Tribos

Tribos Seth Godin

Resenhas - Tribos

Thais 19/08/2021

20%-80%
Não é um livro guia, com passo a passo. É um livro para dar um panorama geral sobre a ideia de criar uma comunidade e inspirar / motivar você a liderar um movimento. MAS eu achei que o livro é um compilado de textos muitas vezes desconexos e que não me acrescentaram tanto. Poderia ser 80% menor. Os 20% valem a leitura.
Luana 01/12/2021minha estante
Também tive essa sensação, não consegui tirar algo de rico da leitura

Clara 27/04/2022minha estante
Sou nova aqui e achei o livro que queria mais não sei como passar para próxima página

Carlinha 16/06/2022minha estante
Não achei isso não, Thai. Gostei bastante e com leitura fluida. Pra mim serviu!

Nina 05/08/2022minha estante
to na metade do livro e concordo PLENAMENTE

Carlinha 23/02/2023minha estante
Terminou?

Aurélio 29/12/2023minha estante
Eu estou com essa mesma sensação, de não estar absorvendo nada produtivo dessa leitura, já estou na página 60 muito arrastado... não sei se continuarei

Tauana Mariana 02/10/2014

Opinião bem pessoal.
Sinceramente me decepcionei com Seth Godin. Esperava um livro sobre tribos e acabei lendo um livro de auto-ajuda-profissional sobre liderança. A noção de tribo é utilizada pelo autor somente para explicar que as tribos precisam de um líder, e você pode ser esse líder. Você pode fazer a diferença, vença, mostre do que é capaz e encontre uma tribo para liderar, pois há várias por aí dando sopa, em busca de alguém que lhes dê um sentido para existir. Tipo isso.

Se você, assim como eu, interessa-se pela concepção de tribo, encontrará nas 10 primeiras páginas. As restantes são destinadas àqueles que querem ser líderes destas tribos.

Mas eu posso lhe poupar tal trabalho. Seth Godin (2013, p. 09) afirma que uma tribo é um grupo de pessoas conectadas uma à outra, conectadas a um líder e conectadas a uma ideia. O autor diferencia a noção de grupo para a noção de tribo. Segundo ele, um grupo necessita apenas de dois elementos para existir: uma maneira de se comunicar e um interesse comum, ou a fé em uma ideia. Já a tribo, necessitaria destes dois elementos acrescidos de uma liderança.
Para incrementar a obra, ainda contamos com algumas metáforas um tanto quanto peculiares, como unicórnios em fábricas de balões, rebanhos de ovelhas e vacas roxas.
Guga 17/11/2015minha estante
Concordo com você Tauana.
Confesso que me decepcionei também. Esperava algo mais técnico...

Marcos.Milhas 13/04/2016minha estante
Não se decepcione não, construa um livro interessante do ponto de vista que vc acredita ser melhor!

Flavio.Gabriel 28/08/2016minha estante
Obrigado! Me economizou uma leitura!

Larissa Daniela 15/05/2018minha estante
undefined

thiagoneri 19/08/2019minha estante
Tentou aplicar esse conceito em um negócio? Já viu o resultado? Conheço alguns cases excelente e milionários... Quero ler para aplicar esse conceito e formar a minha Tribo.

fabio.ladeira.cwb 03/02/2020minha estante
Oi, Taunara. Nossa. Era bem o que eu temia quando pensei em comprar o livro. Obrigado pelo seu comentário. Vou me poupar mesmo. Talvez eu vá até uma livraria física para ler uma prévia e ter as próprias impressões também. Mas no marketing temos um volume enorme de best seller que não agregam. Às vezes, acaba mais valendo a pena ler os autores da sociologia ou de outras áreas de humanas e aplicarmos à nossa realidade.

Pateta 09/05/2020minha estante
Sim, Tauana, o livro é decepcionante e, talvez, até desonesto.

Dionathan 22/12/2023

Errei na expectativa
Alguns insights interessantes, mas uma leitura pouco atrativa pro meu gosto! Muita teoria motivacional do "seja a diferenca", mas pouquíssimo conteúdo relacionado a como romper o statuos quo além do "saia da caixinha". Raso.

Edson Camara 11/04/2020

Um empurrão na mesmice.
Como todos os livros de Godin, ele te força a pensar, a agir, este livro te empurra para fora da inação, te cobra uma posição, ser líder, ser questionador, fazer as coisas diferentes. Todo livro de Godin que leio me obriga a repensar minhas ideias e isso é muito bom.

Bruna 19/01/2022

Livro que vem de encontro com o que público espera das marcas e das instituições. Uma ótima indicação para quem quer crescer na carreira.

Erika 15/07/2022

Ótima leitura!!! ?????
quando você se propõem a viver novos desafios
que na maioria das vezes, são recusados pelas
pessoas em geral, você está no caminho para
despertar o senso de pertencimento e liderar de
uma forma autêntica e genuína.

as pessoas se paralisam pelo
medo, você vai além dele.

Fabricio.Brito 24/03/2021

Cartilha para criar um movimento
Entenda como motivar, conectar e alavancar sua mensagem por meio de pessoas que aguardam por uma causa.

As pessoas naturalmente sentem a necessidade de seguir algo (movimento) ou alguém.

