O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito Da Beleza

1 | 2 | 3 | 4

Cris609 26/05/2021

Eu queria viver em um mundo no qual todas as mulheres tivessem lido esse livro. Ele é fundamental e revelador. Enquanto não estivermos cientes dos grilhões da nossa existência, não poderemos mudar a realidade. Os instrumentos de dominação política das mulheres aparecem em cada época com uma nova roupagem, o que impõe a necessidade de estarmos sempre atentas e fortes. Leiam.

loly 26/02/2024

Ótimo livro
Extremamente relevante, é cada chapuletada q tu leva quando percebe a realidade em q a gnt vive. Recomendo para todo mundo!!

ToniBooks 11/07/2022

A terceira onda.
Naomi Wolf confronta a indústria da beleza, tocando em assuntos difíceis, como distúrbios alimentares e mentais, desenvolvimento da indústria da cirurgia plástica e da pornografia, como instrumentos do culto à beleza nas mãos de um patriarcado que detém os mecanismos de controle social.

Monique355 21/12/2021

Com relação ao feminismo, esse foi um dos melhores livros a nível de conteúdo que já li. A temática em si é de suma importância e deveria ser acessada por todos. Com uma linguagem acessível, o livro é rico em questionamentos e dados acerca desse tema que atravessa todo mundo. No entanto, alguns pontos me incomodaram ao longo da leitura. O primeiro foi o tom agressivo com o qual o livro apresenta as informações. Para mim, isso deu um tom de sensacionalismo desnecessário ao livro, tendo em vista que ele poderia ter um alcance muito maior sem ele. Segundo ponto, por mais que tenha uma imensidade de notas no final do texto, não mencionar os autores que foram referência pra ela ao longo do corpo do texto me incomodou demais. Por fim, por mais que eu sempre me esforce para dissociar bem o autor da obra, isso as vezes é bem difícil. A autora ser negacionaista me incomoda demais e me fez fazer a leitura com um pé atrás. No mais, é um excelente livro. Vale demais a leitura!

Dirlene Rezende 28/03/2023

Importante
Este livro me acompanhou num momento bem importante da minha vida, a perda do meu pai. E vi o quanto ele pai de 2 meninas sabia o que dizer pras filhas, visto que já não tínhamos nossa mãe.
Quanta coisa eu li que ouvia ele dizer. Me senti bem feliz com isso.

Paty.Belfort 09/10/2023

Leitura necessária
Sem dúvidas um leitura difícil e com momentos angustiantes.
Dolorosas reflexões sobre o modelo capitalista e suas armadilhas aos homens e principalmente as mulheres.
Todos deveriam ler e refletir.

Paulinha 05/03/2023

Fenomenal
Super indicação de leitura, principalmente para mulheres, mas para todo mundo.
Abre os olhos para o quanto a política e a sociedade patriarcal manipulam as pessoas e trazem sofrimento.

Eu já tinha lido ele uma vez, e resolvi esse ano que essa seria a minha releitura, e que incrível foi, dessa vez li com um pouco mais de crítica consciente.

Claro que temos que ler sabendo que foi escrito em 1990, muita coisa mudou, por exemplo o que se tornou as redes sociais comparado ao que era exposto somente em revistas.

Então muita coisa mudou mas o livro segue extremamente atual, claro que não vamos negar que tem muita coisa melhor e existe muitos movimentos lutando e buscado derrubar o #mitodabeleza por exemplo o movimento #corpolivre, mas é inegável que com as redes sociais muita coisa Tb piorou e muito.

As mulheres merecem e precisam ser livres para amar o próprio corpo exatamente como ele é, se sentir livres para aceitar ser amadas exatamente como elas são. Saber olhar com amor aquela ruga no espelho, sorrir e pensar "essa está aí de tanto sorrir, de eu ser tão feliz".
Que fazer um procedimento para mudar alguma coisa, ganhar ou perder alguns quilos seja uma escolha meramente em relação a saúde e não uma cobrança da família e da sociedade.
Nosso corpo é político, tudo é político.
Por isso a importância dessa leitura. 5 ?? favoritado ??

KKbarros82 25/11/2021

O que queremos ver?
É inegável a importância do livro "Mito da Beleza" no desenvolvimento do pensamento histórico das mulheres. Nosso apagamento é viável ao atual sistema patriarcal capitalista. Desmontar essa anestesia é mais que necessária.

