King-Poe-Lovecraft, Do Terror ao Horror

King-Poe-Lovecraft, Do Terror ao Horror Cesar Bravo...

Resenhas - King Poe Lovecraft do Terror ao Horror- Contos Inspirados em Grandes Escritores

Fran Ferreira 05/10/2020

Resolvi desencalhar livros relacionados ao Halloween que tenho nas estantes (física e digital) agora no mês propício, e porque se não me engano, na leitura, nunca me aventurei no gênero.
Bom, eu particularmente estou lendo alguns contos de gêneros diferentes para entender se gostou ou não de contos.
Este livro como diz na capa, são inspirados em Stephen King, H.P. Lovecraft e Edgar Alan Poe. No total são contos distribuídos para os 3 escritores.
Eu nunca li nada deles, só conheço Carrie A Estranha, A Redoma de Vidro, O Nevoeiro (visto durante a leitura) em filmes, então não sei se retratam realmente o que o King escreveu. Mesmo sendo inspirações, eu consegui sentir como se fossem "eles" escrevendo, isso foi muito bom. Eu gostei mais da parte relacionada ao King, comecei a perceber que ficção cientifica, não sou muito fã, e que dependendo do texto, mesmo sendo cruel, consigo entender a motivação por trás. Talvez eu dê alguma chance para o Poe, agora Lovecraft esse acho que não rola (mas não direi nunca).
Eu tinha receios de ler histórias de Horror e Terror, mas pelo menos com esse contos, fiquei de boa, sei que tem textos beeeem pesados, mas, se eu ler e começar a me incomodar, eu paro a leitura, não tenho porque insistir por "experiência", prefiro me entreter com outro tipo de leitura.
Ganhei este livro em um sorteio em 2018, pelo Jheferson Passos (um dos autores) e o Blog Lost Words. Até que não demorei tanto para ler já que minha estante tem livros quase da época da pré-história ahahhhahahahah
Eu gostei dos contos, apesar de ter dado 3 estrelas, mas com certeza recomendo, ainda mais por ser escritores brasileiros, é muito bom ver como estamos crescendo e quantas histórias incríveis e escritores estavam guardados ou quase ninguém conhece.
A cada conto, é descrito um pouco sobre o autor dele, e tem um rodapé informando qual o texto (s) e o autor (es) foi inspirado aquele conto (é dividido separadamente, mas tem menções dos autores, acredito terem classificado de acordo com a maior inspiração), enfim, recomendo e vou continuar me aventurando e descobrir se tem algum assunto que eu não goste de fato.

Vanessa Boedermann 16/11/2018

Do Terror ao Horror | Blog Corredora Literária
Saudações Corredores Literários!

Hoje, a resenha é do livro de contos de terror Do Terror ao Horror. Comecem suas preces e mantenham seus olhos bem abertos. Algo sobrenatural está mais perto do que vocês podem imaginar!

Vamos conhecer um pouco mais do autor:

Francis é autor do livro Febre Vermelha, da série de contos Dias Febris, onde conta diversas histórias paralelas sobre um apocalipse zumbi, em cidades brasileiras, participou também da antologia de terror chamado Das Trevas (é só procurar pelas resenhas para conferir, pois já entraram aqui no blog Corredora Literária).

Por se tratar de um livro de contos não abordarei cada conto individualmente e sim falarei sobre o geral da obra. Contudo, por ser o terceiro livro que leio do autor Francis Graciotto darei maior ênfase em seu conto.

Os contos mesclam suas narrativas entre primeira e terceira pessoa. Eu particularmente adoro porque dá um ritmo mais dinâmico a leitura.

O livro é dividido em três partes, na primeira leremos os contos que foram inspirados em Stephen King, a segunda parte temos os contos inspirados em H. P Lovecraft e na terceira os contos inspirados em Poe. Cada divisão tem uma ilustração do autor que serviu de inspiração junto com sua biografia.

VanillaBlack é o conto de Francis Graciotto, inspirado no conto Christine, do grande mestre Stephen King.

Nossa protagonista chama-se Vanessa (Aí que medo! Rs), foi uma grata surpresa ter meu nome em seu conto. E quem não ficaria/fica feliz em ver seu nome em um personagem num livro?!!!!! Eu fiquei muito!!!!

