A órbita dos caracóis

A órbita dos caracóis Reinaldo Moraes

Resenhas - A Órbita dos Caracóis

Gláucia 16/06/2011

A Órbita dos Caracóis - Reinaldo Moraes
História fraca, exagerada e cheia de clichets, não convence nem faz feliz. O autor costuma ser bem elogiado, pretendo ler algum outro dele para confirmar ou não a péssima impressão que tive com esse livro.
Erica Kodaira 05/05/2013minha estante
péssimo livro com linguagem vulgar. comprei para o meu filho, por recomendação do sistema de ensino COC. Já registrei minha reclamação 'a escola por não considerar um livro adequado para a educação.

Emille.pravereler 24/01/2022

#praler
Uma história que se passa na cidade de São Paulo e que junta um cientista e uma hacker pra buscar uma solução para o mistério de um super dvd, uma empresa de satélite, uma infecção e um assassinato em que pode desencadear um desastre nuclear e um ataque de superbactérias.
É exatamente esse o enredo do livro escrito por Reinaldo Moraes, A Órbita Dos Caracóis. Esse livro nacional é daqueles estilos em que nada tem a ver com nada, com diálogos bem fracos e uma narração que chama mais atenção do que a própria história, mas com muitas partes desnecessárias.
O livro em questão não é de todo ruim. Ele é bem escrito, tem um enredo e um fim bem fechado.. mas poderia ter sido mais sucinto e mais interessante.
Com capítulos curtos, o livro é pequeno e da pra ser lido rapidamente. Com referências a cidade de São Paulo e algumas coisas que só acontecem no Brasil, como policial corrupto e ?desvalorização? das pesquisas científicas realizadas aqui.

DêlaMartins 22/01/2023

Livro doido....
Ainda encontrando resumos nas contracapas dos meus livros e transcrevendo no skoob.

A história de "A órbita dos caracois" não é exatamente "meu número", mas li bastante rápido. A narrativa é sobre um casal de namorados, Tota e Juliana. Ele trabalha numa universidade, é pesquisador, desleixado, relaxado e ganha mal. Ela é profissional de TI, de família rica. O casal se envolve numa trama doida "sem pé nem cabeça" - um dvd colocado no carro dela por um perseguido acaba em assassinato. Scargots contaminados, satélites, uma loucura... Mesmo assim, li em janeiro/2017.

Léo 12/07/2012

Reinaldo Moraes conquistou seu reconhecimento na década de 1980, junto com seus contemporâneos Marcelo Rubens Paiva e Caio Fernando Abreu, por seu livro de estreia, Tanto faz, publicado em 1981 pela Brasiliense, que trazia uma linguagem despojada e sem papas na língua, em um estilo minucioso e perfeccionista influenciado por Machado de Assis e pela Beat Generation de Kerouac, Ginsberg & Cia., numa mistura que merece atenção. Após seu segundo livro, Abacaxi, ficou dezessete anos sem publicar ficção, até que lançou, em 2003, o romance juvenil A órbita dos caracóis. Apesar de migrar para um público mais novo, a pujança de seu texto se manteve mesmo com a atenuação de termos e conceitos mais pesados, impróprios à faixa etária a qual o livro se destina. Mas seu estilo contundente, alegórico, sarcástico e detalhista permaneceu intacto, carregando o DNA que o consagrou como escritor inovador que é. Neste seu terceiro livro, Reinaldo nos apresenta Juliana, uma bela e sofisticada garota paulistana que domina tudo relacionado à informática, e seu namorado, Tato, um bioquímico às voltas com uma misteriosa epidemia de intoxicação alimentar que assola a cidade. De maneira inesperada e misteriosa, os dois se veem diante da morte de um estranho numa ruela do centro de São Paulo, que acaba revelando conexões com caracóis franceses e satélites artificiais de grandes corporações internacionais. O bom humor e as descrições imagéticas dão a tônica deste romance que, apesar de destinado aos jovens, também tem grande capacidade para agradar adultos. Reinaldo constrói sua narrativa como num filme, principalmente nas cenas de ação, que carregam emoção e deixam o leitor preso na cadeira, além dos diálogos, entrecortados por observações agudas que conferem vivacidade à obra. Uma história divertida e empolgante daquelas que é difícil parar de ler, própria para despertar a afinidade de jovens a partir dos 14 anos.

Rita 08/07/2013

Decepção é a palavra que resume esta obra,tão chato que é meu ícone quando o assunto relaciona-se a perda de tempo !

Fogui 19/12/2015

A Órbita dos Caracóis - Reinaldo Moraes
Título: A Órbita dos Caracóis
Autor: Reinaldo Moraes
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2003

A pergunta que me faço é: porque não consigo pegar um "romance" normal, básico? Todas as vezes que vou à biblioteca, na livraria ou até mesmo na internet, pego ou compro os livros mais malucos. Claro que os títulos dos livros me chamam a atenção, depois leio a contra capa, acabo acreditando (porque sou completamente doida), que tenho que ler, e os levo-os para casa.

Bom, A órbita dos caracóis esta nesta categoria, de livros maluquetes. Me apaixonei pelo título, li a contra capa e trouxe para casa. O livro é ótimo, a trama é intensa e excelente. Mas os assuntos discutidos no enredo são totalmente loucos...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/12/a-orbita-dos-caracois-reinaldo-moraes.html

Momentos da Fogui 18/11/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

gi maria 05/09/2022

AMOOO
sério, romance + caso criminal foi a MELHOR COISA QUE EU JÁ LI. um dos meus romances favoritos, gosto MUITO da juliana e me identifico com ela também
tem vários plot twists. livro muito foda, eu amei msm.

Hplays 29/03/2023

Que livro bom meus amigos... demorei um pouco pra ler pq tinha outras coisas pra fazer mas sem sombra de dúvidas esse livro é um ícone da literatura brasileira, o cara consegue misturar humor com seriedade, simplesmente ??????

nathsreading 24/03/2024

Me surpreendeu
Encontrei esse livro por acaso numa biblioteca cometária, não conhecia o autor e nem a sinopse, só li e que surpresa agradável eu tive! Achei a história envolvente, os personagens bem construídos num misto de romance e aventura que se passa em São Paulo!

Queria apenas que mais pessoas conhecessem esse livro, por se tratar de uma obra nacional merecia mais reconhecimento. ?

Maria19170 04/05/2024

Que livro, que livro, fiquei confusa no começo por conta das gírias utilizadas que não estou acostumada, tirando isso o livro e ótimo, leitura super rápido, o desenvolvimento da história as reviravoltas, perfeito