Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá Lewis Carroll

Resenhas - Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Atráves do Espelho e o que Alice Encontrou por lá

1 | 2 | 3 | 4

Pris_ 29/06/2020

"Ora, algumas vezes cheguei a acreditar em até seis coisas impossíveis antes do café da manhã."
Com certeza um clássico que todos deveriam ler.

Flávia Clemente 25/11/2020

Gostei bem mais da primeira história (Alice no País das Maravilhas) do que da segunda (Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá).
A história toda é fofa e gostosa e super leve de ler! Mas quando chega no meio da segunda história começa a ficar repetitivo demais, tudo muito parecido, e acaba sendo meio cansativo.
Mas é um livro fofo, e um super clássico, vale a leitura!

Quincas Borba 09/02/2024

"Por que um corvo se parece com uma escrivaninha?"
"Aventuras de Alice no País das Maravilhas" e "Através do espelho e o que Alice encontrou por lá" são duas histórias no-sense escritas por Lewis Carrol, pseudônimo de Charles Dodgson. A premissa das duas histórias são bem semelhantes: uma garotinha, a titular Alice, se encontra em dois mumdos estranhos: o País das Maravilhas e o mundo invertido no espelho, enquanto passa por situações onde conhece personagens esquisitos e aleatórios, que quebram todo o seu modo lógico de enxergar as coisas.
Falarei de cada um como se fosse um livro separado e dar minha opinião geral.

O primeiro, que chamarei de "Alice no País das Maravilhas" para ficar mais simples, ainda é uma das melhores histórias que eu já li. No começo, é algo que parece ser bem simples e bobo, afinal, está no nome do tipo de literatura: no sense. Entretanto, não é porquê é sem sentido que é sem significado, e tem vários deles. Claro, eu descarto os extremos (como o clichê de Alice estar usando drogas ou estar num hospício), mas interpretações mais simples.
Um exemplo: vi algumas interpretações falando que a famosa Lagarta que fuma um narguillé seria uma referência a sexualidade da Alice (que é uma criança de seis anos!), enquanto tem a versão mais aceitável e que faz mais sentido da Lagarta simplesmente ser como um adulto é na mente de Alice.
Falando na Lagarta, uma coisa que não só essa obra como sua sucessora tem em comum são personagens memoráveis. Além da própria Alice, temos o Camundongo, o Dodô, o lagarto Bill, o Coelho Branco que deu início a história, o Grifo e a Tartaruga Falsa, a Duquesa, e, claro: a turma do chá (Chapeleiro, a Lebre de Março e o Ratinho), o Gato de Cheshire e a Rainha de Copas. São todos personagens engraçados e ótimos que deixam a leitura melhor.

Já "Através do espelho" não me impactou tanto quanto "País das Maravilhas", mas ainda assim é maravilhoso. Certamente é o mais poético dos dois, recheado de poemas e recitações no sense, como "Jabberwocky", traduzido como "Pargarávio", um poema sensacional. E, claro, tem os personagens: a Rainha Vermelha (minha favorita), Tweedledum e Tweedledee, a Morsa e o Carpinteiro, o Cavaleiro, o Leão e o Unicórnio e todas as outras peças de xadrez. Deixam o mundo ilógico do espelho, que é tão maravilhoso quanto o País das Maravilhas, mais vivo e mais bonito.

As duas obras são recheadas de poemas e charadas no sense, o que torna a leitura mais divertida e intrigante, porque te faz pensar junto de Alice das possíveis respostas. Afinal, quem somos? Como sabemos que existimos? São temas discutidos desde a época de Platão sendo apresentados num formato infantil, o que é algo sensacional.

A edição é muito boa, com ilustrações icônicas de John Tenniel, e tradução primorosa de Maria Luiza X. de A. Borges.
Recomendo para todos lerem!

Karen 20/07/2020

Um clássico que não combinou comigo
A escrita é boa, fluida, mas que não deu certo para mim, é nonsense demais. Gosto da Alice, uma criança muito esperta e com alguns pensamentos divertidos, mas da narrativa mesmo eu não gostei. Parece que as coisas vão acontecendo de forma aleatória e sem conexão. Não lembro se no desenho também é assim, só lembro que foi um desenho que gostei na infância, e por isso esperava gostar do livro também.

Daniella.DAfonseca 13/02/2021

Não faz meu estilo
Vai muito do gosto para leitura de cada um. Para mim foi bem dificil de terminar o livro, chegou um momento em que já nao fluia mais, nonsense demais para o meu gosto.