E é o que Naomi Wolf faz em sua análise de "como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres". Seu estudo não é superficial. O livro disseca toda estrutura paternalista que envolve a adoração a beleza alienante que sufoca nós mulheres. Sua análise histórica, social e cultural adentra no cerne da alienação das mulheres com a dama de ferro.

O capital também não foge do seu olhar. O consumismo por trás de um rito de beleza é de suma importância na sua abordagem. Também não escapa da sua análise como nos mulheres saímos da prisão doméstica, da esposa perfeita, para cairmos nas garras da exausta procura da mulher perfeita criada pela pornografia da beleza.

Pornografia essa que passa pela míope imagem de uma realidade onde não só o fetichismo ligado ao sexo, violência, fome, religião e trabalho são usados contra as mulheres como arma de alienação, domesticidade e anestesia social. Não existe truque melhor que levar a exaustão uma massa revolucionária com ritos sadomasoquistas inatingíveis.

Com isso, Naomi mostra que derrubar a dama de ferro que nos acorrenta é necessário porém não suficiente, já que o sistema irá criar outras maneira de nos deixar passivas e manipuláveis a realidade que nos cerca.

Para ir além do mito é necessário derrubar o patriarcado junto com o capitalismo, seu criador e opressor mais eficaz. O que queremos ver? A imagem estilhaçada do espelho que reflete o mito da beleza.

gwasem 06/06/2021

O livro aborda questões fundamentais da estrutura de pressão estética que permeia a vida das mulheres. Serve de boa introdução a cada uma das partes desta estrutura como: trabalho, cultura, sexo, religião, etc... Para quem quer um primeiro contato com o tema, acho a leitura muito válida, apesar da autora se utilizar de dados, pesquisas e estudos mal referenciados, o que tira um pouco a credibilidade da obra mas jamais a importância e relevância de tal debate e luta!

Cami.Patrocinio 07/09/2021

? o mito da beleza como qualquer sistema, ele é determinado pela política.? Conjunto de crenças a manter intacto o domínio masculino. A beleza não é universal, nem imutável,embora o mundo finja que todos os ideais de beleza feminina se originam de uma mulher ideal.? P. 29 Não era para ser, mas é um livro muito atual. Ele me fez refletir como o mito da beleza só se modificou e continua sendo destrutivo às mulheres. Foi uma leitura difícil, por me fazer me deparar e criticar como tenho pensado a beleza, mas necessária.

Luiza2527 26/07/2021

O Mito da Beleza
"Ai, Gabi, só quem viveu sabe..."

Foram quase dois meses me debruçando sobre a obra de Naomi Wolf e discutindo sobre os pontos abordados por ela. E eu não poderia estar mais satisfeita por ter feito essa leitura...

A autora de fato faz o que se propõe: analisa a ideia da beleza e a forma como ela fomenta a competitividade, a opressão, a violência, a limitação, o lucro (para alguns), por exemplo. "O Mito da Beleza" é um livro que me ensinou muito e me forçou a ver uma realidade velada.

Tenho somente algumas críticas por causa da minha experiência com a leitura. Em algum ponto, a escrita da Naomi tornou-se maçante. Considero que a autora se pôs a repetir demasiadamente as mesma ideias e isso dificultou a finalização do livro. Além disso, uma detalhe que ficou em minha cabeça foi as referências. Pessoalmente, gostaria que elas tivessem sido atribuídas em notas de rodapé, o que considero aqui uma indicação mais clara, transparente. Naomi utilizou muitos dados e referências e nem todos fui capaz de identificar no final do livro.

