Desaparecer de Si

Desaparecer de Si David Le Breton

Resenhas -

Caio380 20/03/2023

Favor desaparecer
David Le Breton nos apresenta uma discussão multifacetada sobre a “utopia do desaparecer”. Um sonho que os seres humanos, ao longo da história, buscaram realizar. O desaparecer é uma condição humana. Uma necessidade para se encontrar. Não estar bem consigo, não é necessariamente ruim, é uma experiência que nos convida a reflexão de si e dos outros.

O livro fala a vontade de sumir. Da necessidade de esquecer de si e dos outros e desaparecer do mundo. Na buscar por outras identidades, o ser humano, procura por novas oportunidades para recomeçar ou de se perder novamente. Neste naufrágio de identidades, o sujeito tenta fugir das responsabilidades sociais e do compromisso ético com os outros. Sem prestar contas à moral coletiva. Ele só quer sumir.

O desaparecer de si como uma forma de desencanto com o mundo. De qualquer forma, todos e todas estão de alguma forma perdidos. Usamos o cotidiano para organizar a vida. As responsabilidades sociais são criadas a partir dos múltiplos papéis que desempenhamos e das representações que fazemos delas. Logicamente, isto não ocorre de forma linear. Há momentos de descontinuidade, momentos em que o dá um “branco”. Levando o indivíduo a se perder em meio a confusão, cansaço, desespero, depressão, ansiedade etc. As vezes, precisamos desaparecer para conseguirmos continuar a viver. É importante saber, desaparecer.

site: https://socioabsurdo.medium.com/favor-desaparecer-e27174dc73c0

Danilo 30/05/2021

Desaparecer
Engajar-se na própria vida nem sempre é tarefa fácil. Para tolerar dores inerentes ao próprio existir, aprendemos algumas formas de suspensão do mesmo. Esse livro é um compilado dessas formas. O interessante é que não tem nada errado com breves suspensões da existência, mas penso que uma vida pautada na suspensão me levaria a extinção.
Julia Mendes 30/05/2021minha estante
Ôh, Dan, fiquei interessada nesse livro ??

Danilo 01/06/2021minha estante
Acho que vc vai gostar desse, Ju!

Julia Mendes 02/06/2021minha estante
Eu tb acho! ?

Clariar 17/12/2021

Análise interessante sobre o que o autor chama de "branco", a necessidade de fugir, de suspender a própria existência. Levanta reflexões sobre as demandas da sociedade e sobre esgotamento.

Denise Ximenes 10/02/2022

"Nada sois que eu me sinta!"
?Às vezes, nossa existência nos pesa.? ? essa é a primeira frase desse livro. Tal afirmação se torna a mais pura verdade reconhecida pelos leitores de Le Breton. Para esse sociólogo, o peso da existência se traduz por fugas esporádicas a que o ser humano se submete para aliviar o peso de ser si mesmo.

O sentimento de insignificância consome as energias daquele que desenvolve repetidamente as atividades elementares relacionadas às nossas escolhas: o trabalho, a maternidade, as relações sociais, e todas as coerções próprias da vida adulta. Fazer parte dessa malha social ? prazerosa muitas vezes, mas pesada outras tantas ? leva à busca de meios provisórios de se desligar de si mesmo.

Atividades em excesso; automutilação; fundamentalismo religioso; alcoolismo; uso de drogas; mochilagem... tudo isso é exemplo dessa necessidade de um respiro. Os ?brancos? ajudam o ser humano ao retorno a si mesmo.

Esse livro é uma ilustração pós-moderna de um poema de Fernando Pessoa:

"Nao: não sou nada.
Já disse que não quero nada.
Não me venham com conclusões!"

Camila.Guntzel 04/03/2020

Apresenta observações e dados científicos e antropológicos em relação ao perfil humano da atualidade. Bastante profundo e muito esclarecedor quanto a atitudes de várias fases do ciclo da vida. Deve ser lido com atenção e sem pressa para que se atinja e reflexione as informações a fundo.