Anderson 17/06/2015

Aventuras De Alice No País Das Maravilhas – Lewis Carrol – Zahar
Eu já li Peter Pan e O Mágico De Oz, todos eles clássicos e todos lançados pela editora Zahar. Eu poderia muito bem fazer um comparativo entre eles, mas não vou fazê-lo. Eu vou simplesmente dizer: Oz é o melhor, Pan no meio e Alice em último lugar. Você pode estar se perguntando o por quê, mas vou explicar isso mais adiante. Alice é uma garotinha cheia de ideias e conclusões sobre tudo/todos. Quando ela conhece um Coelho que usa colete, uma Tartaruga Falsa, um Grifo, um Rei, uma Rainha, uma Duquesa, um Chapeleiro, uma Lebre, um Camundongo e uma Cozinheira que exagera na pimenta, as coisas parecem ser diferentes.

O livro da Zahar tem dois contos, nessa resenha vou falar do primeiro. O livro conta uma história que, de certa forma, é diferente. É totalmente “viajada”. Nada faz sentido, tudo é absurdamente estúpido e fora da realidade. Isso é bom. Com tantos livros de não-ficção, uma fantasia de vez em quando faz bem para a mente. Agora, vou explicar por que O Mágico De Oz e Pan são melhores. Se pensarmos, os três livros se passam com personagens femininas, em época diferente, em que as personagens tem uma vida sem aventuras (principalmente Dorothy). Depois de conhecer Peter, a vida de Wendy muda (e de toda sua família). Depois de viajar para Oz, a vida de Dorothy muda. E a de Alice? Depois de “voltar” do País Das Maravilhas, Alice é a mesma.

Dou 4,5 estrelas, só não dou 5 estrelas pois gostei mais da história de Peter Pan e O Mágico de OZ

site: comandoliterario1.blogspot.com

Suphie 19/08/2022

?È tarde demais para corrigir?, disse a rainha vermelha; ?depois que se diz uma coisa , ela está dita, e você tem de arcar com as consequências.?

Esse livro deveria se chamar ?as loucuras de Alice nos país dos devaneios? kkkkkk é muito louco quando você para pra refletir ou interpretar algum trecho desse livro, e divertido.

camposjhonata 04/03/2024

Tenho esse livro a muitos anos, e ele tem um alto valor afetivo, pois foi um dos primeiros q minha mãe me deu ??
Assim que o ganhei, li de cara a primeira história, "Alice no país das maravilhas", e amei muito, entretanto travei por inúmeras vezes na segunda história, "Alice através do espelho", diferentemente da história anterior, essa é um pouco mais arrastada e confusa.
Entretanto acabo de lê-lo enfim, apesar de bem confusa, é uma história muito encantadora, amei terminar esse livro e ter ele na minha lista de lidos ?

babalu 12/05/2023

Gostei muito do livro, mas é impressionante a habilidade de mudar tudo a história é completamente diferente do filme e óbvio q eu sei q a culpa é da adaptação mas ainda assim n reconheci quase nada mas o livro é muito bom, n é a toa q as história é um clássico

Tais.Hana 30/12/2023

Um livro muito engraçado e genial, as vezes confuso e te deixa doido. Mas me diverti muito lendo Alice.

Xandy 26/06/2020

Finalmente conseguir ler esse clássico e tenho que dizer que "No País das Maravilhas" é muito melhor e bem mais divertido do que "Através do Espelho", que parece mais arrastado e não é tão interessante quando seu sucessor. O importante é que é uma leitura que vale muito a pena.

Carlosgg 27/02/2023

Primeira resenha
Achei a leitura desse livro bem proveitosa, gostei bastante da temática abordada. Se possível poderiam me sujerir alguns livros com a mesma pegada desse? Ficararia muito grato.

Julia.Martins 27/05/2018

Literatura de nonsense! Há quem goste! Definitivamente não é meu tipo de leitura.
Thárin 27/05/2018minha estante
Eu amooooo Alice ???
Fico impressionada com as opiniões divergentes sobre os livros que eu gosto hahaha

Julia.Martins 27/05/2018minha estante
Leitura é uma experiência muito pessoal, definitivamente. Graças aos que gostam desse livro hoje temos produtos maravilhosos que eu amo (funko pop, materiais escolares, adesivos, canecas, camisas, quadros, etc etc)

Thárin 27/05/2018minha estante
Verdade pura ?

etnoelisa 30/12/2022

nice
todas imagens são incríveis, cada página lendo me trouxe memórias de quando eu era criança e assitia a animação da disney?????

DIOH 10/06/2023

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.
Uma obra incrível e que nos faz entender, porque essa narrativa ganha sempre mais fãs por todo o mundo.
As ilustrações são um charme a parte!
E um livro com uma leitura simples e empolgante.
Amei demais.

1 | 2 | 3 | 4