Pesado demais para a ventania

Resenhas - Pesado Demais Para A Ventania

Mateus com h 01/04/2021

Abrem se asas
Alas também.
Esse livro que Ricardo já explica no começo, que foi uma reunião de poemas de outrora, é um registro necessário, um manual de plantio.

O que me impressionou foi a alternância de afagos e facadas no desdobrar dessa ventania, no olho desse furacão.

Saio desse livro mais semente e menos gesso.

Obrigado Ricardo.

Alanna Fernandes 05/01/2022

Interessante o fato de o autor colocar questões cotidianas das vivências em Belo Horizonte e também suas crenças religiosas como tema de suas poesias, entretanto, não me identifiquei com a maioria delas pela maneira com que foram escritas. O autor tem um hábito de escrever versos que são cortados pela metade e isso me irrita muito, pois poesia para mim é ritmo e cadência e esse corte de versos quebra tudo isso.

Fiquei irritada ao ler, deu vontade de abandonar. Não acredito que paguei 43 reais nesse livro...

Daniela Botelho 30/12/2022

Não sei nem se tem como resenhar um livro desses. Tem poesias tão lindas aqui, tão incômodas, tão reais, tão tudo... Acho que vou ler pelo menos uma vez por ano esse livro, assim as palavras vão se renovando e tocando outros mil lugares na minha alma. ?
Mylenarg 30/12/2022minha estante
Oiii, vamo se seguir ??

"Aonde você vai Sam?" 20/05/2022

"Eu não sou apenas o que você pensa que eu sou."
"O desastre que é a experiência brasileira,
do ponto de vista dos descendentes de africanos e dos pobres em geral, faz de boa parte desses poemas, a um só tempo, testemunhos e exercícios de resistência ativa, de celebração da vida-não fascista e do poema como um estado do pensamento e possível respiração. Força é dizer que me surpreende e alegra o fato de haver bons olhos e ouvidos receptivos a este meu jeito talvez "pesado demais para a ventania" de tocar o mundo."

Impossível fazer uma resenha melhor do que a apresentação do próprio autor, o livro é isso e muito mais! Acho que agora tenho não só um livro de poesia preferido (embora seja uma antologia) como confirmei esse mineiro como meu poeta preferido também!

Digo que confirmei porque já o suspeitava desde que o conheci numa de suas performances poéticas pelo mundo (o vi em ação antes de ler, conheci o poeta antes do poema, na verdade, o poeta "embrulhado" no poema e recheado deles).

Quem puder, assista-o além de lê-lo, pois ele próprio é sua obra viva, assim como o foi o grande Ariano Suassuna (que, por sua vez, era pesado demais para a chuva de vento).
Michelly 20/05/2022minha estante
Eita! Mas essa resenha deixou vontade.

Adriana Scarpin 31/08/2018

ainda caminha

ao dinheiro."

Gabriel1679 14/03/2020

Inicialização na poesia
Confesso que poesia é um dos meus gêneros menos favoritos (só não perde pra biografias) mas foi muito interessante conhecer a escrita do Ricardo Aleixo.

Dandara 12/01/2022

Pesado demais para a ventania
A antologia poética de Ricardo Aleixo nos movimenta em todos os seus poemas, a potência é ainda maior quando assistimos a sua poesia falada, onde o poeta faz uso da voz e do corpo para expressar o seu sentir.

Nina 06/02/2022

Poesia de Ricardo Aleixo
Primeiro livro que leio desse poeta que admito muito, principalmente pelas performances.
Esse livro trás poemas fortes e necessários, passando por temas como infância, racismo, religiosidade, referência aos órixas, entre outros.
Em certo momento Aleixo diz "eu jogo palavra no vento e vejo a palavra voar.". E de fato sua palavra voa.
E toca muito quem as lê.