Fechado por motivo de futebol

Fechado por motivo de futebol Eduardo Galeano

Resenhas - Fechado por motivo de futebol

Dude 26/03/2021

Galeano e futebol
Reunião de textos sobre futebol de Eduardo Galeano. Sempre vale a pena. Maioria são textos curtos.

Arthur 06/12/2020

Democratizar a leitura e intelectualizar o futebol
Assim como em "Futebol ao sol e à sombra", "Fechado por motivo de futebol" cumpre a intenção de Eduardo Galeano de aproximar a leitura dos amantes do futebol e o futebol dos entusiastas da leitura.
Com colaboração de amigos e parceiros do escritor uruguaio, o livro reúne crónicas e ensaios sobre a paixão pelo esporte, seu caráter político, suas características históricas - em especial na América Latina - e a sua apropriação pelo capitalismo.
É possível notar a paixão de Galeano pelo futebol, seu amor pelo Nacional (clube da cidade de Montevidéu) e, sobretudo, pelo espetáculo proporcionado pelo "jogo bem jogado".
Em resumo, Galeano nos aponta o porquê do desprezo dos intelectuais - de direita ou esquerda no espectro político - pelo futebol ser um equívoco.

Bruno Palmeiras 07/01/2022

Grande e eterno Galeano!
Mais um livro belo e importante livro do eterno Eduardo Galeano.
O livro tem várias historias curiosas sobre futebol, mas a maioria faz uma relação entre futebol e politica. Os ultimo capítulos são sobre as ultimas Copas do Mundo de futebol e como copa após copa o capitalismo esta se apropriando ainda mais do futebol diminuindo e mudando sua com sua relação cultural e social com a sociedade.

Francisco Neto 17/05/2022

Don Galeano
Simplesmente encantado com a forma que Eduardo Galeano consegue extrair tudo de melhor do futebol que já viveu.

Kirla 15/07/2022

Maravilhoso seguir as copas com os textos do Galeano. Textos ótimos de ler, com embasamentos históricos e grandes falas do autor.

Fernanda.Prates 07/06/2023

Esse livro é um compilado de textos sobre o futebol que o Galeano escreveu durante toda a sua vida. Leitura leve e fluida, deliciosa como tudo que ele escreve.

Tico Menezes 31/10/2023

Torcedores latinos, começou a aula de história!
Meu primeiro contato com Eduardo Galeano não poderia ser mais positivo. O grandioso uruguaio que expôs as veias abertas da América Latina aqui se propõe a falar de futebol e tudo o que esse esporte pode representar para o bem e para o mal.

Com charme e um tom constantemente debochado sobre como o capitalismo engoliu o esporte, apontando a hipocrisia dos organizadores e dos jogadores, expondo com veemência a política desumanizadora de vários países ao longo da história e se revelando um apaixonado pelo esporte que não ignora seus arredores, Galeano prova ora em pequenos contos e textos contundentes, ora em relatos mais aprofundados que a história latino-americana está diretamente ligada aos acontecimentos históricos do futebol.

É cativante, nostálgico, charmoso, inteligente e profundamente crítico. Uma das leituras mais surpreendentes do meu ano e, sem dúvida, colocou Galeano como um nome que preciso conhecer melhor.

João 10/02/2021

Para os latinoamericanos apaixonados por futebol como eu
Para quem "não se contentou" com Futebol ao Sol e à Sombra, esse livro serve como uma prorrogação, onde todos os times saem como vencedores.
Aqui vemos o genial Galeano falando mais do Maradona, do Pelé, da corrupção da FIFA, da controversa modernização do esporte, das Copas do Mundo, e também (indiretamente) dele mesmo, um grande admirador do futebol.

e.mmartins 15/12/2022

Prato cheio para quem entende que o futebol vai além das quatro linhas do gramado. Galeano domina a arte de relatar a influência desse esporte na sociedade de maneira profunda, filosófica e sentimental (em alguns momentos até melancólica).

jasmxndes 27/02/2023

Para os que conhecem Galeano, sua habilidade com palavras e seu ar, muitas vezes, debochado com a vida não são surpresa. Portanto, ler um livro de coleções de seus textos que circundam o tema futebol não foi nada menos do que prazeroso.

Como uma grande admiradora do esporte, tanto como lazer como forma política, ler crônicas que costuravam as ditaduras latino-americanas, o trabalho infantil, a segunda guerra mundial, ao simples ato de chutar uma bola foi como ter um mundo revelado: futebol, como bem dito pelo próprio autor, não é apenas um esporte, mas é campo de guerra (Dynamo Kiev X Alemãs, em 1942), reparação (Senegal X Franca em 2002) e política (afinal, a Argentina ganhar a copa do mundo na ditadura mostra que a democracia existe.).

Recomendo a leitura a todos, pois mostra que futebol e """erudição""" podem se misturar e, quando feito bem, podem até ensinar.