O Tatuador de Auschwitz Heather Morris

Resenhas - O tatuador de Auschwitz

Marlonbsan 18/08/2020

O Tatuador de Auschwitz
Baseado em fatos reais, tem-se a história de amor entre Lale Sokolov e Gita, dois judeus eslovacos que se conheceram nos campos de concentração da Alemanha nazista em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Lale ficou incumbido de ser o tatuador, cujo trabalho era marcar os respectivos números nas pessoas que chegavam ao campo.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece com Lale nos tempos em que passou em Auschwitz, a linguagem é simples e a leitura é bem fluída. Há poucos momentos mais densos de escrita, havendo bastante diálogos.

A história, assim como outras que contam sobre pessoas que viveram as barbáries dos campos de concentração, é emocionante, mostra como elas precisavam ser inteligentes e também possuírem muita sorte para saírem vivos de lá. O tratamento desumano, as repressões, o medo constante, a fome, doenças, trabalho forçado e até serem cobaias, são características que marcaram a vida de muitas pessoas que passaram pelos campos de concentração.

Um ponto que me incomodou foi uma ou outra fala dos personagens, já que o livro conta eventos da década de 1940, ocorrem diálogos que não parecem se passar em tal época. Acredito que Lale tivesse uma visão diferenciada sobre determinadas questões, muito pela sua criação, mas não a ponto de dizer exatamente aquelas palavras. Aparentemente, a maioria dos diálogos tiveram um toque a mais pela autora, afinal, dificilmente Lale lembraria tudo o que foi dito nesse período, ainda mais 60 anos depois. Posso estar enganado? Claro, mas de qualquer forma esses diálogos descontextualizaram a ambientação e o período.

Um ponto interessante, foi entender a dinâmica de trabalho que as pessoas tinham nos campos de concentração, cada um tinha uma função, seja na parte administrativa, de controle de quem era preso e na própria construção das alas. No mais, uma história muito bonita, que mostra que as coisas quando são para acontecer, as pessoas fazem acontecer, mesmo que o ambiente não seja o mais propício e que tenham que enfrentar muitas adversidades.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan
Ju Santoros 18/08/2020minha estante
Já li também e adorei (apesar dos pesares)! É um livro emocionante e interessantíssimo.

Marlonbsan 18/08/2020minha estante
Ah que bom, é exatamente isso ?

Emy 20/01/2022minha estante
Sim, esse livro , é muito bom msm , qua do eu estava lendo eu nao sei ... senti mil coisas ao mesmo tempo , todoas boas ok ? Ksls ?

Marlonbsan 20/01/2022minha estante
Sim, a leitura é muito boa e traz muitos sentimentos tbm haha

Mary 14/09/2022minha estante
Eu estou lendo ,que livro!

Marlonbsan 15/09/2022minha estante
Ah que bom ?

Douglas Brilhante 02/10/2022minha estante
Então.. quase (tudo) me parece inverossímil..

Mari 11/04/2023minha estante
Sim, inclusive a autora deixa claro que é fato real, mas fez alguns acréscimos a história por parte dela.

Marlonbsan 12/04/2023minha estante
É, então, por ter esses acréscimos, complica um pouco haha

Marlonbsan 12/04/2023minha estante
É, então, por ter esses acréscimos, complica um pouco haha

Douglas Brilhante 13/04/2023minha estante
Mas, tirando o contexto, parece tudo irreal, forçado e inverossímil.

Rosangela Max 25/10/2021

Muito bom!
Foi possível fazer um paralelo de alguns acontecimentos da história do livro com alguns livros de não-ficção que li sobre o Holocausto. Este é um tema que me interressa muito.
Gostei de ler sobre Lale e Gita e de saber que o amor deles floresceu, mesmo em meio a tanto horror.
O amor (verdadeiro) tem esse poder de romper qualquer tipo de barreira.
No começo foi um pouco estranho associar um romance ao Holocausto, mas logo isso foi superado.
Recomendo a leitura.
Pedro 25/10/2021minha estante
Já que você gosta desse tema, eu recomendo o livro Em Busca de Sentido, do psiquiatra Viktor Frankl. Ele também aborda a psicologia no livro.

Rodrigo_1979 25/10/2021minha estante
Eu recomendo ler Os Bebês de Auschwitz.

JurúMontalvao 25/10/2021minha estante

Phill 25/10/2021minha estante
Poxa, que bacana, Rosângela. Tbm recomendo, caso não tenha lido, o livro Holocausto Nunca Mais, do Augusto Cury. É dividido em duas partes: "O colecionador de Lágrimas" e "Em Busca do Sentido da Vida". Uma leitura maravilhosa.

