As Elizas

Resenhas - As Elizas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Queria Estar Lendo 30/07/2020

Resenha: As Elizas
As Elizas é um thriller psicológico escrito por Sarah Shepard, mesma autora da aclamada série Pretty Little Liers. Publicado pela editora Harper Collins, o livro promete uma trama cheia de mistérios e surpresas.

Eliza inicia a história no hospital após o que sua família considera ter sido mais uma de suas tentativas de suicídio. Mas ela tem certeza de que não tentou se matar. E, se isso for verdade, como então foi parar no fundo daquela piscina?

Esse é o plot principal de toma a trama, entender o que - ou quem - levou Eliza a se afogar. Mais do que saber se alguém de fato tentou matá-la, é preciso descobrir por quê iriam querer fazer isso.

Sendo uma potencial (ou seria oficial) alcoólatra e com o histórico suicida que carrega, é muito difícil convencer sua família a ficar do seu lado. O sentimento de proteção por parte de seus pais e irmã é grande, principalmente porque Eliza se recuperou de um tumor no cérebro a menos de um ano.

De acordo com os médicos, o tumor era aquilo que lhe impulsionava os instintos suicidas, estes sempre acionados pelo medo e a sensação de perseguição. Suas recentes falhas de memória e o sentimento de estar em perigo se assolam a intuição de que sua família possa estar escondendo coisas sobre sua vida. Tudo isso contribui para um estado geral de paranoia e confusão, que é onde Eliza se encontra ao decorrer do livro.

Em paralelo a tudo isso, somos apresentados As Dots, livro escrito por Eliza e que está prestes a ser lançado. Na história conhecemos Dot e Dorothy, uma criança e sua amada tia, que precisam lidar com as crises de convulsão que a menina vem sofrendo e as quais os médicos não conseguem identificar a fonte.

Dorothy é uma personagem romantizada pelos olhos ingênuos da sobrinha, quase um ser fantasioso de tão fantástico que é. Dot por sua vez é alguém entregue à paixão pela figura da mulher mais velha, não há ninguém que ela ame mais no mundo.

Para um livro que se divide entre a vida e Eliza e a de suas personagens, é importante notar que o livro dentro do livro é infinitamente mais interessante do que a trama que acontece em tempo real. Os mistérios que envolvem as Dots e que depois escorrem para a realidade de Eliza, são um prato cheio para o leitor se deliciar.

Com um começo lento e confuso, a história vai tomando uma crescente e a cada novo detalhe sendo acrescentado à história das Dots é um novo passo no grande mistério que é a vida de Eliza. Até o momento que ficção e realidade se encontram de maneiras inesperadas, e tudo o que era real pode não ter mais sentido. A verdade pode ser mais fantasiosa que a própria ficção.

As Elizas é um livro lento e que te prende sem que você perceba. Não conseguia parar de ler, mas não sentia como se realmente me importasse ou tivesse me apegado. Ainda não sei como me sinto quanto a ele, eis meu nível de confusão. Mas foi uma boa leitura, me manteve entretida.

Por fim, gosto particularmente do final. E de como todas as dicas estavam lá o tempo todo. Pontos por isso, foi uma grata (nem tão) surpresa!

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/07/resenha-as-elizas.html
gillaza 14/01/2022minha estante

Lizia.Yohanna 21/01/2022

Eletrizante e cheio de reviravoltas
O livro é narrado por Eliza é desde o começo percebemos que ela não é uma narradora confiável, teve um tumor cerebral, que afetou a sua sanidade mental, além do seu histórico de tentativas de suicídios, ela também tem uma certa dependência ao álcool, o que a torna, ainda menos confiável.
Eliza é uma personagem peculiar, e difícil de ser descrita. ela é psicótica, tem lapsos de memoria e um passado conturbado, que afeta até hoje a sua vida, ao mesmo tempo, que é uma pessoa frágil, em busca de resposta para os seus maiores medos. Ela é uma personagem incógnita, pois, eu simplesmente não sei o que pensar ou sentir a respeito dela.

