Beatles 1966

Beatles 1966 Steve Turner

Resenhas - Beatles 1966 - o Ano Revolucionário

Edson Camara 07/04/2020

APESAR DO ESTRANHO QUE PODE PARECER, NÃO ERA FÁCIL SER UM BEATLE
Eu adoro os Beatles desde que eu tinha 10 anos e assisti Os Reis do Ye Ye Ye e Help no cinema em 1966. Quando me deparei com o titulo deste livro, meu gatilho de memoria disparou.
!966 foi um ano da virada para os Beatles, eles haviam acabado de lançar o LP Rubber Soul em dezembro de 1965 e ainda tinham uma agenda cheia de shows para fazer pela Europa, oriente e America. Estas turnês definiram o fim desta era, devido a vários acontecimentos bizarros, contados em detalhes neste livro, ocorridos no Japão, Filipinas e Estados Unidos. Foi no último show que eles decidiram não fazer mais turnês.
Na pratica isso deu a eles, que estavam na casa dos 23 a 26 anos, liberdade e tempo livre. A partir dai, lendo as 534 paginas você entra de cabeça naquele distante mundo do ano de 1966. Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, só pessoas com muito talento, imaginação e recursos financeiros quase infinitos podiam fazer o que quisessem, literalmente.
Nós, mortais comuns, só ganhamos com isso. O resultado mais profundo desta fase foi o lançamento do LP Revolver em julho de 1966 e a base para o próximo LP Sargent Peppers Lonely Heart Club Band, passando por Paperback Writer, Strawberry Fields e Penny Lane.
O livro é um documento jornalistico histórico importante para a musica em si, não só para a carreira do grupo, mas aborda também em forma de linha do tempo, mês a mês o que acontecia com cada membro do grupo e as pessoas importantes para eles em seu entorno naquele ano.
Apesar do estranho que pode parecer, não era fácil ser um beatle, a carga de pressão em cima deles era tremenda. O maior exemplo foi o corrido com a suposta frase que John Lennon disse na época: "nós somos mais populares que Jesus Cristo", o livro conta detalhe a detalhe o que Lennon realmente disse e o que ele quis dizer com aquela frase, que usada inescrupulosa e irresponsavelmente por uma revista fora do contexto da reportagem causou inúmeros problemas a eles, até que John esclareceu o que realmente quis dizer.
Ler este livro é viajar no tempo, uma leitura muito prazerosa, imprescindível para os fãs e importante para quem não conhece os beatles e a importância deles no que aconteceu a partir de 1966 por influencia direta deles.
O livro está recheado de fotografias raras do grupo, capas de livros, revistas e LPs da época que foram improntantes e referenciarias para o processo criativo deles.
Continuo adorando os beatles, sua musica e suas personalidades a cada material que me cai a mão para consumir, este livro é um dos melhores sobre o tema que já li.

Amanda 15/12/2021

Muito bom!
Como beatlemaníaca, o ano 1966 sempre foi de meu interesse por ser o início de uma nova fase que marcaram os Beatles, não só como a fase terninho.

Esse livro é interessantíssimo. Aborda uma trajetória com relatos jornalísticos, a vida pessoal dos Beatles, polêmicas (sabemos bem quais kkkkkk) e a mudança da aparência de um quarteto que faz música para adolescentes para a chegada de uma grande marca de onde descobriram que poderiam chegar.

Foi muito bom ler e acompanhar a transição dos garotos de mop top que cantavam o Yeah Yeah Yeah, para a era psicodélica. Cheios de sabor a aprendizagem de novas culturas e a originalidade com o que ninguém tinha feito antes. Ir de I Want to Hold Your Hand para Tomorrow Never Knows, Eleanor Rigby, e o início do preparo do álbum Sgt. Pepper's.

Não é uma obra exclusiva para fãs porquê enxergo como um conhecimento para entenderem o quanto os quatros garotos de Liverpool fizeram revolução na música. Que os que grandes artistas atuais fazem hoje, é por causa do que os Beatles já fizeram primordialmente há 50 anos.

Anita 18/08/2023

Me diverti muito lendo esse livro.

Além de poder acompanhar toda a produção de Revolver, também podemos ver um pouco de srg pepper! Contendo a produção da minha música favorita (strawberry fields forever)

Dani 10/12/2023

Te amo Beatles
Esse livro nos faz acompanhar os Beatles mês a mês pelo ano de 1966 e entender em qual contexto as coisas aconteceram como aconteceram, principalmente o lançamento de Revolver. Me senti muito próxima a eles, e gostaria que tivesse mais fotos e que as ilustrações fossem coloridas. É uma delícia acompanhar o livro ouvindo as músicas e artistas citados. E também queria um livro desses para os anos seguintes, para acompanhar a vida dos Beatles amo a ano como um diário. Muito bom!

Lily Mercury 07/05/2024

Uma delícia de ler
Acho que das biografias que eu li até agora essa foi a que mais gostei. O texto corre bem fácil, é bem detalhado e não é confuso, dá pra acompanhar bem. Além disso, o que eu gosto bastante é que tem bastante fotos durante o texto ilustrando o que está escrito. Gostei muito! Queria que tivesse um pra cada ano