A Vendedora de Livros

A Vendedora de Livros Cynthia Swanson

Resenhas - A vendedora de livros

Gabi 30/04/2021

A vendedora de livros
Taí um livro que me deixou super confusa!!!

Um início com muitos sonhos misturados com a realidade onde você não sabe qual é qual.

Nossa protagonista é uma vendedora de livros, já com seus trinta anos e uma vida baseada em rotinas. Acorda, vai para a sua livraria, sai para beber com as amigas e volta pra casa. Tudo muito tranquilo, até que... ela começa a sonhar.

Acontece que esses sonhos são muito realistas. Nos sonhos ela é casada, tem filhos, tornou-se dona de casa e têm muitas perguntas sem respostas... Cadê a livraria? Cadê sua melhor amiga e sócia? Seus pais, seu gato e sua antiga casa?

Com o passar dos sonhos algumas perguntas vão sendo respondidas ou imaginadas.

Confesso que demorei para engrenar essa leitura, mas num certo momento ela começou a fluir e foi um livro gostoso de ler.

Rudiely 14/02/2022

As incríveis façanhas da mente!
Esse livro tem uma premissa que eu já sei que me agrada. Se trata de uma mulher que não sabe distinguir a vida real, da vida de fantasia.
Em uma vida, Kitty é solteira, dona e sócia de uma livraria com sua melhor amiga e vive em um apartamento perto da casa de seus pais. Já na outra vida é casada com o homem perfeito, rica e com 3 lindos filhos.
O livro começa com Katharin, e quando ela acorda volta a ser Kitty.
Aqui as realidades se confundem, mas ao longo do livro são jogadas pistas do que é realidade e do que é invenção.
É um livro bonito, sobre luto. Me lembrou da série WandaVison. A personagem cria um mundo onde coisas horríveis que ela não queria que tivessem acontecido, nunca aconteceram. Nos mostra o poder da mente humana, e as maneiras de que nossa mente as vezes encontra de nos tirar de um grande sofrimento.
É sobre luto, sobre relações, sobre autismo, e sobre a dor. Adorei a leitira!

"Não me deixe aqui, num mundo... cheio de sonhos sobre o que não aconteceu... me machuque de a vez... talvez eu ame de novo um dia."

Aline 05/07/2020

...E a mãe
Um livro lindo sobre as formas que o cérebro utiliza para curar a alma.

Thais645 22/11/2023

Em outra vida, talvez?
Essa história muito me lembrou "Em Outra Vida, Talvez?", da Taylor Jenkins Reid. Muito mesmo.

Kitty, ou Katharyn, é uma mulher de trinta e poucos anos que subitamente começa a ter sonhos muito realistas com uma vida totalmente divergente da sua vida real.

Sócia de uma amiga com a qual mantém uma livraria (a Sisters'), que está indo à bancarrota, é solteirona e tutora de um gato preguiçoso, levando a vida numa rotina e ritmo entediantes no dia a dia.

Nos sonhos é casada com um homem perfeito e mãe de três filhos. Um deles, autista. A história se passa em 1962.

Eu estava gostando da leitura até certo ponto, no qual se tornou maçante e repetitiva. Kitty começa a ter sonhos cada vez mais realistas nos quais se vê às voltas com questões domésticas e dilemas pessoais. É sonho dentro de sonho. Em determinado ponto as histórias se misturam até ela não saber ao certo qual vida era real e qual era onírica.

Não vou me prolongar pra não dar spoiler, mas confesso que foi uma leitura frustrante no final, com pontas soltas e uma trama sem cadência. O livro tinha potencial para se desenrolar de modo mais interessante, mas não o fez. Eu ainda acho que é uma cópia barata do livro da Taylor. Mas que, ainda assim, valeu a leitura.

3,5/5

*só agora me dei conta de que a obra é anterior à da Taylor. Mesmo assim, mantenho a descrição. Talvez tenha sido Taylor que fez uma versão mais aprimorada do livro, já que suas histórias são sempre muito bem cotadas e contadas!

Beca 29/07/2020

A vendedora de livros
Nem sei como falar desse livro, só leiam. Em alguns momentos achei que o livro não avançava, mas essa sensação para mim foi a chave mágica da autora. Nós fazer avançar na leitura, sem perder o interesse e com a sensação de que quando mais se lê, menos ou o mesmo se entende.

Waleska2 16/04/2021

Que livro minha gente... que livro
Olha tudo que eu disser desse livros será pouco para o quanto gostei dele.
Mas, como tenho que falar lá vou eu ...
Escrita deliciosa de ler, o enredo apesar de super complexo na minha opinião foi incrivelmente escrito e muito bem amarrado.
Me deixará saudades os dois mundos, acho que leio os livros exatamente nos momentos que devo ler, e com esse não foi diferente.
Valeu muito a pena ler "a vendedora de livros".
Ainda finalizei a leitura com diversas dicas novas de leituras.

Cris Corradi 21/06/2018

Me decepcionei...
Embora a intenção da autora seja a interessante tentativa de refletirmos sobre algumas escolhas que fazemos na vida, achei o enredo fraco, confuso, personagens comuns e sem carisma algum. O Autismo é abordado de forma superficial e vaga, situações repetitivas e cansativas, rotinas descritas desnecessariamente, o que torna a leitura super arrastada. Muitas vezes pensei em desistir. Não me despertou curiosidade nem empatia pelas vidas das personagens apresentadas. Cheguei ao final na doce esperança que algo justificasse tamanha bobagem. Não encontrei respostas. Que pena.
Marcelo 22/06/2018minha estante
Eu também li esse livro na esperança de que ele ficaria melhor lá na frente... mas não ficou. Classifico esse texto como uma sucessão enfadonha de fatos e rotinas de uma personagem mal construída. A autora desperdiçou a chance de transformar uma grande ideia - abordar as "versões" de uma pessoa - em verdadeira literatura.