Rosangela Max 25/10/2021minha estante
Obrigada pelas indicações! ?? Desses, só li Os Bebês de Auschwitz e gostei muito.

laylinha 22/06/2021

O amor que resistiu ao caos
?Se você acordar pela manhã, é um bom dia?
Primeiramente, Lale, quanta admiração por você! O próprio exemplo de ser humano.
É sempre muito triste e doloroso ler sobre os acontecimentos dos campos de concentração, mas ao mesmo tempo, extremamente necessário! Costumo pensar que se não aprendermos com o passado, estaremos destinados a cometer os mesmos erros.
Ler esse livro foi me questionar várias vezes como foi possível tudo aquilo acontecer, tamanha desumanidade e a cada capítulo, as crueldades só aumentavam- confesso que foi um tanto difícil de continuar. Porém, ver Lale permanecendo bom, gentil e humano- apesar de tudo que passava- me dava ar de esperança . Foram mais que apenas sobreviventes, foram exemplos de milagre e dignos de toda admiração.
?Tudo baseado em um amor que nada foi capaz de destruir?
Lale e Gita, vocês me ensinaram muito sobre o amor e jamais vou esquecer a história de vocês. Foi emocionante ver que a fé e a esperança sempre estavam presentes e que o mínimo já era motivo de alegria. Um amor resiliente e um amor a ser admirado. A coragem de amar não foi roubada pelo Holocausto.
Alice 22/06/2021minha estante
Quero muito ler! ???

Mari 22/06/2021minha estante
Que resenha linda! Senti o mesmo quando li! Tristeza e reverência! Nós mudamos assim que lemos a última página

anaarcheron 22/06/2021minha estante
já quero lerr

vai amarr, Alice ?

laylinha 22/06/2021minha estante
Simm, Mari!! Triste mas muito necessário ???

laylinha 22/06/2021minha estante
Leia mesmo, Ana! Tenho certeza que vai gostar, dps me conta o que achou ?

Dani 12/09/2021

Coragem
O livro conta a história de Lale, um jovem que é levado ao campo de concentração em Auschwitz e presencia seus diversos horrores. Porém, em meio a tanta tristeza, Lale se apaixona por outra prisioneira, Gita, e tenta um romance proibido.
Saber que é uma história real, torna tudo mais doloroso.
O livro é muito difícil de ler, pela temática. Descreve abertamente várias atrocidades e violências.
A escrita é incrível, nunca fica arrastada, sempre muito emotiva, passando exatamente o que o protagonista está sentindo.
E que protagonista, Lale, um dos meus preferidos da vida.
Recomendo muito essa leitura.
Não podemos esquecer nunca o que aconteceu com o nazismo e sempre lutar para repelir qualquer tipo de acontecimento parecido.
laylinha 12/09/2021minha estante
é lindo demais ???

Larinha 12/09/2021minha estante
Amo muito!!!!

Márcia 04/10/2021

Perfeito
Estava com planos de ler este livro a muitos anos, mas já li outros desta época e todos são doloridos demais, por isso prorroguei tanto.

Mas mesmo sabendo +- os absurdos que as pessoas sofreram a gente nunca está preparada para ver até aonde maldade humana chega.

É doloroso ler este livro, sou daquelas leitoras que crio rostos e vozes em minha mente e sentir este sofrimento descrito é triste.

Mas o final, compensou tudo, um final lindo! Senti vontade de conhecer Lale e Gita com certeza foram pessoas magníficas!
Izabella.Dossi 04/10/2021minha estante
Eu fiquei tão feliz com o final,eu tinha certeza q iria ser um fim trágico

Gessyca.Libny 04/10/2021minha estante
Ainda criando coragem :/

Márcia 04/10/2021minha estante
Pode ler, não vai se arrepender. Vale muito a pena !!

Thaís 31/07/2023

Completamente impactada com esse livro. Que história forte, triste e com tantos ensinamentos. Encantada pela forma como Lale via a vida e a conduzia. Histórias sobre o nazismo sempre mexem com a gente, pois é completamente absurdo pensar que aquelas atrocidades aconteciam de verdade.
Priscila 31/07/2023minha estante
Leia A bailarina de Auschwitz também.

Thaís 02/08/2023minha estante
Vou colocar na minha lista, obrigada pela indicação!

Elisiane.Ribeiro 23/11/2022

Necessário!
Ler sobre esse holocausto com essa diferente perspectiva super valeu a pena. Podemos ver nesse livro como é importante encontrar o amor em meio ao caos e como isso faz bem para as pessoas. Lale e Gita se conhecem e se apaixonam em um lugar onde, literalmente, as pessoas só saem mortas de lá! Eles ainda conseguem sair vivos e vivem uma história de amor com final feliz! Um livro baseado em uma história real! Sensacional!
Alessandra 23/11/2022minha estante
Terminei de ler ele agorinha ?

sainzsgirl 23/11/2022minha estante
que lindo eli

Elisiane.Ribeiro 23/11/2022minha estante
Eu também, Alessandra!!

Elisiane.Ribeiro 23/11/2022minha estante
Simmm, Sainzgirl! É muito bonito esse livro! Essa nova perspectiva foi incrível!