Apesar de ter gostando bastante da narrativa achei Elisa una personagem rasa, não me cativou e deixou uma sensação de algo fake, assim como os outros personagens que são todos secundários que giram em torno do mistério da verdade sobre a vida de Eliza e que não foram nem um pouco explorados.
O plot final do livro é mirabolante e brochante ao mesmo tempo e deixou uma sensação de incabado ao livro.

anatms 11/10/2021

as elizas
não gostei??

comprei esse livro só pq ele tava 10 reais e na capa a CoHo diz que o livro é impossível de largar.

o livro realmente é instigante, a escrita é muito boa e a leitura é fluida, mas a personagem principal é chata, a família dela é chata.

o que salva é o namorado dela, que mal aparece, o romance é tão mal desenvolvido que deveria ter sido descartado.

outro ponto que salva é a leitura de "As Dots" que sério, é muito bom!! porém não é o foco do livro

o plot até que é bom, tirando o fato de apagar memórias e tal, mas como acabei adivinhando o plot, eu não gostei

se você gosta de suspense e não liga do fato de a principal ser uma chata, da para dar uma chance :)

Karen | @encontradanoslivros 17/09/2021

Interessante, pô
Aqui conhecemos Eliza, uma escritora se preparando para a estreia de seu primeiro livro. Quando Eliza decide se hospedar em um hotel em busca de tranquilidade e bebidas, não imaginava que acordaria na manhã seguinte no hospital: ela havia sido resgatada enquanto se afogava no fundo da piscina do hotel. Para a família, médicos e polícia, Eliza só estava fazendo mais uma tentativa de suicídio, porém, a mulher acredita verdadeiramente ter sido empurrada por alguém.

"As Elizas" foi um livro que comprei pelo acaso (o acaso = estava 10 reais na lojinha de livros por 10, eu te amo lojinha). É um suspense que tem potencial para ser bom, mas acaba sendo meio que... "ok", porém o que ganha o leitor é o seu método de narrativa. Calma, vou explicar. O plot inicial é bem atrativo e te faz criar várias teorias, entretanto achei sua desenvolvimento bem previsível, mas é aí que a carta na manga da autora entra: ela achou o modo ideal de contar sua história.

O livro possuí dois tipos de capítulos: os pontos de vista de Eliza e os capítulos de "As Dots", o livro de estreia da personagem, que vão sendo alternados ao decorrer da história. E "As Dots" rouba tanto a cena que o começo do livro meu foco foi praticamente inteiro para ele, até o momento que caí a ficha do porquê aquela história está no livro também.

Bem longe de ser o melhor suspense que já li, porém me prendeu e me intrigou o suficiente para engolir o livro afim de ver as próximas cenas.

PS: resenha também postada no instagram @encontradanoslivros

Fabiana873 15/02/2022

Que isso?!!!(????)
Quando começa a história você sequer imagina a cama de gato que vai encontrar. Eliza escreve seu primeiro trabalho As Dots e depois disso é só mistérios, você nunca sabe o que realmente é e se é que é alguma coisa, entendeu? Haha
Como não poderia deixar de ser a queria Sheppard nos envolve numa trama muito louca onde tudo pode acontecer, ou quase tudo.
Por que o final você só descobre realmente qual é se ler até a última página.
Mas não faltará oportunidade de achismos durante a leitura.

_thegreatsimpsina 25/03/2022

Gostei, mas com ressalvas. Apesar de ter uma trama interessante e uma escrita intrigante o livro acabou se arrastando em alguns momentos pra mim. A personagem principal não é muito cativante, mas acabei me acostumando com ela. A leitura foi bem rapida oq que é comum dos livros dessa autora pois ela tem uma escrita bem gostosinha de acompanhar, achei o final satisfatorio porem um pouco maçante, mas nada que estrague a experiência por completo.

Mariana113 16/10/2023

Finalmente terminei essa droga de livro, foi tenebroso ler isso eu quase arranquei meus olhos, quem gostou q legal?? q nao gostou, te intendo isso daqui é uma bomba

'duarda 26/06/2020

É estranho falar desse livro porque não sei como me sinto. Sei que é uma boa história, que foi bem escrito, tem plots interessantes e um ótimo final (ainda que eu tenha previsto). Mas eu simplesmente não conseguia realmente me importar? Enfim. Imagino ué para quem goste do gênero, seja uma leitura incrível.

Sofia.Eternal 18/07/2023

Excelente
Uma história incrível. O suspense está do começo até o fim. Personagens bem trabalhados que surpreendem com cada revelação feita no momento oportuno.