Lili Machado 30/06/2018minha estante
Minha opinião é outra. Me prendeu do início ao fim. Adorei a solução final. Confesso que algumas questões familiares me tiraram o sono. Genial.

Bruna Carolina 05/07/2018minha estante
Exatamente o que eu senti lendo! Também me decepcionei com a construção da história, principalmente porque tinha muito potencial. E a questão do autismo então! Ela não precisa fazer o livro girar em torno disso, mas tinha um tema muito bacana - o autismo da visão dos anos 60 - que ela realmente abordou de uma forma fraca e superficial. E não consegui sentir nenhum pouco de empatia pela personagem.

Vanessa Pipi 08/07/2018minha estante
Concordo com vc. Achei fraco e terminei pq queria ver o motivo dos sonhos ou devaneios e... to esperando ate agora ... rs rs. Não gostei!

Hannah 30/07/2018minha estante
Concordo com você.
Achei fraco, superficial e o final pior ainda... estava esperando um plot twist para salvar o livro, mas não... nada.. chato, chato, chato.
E o autismo então ? Não entendi pq usaram isso, visão superficial e desnecessária.
Enfim, decepcionante.

nataliagomestwd 11/09/2020

Envolvente
Achei uma história muito gostosinha de ler, adorei a escrita da autora eu me apeguei a personagem, torci por ela e tudo, porém o final me decepcionou um pouco, achei um pouco corrido, simples demais, mas no geral é um bom livro pra passar o tempo e se envolver.

Evy 01/04/2020

Uma pessoa pode ter duas vidas?
Uma enquanto está acordada e outra quando está dormindo?
Aparentemente, Kitty Miller pode.

O livro começa com ela acordando num quarto de paredes verdes numa casa elegante muito diferente do seu quarto pequeno e despretensioso num apartamento próximo ao trabalho, uma livraria de bairro que gerencia junto com sua melhor amiga Frieda. Ao abrir os olhos neste quarto diferente, ela sabe que está sonhando e fica esperando o momento em que vai acordar, enquanto descobre um marido atencioso e uma garotinha angelical que a chama de mamãe. Pouco depois ela realmente acorda e está de volta à sua vida de solteira aos 38 anos, à seu trabalho que ama na livraria com Frieda, ao seu quarto que recentemente pintou com uma parede amarela e seu gato laranjinha (lembrei do meu Melão) Aslam, homenagem a seu livro favorito: As Crônicas de Nárnia. Está super feliz de ter finalmente acordado, mas com uma sensação estranha de ter gostado da vida que viu em seus sonhos.

E a partir de então, você vai viver junto com Kitty, sua vida real durante os dias, trabalhando na livraria com Frieda, cuidando de Aslan e trocando cartões postais com os pais que estão em uma viagem pelos 40 anos de casados, e outra vida a noite, quando ela vai dormir e em seus sonhos se transforma em Katharyn Anderson, casada com Lars, o amor de sua vida e com lindos filhos (a cada sonho, mais detalhes da outra vida vão sendo revelados).

A narrativa da autora é bastante envolvendo e o tempo todo você fica querendo saber mais e mais sobre a vida misteriosa que vai sendo revelada a Kitty e a você aos pedaços, nos curtos períodos de sono da protagonista e cada vez mais vai se envolvendo com as doçuras e angústias de cada uma de suas vidas. Qual das duas é a que ela realmente quer viver? Qual o preço de escolher esta ou aquela vida? O que vai ser preciso abrir mão para ter aquilo que desejou pra si a vida inteira?

Adorei a história, a autora trabalha o enredo do sonho/vida real super bem e apesar de ter lido muitas resenhas dizendo que o final é super previsível, eu não achei tanto assim e gostei principalmente dele não ter definido certas situações de forma tão açucarada como se esperaria.

Gostei muito e recomendo a leitura!

Rosana Miyata 25/03/2022

Este era um livro que eu não dava nada. Comprei só para completar a coleção da Tag Inéditos, demorei para começar a ler, porque acho a capa feia e a sinopse não me atraía. Li por conta de uma LC que surgiu e ainda bem que eu li. Que livro! A forma como a autora narra os acontecimentos nos instiga a querer saber o que vem pela frente. Os capítulos curtos e alternados ajudam no andamento do livro. Os personagens são bem construídos, adorei!

Steh @duendeleitor 24/04/2022

A vendedora de livros
Intrigante, mantém você preso nas páginas.

Mesmo o final sendo previsível. Para quem gosta de universos paralelos.

Claudiapnm 28/07/2020

Estou simplesmente apaixonada pelo livro. Amei.
Ela sonha com outra vida, onde as coisas aconteceram de outra maneira na vida dela.
Cada vez que muda do sonho pra realidade e vice versa, a gente fica louco pra saber mais de cada um dos mundos. Todos são interessantes.
Recomendo demais.

May - @may.book.s 06/02/2020

Livro light
Um romance água com açúcar pra dar aquela pausa de leituras pesadas. Gostei da ideia da autora sobre as diferenças das "vidas" da protagonista no tempo, porém, creio que as escolhas e os obstáculos poderiam ter mais profundidade filosófica e psicológica. Isso enriqueceria mais o enredo.