade em física para poder assimilar bem os conteúdos.

Em algumas partes ele foca mensagem, no entanto, a estudantes e pesquisadores, especialmente no final a respeito das controvérsias entre reducionistas e holistas.

Achei interessante como ele sempre faz questão de dar alguns dados biográficos a respeito dos cientistas que trouxeram importantes avanços na discussão e acrescentar comentários humanistas.

Nelson Magrini 07/07/2009

Para saber mais
Para aqueles que gostariam de saber sobre as Supercordas, Teoria M, e alguma de suas implicações fantásticas. Voltado ao público leigo.

Nelson Magrini
Isabella, em Amor Vampiro
O Portador da Luz – minissérie em 10 partes
em http://fontesdaficcao.wordpress.com/category/nelson-magrini/

Airon.Herbert 25/04/2018

O universo e a física multidimensional
O livro “Hiperespaço” de Michio Kaku aborda diversos assuntos de maneira séria e científica, incluindo dimensões extras, universos paralelos, buracos de minhoca e viagens no tempo, que geralmente são tratados apenas como ficção científica. E também aborda assuntos como a formação das estrelas e seus estágios de vida, fala sobre buracos negros e o inevitável fim do universo. Fala sobre vida extraterrestre e sobre os tipos de civilizações avançadas. E questões como a existência de Deus sempre são levantadas de modo cético.

Estruturado em 4 partes e 15 capítulos de tamanho médio, a obra possui linguagem simples, aborda assuntos técnicos, porém de forma didática e fácil de entender. O autor cita equações matemáticas, e até mesmo apresenta algumas, entretanto não faz delas algo necessário para o entendimento do livro em geral.

Kaku fala sobre os esforços intermináveis dos físicos para criar uma teoria que unifique todas as forças da natureza. Que visto de dimensões superiores, esse problema pode ser simplificado. Ele também fala sobre a teoria das cordas e sobre o seu equacionamento que ainda não foi solucionado. Que a matemática ainda não alcançou o nível necessário para solucionar as equações. Apesar disso, a teoria das cordas consegue unificar (em teoria) todas as forças, incluindo a força gravitacional, que sempre foi a maior dificuldade do Modelo Padrão.

É apresentado ao leitor, de forma breve e simples, as partículas elementares. E também é explicado as etapas da vida de uma estrela, desde seu surgimento até seus possíveis fins. Como os elementos da tabela periódica são fabricados no interior das estrelas, e como a conversão de massa em energia, de acordo com a famosa equação de Einstein (E=mc2), tem absolutamente tudo a ver com esse forno que cria diferentes elementos. Tudo isso para, enfim, chegar nos buracos negros, nos buracos de minhoca e nos paradoxos temporais.

Recomendo a todos que gostam de saber mais sobre esse estranho universo em que vivemos. Sobre as menores partículas conhecidas que constroem a matéria e tudo o que conhecemos. E sobre tudo que ainda não sabemos mas que nos divertimos imaginando.
Renatav 25/04/2018minha estante
Pelo visto, parece com "uma breve história do tempo" de Stephen Hawking!

Renatav 25/04/2018minha estante
Pelo visto, parece com "uma breve história do tempo" de Stephen Hawking!

Airon.Herbert 25/04/2018minha estante
Sim, mas o Michio Kaku fala mais sobre coisas aparentemente de ficção científica, como dimensões extras e viagens no tempo. Acho que Hawking é mais conservador e objetivo em "Uma breve história do tempo". Mas os dois são ótimos e valem a leitura.

João Victor 16/12/2018

Se procura um livro que aborde o assunto sem muita tecnicidade e voltado para o público em geral, esse é uma boa opção. Michio Kaku acerta ao fazer referência a outros cientistas e teorias, identificando com isso as lacunas que são preenchidas com a teoria do hiperespaço. A impossibilidade de ser testada cientificamente com a tecnologia atual é muito bem explicada quando cita que a teoria é baseada em uma matemática que parece coisa do século XXI descoberta por acidente no século XX.

Kaique.Nunes 25/03/2019

O livro “Hiperespaço” de Michio Kaku é um livro de divulgação científica, voltado a história da física e da cosmologia. Kaku fala sobre os esforços intermináveis dos físicos para criar uma teoria que unifique todas as forças da natureza, e mostra como a hipótese das variadas dimensões simplifica essa unificação.

Por mais de meio século os cientistas se esforçaram para entender porque as forças básicas do cosmo - gravidade, eletromagnetismo e as forças nucleares forte e fraca - exigem descrições matemáticas tão discrepantes. Mas se essas forças forem consideradas vibrações num hiperespaço, suas equações se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Este pode ser, portanto, o pressuposto básico para construção da "teoria de tudo". Esse é um livro indispensável para aqueles que gostam dos livros do Hawking, principalmente o seu “Uma Breve História do Tempo”. Aqui encontramos assuntos como dimensões extras, universos paralelos, buracos de minhoca, viagens no tempo, formação das estrelas e seus estágios de vida e buracos negros.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

RobsonGrangeiro 22/02/2020

As fórmulas! Onde estão as fórmulas?
Se você quer um livro avançado de física e matemática, esse é seu livro. Mas se quer um livro de fórmulas sobre como resolve-las, talvez esse também seja seu livro - apesar de praticamente não existir fórmulas neste livro. Ao invés de fórmulas o excelente autor lhe traz história da ciência, filosofia e todas as cores que tornam a física atual tão inimaginável e compreensível ao mesmo tempo.
Aborda quase de forma cronológica nossa concepção de conhecimentos universais e sem ser pedante ou cansativo.
Apenas um ressalva. É um livro que requer atualização, principalmente se você tem acompanhado as descobertas da física de partículas atual. Mas não é um desmerecimento, pois mostra no contexto da época que foi escrito, quais eram as inquietudes dos estudio,sos.
Um ponto a mais são as metáforas e anedotas que tornam a leitura mais leve e engraçada.

Leandro.Pimentel 27/01/2022

Livro bastante denso sobre o hiperespaço e sobre dimensões que o universo tem e pode ter. Tem muitos termos técnicos de física que, para um leigo, pode ser difícil de entender no começo. Fala também sobre as teorias de kaluza-klein, Relatividade de Einstein, Mecânica Quântica, Gato de Schrödinger, teoria das cordas e dentre outras para poder explicas as dimensões do espaço e tempo. No final do livro fica mais interessante de ler quando ele fala sobre possíveis outros universos e sobre a possibilidade de existir outras civilizações inteligentes pelo universo que ainda não encontramos. Um livro muito bom pra quem gosta de física e tem interesse em saber sobre a mecânica do universo.

Tina 17/07/2023

Da partícula fundamental ao Cosmos
Excelente trabalho de historiografia e divulgação científica. O autor percorre desde as teorias de partículas elementares até a cosmologia. Indicado para quem gosta de física e para o público geral que quer conhecer os estudos sobre o Universo (único, múltiplos, multidimensionais ou paralelos). Recomendo!

Valesi 22/11/2023

Um olhar interessante para outras dimensões
Livro de divulgação científica, mas não de "hard science", Hiperespaço se propõe a apresentar ao público leigo a atual Teoria de Tudo mais queridinha e promissora. Michio Kaku fala de dez dimensões, viagens no tempo e multiversos ao explicar a teoria de supercordas.
Não é totalmente acessível, alguns momentos são bastantes densos e você precisa redobrar a atenção com a leitura para continuar, mas cumpre o que se propõe.
Para quem é curioso.