Rafael 06/06/2022

"- Mas esse é o grande segredo: nada é cem por cento real. Essa é, apenas, a sua versão."
Gostei bastante de Eliza e a forma como Sara Shepard a construiu. Eliza é uma personagem instável, egoísta e até mesmo sádica, em certos pontos, por isso foi divertido acompanhá-la, pois todas suas dúvidas eram possibilidades de serem verdade. Ela praticamente engole todos os outros personagens e nenhum é tão memorável quanto, mas gostei de sua interação com Desmond.

O final é bem previsível e talvez isso seja o único problema da história. Quem já é acostumado com thrillers/suspenses, logo vai matar a charada e como tudo vai terminar - literalmente. Apesar disso, achei a conclusão bem condizente com a trama - às vezes é até melhor do que uma reviravolta inverossímel - e a inserção de trechos de "As Dots", livro fictício da personagem, foi ótimo, pois era uma história tão interessante quanto a de Eliza.

"As Elizas" é um livro fluído e mesmo sendo uma narrativa mais adulta, a escrita de Sara continua tão envolvente quanto a de seus YAs. Quem curte a autora ou estar iniciando em thrillers, deve curtir a leitura também.

manuella.rosasilva 13/02/2022

Intrigante e bem escrito
Intrigante e bem escrito: esses são dos dois pontos que tornam esse livro um bom livro e um suspense interessante.
Quando eu li a sinopse pela primeira vez eu logo quis esse livro. Afinal, personagens femininas confusas e mal esclarecidas demais é um ingrediente atraente para esse gênero, na minha opinião.
Seguindo a review do Newsday, eu que li A Mulher Na Janela estava esperando algo parecido. Sim, da mesma forma que a Eliza, fiquei cativada pela narrativa da Anna, mas em As Elizas, particularmente, o ponto cativante é a escrita da Shepard, que é forte e marcante e bem tonal com a Eliza, e mais fantasticamente ainda sendo diferente da presença do As Dots.
Adorei o livro, fiquei tantam das ideias junto com a Eliza, simplesmente porque ela consegue te levar a isso. Confesso que o plot do livro não me surpreendeu ? e acho que o objetivo da autora talvez nem fosse esse ?, mas adorei ver que mesmo assim a Sara conseguiu plantar sementinhas na minha cabeça. Eu, pelo menos, fiquei satisfeita em apenas ir prosseguindo com a Eliza.
Recomendo!

Uma escrita bem estruturada e envolvente tornou esse livro uma excelente experiência para mim.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 24/03/2021

Me surpreendeu!
Apesar de ser uma obra pouquíssimo conhecida e ter uma avaliação mediana, gostei muito da leitura no geral.

A narrativa é fluída e instigante, o enredo é muito louco e deixa o leitor super curioso para saber mais.

Porém, mesmo sendo um Thriller psicológico aqui não temos um super plot Twist nem grandes reviravoltas no final, mas sim pequenas revelações ao longo da obra.

Indico muito esse livro, mas já aviso para não ir com tantas expectativas!!

Sasa 01/03/2022

2,5??
Esse livro tem plots excelentes, a leitura foi um pouco maçante, e o epílogo? Achei desnecessário! Só me deixou mais cansada e não agregou em nada, e em relação aos capítulos finais só serviram pra arrastar ainda mais a história.

Janaina Soares 28/11/2020

Fiquei surpresa com o final!
Eliza Fontaine é uma escritora estreante que está prestes a lançar seu primeiro livro quando é encontrada no fundo de uma piscina, em um resort, em Palm Srpings. Crédula de que foi empurrada lá por alguém que quer machucá-la, ela precisa compreender alguns acontecimentos de sua vida, como o fato de não se lembrar de todos os detalhes daquela noite, nem acreditar no que seus pais dizem, sobre o fato dela ser suicida. É então que Desmond, o cara que a tirou da piscina, a procura, e ambos começam uma investigação sobre o que de fato aconteceu naquela noite. A história intercala o enredo do livro de Eliza, As dots, e então começamos a notar as semelhanças entre as histórias. O final foi bem assustador para mim. Fiquei feliz por não ter descoberto tudo nas últimas linhas. Super indico para quem gosta de um thriller.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6