Se você pode fornecer isso a elas e só faltava direcionamento na parte prática, recomendo que leia este livro.

Mirla.Trogillo 28/12/2022

Terminei hoje de ler esse livro e minha nota pra ele seria um 7, não gostei 100%. Consegui tirar algumas ideias boas, mas em alguns momentos não entendi bulhufas.

Mas é como diz a tia @laranesteruk, para que algo seja bom em alguns pontos, precisa de um volume grande de feitos.

Alguns capítulos dele pra mim ficaram vagos, não entendi bem porque estavam ali, mas em contrapartida alguns capítulos me deram um ? na cabeça.

E esse é o grande segredo da coisa:

Se chama VOLUME!

Assim como num livro, num filme e numa novela, não será tudo legal, mas para que sejam aproveitados algo, precisa de um grande volume.

Um dos insights muito bons que tirei do livro é que você não precisa se preocupar com os outros, para que te dêem créditos ou fiquem atribuindo os feitos a você.

Nós estamos constantemente buscando ser reconhecidos, querendo que as pessoas falem da gente, mencionem e justifiquem que o motivo de algo estar como está é consequência de nossas atitudes.

Mas saiba:

"Líderes de verdade não se importam."

Está tudo bem para eles, porque eles não estão tentando conseguir crédito ou ganhar a vida através da linguagem de programação.

Pessoas suficientes sabem que eles foram os responsáveis pelo trabalho; pessoas suficientes os procuram e os respeitam por isso.

Quanto mais a linguagem se espalhar, mais longe o movimento que eles começaram irá chegar.

E ESSE É O VERDADEIRO OBJETIVO.

"Existem grandes nomes dos quais não se vê buscando esses tais créditos, eles simplesmente ignoram isso."

"Não há registros de Martin Luther King ou Gandhi reclamando sobre crédito. O crédito não é o ponto. A mudança é."

Um bom líder sabe que construiu uma tribo quando dentro do grupo as pessoas já conseguem se ajudar sem que o "mentor" precise direcionar os passos, ou seja, você já tem a sua tribo.

PS: Alguns trechos tirados do livro.

Braga 22/05/2024

O livro como um todo é bom. Te dá um panorama de como liderar é importante para se conectar com uma tribo ou uma comunidade. Fala bastante das características que você precisa ter para ser um líder e de como as pessoas gostam de seguir o que os outros dizem. Mas não é um passo a passo de comunidades. Vai para o lado mais do conceito em si.

Nanda 27/02/2022

Lidere sua própria tribo
Muito interessante a forma como esse autor coloca as tribos, grupos de pessoas unidas através de um líder. Ele descreve como o líder deve ser, o primeiro a acreditar naquela causa e fornecer o espaço para que as pessoas da tribo possam se comunicar. Colocações bem inteligentes apesar de bem técnicas e as vezes um pouco repetitivas.

Marcos 04/11/2022

Liderança
A capa do livro vem destacado a palavra "TRIBOS", porém o foco é a liderança.

São vários textos (relatos) encorajando a despertar em você o espírito de liderança, não se propondo a ser um guia (como o próprio autor declara), tem o intuito mais motivacional.

A leitura é simples e rápida, mas falta aprofundamento nos relatos e muitos tornam-se até repetitivos, mas os temas discutidos são interessantes e condizentes com a realidade.

aliciaoliveiram 10/12/2021

Chato.
Você consegue pegar a mensagem do livro nas primeiras páginas, não precisa nem ler ele todo, parece um livro coach motivacional te incentivando a liderar e mostrando como fazer isso.

Não gosto da escrita do Seth Godin, mas os ensinamentos são valiosos.

Sthefane 21/01/2023

São textos soltos, te motiva a liderar, porém achei chatinho, não era o que eu esperava e além disso me perdi muito na leitura, não entendi algumas coisas.

@livrocas 10/01/2023

Nem todos nasceram para liderar.
Confesso que esse livro não entregou tudo o que prometeu, na minha visão.

Há bons insights e boas doses de motivação para aqueles que tem um espírito de liderança dentro de si despertarem, mas não vi muito além disso.

O começo era empolgante porque entregou isso mesmo: essa injeção. Palavras de afirmação como ?você nasceu pra isso?, ?foi chamado pra um tempo como esse?, ?se desafie, lidere?.
Mas só. Depois não saiu muito disso.

Para quem precisa apenas de uma motivação para ir lá e fazer: recomendo.
Para quem está procurando técnicas sobre desenvolver uma tribo: esse não é o melhor.

Um bom livro, mas há dezenas melhores para o assunto.

Juh 22/06/2022

Decepção
Ainda lembro das minhas expectativas sobre o livro a quase um ano atrás, esperava que ele fosse maior, tamanho, mais páginas e melhor. Ele é do tamanho de um celular e tem cerca de 160 páginas, nem vale o tempo.

O livro é só textos que trazem reflexão, mas isso eu poderia ver num vídeo, podcast, ainda gratuito, paguei nisso e pra vir isso?!

Se você tiver vontade de ler, comprar, pensa depois, prioriza outros livros, quando tiver tempo e dinheiro compra se quiser mesmo, não acho que valha o dinheiro que comprei nem o tempo.

Pesquisando a biografia de grandes nomes e líderes que formaram tribos é melhor do que ler esse livro.