Isa 27/08/2021

Um livro incrível
Livro perfeito super apaixonante e emocionante que me fez chorar demais, o jeito que a história de Lele e contada e impecável amei muito
Gus 27/08/2021minha estante
concordo!! esse livro me fez chorar tantoo

Leonardo88 27/08/2021minha estante
Muito bom o livro mesmo ! Um dos melhores que li no ano passado e um dos melhores que li sobre o holocausto!

Laine @pagesandseasons 27/08/2021minha estante
Eu amei muito. Foi só o choro. Vai ler Cilka?

Marcia Pimentel 24/04/2023

Triste e emocionante
Sempre me emociono muito com filmes, séries e livros que contam histórias sobre a Segunda Guerra Mundial. É muito triste saber das atrocidades que aconteceram naqueles campos de concentração. Mas essas histórias precisam ser contadas para que isso não volte a acontecer. Nunca.
A história do Tatuador de Auschwitz é tão perfeita, que não dá para saber o que é ficção e não-ficção. A história do judeu tatuador de Auschwitz é contado com leveza. Sempre ficava com o coração na boca quando Lale se arriscava para alimentar os seus amigos. Lale sofreu muito, e conseguiu sobreviver a Auschwitz. A forma como ele trata a Gita é muito lindo. O romance deles é lindo do começo ao fim. Enquanto lia, queria que terminasse logo para saber se tudo ia acabar bem para os dois e seus amigos. Torci muito para que todos saíssem vivos daquele campo de concentração. Mas, infelizmente, alguns não conseguiram.
"Se você acordar pela manhã, é um bom dia" - Lale Sokolov
Lore 11/05/2023minha estante
Esse livro é extraordinário.
Concordo plenamente com a sua resenha, em tds os sentidos, e essa frase do livro.... como ela machuca.
Um dos poucos livros que para mim, valeu apena desidratar de tanto chorar, tanto no decorrer da leitura quanto no final.

Marcia Pimentel 16/05/2023minha estante
Também chorei mt lendo. Agora quero ler a história da Cilka, em A Viagem de Cilka. Dizem que também é muito emocionante.

Jéssica | @jehbreda 08/11/2020

A história de um homem que só queria ser livre
"Escolher viver é um ato de rebeldia, uma forma de heroísmo."

Mais uma vez, em mais uma das minhas leituras do holocausto, as histórias se repetem.

Não são guerreiros, grandes pensadores ou influenciadores, políticos ou poderosos... São só homens e mulheres, crianças e idosos, que perderam sua liberdade para sustentar egocentrismo de outrem.

Desiree Iasmin 25/08/2023

O tatuador de Auschwitz trás a história de um jovem judeu que, ao ser levado para o campo de concentração, tenta de tudo para sobreviver dia após dia.
Ao ocupar do posto de tatuador, marcando as centenas de pessoas que chegam, dia após dia, Lale conhece Gita, aquela que será o grande amor de sua vida e por quem ele fará de tudo para reencontrar.

Gabi Saraiva 07/01/2021

O Tatuador de Auschwitz
Li em um dia. Esse livro me causou sentimentos muito pesados. Toda vez que leio algo relacionado ao holocausto eu fica pensando em tudo que essas pessoas passaram e em quanto ódio pode existir em um grupo de pessoas para fazer coisas do tipo com outros seres humanos uma leitura profunda de um romance baseado em fatos reais, num local onde o medo, ódio e violência reinaram por anos.

Gabi 25/06/2020

Romance histórico
Bem no centro da guerra e da destruição, Lale e Gita se amam e prometem sobreviver para ficarem juntos em um futuro incerto. Um livro sobre força, coragem e amor em meio à guerra e a morte. No pior local possível, nos terríveis campos de concentração, dois judeus se apaixonam e vivem os piores anos de suas vidas, vivenciam amigos morrerem e esperanças e sonhos serem perdidas. Uma leitura emocionante de um amor proibido. Eu devo confessar que eu esperava muito mais dessa leitura, mas em geral me agradou bastante, principalmente por ser tratar de um testemunho dos horrores vividos dentro dos campos de concentração.
Ander 26/06/2020minha estante
????

Juliana Rodrigues 26/06/2020minha estante
Quero muito ler!

Ana Paula Moreira 05/10/2023

Triste de mais
A história de Lale e Gita me fez acreditar que mesmo tendo todos os motivos pra ser uma pessoa amarga em meio a tanta tristeza e sofrimento, vale a pena ser uma boa pessoa e que pode haver uma luz no fim do túnel . A história narrada por Heather Morris é de nos deixar com os olhos lacrimejados.

Joel.Martins 20/12/2020

Um mix de tristeza e esperança
Um relato de dois sobreviventes.
Eles mostram que o ser humano, mesmo diante de todas as atrocidades, pode sentir um sentimento verdadeiro e recíproco...