Vanessa trabalha em uma oficina restaurando carros antigos, é obcecada por seu Opala, deixa até mesmo de ter vida social e amorosa para passar horas e horas mexendo em seu carro. Algo de muito sinistro acontece com ela e algumas mortes acabam acontecendo...

Ainda bem que as coincidências só ficam no nome mesmo rs.

Do Terror ao Horror é daqueles livros que você não consegue se desgrudar. Eu sou apaixonada por contos, sejam eles de qual gênero for, mas tenho uma queda ainda maior pelos de terror.

A leitura fluiu, me arrepiei, senti muito medo, senti angustia e fiquei chocada. Todos os autores mandaram muito bem! Se você é fã de terror assim como eu sou, com certeza este livro tem que estar na sua estante BR!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Aline.Sopelsa 24/09/2018

Resenha do conto "Antares" (p. 187-192)
KPL é uma antologia de terror organizada pela Rô Mierling. A proposta do livro é reunir contos de autores nacionais inspirados em algum conto de um dos três autores que deram título a antologia. Primeiramente preciso dar os parabéns à editora pela edição caprichada! Vocês podem dar um pulo lá no Instagram do blog ( @resenhabarata ) e conferir vídeos e fotos da obra.

O livro é dividido em três partes e conta com participação de 38 autores, começando pelos contos inspirados em King, depois em Lovecraft e por último Poe (se você ainda não conhece algum desses autores, vá correndo pesquisar! Eles são os mestres e clássicos da literatura de terror). O Igor Moraes, autor parceiro do blog, é autor do conto Antares (p. 187-192), inspirado no conto O Estranho Caso do Sr. Valdemar (originalmente The facts in the case of M. Valdemar) do Edgar Allan Poe e a resenha será sobre ele.

Antares é narrado em primeiro pessoa por um pesquisador na área das ciências (do mesmerismo a astronomia). Ele começa descrevendo rapidamente como se deu sua trajetória até o atual momento, onde ele é alvo de debates sobre o caso do senhor Bohr (um de seus clientes nos experimentos).

O experimento realizado com o sr. Bohr é o da hipnose para relaxar/dormir. O narrador chega até ele através da sugestão de um amigo, que dissera que o mesmo estaria aberto a experiências e não julgaria seus métodos. No entanto, enquanto a hipnose é realizada na casa do paciente, ações inusitadas começam a acontecer. Luzes piscam, raios cortam o céu (quando a previsão era de uma noite tranquila) e o paciente começa a delirar.

"Aqueles que buscam o horror frequentam, geralmente, lugares estranhos e longínquos."

Recebendo coordenadas do paciente, o pesquisador faz uma breve pesquisa dos números fornecidos e constata que se trata da estrela vermelha Antares. Ele faz algumas perguntas ao sr. Bohr, incentivando-o a entrar na cidade que vê enquanto está meio dormindo, meio acordado, mas antes que Bohr possa descrever o que enxerga, é possuído por algo/alguém.

Um dos pontos negativos é que não foi fiel o “engolir em seco” do cientista ao ver os quadros macabros pintados pelo sr. Bohr, uma vez que até a situação ele se dizia curioso pelas manifestações tanto do astral quanto do humano. Além disso, ele se diz um homem que não se abala com facilidade, mas se espantou com pinturas que transformavam “São Paulo em um anexo do inferno”.

"Acreditava que o corpo humano poderia ser recipiente não só para a chamada alma, mas para algo mais."

O ponto mais alto, sem dúvidas, são os trechos finais. O inesperado e o mistério se juntam em perfeita união e me deixaram extremamente curiosa. Compreendo que contos têm objetivo de ser curtos e impactantes, porém senti falta de mais detalhes que me fizessem sentir empatia pelo protagonista. No entanto, a leitura é fluída e merece ser apreciada pelos fãs do gênero.

site: www.resenhabarata.com

Arca Literária 22/10/2019

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/king-poe-lovecraft-do-terror-ao-horror-org-ro-mierling/ a partir do dia 26/10/2019

Anna.Clara 19/04/2024

Contos de terror
Achei que nunca ia conseguir terminar de ler. São 40 contos inspirados na escrita no King, Lovecraft e Poe. Não são ruins, eu só enrolei para ler