As Lembranças de Alice

As Lembranças de Alice Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Paty*Alves 07/07/2023

Leitura muito boa,envolvente,traz muitas reflexões para nossa vida, quero conhecer outros livros da autora.

Helyanny 28/06/2023

Uau!
Eu, que amo um bom drama familiar, me encantei com esse, escrito lindamente pela Liane! Teve tudo o que aprecio nesse gênero: família, drama, risadas, reflexões, leveza e profundidade! Uma delícia deliciosa! Favoritado com louvor! ??

giheiden 18/06/2023

O que queremos lembrar e o que nos esforçamos para esquecer
Liane Moriarty sempre escreve ótimas ficções do universo feminino.
Alice tinha certeza que era a mulher mais feliz do mundo: aos 29 anos, casada com Nick, um marido querido e amoroso, aguardando o nascimento do primeiro bebê e de repente tudo muda quando ela acorda no chão de uma academia após um tombo? 10 anos depois!
A narrativa é bem construída com tópicos sensíveis, sobre recomeços abordados durante a leitura de uma forte dinâmica e leve.
Não se tornou o meu preferido da autora, mas vale muito a pena!

Camila.Marques 12/06/2023

Um bom livro para relaxar.
Gostei do livro, achei interessante a forma como a escritora desenvolveu a história, com revelações pontuais o que me deixava curiosa para continuar a leitura. As vezes, confesso, tinha vontade de pular umas páginas para ver os próximos acontecimentos, mas por pura curiosidade. Não achei a história arrastada nem cansativa, achei fluida e gostei da escrita. Um bom livro para relaxar.

Samanta 06/06/2023

Impressões
Alice é uma mulher de 39 anos que sofre um pequeno acidente na academia e perde a memória dos últimos dez anos de sua vida. Descobre que tem filhos, que o casamento com o homem da sua vida acabou e que ela já não é mais a mesma Alice de antes.
Uma leitura envolvente, que nos faz pensar o quanto mudamos ao longo dos anos, os nossos desgastes e em que parte da vida nos perdemos de nós mesmos.

Rafa 02/06/2023

Cansativo!
Comecei a leitura porque achei a sinopse interessante, o começo até que estava dando certo, depois foi ficando cansativo e repetitivo principalmente as partes da Elisabeth, eu entendo todo o sofrimento dela, mas a autora podia ter pegado mais leve ( fiquei cansada com os problemas dela, e olha que sou uma pessoa bem empática. ) Gostei da história da Alice, achei engraçada em certas partes a confusão em que ela se metia por causa da perda de memória, sem falar do blog da Frannie amei demais. O final foi bem positivo, era o que eu esperava. Mas infelizmente por eu ter ficado cansada não foi dão prazerosa como pensei que seria. Uma pena

Ali Geissler 28/05/2023

Fofo e descontraído
Um livro que gostei bastante de ler, foi muito interessante embarcar junto com Alice nessa jornada louca em retomar sua vida após a perda da memória e ter que lidar com tantas coisas que ela não fazia ideia. gosto muito de como o livro é construído e principalmente no que diz respeito a relação da protagonista com seus filhos. o final deixou meu coração quentinho.

koralreis 24/05/2023

O dia em que Alice foi à academia e, num descuido, perdeu uma década de vida
Eu amei esse livro. A maneira como a autora retrata a maternidade, amizades e casamento me fez repensar muitas coisas da minha vida. É tipo uma bola de neve que a gente nem vê crescer, mas quando dá por conta já tá engolindo tudo numa avalanche onde não temos tempo para nada e paciência para ninguém.

É engraçado e triste perceber como a versão da Alice sem memória se decepciona quando percebe que que se tornou alguém bem diferente de quem pensou que seria. Mas também é lindo ver a maneira como ela se permite ser a Alice de 10 anos atrás e como muitas coisas melhoram na sua vida por conta disso.

