O mito das nações

O mito das nações Patrick J. Geary

Resenhas - O mito das nações

Isabela.Pery 10/09/2023

Muito interessante. Só dando estrelas pra registrar no skoob porque senão ele não conta, que não tenho muito o que comentar sobre.

Samantha 03/05/2013

Você também é complicadinho hein!
Muito por cima, pode-se dizer que o livro faz uma reflexão sobre a "criação da história" e como ela é usada para justificar preconceitos e criar barreiras entre as pessoas. As pessoas (e as nações também) formam-se e transformam-se através do contato com outras pessoas (e nações).

Renan Vianna 15/07/2021

Uma crítica aos usos e abusos da história
O esforço de Patrick J. Geary em desmontar as narrativas históricas do nacionalismo contemporâneo é concretizado nessa obra de forma magistral. Geary destaca o que devemos evitar para não cairmos nas armadilhas dessa narrativa quando relaciona elementos que não possuem ligação aparente, como por exemplo, os dizeres de Jean-Marie Le Pen sobre a suposta origem milenar dos franceses que remontaria à fundação do reino Franco por Clóvis, e a contribuição dada a esse tipo de discurso pela historiografia nacionalista do século XIX. Ao mesmo tempo, o autor empreende uma etnogênese dos povos europeus demonstrando a complexidade e fluidez de suas identidades políticas e culturais. Sem dúvidas, "O Mito das Nações'' é um excelente livro para quem busca conhecer mais sobre o arranjo político da Europa na Baixa Idade Média, mas sobretudo ele é uma excelente exposição do método histórico.

Let 16/06/2022

Usos do passado e revisionismo histórico
Livro muito interessante, aborda a forma como os nacionalismos surgidos no século XIX e XX contribuíram para narrativas que usam o passado de maneira equivocada para legitimar e reivindicar territórios e reinvindicar direitos étnicos no presente. Recomendo a leitura, sobretudo para quem é da área das ciências humanas