Opposite of Always

Opposite of Always Justin A. Reynolds

Resenhas - Opposite of Always

Lauraa Machado 29/03/2022

Divertido, mas poderia ter sido melhor
Eu li esse livro bem rápido, em dois dias só, então posso facilmente dizer que ele é bem viciante! Mas eu queria ter gostado mais!

O protagonista, Jack, é bem legal, o jeito que ele encontra a Kate é ótimo. É super fácil shippar os dois. Além disso, os outros dois personagens relevantes na história, os amigos do Jack, são muito bons e todos parecem bem reais. Até mesmo a relação dele com os pais foi bem feita, não tenho nem o que comentar sobre isso. Todos os personagens e as relações entre eles são muito bem feitos.

É na ideia central da história que o livro se perde, infelizmente. Eu amo livros com enredo do "Feitiço do Tempo" demais, mas não funcionou tão bem aqui. Acho que o maior problema foi o tempo entre Jack e Kate se conhecerem e ela morrer (tá na sinopse, não vem dizer que é spoiler!). São meses de história que precisam se repetir para dar o feitiço do tempo. Meses de tantas coisas acontecendo, que você vai perdendo a sensação de urgência que deveria ter. Não que o autor se arraste demais por esses meses, nem nada, ele até narra de um jeito bastante econômico, mas só de saber que passou tanto tempo, não tem mais tanta urgência. Não é fácil ficar aflito com o que vai acontecer quando Jack tem meses para "resolver". Acho até que precisava ter dificultado um pouco para o lado dele, e até para o da Kate. Acho, aliás, que a razão dela morrer não foi urgente o bastante para ajudar no ritmo da história.

Outra coisa que poderia ter sido melhor foi o final, que ficou só um pouco forçado para um final feliz, mas eu gosto dos personagens, então também fiquei feliz.

O começo e o fim, aliás, são as melhores partes, e o livro é bastante divertido, então continuo recomendando! Poderia ter sido bem melhor, mas foi legal e quero ler outros livros do autor.

juliana 26/08/2020

ah mano é perfeito
eu ri, fiquei triste, fiquei com raiva, MUITA RAIVA e amei muito esse livro. Todos os personagens tem uma profundidade que eu amei ler, e meu Deus eu não gosto muito de histórias em primeira pessoa mas o Jack é simplesmente perfeito, a gente entende ele, aprende com ele, fica triste e feliz por ele em certas situações. Esse livro é muito bom, sendo bem sincera. Recomendo demais.

Carol B. 12/06/2021

Fazia muito tempo que eu não me importava tanto com um casal como eu me importei com Jack e Kate. A conexão deles é maravilhosa.

Aliás, não só a relação do protagonista Jack com a Kate que é interessante, mas também com os amigos e a família dele, até porque essas relações sofrem várias consequências com as escolhas diferentes que Jack faz em cada loop temporal.

Recomendo demais!

Mariana 07/02/2021

Eu amei!
“You can try your hardest to change something - exhaust every possibility-
and sometimes it's still not enough.
But almost means you were there. You did all you could.
In the end, it's the smallest decisions that matter the most."

Opposite of Always foi muito mais do que eu achei que seria. A estória de Jack e de todas as suas voltas no tempo para salvar aqueles que ama me fez chorar, rir, sentir muita alegria e também tristeza. Não é só um livro sobre o amor romântico, mas o sentimento de, acima de tudo, cuidar e proteger aqueles que sempre estiveram ao nosso lado.

Vic 25/07/2021

Amei
A história tem sim um quê de repetitivo mas não me senti cansada da leitura, pra mim fluiu bem. Me apeguei muito rápido aos personagens então ri e chorei e senti o coração na boca em certos momentos. Achei muito fofo e recomendo demais! Algo nele me lembrou ao filme Efeito Borboleta porém o livro seria bem mais..kk otimista.

ana let 03/10/2020

Uma boa surpresa
Quando eu peguei esse livro, confesso que não sabia a sinopse. Só sabia que era algo com viagem no tempo (e pq ela é mencionada logo no prólogo). A primeira parte é BEM lenta, tive essa impressão sem ler a sinopse, imagina quem leu. Por mais que ela seja fundamental pra entender o resto da história, ela é parada, e o livro só engatou de vez pra mim a partir da segunda, mesmo que os personagens extremamente carismáticos tenham conseguido manter o livro interessante.