Indico MUITO a leitura!

Jhon 12/03/2021

o cansaço de tentar ser o que não se é
O livro é bem curto, mas não é fácil de ser lido rápido. O autor vai apresentando diferentes maneiras pelas quais o sujeito sente-se esgotado, buscando um desaparecimento (concreto e/ou abstrato) que o leve a outra vida. Foi muito interessante pensar a ausência e o desaparecer como potência de abertura de outros caminhos; e achei muito bizarro como foi fácil visualizar e perceber nas minhas relações esses sinais de cansaço e de fuga. Pretendo reler, pois acho que teve muita coisa que eu me passei. Com certeza foi uma ótima leitura.

mari 17/12/2021

Muito louco hein fml
O modo de como o autor retrata a necessidade de desaparecer de vez em quando e o quanto esse fato é consequência de outros fatores.

Mel ð¯ 26/03/2022

Sobre o "branco" que habita em nós
Esse livro traz, com uma linguagem acessível, um estudo antropológico sobre a busca pelo desaparecimento de si mesmo. Com relatos profundos e cheio de referências, aborda temas sensível como depressão, alcoolismo e uso de drogas na adolescência, anorexia, demência, Alzheimer, envelhecimento e outras tantas circunstâncias da vida humana que, adotadas consciente e inconscientemente pelas pessoas, são uma tentativa de fuga de si.
É uma abordagem muito necessária sobre a dor psíquica inerente à busca por definições de identidade e pertencimento. Uma luta travada contra si mesmo que leva a tantas formas de psicopatologias e dependências na atualidade e que, por vezes, também leva a belíssimas histórias de autodescobertas e autoprovação.

srlucast 13/11/2022

Boa leitura
Eu tava numa depressão fodida, esse livro não ajudou muito mas ajudou a me entender onde eu estava no processo de invisibilidade social que eu estava me colocando. É doloroso perceber essa realidade que esse livro mostra. E quando a gente tem essa noção a gente olha ao redor e começa a perceber os outros desaparecimentos, as vezes as pessoas nem estão mais ali.

jg4br1el 26/05/2021

Temática atual
Livro contém uma temática atual, fala sobre um assunto que está em voga nesses tempos: a vontade das pessoas de fugir, não como uma vontade fugaz, mas como uma patologia. Abriu meus olhos.
A 2° metade do livro achei chata pois só fala de outras doenças de uma forma meio técnica, tanto é que nem terminei de ler, mas não é descartável como um todo.

Rodrigo 09/10/2022

Tenso
Bom livro do sociólogo e antropólogo David Le Breton. Neste estudo o autor apresenta as várias formas que indivíduos encontram para desparecerem do convívio social.

Fiquei interessado na leitura após assistir a um vídeo do canal Redatora de M#rd@ no YouTube e também porque durante o auge da pandemia entrei, assim como muitas pessoas, em um tenebroso período de depressão em que simplesmente quis me afastar de tudo e de todos.

Achei a leitura densa, pois em muitos das passagens eu me encaixava assutadoramente.

tabatatucat 19/04/2023

Uma obra sensacional de Le Breton! Já conhecia o autor, e esta obra me surpreendeu positivamente, devido ao assunto discutido ser bastante atual e as suas exemplificações serem bastante certeiras. O bom é que a linguagem não é nada acadêmica, o que pode estimular a leitura de outras pessoas que não precisam ter um contexto antropológico prévio.

vitóriaalice 08/12/2023

Enrolei bastante essa leitura mas no fim das contas foi mais uma forma de ir entendendo aos poucos que uma reação a algum aspecto negativo da obra. O livro é bem denso, explora as formas de desaparecimento, assunto bastante interessante, acrescentou muito à minha visão de mundo

MIRANDA 21/04/2022

... O DESEJO DE TODOS ( pelo menos uma vez na vida ) : ESTAR EM LUGAR NENHUM !
Palavra para o livro : BRANCO