O Mundo Como Eu Vejo

O Mundo Como Eu Vejo Leandro Karnal

Resenhas - O Mundo Como Eu Vejo

Jessica Schinaider 11/03/2020

Um dos meus livros e autores preferidos
Título: O mundo como eu vejo
Autor(a): Leandro Karnal
Editora: Contexto
Ano: 2019
Páginas: 272
Ilustrado: Não
Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como vocês podem ver na sequência de fotos, eu gostei pouco desse livro, rs! Haja marcador para tantos parágrafos maravilhosos que merecem ser lidos e relidos diversas e diversas vezes!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para quem não conhece – o que eu acho pouco provável – Leandro Karnal é Historiador, Professor, um dos melhores palestrantes desse nosso Brasil e um extraordinário Escritor. Este livro, por exemplo, reúne algumas das melhores crônicas publicadas no Caderno 2 do Jornal O Estado de São Paulo e versa sobre os mais variados assuntos: leitura, cotidiano, família, tempo, memórias, fé, política e a chamada modernidade líquida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse é um daqueles livros para você degustar a ironia de cada palavra, rir, se encantar, discordar, refletir, dialogar e expandir seus conhecimentos. Os textos do Karnal sempre despertam em mim um turbilhão de sentimentos e me arrebatam!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recomendo muito e deixo aqui alguns dos meus trechos preferidos – saibam que foi muito difícil escolhê-los, porque o livro todo é incrível, rs!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“[...] Os homens se apressam mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Narrar uma história para uma criança é colocar uma marca indelével na sua formação. Creia-me: ela pode esquecer os nomes, no entanto a experiência será eterna.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“[...] Há um grupo na cidade sem letras [que] pratica a chamada “leitura dinâmica”, que consiste em não ler quase nada de forma muito rápida e deduzir opiniões rasas com paixão e bílis”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“O outro é um desafio que me retira da minha centralidade arrogante e me obriga a negociar. Sem a presença alheia, eu seria um deus ridículo, fraco e vaidoso. [...] O outro me salva de mim mesmo”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#resenha #resenhaliteraria #resenhadelivros #livros #livroseleitura #books #bookstagram #booklovers #leituras #instagramliterario #igliterario #chuvaliteraria #leandrokarnal #omundocomoeuvejo #filosofia #historia #literatura #reflexao

site: https://www.instagram.com/p/B65t-pED18i/

Ravel 14/05/2021

Cotidiano de forma distinta
Esse livro caí como uma gota d'água no momento de isolamento social. Coisas simples de cotidiano,como uma relação familiar, são descritas a partir de pontos de vista afetivo e filosóficos.
O livro nesse quesito, na minha óptica, foi exepcional. Porém, quando ele foge de um assunto mais pessoal para um mais nacional, perde um pouco da mágica, porque caí numa mesmisse de outros livros. Mesmo sendo uma coletânea de crônicas, vale a pena ler.

Tatiana455 31/08/2022

São várias crônicas descrevendo sobre variados assuntos. Com olhar único Karnal descreve o indescritível: a beleza, a alegria, o óbvio, a dor. Nos faz refletir sobre assuntos cotidianos de forma direta e objetiva.

Arlã 23/06/2021

Crônicas que aguçam e despertam?
É um livro que apetece o diálogo,a crítica e o melhor do trivial no espaço comum.É uma conversa culta e sagaz também por vezes bem humorada?chega também a ser relatos emotivos dotados de sublime saudade ao passo que a nostalgia e o sentimento dialogam.Também as chamo de crônicas de Leandro Karnal.

Jussara.Mendes 26/01/2021

Perfeito!
Karnal descreve o indescritível: a beleza, a alegria, o óbvio, a dor. Fala de forma tão inspirada que o alguns textos parecem dizer respeito a nós mesmos. Suas palavras aguçam a mente e aquecem o coração! Vale muito essa leitura!

Simone Pagliari 30/05/2021

Sempre muito elegante
São cronicas sobre variados assuntos, sempre com um olhar único,as vezes não concordo, mas ainda assim gosto muito do autor.

bruno 14/06/2019

Um bom livro
Concordamos em umas coisas e discordamos em outras mas foi sincero. O autor expõe sua ótica das coisas e do mundo de forma agradável e de fácil leitura. O mito é deixado de lado e tras o ser humano Karnal. Sou admirador da pessoa e suspeito em externar comentários.Sempre questionador e provocador.Resumindo, recomendo.

@eusoudanivieira 23/07/2021

O mundo como eu vejo.
Se você curte ler crônicas e gosta de argumentos inteligentes com pitadas de humor "idem", esse livro é para você.

A leitura flui de forma maravilhosa.

Karnal te leva pela mão e te faz refletir sobre assuntos cotidianos de forma direta e objetiva.

Monica Monte 07/02/2019

Adoro o Leandro Karnal. Sou fascinada pelo humor dele sarcástico. Adoro as entrevistas dele, acho ele incrível.

Dito isso, juro que tentei gostar das crônicas dele nesse livro, mas não consegui. Tentei ler algumas vezes mas não consegui ter ânimo pra continuar...

Bruna 31/03/2020

Talvez meu momento não fosse o certo para ler este livro (ou nem deveria tê-lo lido). Leandro Karnal tem livros melhores.

Sérgey 30/05/2020

Diversidade
Como indiquei no histórico, cheguei a este livro pelo autor e descobri (feliz ao final) que era uma coletânea de crônicas do historiador para um grande jornal. Vale muito a pena, pois a multiplicidade de assuntos expurga a possibilidade do enfado. E como existe uma afinidade ateísta entre mim e ele, tornou a leitura ainda mais agradável.

Cris 29/09/2021

29.09.2021
Não pensei que eu fosse gostar tanto quanto gostei. O texto faz referências a diversos livros que li e que quero ler, de forma a demonstrar uma comparabilidade com a crônica escrita.

DouglasPires 16/07/2023

Ah o Karnal e sua doçura?
Cada capítulo desenrola-se uma diferente história, porém a linha de condução dos assuntos acaba nos envolvendo a ponto de parecer uma leitura contínua.

Dedê 27/05/2024

Um deleite para se ocupar nos momentos ociosos
Essa obra do Karnal, nada mais é do que um compilado de crônicas já publicadas por ele em grandes veículos jornalísticos.

Abordando assuntos variados, ela se constitui como um livro completo a respeito do cotidiano, inquietações vitais e humorísticas.

A leitura é fluída e todas as crônicas são curtas, então o tempo lendo parece ser inferior ao que realmente demandamos. Super recomendo!