No começo da história eu fiquei um pouco confusa com as 3 narrações diferentes. Mas depois que acostumei com o formato da carta da Elizabeth e do blog da Frannie me animava de ver o que elas tinham para contar.

A propósito o arco narrativo da Elizabeth foi intenso, tive medo em alguns momentos.

É claro que os pequenos mistérios envolvendo as lacunas na memória de Alice acerca de situações e personagens específicos são como combustível pra nos fazer engatar a leitura, mas eu fiquei ansiosa pelo final não para saber a fofoca completa, mas para saber se ela ia ou não recuperar a memória e como isso aconteceria. Eu queria ver o conflito entre as Alices sem e com memória, como elas iam lidar com todas as decisões que ficaram suspensas por conta do acidente.

E preciso dizer que amei o final, tive medo de não ser o que eu queria e embora eu tenha imaginado diferente, ainda foi muito satisfatório ver tudo o que ela conseguiu no epílogo.

Liana 19/05/2023

Mais vida real impossível!
Já inicio, dizendo a você que está em dúvida, que, sim, vale à pena a leitura.

O destaque desse livro, não é bem a história em si, mas as reflexões que ele nos arremete ..

Pequenas frustrações, não resolvidas, podem se transformar em uma bola de neve sem aparente solução.

Fico com a certeza de que todos os relacionamos que valorizamos devem ser cuidados, se nos importamos, não podemos deixar passar, se tudo passar, em algum momento a conta vai chegar e talvez seja muito alta para solucionar.

Leia esse livro, e faça também as duas conclusões ... Espero que gostem!

Bea 13/05/2023

Foi um livro bem mediano pra mim. Demorei meses pra terminar e só acabei quando teve uma queda de energia de quase um dia. Acho que isso já é alto explicativo.
A Alice, nossa personagem principal, é chata, ilógica e cansativa de ser acompanhada. Além disso, todos os personagens têm algo que impede você de sentir empatia por eles: um exemplo é a Elizabeth, a irmã infértil de Alice, assim como Nick, o cara que poderia já vir escrito na testa que é um lixo.
Mediano e nada interessante. Espero que os outros da Moriarty sejam melhores, pois gostei muito da série de Big Little Lies.

Rosedlima 11/05/2023

O que Alice esqueceu me fez refletir bastante sobre minhas atitudes e percepções, como eu reagiria a uma determinada ação se eu não lembrasse dos últimos acontecimentos?
Uma história muito interessante e trabalha muito a nossa alto análise, além de você se envolver com a trama e se apaixonar pelos personagens.

Adri 04/05/2023

Imagine a seguinte situação: você acorda pela manhã para ir a academia mas já no meio da aula, cai e bate a cabeça causando um desmaio. Quando acorda, percebe que não se lembra do que aconteceu e nem das pessoas que estão ao seu redor. E em determinado momento quando os médicos te perguntam o ano que estamos, você acha que está vivendo a vida do seu "eu" de 10 anos atrás. Bizarro não é?
Foi o que aconteceu com Alice. Ela acordou depois de cair e bater forte a cabeça no chão achando que estava em 1998, sendo que já era 2008.
E com isso, passou seu cotidiano tomando decisões da maneira que seu "eu" mais jovem tomaria. É uma narrativa divertida e reflexiva também. De que passamos por tantas situações e o mundo nos muda tanto, que passamos a esquecer de quem somos de verdade lá dentro de nós mesmos.
Sendo que nossa melhor versão, é aquela que sorri e se diverte sem medo do que vão pensar. Que vive intensamente cada momento que a vida lhe proporciona e que se ama acima de qualquer coisa.

Rita 28/04/2023

Gostei do livro. Como sempre os personagens são bem carismáticos e as crianças são fofas. A parte que eu não gostei foi que as coisas demoraram muito para acontecer. Não gostei que a memória da Alice demorou tanto para voltar e algumas coisas só foram fazer sentido no fim do livro.