Esse é outro ponto positivo: os personagens são legais. Especialmente o Jack, que é o narrador. Até quando ele começa a fazer merda, a gente compra a motivação dele. Exceto na quarta parte. Tava tudo indo bem até chegar na quarta parte (ou seja; lá pelos 80% do livro). Eu ainda me pergunto pq o autor decidiu ir por esse caminho em vez de acabar logo com a história , já que a parte final (que é a quinta)é a mais corrida do livro, e deveria ser justo ESSA que necessitaria de mais desenvolvimento.

Eu gostei do livro, salvando esses problemas que eu tive no início por ser lento (mas ainda sim muito divertido, mas outra vez, por causa do carisma dos personagens) e esses 80% que foram de desnecessários a apressados. Ainda sim, pra quem quer ler em inglês, vale SUPER a indicação. O inglês é simples, é uma leitura fluida e divertida.

Eu espero que alguma editora adquira os direitos para publicação no Brasil, pq é o tipo de livro que apesar de não ser um 5 estrelas favoritado, eu gostaria que mais gente tivesse acesso, além de querer eu mesma adquirir uma edição rs.

Sequeira 20/06/2021

fui c 0 expectativas, nnc tinha visto ngm a falar sobre este livro
amo todas as personagens, cada uma com a sua personalidade
o protagonista e perfeito, adoro o humor dele e adoro o facto de ele fazer tudo pelas pessoas que ama
este livro retrata um romance que parecia ?impossível? nas primeiras partes do livro, mas o jack tinha a oportunidade de voltar meses atrás e de salvar a kate
a escrita e 100% fluida

Lara 03/05/2022

No geral eu gostei muito do livro.
O personagem principal maravilhoso, eu amei a narração.
Os outros personagens são, também, muito bons.
Mas, algumas horas acabava me perdendo e achei que ele poderia ter sido menor.
Mas no geral, foi um livro divertido e que me fez pensar sobre as escolhas que tomamos.

Bia 25/12/2023

Chatinho
Eu não gosto de instalove. Achei que poderia ignorar nesse caso, já que acho interessante esse conceito de estar preso em um loop, mas estava errado. Jack, que supostamente era super apaixonado pela melhor amiga dele, conhece Kate em uma festa e basicamente decide que ela é a pessoa mais importante do mundo. Todo o resto do livro é "Kate, Kate, Kate, Kate", o que é realmente incomodo porque a Kate, que parece ser um personagem super interessante, mal tem chance de brilhar por conta própria e fica presa no papel de "menina doente que existe para ensinar algo pro protagonista". Chegando no meio do livro, isso ficou extremamente cansativo.

O suposto amor (obsessão?) de Jack por Kate é tão grande que não basta ele deixar os amigos e a família de lado por causa dela, o próprio universo (?) envia Jack para o passado quando ela morre. Por quê? Eles se conhecem há quatro meses. É fácil torcer para tudo dar certo e eles acabarem juntos e felizes, mas é mais por um senso de "amor verdadeiro" digno de contos de fada do que realmente uma apreciação pelos dois como um casal ou um entendimento profundo das motivações de Jack.

Esses quatro meses são repetidos várias vezes e, apesar da narrativa do livro ser bem dinâmica, fica cansativo e o livro definitivamente é mais longo do que deveria. O meio principalmente sofre com problemas de ritmo. Esse tipo de história funciona melhor em um loop mais curto, onde cada ação parece ser importante no estilo efeito borboleta. E também quando os personagens se preocupam com sair do loop. Jack em nenhum momento parece se preocupar com o que está acontecendo, como se ser enviado pro passado para tentar salvar sua namorada fosse a coisa mais comum do mundo. O autor podia ter pelo menos colocado uma explicação fantástica qualquer para a viagem no tempo...