Como Estudar a Bíblia Sozinho

Como Estudar a Bíblia Sozinho Tim LaHaye

Resenhas - Como Estudar a Bíblia Sozinho

Daniel-Ef2:8 07/04/2022

Ideal para novos convertidos
Se você já é uma pessoa que vem estudando a bíblia a mais tempo e gostaria de aprender novos métodos de estudo, esse definitivamente não é o livro para você.

O livro é ideal para quem é novo na fé e quer aprender métodos de memorização e estudos mais simples da Bíblia.

O autor insiste muito em memorização, releituras de versos e versículos o que não é de todo ruim, porém para mim não serviu. Ele mostra a importância de algumas ferramentas como manuais bíblicos, comentários, etc. Porém não é muito profundo pelo contrário é bem razoável.

A linguagem e forma de escrita é simples ideal para qualquer leigo, ou seja, caso você esteja procurando algo simples esse livro é ideal, se você tem um pouco mais de vivência e está procurando progredir nós estudos, lamento pois esse livro irá te decepcionar.

Paula 18/02/2023

Excelente método de estudo bíblico
Apesar de ser cristã a muitos anos eu nunca fiz um estudo disciplinado da Bíblia. Com o desejo de firmar melhor minha fé acredito que esse livro me agregou imensamente. O autor ensina como tirar o melhor proveito da Palavra, estudando-a de maneira completa, com repetição do NT e memorização de versículos, por 35min ao dia em 3 anos.
Em tempos de falta de palavra em cultos dominicais, o estudo individual é de extrema importância para qualquer cristão, não somente os novos convertidos.
O livro em si é fácil e de rápida leitura, gostei bastante.

Lori 04/07/2016

MARAVILHOSO
Agora estou muito mais empolgada para iniciar minha jornada de estudos sozinha! Sou cristã há muitos anos, mas a desorganização não me permitiu ter um modelo de estudos bem-orientado, tenho certeza que esse auxílio vai dar uma alavancada no meu aprendizado e consequentemente na minha vida! Nenhum outro livro merece a atenção e dedicação que a Bíblia merece, por isso, indico. O livro mastiga métodos de meditação por livro e por capítulo, de memorização e ainda fornece fichas a serem preenchidas! Vale demais a pena.

Américo 15/01/2021

Um ótimo livro introdutório
Este livro é bastante didático e de fácil leitura, e embora seja um livro relativamente curto, posso dizer que atende plenamente o objetivo de abordar aspectos gerais sobre o estudo da Bíblia.

O foco do livro são os crentes novos, mas posso dizer que ele é uma ótima ferramenta para auxiliar tanto cristãos mais experientes na Palavra, como pessoas com interesses puramente literários na Bíblia, como no meu caso que sou ateu.

Ele dá dicas sobre como ler a Bíblia, quais livros ler primeiro e quantas vezes ler o mesmo livro (para fixação), como montar um diário espiritual, um plano completo de leitura da Palavra em três anos, um panorama sobre os grupos de livros bíblicos, diferentes técnicas de estudo com o acompanhamento de questionários e por fim, os tipos de livro auxiliares no estudo bíblico e um programa de memorização dos principais versículos.

Achei bastante proveitoso, ainda mais considerando o tamanho reduzido do livro.

Mesmo que você, assim como eu, não creia em um Deus, o conhecimento da Bíblia é imprescindível, seja como verdadeira preciosidade literária, como artefato histórico, ou como peça fundamental para entender toda a cultura e a arte ocidental.

Phillipe.Jonson 24/11/2016

Conselhos para uma leitura atenta e proveitosa da Bíblia
É um manual instrutivo, um livro sistemático para servir de consulta. Não tem o mesmo método de "A cabana", por exemplo, ou dos livros de Max Lucado. A própria estrutura mostra isso. Os capítulos mais chatos são aqueles sobre o cânon e a descrição de cada livro, por isso quem vem lendo no sentido de adquirir técnicas de estudo acaba tendo um choque com essa parte, que parece não se encaixar na sequência. Mas o objetivo é esse: leia aquilo que lhe instrui, conforme a sua necessidade, e nesse sentido ele é ótimo para quem está começando, pois é bem prático e simples. Contudo, vai além das necessidades de um iniciante. Sem ser secamente sistemático, o livro nos ensina a ter objetivos claros na leitura devocional da Bíblia, estando atentos aos mandamentos, às promessas e aos princípios que o texto carrega. A partir disso, nos ensina a distinguirmos uma mensagem para as nossas vidas e a sermos honestos e sinceros na aplicação da Palavra a cada ponto fraco que temos, isto é, onde ela precisa ser obedecida. Com certeza, seguindo estes pequenos e simples preceitos, o leitor da Bíblia vivenciará um contínuo crescimento espiritual, renovando o seu entendimento, para a Glória de Deus.
Phillipe.Jonson 27/11/2016minha estante
Eu diria que não é o tipo de livro que precisa de segredos. Não se preocupe com spoiller. Este é um manual sistemático, que inclusive serve de consulta na sua prateleira.

Pedro Pietra 09/10/2012

CANSATIVO

Sofia 07/09/2022

Estudo bíblico para TODOS OS CRISTÃOS
Neste livro, Tim Lahaye nos mostra que o estudo bíblico é para TODOS OS CRISTÃOS, e não somente para pastores e teólogos.
Ele apresenta a importância de conhecer bem a Bíblia para ser um bom cristão e conhecer a vontade de Deus, também nos ensina como e o que estudar.
No final do livro, ele nos apresenta um plano de 3 anos com o objetivo final de conhecer bem a Bíblia. Sem contar nos inúmeros modelos de tabela para os estudos dentro do livro e também indicações de versículos para memorização e seus temas.
Indico esta leitura para aqueles que anseiam conhecer profunda e verdadeiramente a palavra de Deus, mas não sabem por onde começar.

AnuLima 10/01/2024

Um livro dinâmico e prático
Este livro é uma ótima opção para quem pretende começar a estudar a Bíblia, embora os seus métodos visem mais a memorização e a releitura de anotações, ele acaba sendo um bom livro para começos.
Porém me incomoda um pouco que a meta de leitura da Bíblia toda seja em 3 anos, sendo que dá para ler toda em 1 ano tranquilamente, mas entendo que demore esse período seguindo o cronograma recomendado, pois há livros que se deve ler umas 5 vezes. O que acaba sendo meio cansativo pois lendo a Bíblia toda já dá para se entender muito em apenas um ano.

Lala 17/01/2024

Amei
Sempre tive uma certa dificuldade de por onde começar a ler ou estudar a Bíblia e esse livro realmente me deu um norte e me ajudou demais.

Para quem já estuda ou lê a algum tempo a Bíblia, talvez não seja de tanto ?conhecimento? assim, mas para quem necessita de ajuda nessa área super indico.

Fabinho 19/04/2024

Um método super efetivo de estudar a biblia
Um método que mudou minha maneira de estudar as escrituras. Recomendado para todos que querem iniciar e criar o hábito de aprofundamento na palavra.