ENFIM... Leiam! Discutam! Reflitam! Vale a pena

Viviane 11/06/2023

A realidade de forma nua e crua
Numa sociedade em que cada vez mais nós, mulheres, buscamos nossa voz, nosso espaço e o respeito pelos nossos direitos, um livro como ?O Mito da Beleza? é leitura indispensável.
Por meio de suas páginas, nos damos contas das armadilhas que o mundo pós-revolução feminista nos trouxe para nós desunir e nos afastar de nossa luta. Em alguns momentos, a linguagem, absurdamente realista e crua, causa incômodo ao nos fazer constatar no quanto caímos diariamente no mito da beleza, que nos faz sentir eternamente insuficientes e em busca de um ideal inalcançável.
Esse mito, permeado por diversos aspectos, tanto econômicos quanto políticos e sociais, nos fere, nos enfraquece, nos distancia de toda nossa potência.
A sensação que fica, na Era das cirurgias plásticas, é que o que nos fragmenta e deforma não são os bisturis, por vezes desnecessários, mas a crença limitante que nos foi implantada desde sempre, de que não somos suficientes e incríveis da forma como somos e que, em grande medida, ainda é o patriarcado que nos fita como deveríamos ser. Como muito bem aponta a autora: sai de cena a mulher feita pela mulher e entra a mulher totalmente reformulada pelo homem.
É triste constatar isso, mas imensamente importante, até para nos livrarmos do nosso próprio sentimento de insuficiência.
Nesse contexto todo, foi uma empreitada dolorosa e impactante o desenrolar das páginas, na medida em que eu descobria mais sobre mim mesma e sobre as engrenagens da sociedade que me cerca.
Recomendo demais a leitura!

Paula 30/07/2022

O que realmente importa?
Me surpreendi o tanto que esse livro me despertou para o quanto o mito da beleza é extremamente prejudicial para nós mulheres. Eu já conhecia algumas questões, até mais atuais do que as do livro, mesmo assim me fez refletir muito o que a nossa sociedade está enfrentando. A parte final é a minha preferida, em que a autora fala como podemos combater o mito e como as mulheres devem ver umas as outras como aliadas e não como concorrentes, achei esse texto extremamente importante. Acredito que alguns pontos citados pela autora já estejam acontecendo, porém é muito recente. Mesmo assim consigo perceber o quanto as mulheres já conseguiram conquistar no mercado e em nós mesmas. O que nos é imposto como única certeza não pode ser válido, temos que ter opções e podermos fazer a escolha de seguir o que realmente quisermos.

leiturasdabiaprado 14/04/2021

Leitura para refletir, estudar e se desamarrar de mitos!
A indicação da vez não é um livro para ser devorado, mas sim estudado!
O Mito da Beleza de Naomi Wolf é um livro feminista, publicado no início dos anos 90.
Traz muitos dados daquela época, foca muito na realidade estadunidense, mas serve de parâmetro para o mundo inteiro!
É um livro, como o próprio título demonstra, que deixa claro como as imagens da beleza são usadas contra as mulheres.
Naomi mostra, com dados, como a indústria da beleza é um grande braço do patriarcado, da objetificação feminina e instrumento de opressão das mulheres.
As mulheres são diuturnamente oprimidas e diminuídas por um ideal de perfeição a ser perseguido, e, ela deixa claro que isso atinge mulheres de diferentes ramos, faixas etárias, condições sociais e econômicas, de todas as raças!
O livro serve de alerta para todas nós, não se trata de virar uma ogra, mas termos ciências das técnicas empregadas pelas indústrias da moda, de cosméticos e afins, mas também da sociedade como um todo!
Sejamos mulheres belas, mas sem opressão, sem escravidão e acima de tudo conscientes das armadilhas da sociedade patriarcal.

May 26/04/2021

Não é de hoje que as mulheres sofrem apenas por serem mulheres, e isso é mais do que o machismo de que tanto falamos, isso é um problema estrutural e político. E é isso que Naomi Wolf explica detalhadamente nessa leitura. Depois que a mística feminina caiu a indústria precisava aprisionar as mulheres de alguma forma, e nada melhor do que aprisioná-las dentro do próprio corpo. Ao ler essas páginas parece que uma venda cai dos nossos olhos, amarras invisíveis se rompem nos nossos pulsos, e não é exagero, essa é a sensação, mesmo mulheres que já tem uma desconstrução em relação a isso ainda se sentirão libertas de um sistema frio que só quer ganhar em cima da insatisfação das mulheres. Tudo que o mito da beleza envolve é surreal, não é só sobre amar nossos corpos, mas nossa insatisfação estética vem de algo muito maior e mais poderoso, e enquanto todas as mulheres não abrirem os olhos e lutarem por um futuro diferente continuarmos com essas amarras. É difícil falar desse livro e tentar passar todas as sensações que ele nos traz, mas é uma leitura que deveria ser obrigatória para todas as mulheres, das adolescentes às idosas. Depois de ler esse livro eu aposto que você vai ao menos questionar suas atitudes, suas falas, o que está fazendo com seu corpo, sua mente e sua vida, e como você pode ajudar a destruir esse mito que só serve para nós deixar infelizes, e provavelmente sairá transformada, assim como eu.

1 | 2 | 3 | 4