Da Favela Para o Mundo

Da Favela Para o Mundo Eduardo Lyra

Resenhas - Da Favela Para o Mundo

Biblioteca Álvaro Guerra 05/09/2022

Uma obra interessante que conta a trajetória de Edu Lyra, um jovem empreendedor nascido nas favelas paulistanas que se tornou um dos jovens mais admirados no Brasil.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788593156526

Dayse.Carla 15/03/2023

Ganhei esse livro, não conhecia a história e muito menos o autor. Porém, ao ler, gostei bastante de conhecer sua história de vida e a mudança que fez, além dos conselhos de liderança. Muito bom.

Luana 24/02/2023

Perseverança
O autor apresenta um pouco da sua história de vida e superação que mesmo diante de todas as situações horríveis que ele passou decidiu que seria diferente do que o seu lugar de origem dizia que ele poderia ser. Uma leitura fácil que nos encoraja a seguir em frente acreditando que podemos fazer diferente.

Eu não gosto muito de livros de autoajuda então fiquei um pouco receosa de ler esse mas ao menos não é cheio de dicas de enriquecimento e coisas assim, é um livro honesto que nos dá um exemplo que é possível vencer mesmo tendo tudo para isso não acontecer.

GlAucio.Carlos 23/12/2023

Não recomendo, possui um viés total meritocrático!
Um livro criado para enaltecer um exemplo pessoal, no qual forjou-se as custas de um capitalista propagandista da meritocracia. Lembram da quebra das lojas Americanas? Sim é desta fundação. Leitura que tenta criar um ídolo e um símbolo meritocrático, muitos irão se comover com a história, mas há outros calados nas favelas sem oportunidade alguma e são milhares!!!

ste 28/01/2024

Dificil de avaliar
Se for pra avaliar pela escrita/conteudo daria um 4, porem se for avaliar pela minha experiencia com a leitura daria um 2.

esse tipo de livro nao faz nem um pouco o meu estilo, só precisei ler pois todo semestre a faculdade oferece uma prova referente a um livro que precisamos ler nas ferias, se conseguirmos X pontuação ganhamos horas complementares e uns pontos bonus na nota.

enfim, livros de coach nao funcionam para mim, nao consigo e nao vou me explicar sobre.

mas esse é um livro de coach nao tao explicito assim, como outros que ja precisei ler, ele nao diz "voce precisa fazer isso", "voce precisa ser mais assim", etc e tals, ele conta mais da sua vivencia, das suas experiencias, dos seus desafios, de suas conquistas e, durante a leitura, voce vai absorvendo as coisas, tipo "ah, ele conseguiu isso por causa disso e daquilo", "ele teve essa oportunidade graças a isso e blablabla". foi a primeira leitura de ferias da faculdade que consegui finalizar, entao nao foi tao massante.

a historia dele é sim de se admirar e é muito legal saber que ele utiliza da sua visibilidade e de suas conquistas para tentar fazer outros jovens da favela terem suas proprias oportunidades, muito lindo de saber sobre a sua historia de superação, muito lindo mesmo. voce venceu.

agora, sobre a prova, nao sei como eles vao tirar perguntas desse livro, mas tudo bem, to torcendo pra ir bem nessa bendita prova? (to com medo de esquecer tudo que li quando chegar a hora??

ps: achei brochante demais ele falando que era grato por nao ter tido acesso a coisas dentro da favela e pela situacao que passava porque com isso cresceu nele o proposito de fazer o que faz, porque milhoes de pessoas passam pelo mesmo que ele e nao tiveram o mesmo "fim" entao... sei la, achei paia. essas coisas que me irritam nesse tipo de livro, nem todo mundo >pode< fazer o que voce fez, por exemplo, em alguns momentos do livro fiquei pensando "se a mae dele quisesse fazer isso nao conseguiria" porque ele nao tem tantas responsabilidades como ela, ele nao tinha filho pra sustentar, pra alimentar, ele nao tinha contas pra pagar, nao tinha metade das preocupacoes que ela tava tendo no momento que ele tambem tava evoluindo, entao isso é o que me quebra nesses livros, esse negocio de "todo mundo consegue porque eu consegui" acho legal ele fazer acontecer para tantos jovens da comunidade, mas o buraco é muito mais fundo do que isso para muitas pessoas.

"Sou demasiadamente grato por ter crescido na periferia, em um contexto de desigualdade, onde faltavam qualificação e oportunidade, porque eu tive que aprender a desenhar meu próprio mapa da inclusão social sem esperar pelo Estado ineficiente e mórbido.
Eu sou grato por não ter tido acesso à educação, ao esporte e à cultura de forma qualificada, porque essa ausência fez nascer dentro de mim o propósito da minha vida e a razão pela qual levanto todos os dias da cama.
Eu sou grato por ter vivenciado, em muitos momentos, tiros e guerras sociais na comunidade onde cresci, porque isso me fez valorizar o fôlego de vida que Deus me deu e a beleza de cada dia que se inicia.
Sou grato, inclusive, às enchentes que já enfrentamos. Tirar água de dentro de casa, fezes e urina dos outros, agregou ao meu caráter humildade e coragem de levantar a cabeça e seguir em frente, mesmo após ter sido golpeado."
Ler isso me da sangue nos olhos, eu moro quase próximo de onde ele morava, nao passei dificuldades e tenho uma vida muito privilegiada perto de pessoas que conheço desde pequena, eu tive oportunidades que muitos amigos meus nao tiveram, convivo com pessoas que nao conseguem imaginar vida diferente da que tem, que nao tem sonhos, que vivem um dia de cada vez porque é isso que podem fazer no momento, que nao foram estimulados pela familia, pelos professores, pela vida. E nem por isso sou grata por tudo que vejo e que conheço, os outros nao sao figurantes da minha trajetoria, nada do que passaram devia ser motivo de gratidao, >nada<
A favela só vence quando todos vencem juntos e nao apenas um. Vou atras de saber sobre o projeto dele porque achei muito lindo mesmo, ele fazendo por outros o que o Estado deveria proporcionar pra todos, meus olhos brilharam quando lia ele falando sobre o projeto e como ajuda outras crianças a serem mais, serem grandes, terem chances, muito lindo mesmo. Mas esse papo de meritocracia nao cola pra mim, sei que é um papo mais encorajador, motivador, para mostrar para outros que é possível realizar o que desejar, mas não cola pra mim mesmo, desculpa.
Poderia falar disso por horas e horas mas aqui nao é o lugar ne, entao... leitura concluida?

16/04/2024

Um livro que mostra inspiração que todos podemos ir em busca dos nossos sonhos, não importa aonde vc mora que vc que escreve sua história.